• Nenhum resultado encontrado

IV. EXPERIMENTAL ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS

IV.7. Atividade 7 “Duas alternativas no estudo da tabela periódica”

IV.7.1. O Jogo de Bingo

As formas mais antigas de sorteios de que se tem notícia são as Loterias e o Bingo. Já nos séculos XIII e XIV a Itália efervescia com jogos e loterias. Nesta época, o sistema de substituição dos membros da Câmara e do Senado, em Gênova, suscitou a aparição de um novo jogo: o Bingo.

Em Gênova, havia o costume de se substituir periodicamente os membros da Câmara e do Senado através de sorteio. Os nomes dos membros eram colocados em bolas, que eram retiradas de uma urna. Daí improvisou-se um jogo, depois levado à França pelos exércitos de Carlos VIII (1495). O jogo passou a ser brindado com prêmios a partir de 1539, com Francisco I. A renda dos jogos era revertida ao Tesouro. O exemplo foi seguido pelos principados alemães, pelos Países Baixos, pela Áustria e até pelos estados pontífices, ao tempo de Clemente XII.

O Bingo, palavra inglesa, originou-se do Loto ou Lotto italiano (uma loteria que surgiu em 1530 e conhecida como Gioco del Lotto del Italia) como uma brincadeira de criança, em 1778 na Inglaterra. (45)

Aqui, o jogo de bingo foi adaptado para a apresentação da classificação periódica, facilitando a aprendizagem de conceitos elementares sobre a Tabela Periódica, e também como uma ferramenta de motivação para o ensino. (21)

IV.7.1.1. Organização, Materiais e Desenvolvimento da Atividade

em Sala de Aula.

Para a confecção das cartelas, deve-se cortar um quadrado de 10x10 cm, e dividi-lo em pequenos quadrados de 2x2 cm, como mostra a figura 67.

BINGO

Figura 67. Exemplo da cartela de bingo.

No centro da cartela, deve-se escrever a palavra bingo (figura 67). Esta cartela é o modelo geralmente utilizado em jogos de bingo. Ela deve ser reproduzida de acordo com o número de alunos por sala de aula.

Consultando a Tabela Periódica, o estudante deve preencher os espaços em branco de sua cartela, com os símbolos dos elementos que achar conveniente, mas sem repeti-los. O preenchimento é feito à caneta, para evitar que apaguem ou mudem de elemento após o início do jogo.

Sugere-se que as séries dos Lantanídeos e dos Actinídeos sejam deixadas de fora do jogo.

As regras do jogo são:

 O professor pode “cantar” alguns elementos ora dizendo o símbolo ora dizendo o nome ou a família e o período em que se encontra o elemento ou o seu número atômico.

 Cada elemento selecionado pelo professor deve ser assinalado numa tabela de controle, para que não seja repetido.

 O estudante que preencher uma linha ou coluna pode receber um determinado prêmio como uma caneta, régua ou um confeito, de modo a motivar a participação.

IV.7.1.2. Resultados e Discussão da Atividade do Jogo de Bingo.

Cada estudante recebeu uma cartela do jogo em branco. Consultando uma Tabela Periódica, completou os espaços com os elementos que achou ser mais conveniente, como mostra a figura 68.

Figura 68. Fotos de alunos preenchendo as cartelas com elementos da Tabela periódica. Abaixo á direita, tem-se um exemplo de uma cartela preenchida por um aluno.

Após o preenchimento, feito à caneta, iniciou-se o jogo. O Professor tinha uma Tabela Periódica, que servia de controle. Conforme eram “cantados” os elementos, as marcações eram feitas.

No decorrer do jogo, foram cantadas não apenas o nome ou o símbolo, mas também a família ou o período dos elementos e outras informações. Alguns exemplos utilizados como “cantadas”:

- elemento de número atômico 20.

- elemento presente na família 1A e no período 6. - Potássio.

- Sódio.

- Metal de cor amarela usado na fabricação de jóias. - Menor elemento da Tabela.

- Gás nobre do período 3.

- elemento de massa atômica 35,5.

Estas várias formas fizeram com que os alunos usassem diferentes estratégias para descobrir o elemento e verificar se estava em sua cartela, sendo forçados a uma maior concentração no jogo e familiarização com a Tabela Periódica, o objetivo maior da atividade.

A figura 69 mostra os estudantes jogando, e com alta concentração. Ficou nítido que os alunos queriam ganhar os brindes, e por mais baratos que fossem, despertaram o interesse pela competição. Houve grande preocupação em “acertar” o elemento e isto fez com que os alunos consultassem a Tabela Periódica ou suas anotações no caderno.

A atividade foi bem dinâmica e teve uma ótima aceitação por parte dos alunos.

IV.7.1.3. Conclusões Sobre a Atividade do Jogo de Bingo.

A atividade mostrou que os estudantes, quando em momentos de competição, são capazes de procurar vários caminhos para acertar o que foi pedido. Muitos, não apenas ficaram presos à Tabela Periódica, mas também, pesquisaram em suas anotações, as possíveis respostas para marcar corretamente os elementos cantados.

Esta atividade fez com que os alunos enxergassem a Tabela Periódica como uma ferramenta e também serviu como um exercício de memorização. Basicamente todos os elementos do grupo dos representativos foram citados de forma que os alunos se familiarizassem com este grupo, que será de grande importância no estudo de ligações químicas.

Finalmente pode-se concluir que, quando a Tabela Periódica é apresentada de uma forma diferente, os alunos têm uma melhor aceitação deste conteúdo. Entretanto, esta atividade é apenas uma sugestão de aplicação de alguns conceitos fundamentais no estudo da Tabela Periódica, como uma alternativa de ensino.

È evidente que a Tabela Periódica não deve e não precisa ser memorizada e nem é esse o objetivo do jogo. Entretanto conhecer alguns detalhes da classificação periódica e as informações que ela nos fornece não deixa de ser algo desejável. È bem provável que o olhar puro e simples da Tabela Periódica e a sua leitura não desperte muito interesse em alguém que está iniciando seu caminho

dentro da Ciência, e o jogo pode facilitar grandemente o aparecimento deste interesse.