• Nenhum resultado encontrado

III) COMPROVAÇÃO DE VIABILIDADE, SOB OS SEGUINTES ASPECTOS:

14. INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL E NECESSÁRIA

14.3. LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS

Além das salas de aula, o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia também irá dispor de 10 (dez) laboratórios:

a) Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Sociedade, Ambiente e Educação – LABEA

Criado em 2013, a partir da necessidade de um espaço de identidade da Educação Ambiental dentro do Departamento de Gestão Ambiental/FACEM. Esta necessidade estava alicerçada nos projetos de pesquisa e extensão na temática da Educação Ambiental e das disciplinas concernentes à área temática. Mais recentemente, foi visto que a relação sociedade, educação e

ambiente caberia mais na nomenclatura do LABEA devido à sua abrangência no desenvolvimento de suas atividades científicas.

O LABEA conta com a seguinte infraestrutura: 2 (dois) computadores; 2 (duas) impressoras a laser; 1 (um) Data Show/Projetor-Epson; 1 (um) Gelagua/bebedouro – Master Frio; 1 (uma) Caixa de som (pequena) – Multilaser; 1 (um) ar-condicionado; 5 (cinco) mesas/birôs; 2 (dois) armários; 2 (duas) cadeiras.

b) Laboratório de Tecnologias Sociais e Convivência com o Semiárido – LABTEC- SEMIÁRIDO

O Laboratório de Tecnologias Sociais para Convivência com o Semiárido (LABTECsemiárido) tem como propósito central constituir-se num espaço destinado a realização de estudos e pesquisas relacionados a implantação e avaliação de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido e Construção da Agroecologia. Nesse contexto, o LABTECsemiárido tem os seguintes objetivos: Estreitar relações com instituições públicas, empresas e ONG´S com atuação na região e que trabalhem com essa temática do semiárido e do bioma caatinga; fortalecer a temática da convivência com semiárido e da Agroecologia na UERN, e com isso, constituir-se num espaço para aprendizado institucional sobre tecnologias ambientais sustentáveis para o semiárido; captar fundos para realização de pesquisas sobre a temática da convivência; construir parceria com instituições públicas, com reconhecida competência na área da pesquisa sobre tecnologias sociais para convivência com o semiárido.

Dispõe dos seguintes equipamentos: 14 (catorze) Computadores; 02 (dois) Nobreak; 01 (uma) Impressora multifuncional; 01 (um) Gravador digital; 01 (um) Projetor Multimídia; 01 (um) Armário de aço com porta; 8 (oito) Cadeiras para computador; 01 (uma) Mesa de Reunião; 03 (três) aparelhos de ar condicionado.

c) Laboratório de Ecologia Aplicada – LEA

Criado com o objetivo de desenvolver programas e projetos relativos à ecologia aplicada, sobretudo, em temáticas como: planejamento e gestão de recursos naturais, gestão de resíduos sólidos, vulnerabilidade socioambiental, bem como estudos que relacionem a interface: ambiente- sociedade (populações tradicionais, biodiversidade, etno-conhecimento, segurança alimentar, educação ambiental, turismo rural e de base comunitária, sustentabilidade socioambiental) e políticas públicas ambientais.

Computadores Desktop. 2 Nootbooks, 04 mesas para computador, 1 mesa de reunião, 2 Armários; 3 nobreacks; 1 Máquina Fotográfica Digital semi-profissional; 1 Impressoras Laser Color HP CP 1025; 1 Impressora Laser P&B; Acervo de Livros com 150 títulos; 01 estante; 02 prateleiras; 02 projetores de multimídia.

d) Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas – LECAP

O LECAP foi criado para atender a um conjunto de projetos de pesquisa e extensão direcionados à análise ambiental integrada de ambientes de exceção, vulneráveis e com perfil para a preservação e/ou uso sustentável. Apesar de o foco dos estudos e serviços se concentrar no ambiente litorâneo, o LECAP também atua com pesquisas e projetos de extensão voltados à criação e gestão de unidades de conservação no Bioma Caatinga e em ambientes serranos.

O LECAP dispõe dos seguintes equipamentos: 02 (duas) Centrais de Ar de 18.000 BTUs; 01 (um) Gelágua; 05 (cinco) Computadores Desktop; 02 (dois) Notebooks; 03 (três) tablets; 14 (catorze) mesas para computador; 01 (uma) mesa de reunião; 05 (cinco) Armários; 04 (quatro) nobreaks; 01 (uma) Máquina Fotográfica Digital Profissional Nicom 3200; 01 (uma) Máquina fotográfica semi-profissional; 03 (três) GPS Garmim Etrex; 03 (três) Impressoras Laser Color HP CP 1025; 01 (uma) Impressora Laser P&B; 01 (uma) Impressora HP A3 Officejet 7110; 08 (oito) Termohigrômetros Digitais Data Loggers; 06 (seis) Pluviômetros Digitais; 08 (oito) Pluviômetros analógicos; 06 (seis) Tripés de apoio; 05 (cinco) Data Shows; Acervo de Livros com 100 títulos; Acervo de Imagens de Satélite; 02 (dois) projetores de multimídia.

e) Laboratório de Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais – NESAT

O NESAT nasce com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas que possam contribuir para a observação permanente das transformações no âmbito das sociedades modernas e de como isso incide no Rio Grande do Norte, em particular no município de Mossoró e região. Ele é fruto da institucionalização de uma parceria entre o Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP/UFRN) e a Rede Observatório das Metrópoles.

O NESAT dispõe dos seguintes equipamentos: 01 (uma) central de ar de 18.000 BTUs; 01 (um) Gelágua; 03 (três) Computadores Desktop; 02 (dois) Notebooks; 04 (quatro) mesas para computador; 01 (uma) mesa de reunião; 02 (dois) Armários; 03 (três) nobreaks; 01 (uma) Máquina Fotográfica Digital semi-profissional; 01 (uma) Impressora Laser Color HP CP 1025; 01 (uma) Impressora Laser P&B; Acervo de Livros com 150 títulos; 01 (uma) estante; 02 (duas) prateleiras; 02 (dois) projetores de multimídia.

f) Laboratório Multiuso de Microbiologia e Fitopatologia da UFRN

O Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia - LABFITO pertence a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e está localizada na Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ.

O laboratório é equipado com microscópicos ópticos de luz para análise visual de tecidos vegetais infestados e infectados e preparações de lâminas com estruturas de fitopatógenos (hifas, esporos, células bacterianas, ovos de nematoide e juvenis). Dispões de placas de Petri e meios de cultura como BDA e NYDA para o isolamento de fitopatógenos como fungos e bactérias, procedimento realizado em duas câmaras de fluxos laminares verticais. Em bancadas, em placas de Petri com meio de cultura adequado, por meio do contraste entre microrganismos benéficos e maléficos pode-se realizar ensaios microbiológicos para visualização do controle biológico possível de ocorrência. Além do citado têm-se armazenado produtos biológicos para testes in vitro (em condições controladas) e in vivo em campos de produção agrícola proporcionando o exercício do manejo agroecológico de doenças de plantas.

g) Laboratório de poluição ambiental - UFERSA

O laboratório dispõe de vários e equipamentos para análise de solo e planta; amostragens de produtos para análises de resíduos. Entre os vários aparelhos encontram-se condutivímetro, pH, HPLC, espectrofotômetro e estufa de circulação forçada.

h) Laboratório de irrigação e salinidade - UFERSA

Estrutura e equipamentos utilizados no manejo da irrigação e salinidade da água e solo. Dispõe dos seguintes equipamentos: condutivímetros e peagâmetros, conjunto de panelas de pressão de placas de Richards para confecção de curva de retenção de água no solo, estufa de circulação forçada de ar. Sistema de aquisição de dados e sensores para medição de dados meteorológicos, TDR com hastes multivariadas, TDR com hastes simples, sondas de nêutrons, tensímetros digitais, medidor de área foliar, espectofotômetro de chama, colorímetro e titulador automático.

i) Laboratório de solo, água e planta - UFERSA

carbono total e matéria orgânica, nitrogênio total do solo, biomassa microbiana C, N e P, ácidos húmicos, fúlvicos e humina, teor total de macronutrientes. Análise física de solo, como granulometria, densidade de partículas, densidade aparente e umidade. Análise de tecido vegetal (macronutrientes). Análise de água. Dispõe dos seguintes equipamentos: condutivímetro, espectrofotocolorímetro, espectrofotômetros de chama, destilador de N, blocos digestores, estufas conjunto de panelas e placas de Richards, espectrofotômetro de absorção atômica com forno de grafite, analisador de fotossíntese, entre outros. Este laboratório está credenciado pelo programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) coordenados pela Embrapa com selo de Qualidade de Análise de Solo.

j) Laboratório de Tecido Vegetal – UFERSA

Dispõe de equipamentos como analisador de gás infravermelho e fluorômetro de pulso modulado para realização das análises fisiológicas.

14.4. OUTROS ESPAÇOS

a) Sala da Secretaria do Departamento de Gestão Ambiental

O Departamento de Gestão Ambiental consiste em uma sala de aproximadamente 50 m², divididos em 04 (quatro) espaços, quais sejam: 01 (uma) sala voltada às atividades de secretaria, 01 (uma) sala destinada à Chefia do Departamento, 01 (uma) sala para reuniões e 01 (uma) sala para orientação pedagógica.

Em relação aos equipamentos, o Departamento dispõe de 01 (um) balcão de madeira, 10 (dez) mesas, 10 (dez) cadeiras de plástico brancas, 03 (três) cadeiras acolchoadas azuis, 04 (quatro) cadeiras de plástico azuis, 01 (uma) cadeira de madeira e palha, 04 (quatro) armários cinzas, 01 (uma) estante de ferro marrom, 04 (quatro) monitores de computador, 04 (quatro) CPU, 03 (três) estabilizadores, 01 (um) data show em bom funcionamento, 04 (quatro) teclados de computador, 02 (duas) impressoras, 01 (um) gelágua, 02 (dois) aparelhos de ar-condicionado.

b) Sala de Pós-graduação em Geografia (Mestrado)

O Programa de Mestrado em Geografia, vinculado ao Departamento de Gestão Ambiental, conta com uma sala destinada à secretaria e uma sala de aula. Possui os seguintes equipamentos: um computador, um gelágua, um armário, cinco cadeiras acolchoadas, cinco cadeiras plásticas e duas

bancadas.

c) Laboratório de Informática

O laboratório de informática pertencente à Faculdade de Ciências Econômicas possui 19 (dezenove) computadores com acesso à internet de boa qualidade.

d) Empresa Júnior do Curso de Gestão Ambiental

Os discentes do curso de Gestão Ambiental criaram, em 2017, a Atúa – Consultoria de Gestão Ambiental, Empresa Júnior do curso. A sede funciona, atualmente, em uma sala compartilhada com a Empresa Júnior do curso de Economia, também da FACEM. Dispõe dos seguintes equipamentos: 02 (dois) computadores, 02 (duas) mesas, 02 (dois) geláguas, 01 (um) armário, 03 (três) cadeiras e 01 (um) ventilador.

e) Espaços de Convivência

Para além dos espaços anteriormente descritos, a Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) também dispõe de espaços voltados à convivência interpessoal, entre os quais destacamos as praças e a sala de descanso dos discentes.

A FACEM possui 02 (duas) praças de convivência prontas e 02 (duas) em fase de construção. Estes espaços possuem iluminação adequada, arborização e acessibilidade para pessoas com deficiência física.

Ademais, a Faculdade disponibilizou recentemente uma sala reservada aos discentes, com o objetivo de dar suporte aos alunos que necessitam ficar na universidade por mais de um turno. A sala possui ar-condicionado, mesas, cadeiras e colchonetes.

Por fim, ainda no âmbito do apoio à comunidade acadêmica, a UERN dispõe de Restaurante Popular que fica no Centro de Convivência do Campus Central, servindo atualmente mais de 1 mil refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e jantar, para alunos, técnicos, professores, funcionários e também o público externo.