• Nenhum resultado encontrado

NATAL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO

4.3 Itinerários em expansão e consolidação dos centros urbanos

Mesmo com a presença de transportes nas décadas anteriores, nesta pesquisa não se identificou um sistema consolidado antes de 1950. É nesta década que se encontra o primeiro anúncio sobre a presença de transportes na cidade de forma organizada. Evidentemente, se há um sistema em 1950, ele foi organizado em datas anteriores, mas não foi possível datar sua origem. Dentre os documentos analisados, a primeira menção ao sistema de transporte organizado data de 1955. Trata-se de uma longa notícia no jornal O Poti anunciando diversas alterações nas linhas de ônibus da cidade de Natal. Em razão do aumento de tarifas no sistema de transportes, o jornal noticiou os novos preços de cada uma das rotas que sofreram alterações perpassando os bairros de Rocas, Quintas, Alecrim, Barro Vermelho, Areia Preta, Ribeira, Cidade Alta, Tirol, Lagoa Seca, Igapó e Redinha, revelando um total de 16 linhas, sendo 03 delas, rotas alternativas de outras.

93 QUADRO 01: LINHAS, ORIGENS, DESTINOS E PREÇOS EM 1955, NATAL/RN.

LINHA ORIGEM DESTINO BAIRROS PREÇO

Linha nº 01 Rocas Quintas Rocas, Quintas 1,50

cruzeiros

Linha nº 02 Rua Jaguarari -- Alecrim, Barro

Vermelho

1,50 cruzeiros Linha nº 03 Grande Ponto Areia Preta Areia Preta,

Ribeira, Cidade Alta

1,50 cruzeiros

Linha nº 03B Alecrim Ribeira Alecrim, Ribeira 1,50

cruzeiros

Linha nº 04 Ribeira (Circular) Ribeira, Cidade

Alta, Petrópolis

1,50 cruzeiros

Linha nº 05 Grande Ponto Avenida 18 Tirol, Cidade Alta 1,50 cruzeiros Linha nº 05B Praça Augusto

Leite

Esplanada Silva Jardim

Cidade Alta, Tirol 1,50 cruzeiros

Linha nº 06 Lagoa Seca Avenida 15 Lagoa Seca,

Alecrim

1,50 cruzeiros

Linha nº 06 (2) Presidente Quaresma

Até a Pista Alecrim, Tirol 1,50 cruzeiros

Linha nº 07 Alecrim Vila Operária Alecrim 1,50

cruzeiros

94 QUADRO 01: LINHAS, ORIGENS, DESTINOS E PREÇOS EM 1955, NATAL/RN.

LINHA ORIGEM DESTINO BAIRROS PREÇO

Linha nº 08 Avenida 10 -- Alecrim 1,00

cruzeiro Linha nº 0(9) Avenida 12 Mercado da Rua

São Geraldo

Quintas 1,00

cruzeiro

Linha nº 10 Avenida 09 -- Quintas 1,00

cruzeiro

Linha nº 11 Matadouro Igapó Quintas, Igapó 1,50

cruzeiros

Linha nº 12 Natal Redinha Igapó, Redinha 3-4,00

cruzeiros

Linha nº 13 Natal Parnamirim -- 6,00

cruzeiros

FONTE: RESOLVIDO, 1955. Elaboração própria.

Dois anos depois, o mesmo jornal reproduziu uma nota da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Natal que confirma as origens e destinos destas linhas ao notificar o aumento da tarifa na maioria delas para 2,00 cruzeiros (SECRETARIA…, 1957). Nestes primeiros anos, percebe-se a presença de ônibus concentrados nos centros comerciais da cidade que gradativamente foram sendo produzidos nas décadas anteriores. Alecrim, Cidade Alta e Quintas faziam parte dos destinos da maioria das linhas. Ao detalhar os itinerários dos ônibus a partir da análise em série destes e de outros documentos tem-se o seguinte quadro:

95 QUADRO 02: ITINERÁRIOS COMPILADOS PARA A DÉCADA DE 1950

LINHA ITINERÁRIO

Nº 01 Rua Mario Negócio, Rua dos Paianeses, Av. Rio Branco

Nº 02 Rua Jaguarari, Avenida 3 (Rua presidente José Bento). Daí em direção a Vila Naval até a avenida 10 (Rua leonel leite) com direção ao antigo itinerário Nº 03 Petrópolis, Dois de novembro, Grande Ponto

Nº 03 B Percurso B da linha 3, Grande Ponto, Rua 2 de novembro e vice-versa até a Ribeira.

Nº 04

Circular, Princesa Isabel (partida do Boteginha), Rua Apodi, Av. Hermes da Fonseca, Rua Potengi, Rua Nilo Peçanha, Rua Seridó, Av. Floriano Peixoto, Rua Manoel Dantas, Avenida Deodoro, Rua Ulisses Caldas, e Rua Princesa Isabel, terminal no Boteginha

Nº 05 Percurso A, Tirol, do Grande Ponto a Avenida 18 e vice-versa Nº 05B Praça Augusto Leite ao Grande Ponto até o Esplanada Silva Jardim.

Nº 06 Presidente Quaresma, até alcançar a rua Alberto Silva e pela Presidente Bandeira, passando pela Avenida 15 até a pista.

Nº 06(2) Presidente Quaresma, até alcançar a Rua Alberto Silva e pela Presidente Bandeira, passando pela Avenida 15 até a pista.

Nº 07 (Avenida 4) passando pela 3, seguindo pela 4, até a Vila Operária e vice- versa.

Nº 08 Avenida 10. Nº 10 Avenida 09.

FONTE: BASE DE DADOS: Origens, destinos e itinerários da cidade de Natal. Elaboração própria. Apêndice.

96 Trata-se de uma aproximação, uma coleta de dados a partir de notas oficiais, notícias e até acidentes. Ainda assim, ao analisar os itinerários mais detalhadamente percebe-se uma concentração da rede em torno da Avenida Rio Branco e do Grande Ponto (cruzamento desta com a João Pessoa). Independente das razões, nota-se o favorecimento de um já estabelecido centro comercial, consolidando a centralidade da cidade em torno da Cidade Alta. No mapa 03 observam-se diversos itinerários levantados que não estão completos, portanto, destacam- se por pontos de origem, destino e alguns pontos intermediários, estes estão em amarelo. Em roxo observa-se a linha circular Tirol Petrópolis, ou Circular Ribeira. Por fim, em azul, identificam-se duas linhas que seguem o percurso em direção ao Alecrim e às Rocas.

Em direção às áreas para além da centralidade, existiram as linhas em direção ao Igapó e Redinha com origem incerta e as linhas com origem para Rocas e Areia Preta, estas com origem na Cidade Alta. Além das linhas em torno do Grande Ponto, percebe-se uma série de linhas menores preenchendo as vias do bairro comercial, Alecrim, seja em direção às Quintas, à Lagoa Seca ou à Cidade Alta. De modo que, é possível afirmar a existência de um quantitativo maior de linhas de ônibus em torno do centro comercial da cidade. Por fim, identifica-se que a linha, intitulada inicialmente por Circular Ribeira, satisfazia as necessidades por deslocamento dos habitantes da antiga Cidade Nova (Tirol e Petrópolis) em direção ao tradicional centro econômico da cidade. A linha circular trata-se do único itinerário identificado que possibilitava aos moradores do bairro em que circulava a transitarem de ônibus entre espaços de moradia, lazer e produção. É possível destacar que esta linha avançava em uma via que também se tornaria eixo de deslocamento importante da cidade e que havia tido uma linha de bonde nas décadas anteriores, a Hermes da Fonseca, nas proximidades do estádio Juvenal Lamartine.

97 MAPA 04: ITINERÁRIOS E PONTO CENTRAL DA CIRCULAÇÃO NA CIDADE ENTRE 1950 E 1960

FONTE: BASE DE DADOS: Origens, destinos e itinerários da cidade de Natal sob a base cartográfica atual da CartoDB elaborado via QGIS. Elaboração própria. Apêndice: Doc. 01, Doc. 07, Doc. 14, Doc. 30, Doc. 45. Elaboração própria.

98 Nos anos que se seguiram, algumas linhas sofreram alterações em decorrência dos interesses e disputas que tinham seu desfecho na Câmara Municipal de Natal como se verá adiante. Dentre estas mudanças e acréscimos, duas linhas de ônibus chamam atenção: o itinerário para Ponta Negra e a proposição de linha do Alecrim ao Grande Ponto (Av. Rio Branco). A primeira foi efetivada em 1959, já a segunda, não foram encontrados registros de sua efetivação, mas data de 1956 de acordo com os documentos levantados.