• Nenhum resultado encontrado

IV - CONTEÚDO PROGRÁMATICO

No documento PROJETO PEDAGÓGICO ENGENHARIA CIVIL (páginas 188-191)

ENGENHARIA CIVIL

IV - CONTEÚDO PROGRÁMATICO

1. Introdução ao Projeto Arquitetônico;

2. Metodologia de análise dos fatores que condicionam a conceituação de um projeto em todas as suas fases: 2.1. O Cliente e o Programa, 2.2. Concepção arquitetônica, 2.3. Representação gráfica, 2.4. Estruturas e Fundações, 2.5. Elétrica, 2.6. Hidráulica,

2.7. Conforto Ambiental (Térmico, Insolação e Acústico), 2.8. Aprovação Legal,

2.9. Uso pelo Cliente.

V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO

O aluno terá uma visão geral sobre conceitos de Metodologia de Projeto, e a disciplina será desenvolvida em duas etapas distintas neste Semestre:

A primeira etapa é voltada a abordagem do projeto arquitetônico através de conceitos teóricos referentes a concepção arquitetônica, representação gráfica, e interface com os demais projetos complementares. Já na segunda etapa, o aspecto do urbanismo, a abordagem refere-se ao projeto legal, quanto ao material que deve atender tanto aos requisitos legais do orgão municipal, tais como: Código de Obras, Lei do Zoneamento e Plano Diretor, quanto ao material referente as normas técnicas de apresentação e representação gráfica solicitadas pela Prefeitura de São Paulo.

VI - AVALIAÇÃO

Provas Bimestrais

VII - BIBLIOGRAFIA Básica

MONTENEGRO, G. “O Desenho Arquitetônico”, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2001.

MONTENEGRO, G. “A perspectiva dos Profissionais”, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2014. 8 EX REBELLO, YOPANAN C. P. “Estruturas de Aço, Concreto e Madeira”, Zigurate Editora, São Paulo, 2005

Complementar

“O que é Urbanismo”, Editora Brasiliense, São Paulo, 1991.

HOUSE, R. “Morte e Vida de Grandes Cidades”, Livraria Martins Fontes Editora Ltda, São Paulo, 2000. “Manual de Contratação dos Serviços de Arquitetura e Urbanismo”, Editora PINI, São Paulo, 2000. DEL RIO, V.; DUARTE, C. R.; “Projeto do Lugar: Colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo”, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002

HOUSE, R. “Oscar Niemeyer e o Modernismo de Formas Livres no Brasil”, Editora Cosac & Naify, São Paulo, 2002.

STRICKLAND, C. “Arquitetura Comentada: Uma Breve Viagem pela História da Arquitetura”, Editora Ediouro, Rio de Janeiro, 2003.

SÉRIE: 8º Semestre TURNO: Noturno

DISCIPLINA: Atividades Práticas Supervisionadas

I - EMENTA

Consolidar a interdisciplinaridade em Obras Civis na visualização prática do aluno, permitindo que o mesmo tenha um enfoque abrangente, nos projetos e construções de empreendimentos de construção civil.

II - OBJETIVOS GERAIS

Capacitar o Corpo Discente na avaliação da interdisciplinaridade nos projetos e obras civis.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar ao aluno conceitos básicos que permitam, em situações práticas da construção civil, mobilizar conhecimentos de disciplinas diversas, de tal modo a elaborar soluções interdisciplinares para a resolução dos problemas construtivos.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A disciplina tem como conteúdo programático a somatória dos conteúdos programáticos das disciplinas profissionalizantes que compõem o semestre.

V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO

A disciplina será desenvolvida por meio de estudos e elaboração de projetos práticos sob a supervisão de um docente.

VI - AVALIAÇÃO

O desempenho do aluno será avaliado de acordo com o regulamento vigente na Instituição.

VII - BIBLIOGRAFIA

Todas as bibliografias que compõem as disciplinas do curso de Engenharia Civil no semestre.

SÉRIE: 8º Semestre TURNO: Noturno

DISCIPLINA: Estudos Disciplinares

I - EMENTA

Resolução de problemas que envolvam a inter e multidisciplinaridade nas aplicações em áreas da Engenharia Civil.

II - OBJETIVOS GERAIS

Propiciar sólida formação geral, através de conexões entre diferentes áreas de conhecimento visando a solução de problemas, estímulo a prática de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno.

Prover ao aluno competências e habilidades específicas para abordar, através de uma visão inter e multidisciplinar problemas de sua área de atuação profissional, através da ênfase na resolução de exercícios de Hidráulica e Hidrologia.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Exercícios elaborados por professores do curso básico e profissionalizante, abordando inicialmente conteúdos de formação geral, evoluindo para questões de formação específica com cunho interdisciplinar abrangendo diferentes campos do saber, a medida que o aluno avança em sua matriz curricular.

V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO

A disciplina será desenvolvida através de estudos e resoluções de exercícios de aplicação às diversas áreas que compõem o curso.

VI - AVALIAÇÃO

Será feita com base na combinação do aproveitamento do aluno em atividades presenciais.

VII – BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AZEVEDO NETO, J. M. Manual de Hidráulica. 8./9./10. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, São Paulo, 2003/12/13/14/16.

BAPTISTA, MARCIO BENEDITO; LARA, MARCIA, “Fundamentos de Engenharia Hidráulica”, Editora UFMG, Minas Gerais, 2003/12/14.

GRIBBIN, JOHN E. Introdução à hidráulica, hidrologia e gestão de águas pluviais. São Paulo: Cengage Learning, 2009/13/14/15/16.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHOW, V. T. “Open-Channel Hydraulics”, Editora Mc Graw Hill – International, 2000. LENCASTRE, A. “Manual de Hidráulica Geral”, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2000. PIMENTA, C.F. “Curso de Hidráulica Geral”, Editora LTC, Rio de Janeiro, 2006.

SANTOS, S. L. Bombas e Instalações Hidráulicas. São Paulo: LTC, 2007.

VILELA, S. M; MATTOS, A. “Hidrologia Aplicada”, Editora MC Graw Hill, São Paulo, 2000.

9º SEMESTRE

CURSO: Engenharia Civil SÉRIE: 9o semestre

DISCIPLINA: Estudos Ambientais e Saneamento Urbano

I - EMENTA

Abrange conhecimentos básicos de ecologia, meio ambiente natural e construído, ecossistema e recursos energéticos, além de conhecimentos específicos em impactos ambientais urbanos, abastecimento de água e esgoto sanitário.

Propiciar o conhecimento das diferentes áreas que compõem o saneamento básico.

Dar conhecimento sobre os principais componentes de sistemas de produção e abastecimento de água em áreas urbanas, sistemas de coleta e transporte de esgotos.

Tratar de questões gerais relativos à gestão destes sistemas, conflitos de uso, soluções convencionais e novas tendências.

Inserção destas questões na política de gestão dos recursos hídricos em âmbito estadual e federal.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dar condições ao aluno de leitura e interpretação de projetos das diferentes áreas do saneamento básico (sistemas de produção e abastecimento de água em áreas urbanas, sistemas de coleta).

Discussões sobre as principais questões pertinentes ao saneamento urbano e seus conflitos com outros usos de água, inserção das questões ambientais relacionadas ao saneamento básico e confrontações entre as soluções tradicionais e as novas tendências no tratamento destas questões.

IV - CONTEUDO PROGRAMÁTICO

No documento PROJETO PEDAGÓGICO ENGENHARIA CIVIL (páginas 188-191)