• Nenhum resultado encontrado

Entende-se por atividades complementares de formação aquelas que não se revestem de obrigatoriedade curricular, mas são de fundamental para uma formação holística do graduando. Essas atividades fazem parte deste projeto pedagógico, mas não estão restritas àquelas aqui mencionadas. As atividades complementares elencadas não são promovidas especificamente pelo conselho de curso, mas incentivadas e apoiadas por este.

IX.1 – Semana da Engenharia – Trata-se de um evento promovido anualmente pela Faculdade de Engenharia. Neste período os alunos têm a oportunidade de participar de dezenas de palestras promovidas por empresas envolvidas com a Engenharia Elétrica, docentes e pesquisadores da Unesp e de outras instituições. Minicursos sobre diversos temas de interesse da comunidade acadêmica são oferecidos nessa ocasião. O envolvimento do corpo discente na promoção da Semana de Engenharia é um fato que tem contribuído para o desenvolvimento pessoal destes, e esta prática deverá ser incentivada e continuada. Pelas suas características, algumas atividades da Semana de Engenharia podem ser enquadradas como atividades de extensão.

IX.2 – Iniciação Científica – Os alunos do curso de Engenharia Elétrica são incentivados a se engajarem em atividades de Iniciação Científica, com ou sem bolsa. A

Iniciação Científica permite ao aluno desenvolver habilidades específicas, necessárias às atividades de pesquisa. Essas atividades serão de grande importância, mesmo que o graduando não venha exercer carreira em instituições de ensino e pesquisa. Os alunos que desenvolvem atividades de iniciação científica recebem uma orientação diferenciada, e por ela são beneficiados até mesmo em outras atividades acadêmicas, não necessariamente ligadas á sua pesquisa de iniciação científica. Os alunos que apresentam excelente desempenho acadêmico podem se candidatar a bolsas de iniciação científica, através das agências da fomento. Aqueles que não se candidatarem a bolsas, ou que não possuam o perfil

requerido, poderão ter suas atividades de iniciação científica certificadas pela Faculdade de Engenharia, através do PIC-FE- Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharia. Os alunos do curso de Engenharia Elétrica serão incentivados a apresentar seus trabalhos em eventos específicos sobre o assunto, como o CIC/Unesp.

IX.3 - Atividades de Monitoria – As atividades de Monitoria permite que alunos exerçam atividades auxiliares em disciplinas nas quais se destacaram, sob orientação do professor responsável pela mesma. Tradicionalmente, o número de bolsas oferecidos pela universidade para atividades de monitoria é pequeno, comparado com outras instituições, federais ou privadas. O conselho de curso irá propor a criação da figura do Monitor Voluntário. O monitor voluntário poderá ter seus méritos reconhecidos de forma oficial, porém, não necessariamente em forma pecuniária.

IX.4 - Atividades de Extensão – As atividades de extensão visam integrar o graduando à comunidade, tanto interna como externa, e desenvolver no mesmo um sentido de cidadania, necessário ao desempenho de sua profissão. Embora incentivado, o envolvimento do graduando com atividades de extensão deverá ser acompanhado pelo conselho de curso, para evitar que alunos com desempenho acadêmico fraco se envolvam fortemente com tais atividades, dispersando seus esforços. Essa é uma situação já detectada pela coordenação do curso de Engenharia Elétrica atualmente.

IX.5 - Atividades Culturais – Acreditando que a universidade deve assumir um papel ativo como promotora e difusora da cultura, os alunos do curso de Engenharia Elétrica serão incentivados a participarem de atividades culturais. Essas atividades poderão fazer parte de eventos mais abrangentes, como a Semana de Engenharia, ou poderão ser promovidas isoladamente. Palestras, apresentações teatrais, mostras de arte etc podem ser promovidas pelos e para os alunos de graduação, melhorando a sua inserção em uma sociedade multi-focal.

IX.6 - Atividades Esportivas – Acreditando que práticas esportivas são úteis para a melhoria da qualidade de vida, bem como para o desenvolvimento de relações inter- pessoais sadias, os alunos serão incentivados a participar de torneios internos e externos, representando o Curso de Engenharia Elétrica nessas ocasiões, e desenvolvendo neles um sentimento de responsabilidade e identificação com a sua instituição acadêmica.

IX.7 – Grupo PET – O conselho de Curso de Engenharia Elétrica irá propor, na primeira oportunidade que surgir, a formação de um grupo PET. Os grupos PET são formados por 12 alunos e 1 tutor, e tem como objetivos desenvolver atividades que complementem a sua formação, atuando obrigatoriamente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Dezenas de grupos PET´s existem na Unesp, desde a década de 80, e o curso de Engenharia Elétrica da FE/Bauru pretende se integrar a eles o mais breve possível.

IX.8 – Seminário sobre o Projeto Pedagógico – O Conselho de Curso de Engenharia Elétrica promoverá anualmente seminários sobre o Projeto Pedagógico, envolvendo docentes, discentes e técnicos, visando sedimentar as propostas nele contidas, buscando cada vez mais um maior envolvimento de toda a comunidade ligada ao curso com as suas metas.

IX.9 – Viagens de Intercâmbio – Viagens de intercâmbio cultural e acadêmico são excelentes oportunidades de desenvolvimento pessoal e científico para o aluno. As viagens podem ter como objetivo o aprendizado de línguas estrangeiras, adquirir conhecimentos culturais, o realizar estágios acadêmicos em instituições de renome. As viagens poderão ser realizadas através da intermediação da universidade, ou por instituições não governamentais sem fins lucrativos, como o IAESTE.

IX.10 – Cursos de Extensão Universitária– Os cursos de extensão universitária são reconhecidos e incentivados pela universidade. Eles abrangem assuntos específicos que normalmente não são enfatizados nas disciplinas de graduação. Normalmente são oferecidos para o público externo, mas a participação de alunos de graduação poderá ocorrer, caso o responsável pelo curso considere conveniente.