• Nenhum resultado encontrado

LÓCUS DA PESQUISA E SEUS ATORES

A Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva (E.E.F. Fábio Silva) iniciou sua história em 1955 e desde então passou por algumas reformas e ampliações até se estabelecer em 2010 no atual prédio onde a UE funciona (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b).

A referida escola está situada em um bairro onde seus moradores enfrentam problemas sociais e econômicos que acarretam problemas à qualidade de vida para a população local e do entorno, elevando assim os índices de violência, desestruturação familiar e tráfico de drogas ilícitas, dados estes tabulados pela UE por meio de uma pesquisa realizada

em 2009 compilada no PPP (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b).2 Desse modo, faz-se necessário estudar como os sujeitos inseridos no âmbito escolar percebem os laços existentes entre a escola e a comunidade com base na ética do cuidado defendida por Boff (1999) e dos princípios educativos defendidos por Paulo Freire ao longo de sua “caminhada”. Freire (2013) afirma que a educação é um ato de amor e de coragem, por isso não pode temer o debate, a interpretação da realidade, promovendo a reflexão sobre o ambiente, da comunidade na qual a escola está inserida. E Boff (2009a) aponta que o cuidado é uma relação amorosa, o qual percebe o mundo como valor, e é assim que concebe a escola e a comunidade, e mantém uma relação afetuosa com o local onde vive.

No quadro 1 listam-se os sujeitos/atores participantes da pesquisa.

Quadro 1 - Identificação dos sujeitos/atores da pesquisa

Nome Membro da diretoria da APP Pais/professores/gestor

Golfinho Membro da diretoria da APP Mãe

Copo de Leite Membro da diretoria da APP Mãe

Laranjeira Não membro da diretora da APP Mãe

Floresta Não membro da diretoria da APP Avó

Flor Azul Membro da diretoria da APP Professora

Mar Membro da diretoria da APP Professor

Samambaia Não membro da diretoria da APP Professora

Violeta Membro da diretoria da APP Gestora

Fonte: Elaborado pela autora, 2015.

A escolha dos nomes fictícios deu-se, em parte, por ocasião do diagnóstico prévio onde alguns atores da pesquisa relataram preferir utilizar um nome que não fosse o seu. Assim, sugerimos que esse nome fictício representasse um elemento da natureza. Desse modo, alguns participantes escolheram seus nomes fictícios em função da maior afinidade que possuíam com determinado elemento da natureza. Outros participantes da pesquisa preferiram não escolher o referido nome, solicitando que a pesquisadora o fizesse. Para a definição dos

2 Conforme o PPP (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b), os problemas que a comunidade enfrenta são efetuados com atividades complementares como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

nomes fictícios dos demais participantes, levamos em consideração a ficha de observação utilizada durante as entrevistas, de modo que se conseguisse captar a essência da pessoa e, assim, atribuir-lhe o nome fictício que melhor correspondesse às características, atributos ou anotações captadas naquele momento.

A Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva é composta por uma APP, sendo que são membros de tal associação pais, professores e gestores da UE. As reuniões acontecem pelo menos três vezes ao ano. A diretoria APP é composta por treze membros, estruturada da seguinte maneira: um presidente, um vice-presidente, um primeiro-tesoureiro, um segundo- tesoureiro, um primeiro-secretário, um segundo-secretário, um membro do conselho fiscal e seis conselheiros. “A APP é um órgão que atua junto à Direção, auxiliando na administração e na captação de recursos para melhorar a qualidade da educação e suprir as necessidades básicas da escola.” (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b, p. 56).

A escolha dos membros da diretoria da APP como atores da pesquisa deu-se em virtude de seus membros englobarem gestores, professores e pais de alunos da UE, haja vista que esta entidade é primordial para o funcionamento da escola e também para a interação da escola com a comunidade, uma vez que alguns de seus membros são pais de alunos que vivem na comunidade onde a escola encontra-se inserida, podendo, assim, atuar como disseminadores do papel transformador da educação para a formação dos sujeitos. A escolha de pais não membros da diretoria da APP deve-se também à importância de seu papel no processo educativo. Para estes fez-se um convite o qual foi enviado para a casa através de seus filhos, sendo que quem aceitasse participar devolveria o convite assinado e com contatos. Foi efetuado o agendamento da entrevista, visando a esclarecer os objetivos da pesquisa e o aceite ou não desses pais. Para o professor não membro da APP que participou da pesquisa foi feito um convite pessoal, o qual foi aceito prontamente.

De acordo com o PPP (E.E.F. FÁBIO SILVA, p. 56), a APP tem como atribuições:

- Promover a integração da escola à comunidade em termos de conjugação de esforços, articulação de objetivos e harmonia de procedimentos;

- Promover a interação entre a família, o aluno, os professores, os funcionários e a administração do estabelecimento de ensino;

- Propor medidas que visem ao aprimoramento do plano de ensino aplicado, à integração do aluno e à assistência de ‘modo geral’ ao corpo discente;

- Fixar o valor da matrícula e da contribuição mensal junto à Direção da Unidade Escolar;

- Designar pessoas para a conscientização permanente do aluno e da família; - Fazer a prestação de contas mensalmente, expondo-a a todos;

- Propor e auxiliar eventos com fins lucrativos e sociais, tais como: festa junina, bingos, rifas, gincanas e etc. (grifo no original).

Pautando-se nas atribuições da APP contidas no PPP da escola, elencadas acima, pode-se observar que a associação, quando bem estruturada, pode atuar como um agente transformador em uma realidade com os problemas sociais e culturais listados pela comunidade Fábio Silva a partir da pesquisa realizada em 2009 pela referida UE.

A escola funciona nos períodos matutino e vespertino. No ano de 2014, a escola contava, no período matutino, com quatro turmas assim distribuídas: quarto ano com vinte e cinco alunos, quinto ano com dezenove alunos, sétimo ano com quinze alunos e oitavo ano com vinte alunos, totalizando setenta e nove alunos. No período vespertino, havia cinco turmas, sendo: primeiro ano com dezessete alunos, segundo ano com onze alunos, terceiro ano com vinte alunos, sexto ano - turma um - com vinte e um alunos e sexto ano - turma dois - com quinze alunos, totalizando oitenta e quatro alunos.

Em relação ao quadro funcional, a escola dispõe de quinze professores efetivos, oito professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT), um gestor e dois assistentes de educação. Em 2014, a escola não possuía nenhum projeto visando à integração à comunidade.

A comunidade possui um posto de saúde, centro comunitário e um centro de educação infantil. O bairro Fábio Silva não possui nenhuma área de lazer. A maioria dos moradores exerce profissões como: do lar, costureira, vendedor, pedreiro, cozinheiros, vigilantes, eletricista, servente, militar, mecânico, pintor, empregada doméstica, caminhoneiro, padeiro, agente de saúde, doceira, professor, músico, bombeiro, frentista, entre outras (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b). Quanto ao nível de escolaridade dos pais dos alunos da UE, uma pesquisa realizada em 2009 constatou que: 22,6% possuíam apenas séries iniciais do Ensino Fundamental; 28%, séries finais do Ensino Fundamental; 23%, Ensino Médio e apenas 4,7% possuem nível superior, sendo que os demais participantes da pesquisa não responderam sobre seu nível de escolaridade (E.E.F. FÁBIO SILVA, 2013b).

Documentos relacionados