• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO A AUTORIDADE ESPIRITUAL

No documento Apostila CMC I Cm Capa (páginas 39-43)

O TRONO DE DEUS É ESTABELECIDO EM AUTORIDADE (Rm 13:1- 5; Hb 1:3)

Todas as coisas são criadas pela autoridade de Deus e todas as leis físicas do universo são mantidas por meio de Sua autoridade. Só Deus é autoridade em todas as coisas; e toda a autoridade da terra foi instituída por Ele. A autoridade é uma coisa tremenda no universo – nada é mais importante do que ela. Portanto é imperativo que nós que desejamos servir a Deus conheçamos Sua autoridade.

É POSSÍVEL ALGUÉM SERVIR A DEUS EM PRINCÍPIO SATÂNICO? (Is 14:12-14)

Quando servimos a Deus, não devemos desobedecer às autoridades, porque isso é um princípio satânico. Como podemos pregar a cristo segundo o princípio de Satanás? Nosso inimigo não tem medo quando pregamos a Palavra de Cristo, mas como tem medo quando nos submetemos à autoridade de Cristo. Sempre que o princípio de Cristo está operando, o de Satanás se desvanece. Pregamos o evangelho a fim de colocarmos os homens sob a autoridade de Deus, mas como estabelecer a autoridade de Deus na terra se nós mesmos não a conhecemos? Como poderemos enfrentar Satanás?

Paulo, antes de reconhecer a autoridade do Senhor, tentou destruir a igreja. Depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco, entendeu que era difícil resistir (poder humano) contra os aguilhões (autoridade de Deus). Imediatamente reconheceu Jesus como Senhor. Depois disso, foi capaz de se submeter a Ananías – um desconhecido irmão, mencionado uma única vez na Bíblia - Quem conhece a autoridade lida puramente com a autoridade, não com o homem. Não consideramos o homem, mas unicamente a autoridade conferida a ele. Por isso não nos fará diferença quem seja o homem.

OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS – A MAIOR EXIGÊNCIA DA BÍBLIA (1 Sm 15:22-26)

Para que a autoridade se expresse, e preciso que haja submissão. Para haver submissão o ego precisa ficar excluído, mas se a vida estiver centrada no ego torna-se impossível a submissão. Ela só é possível

quando alguém vive no espírito. Essa é a maior expressão de obediência à vontade de Deus.

A SUTILEZA DA REBELIÃO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

1- A QUEDA DE ADÃO E EVA (Gn 2:16; ¶Gn 3:1; Rm 5:19)

Deus estava colocando Adão sob autoridade para que aprendesse obedecer. Por um lado Deus colocou todas as coisas criadas na terra sob a autoridade de Adão para que ele as dominasse. Por outro lado Deus colocou Adão debaixo de Sua autoridade para que a obedecesse. Só aquele que está debaixo de autoridade pode constituir autoridade.

A queda do homem deve-se à desobediência à autoridade de Deus. Eva em vezde obedecer a Adão, tomou ela mesma uma decisão. Além de transgredir a ordem de Deus, também desobedeceu a Adão. Rebelar-se contra a autoridade representativa de Deus é o mesmo que rebelar-se contra Deus. Adão ao dar ouvidos à Eva e comer o fruto pecou contra a vontade direta de Deus. Portanto ele também desobedeceu a autoridade de Deus. Isso também foi rebeldia.

Muitos só querem fazer o que gostam e recusam-se em fazer o que não gostam. Jamais analisam a situação para saber se estão agindo em obediência. Por isso muito trabalho na igreja tem sido executado pelo ego e não em obediência à vontade de Deus.

O centurião creu na autoridade do senhor, que elogiou sua grande fé (Mt 8:10)

2- A REBELDIA DE CAM (Gn 9:20-27)

O FRACASSO DA AUTORIDADE DELEGADA É UM TESTE PARA A OBEDIÊNCIA

O tropeço de Noé tornou-se um teste de obediência para seus filhos, revelou quem era obediente e quem era rebelde. A queda de Noé revelou a rebelião do coração de Cam. Esse episódio também nos ensinou a respeito do critério de promoção na igreja adotado pelo Senhor da Igreja: “Aquele que não se submete a autoridade vem a ser escravo daquele que se submete”.

3- FOGO ESTRANHO OFERECIDO POR NADABE E ABIÚ (Lv 10:1-2) ¶

estranho. Quando o homem serve sob a autoridade de Deus esse homem é aceito em razão disso. O fogo estranho é realizado apenas pelo entusiasmo humano é termina com a morte. Se percebermos sinais de “morte” em nosso serviço é bom avaliarmos se estamos servindo no princípio correto.

4- A REBELIÃO DE ARÃO E MIRIÃ (Nm 12:1-15) ¶

FALAR CONTRA A AUTORIDADE REPRESENTATIVA PROVOCA A IRA DE DEUS

Nm 12:8b“...Como é que vocês se atrevem a falar contra o meu servo Moisés?”

Arão e Miriã eram os irmãos mais velhos de Moises, portanto em casa Moises deveria se submeter à autoridade deles. Mas no ministério eles deveriam se submeter à autoridade de Moises. Como irmã mais velha Mirian tinha todo o direito de repreender Moises em particular, mas quando ela o fez publicamente tocou na obra de Deus colocando em dúvida a autoridade de Moises. Novamente vemos o erro da liderança revelando o coração rebelde de Mirian e Arão.

A AUTORIDADE É ESCOLHA DIVINA, NÃO MÉRITO HUMANO

A autoridade espiritual não é algo que se obtém por esforço, ela é concedida por Deus à quem quer que ele escolha. Como o espiritual difere do Natural! Qualquer um que falasse contra Moises falaria contra a escolha de Deus, portanto falaria contra Deus.

A REBELDIA MANIFESTOU-SE NA LEPRA

Sempre que há rebelião entre nós perdemos o conato com Deus (Miriã perdeu o contato por sete dias). Atrasamos a conquista das nações para Cristo (Enquanto Miriã estava fora, a missão Canaã ficou parada). A nuvem de Deus não descerá até que tudo seja esclarecido. Enquanto a questão da autoridade não for resolvida tudo o mais se torna vazio e inútil.

5- A LOUCURA DE CORÁ DATÃ E ABIRÃO (Nm 16:1-50)

A rebelião é um pecado infernal. Aquelas pessoas se rebelaram e as portas do inferno foram abertas. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, mas a rebelião abre essas portas. Um dos motivos pelo qual, a igreja, às vezes não prevalece é a presença da rebelião. Todos os pecados liberam o poder da morte, mas o pecado da rebeldia é o principal.

A rebeldia que começou no coração de Corá, Datã e Abirão foi sendo transmitida, gradativamente. Primeiramente, vemos 250 líderes contaminadas por esse pecado. No final 14 700 pessoas morreram por causa da rebelião. Como é contagiosa a rebeldia!

INTRODUÇÃO A BASE BÍBLICA

No documento Apostila CMC I Cm Capa (páginas 39-43)

Documentos relacionados