• Nenhum resultado encontrado

LAB 2 TEMPORIZADORES E CONTADORES

No documento Controle de Processos. e Indicação. (páginas 39-44)

Objetivo:

Aprender como funciona os temporizadores e contadores e as diferenças entre eles.

Timers:

Os temporizadores consomem 2 words consecutivas. Associando o timer ao %R1 significa que ele usará %R1 e

%R2. A primeira Word registra o tempo acumulador, a segunda word trabalha da seguinte forma, os primeiros 14 bits são registros internos do temporizador, não devem ser manipulado, os 2 últimos bits são status. O 15º indica se o bloco esta ou não energizado, e o 16º indica quando o temporizador atingiu seu tempo, e libera o resto da logica a funcionar.

Podemos endereçar apenas um bit de uma word, portando, seguindo o exemplo anterior, podemos usar o %R2.16 como endereço de bit (o 16º bit da word %R2).

Podemos endereçar também uma terceira word ao temporizador, não necessariamente consecutivas, ao registro PT (ou Preset Timer) do temporizador.

Nota: O registro padrão usando nos temporizadores é %R. Não confundam %T, %T são registros de bits temporário e não de temporizadores.

Um temporizador se apresenta da seguinte forma no ladder:

Figura 27 - Temporizador Entretanto, internamente funciona como abaixo:

Figura 28 - Temporizador configuração interna

Neste exemplo está selecionado uma resolução de 100ms (0,1s). O timer esta configurado para %R1 e o PT esta com o inteiro 50 gravado, portanto, PT x Resolução =tempo , 50 x 0.1s = 5.0 segundos…

Se F1 não esta pressionada: %R1 = 0, %R2.15 = OFF, and %R2.16 = OFF Se F1 for pressionada por 2,5 segundos: %R1 = 25, %R2.15 = ON, and %R2.16 = OFF Se F1 for pressionado por 5 seg. ou mais: %R1 = 50, %R2.15 = ON, and %R2.16 = ON

Parte 1 – TON Timers Lab:

Temporizadores iniciam a contagem assim que o bloco TON é energizado, e libera a para o resto do Rung assim que atingir o tempo programado. Se o temporizador for desernegizado ele reseta-se automaticamente.

a. Crie um programa novo.

b. Configure o Hardware corretamente como aprendemos no Lab1.

c. Crie uma versão modificada da nossa logica de start, agora contendo um temporizador que exige que o usuário pressione o botão START por 3 segundos antes de energizar o circuito.

Figura 29

d. Abra o editor gráfico e configure um indicator para mostrar o Status do comando. Vinculador a saída %Q1 ‘RUN’.

e. Configure um campo numérico “Numeric data field” para mostrar o tempo decorrido %R1. Configure para não ser editável, o formado deve ser decimal 1.1, portanto, se %R1 contiver um valor de 11, na IHM será apresentado como 1,1. Adicione também “Engineering Units” para mostrar que o valor esta sendo apresentado em segundos.

Figura 30

f. Nomeie os campos correspondentes para que fique claro do que se trata cada informação na tela. A tela devera parecer como a abaixo:

Figura 31 g. Salve faça o download do programa e teste sua aplicação.

Nota: O temporizador pode ser retentivo, bastando assim, configura-lo como tal e configurar um bit para restá-lo.

Parte 2 – TOF Timers Lab

Temporizador TOF tem o funcionamento inverso ao TON, ele deixa passar energia ao resto da rung mesmo desligado, mas assim que é energizado ele conta o tempo programado e desliga sua saída.

1. Continuando o programa que fizemos acima (parte 1) vamos fazer com que, apos desligar o comando %Q1 ligamos a saída %Q2 por mais 5 segundos

DICA: Não se esqueça de não sobrepor os temporizadores! Sempre use registradores que nunca foram usados.

Se possível desenvolva o programa, mas se precisar uma solução possível esta no final do capitulo.

2. Apos finalizar o programa faça o download para o controlador e teste sua aplicação Counters:

O objetivo dos contadores é fazem contagem até um determinado valor, tanto progressivamente (count-up) quanto regressivamente (count-down).

Os contadores também consomem 2 words consecutivas, ou seja, vinculando o registro %R51 ao contador ele ira assumir %R51 e %R52. O primeiro dos 2 registros, contem o valor de contagem acumulado, a segunda word trabalha da seguinte forma, os primeiros 14 bits são registros internos do contador, não devem ser manipulado, os 2 últimos bits são status. O 15º indica se o bloco esta ou não energizado, e o 16º indica quando o contador atingiu ou excedeu seu Preset Value, e libera o resto da logica a funcionar.

IMPORTANTE: O contador ira continuar a passar energia ao resto da rung mesmo que dês energize sua entrada, só conseguirá desligar resetando o contador.

Podemos endereçar também uma terceira word ao contador, não necessariamente consecutivas, ao registro PV (ou Preset Value) do contador.

Count-Up (CTU), quando resetado, inicializa seu acumulador com 0 e conta progressivamente até atingir o valor programado em PV, setando sua saída. O contador continuara contando mesmo depois de passar o PV.

Count-Down counters (CTD), quando resetado, inicializa seu registro com o valor programado no PV e conta regressivamente, energizando o final da rung assim que contagem chega a zero, permanecendo assim até que seja resetado novamente. O contador continuara contando negativamente a cada pulso que receber.

Os contadores (UP ou Down) contam na transição positive de sua entrada, e apenas neste momento, precisa ser desernegizado e reenergizado para contar mais um pulso novamente.

Parte 3 – Counters Lab

1. Para o programa do laboratório de contadores vamos adicionar um contador para contar a quantidade de partidas bem sucedidas de nossa maquina.

2. Adicionaremos também um contador que, apos 3 partidas mal sucedidas iniba partir a maquina, exigindo um reset.

DICA: Idêntico ao temporizador, os contadores usam 2 registros, cuidado com o uso destes blocos.

3. Use a tecla F1 (%K1) para resetar o primeiro contador.

4. Use a tecla F2 (%K2) para resetar o Segundo contador, mas apenas depois que atingir a contagem programada (3 partidas mal sucedidas).

5. Adicione um campo de texto na tela para sinalizar falha.

6. Adicione um campo numérico para sinalizar quantas falhas a maquina permite até “travar” e exigir um reset.

A tela devera parecer com a seguinte:

Figura 32 7. Envie para o controlador e teste seu programa.

PARABÉNS, Você concluiu o lab de Temporizadores e contadores.

Solução Timer TOF:

Cada vez que %Q1 é desligado o temporizador TOF conta 5 segundos com a saída ativa, como %Q1 desligado o contato pôs contador permite energizar o %Q2, permanecendo ligado por 5 segundos.

Figura 33

Solução do lab de Contadores:

Tenha em mente que em programação existem diversas maneiras para chegar no resultado desejado, esta é apenas um das opções.

Para contar as partidas bem sucedidas, colocamos um contado de %Q1 acionando o contador. Veja que p PV do contador de partidas bem sucedidas é 0, isto porque o objetivo deste contador é apenas totalizar.

O Contador de falhas na partida (Pressionou Start por menos de 3 segundos) verifica a borda de descida do botão Start (quando o botão é liberado) e o status de %Q1, ou seja, se eu liberei o botão %I1 antes de acionar %Q1 o contador CTD decrementa em um ponto.

Figura 34

Para desabilitar a partida do comando, usamos o ultimo bit da segunda word do contador CTD, ou seja, quando o contador atingir o seu objetivo de contagem (no caso 3 tentativas).

Figura 35

No documento Controle de Processos. e Indicação. (páginas 39-44)

Documentos relacionados