• Nenhum resultado encontrado

RAZÕES E BENEFÍCIOS DAS CÉLULAS

No documento Apostila CMC I Cm Capa (páginas 46-49)

A. É bíblico.

B. Está funcionando no mundo todo

C. Porque, como igreja, precisamos dar assistência digna a cada

membro e a cada nova pessoa que se converte ao evangelho.

 É fácil esquecermos de cuidar de alguém quando a igreja começa a crescer e ficar muito grande, mesmo quando a igreja tem “12 pastores” At 6:1.

D. porque é necessário termos uma forte estrutura “berçários

espirituais” para suportar o crescimento que virá com o grande avivamento sobre o Brasil.

E. Porque a Célula é uma maneira excelente de acelerar o

processo de crescimento de uma igreja com resultados permanentes.  Uma pesquisa revela que as igrejas que mais crescem no

mundo são as que estão baseadas em Células.

F. Porque a Célula devolve aos membros da igreja a obra do

ministério, fazendo assim de cada membro um sacerdote.

G. Porque Deus nunca planejou que sua obra fosse feita apenas

por um homem, mas por toda sua igreja, que é seu corpo, assim todos podem ser usados e todos os membros do corpo podem funcionar.

 Deus não quer usar apenas “grandes estrelas”, Ele quer usar a igreja, Ele quer usar você.

 Assim todos tem oportunidades de desenvolver dons e talentos, com isso novos líderes surgirão. E o ministério não estará centralizado na mão de um único líder, todos devem fazer, todos devem participar.

H. Porque é impossível um só homem atender todas as

necessidades de uma igreja.

I. Porque os líderes principais e visionários devem usar mais seu

tempo na oração e no ministério da Palavra, ouvindo de Deus e ensinando os santos a desempenharem seus serviços como a Bíblia ensina.

“Quanto a nós nos consagraremos a oração e ao ministério da . O parecer agradou a toda comunidade...” Atos 6 : 4-5a.

“...Representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus

(ministério da oração) e ensina-lhes os estatutos e as leis, faz-lhes

saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer”

(ministério da Palavra). Ex 18: 19 - 20.

Ef 4 :11 – 12 “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros

para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.

J. Porque a igreja é um organismo vivo (e não uma empresa ou instituição secular) e como tal precisa se reproduzir e multiplicar.

3. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS CÉLULAS

1. Valorizam as pessoas, tornando-as importantes e levando-as a

ter relacionamentos significativos dentro da igreja. Deixando de serem meros espectadores, ou como é comum dizer: “ mais um na multidão”, e passam a ser pessoas que tem nome, endereço, data de aniversário, necessidades pessoais, vínculos de amizade, etc.

2. Facilitam o atendimento às diversas necessidades espirituais e

materiais de cada pessoa do grupo, através do seu dirigente, juntamente com seus auxiliares, podem, facilmente, cuidar bem de cada um.

3. Ajudam a alcançar pessoas que nunca iriam numa ”igreja de

crente” por preconceito ou qualquer outra razão, porém aceitam ir e sentem-se muito confortáveis numa reunião familiar na casa de um amigo ou mesmo na casa de um vizinho, pois lá o ambiente é totalmente informal, apesar de ser a igreja reunida.

4.Produzem segurança para os membros, pois cada pessoa

torna-se membro da família, produzindo assim um ambiente de proteção onde cada um cuida do outro. Quando uma pessoa pertence a uma Célula ela sabe que é amada e que receberá cuidado dos outros irmãos, assim como ela sabe que deve amar e cuidar dos outros. Esse tipo de relacionamento produz uma segurança que as pessoas nunca encontrarão numa igreja grande que não é organizada em grupos familiares.

5. Na Célula não há lugar para liturgia e formalismo religioso, pois

tudo é feito espontaneamente e num ambiente informal; da mesma forma não há espaço para shows de qualquer espécie, pois no grupo familiar o centro das atenções só é Jesus.

6. Na Célula todos tem a oportunidade de falar e participar

durante o estudo, e isso não é privilégio só de alguns, como ocorre nos cultos de celebração, onde é limitado a participação só para alguns poucos. Essa oportunidade de falar ajuda no processo de aprendizagem e aumenta o nível de assimilação do assunto em

discussão, o que não ocorre quando a pessoa apenas ouve um sermão.

7. Mantém (por causa do alvo de multiplicação) as pessoas

sempre motivadas a ganhar outros para Jesus, isso os leva a convidar, visitar e evangelizar amigos, vizinhos, parentes, colegas do trabalho, colegas de escola, etc. Quando as pessoas fazem isso temos como resultado final uma igreja evangelística, crescente, dinâmica, motivada, dando frutos e glorificando o Pai.dizemos que as Células são “malhadeiras espirituais”.

8. Na Célula é o melhor ambiente para cuidar dos novos

convertidos, proporcionando acompanhamento e alimento necessário para o crescimento espiritual deles. Isso é feito através do vínculo de discipulado, protegendo o “cordeirinho” dos ataques do “lobo”. É por isso que chamamos as Células de “berçário” para os novos bebês e “celeiro“ para pôr o trigo.

9. As Células nos liberta da idéia que a nossa “missão” acaba

quando o prédio enche, pois a Célula sempre está “pequena” por causa das multiplicações.

10. A Célula é o melhor meio para formar líderes com respaldo

ministerial e capacidade reconhecida pelo povo.

Um grande problema na maioria das igrejas é a forma como seus líderes são estabelecidos. Alguns são colocados nessa posição por meio de eleição, outros simplesmente por ter concluído um curso de seminário ou instituto bíblico, dessa forma, teremos líderes apenas com o título, mas sem realidade ministerial, sem experiência e sem evidência do seu chamado. A maneira bíblica do líder ser estabelecido é pela vida, um líder deve ser desenvolvido dentro de um processo prático e natural, que produzirá respeito e reconhecimento dos seus liderados. E no contexto de Células será muito fácil perceber e reconhecer os verdadeiros líderes, pois com certeza serão aqueles que estão evangelizando, pastoreando, ensinando e se dedicando ao ministério. Esses serão automaticamente reconhecidos como líderes e terão respeito espontâneo dos outros.

13. “Fecha” a porta de trás da igreja. 14. As máscaras caem. (Is 1:6).

Numa igreja grande as pessoas podem continuar fingindo e vivendo com todos esses problemas, mas nos grupos familiares a máscara tem que cair.

SETE CÓDIGOS GENÉTICOS

No documento Apostila CMC I Cm Capa (páginas 46-49)

Documentos relacionados