• Nenhum resultado encontrado

Laboratórios ILA

No documento Anuário Estatístico 2019 (páginas 132-137)

Oficina de Tridimensionalidade Laboratório Fotográfico Oficina de Pintura Oficina de Desenho Oficina de Gravura Oficina de Vídeo Laboratório de Estética Laboratório de Informática 2 Laboratório de Línguas Laboratório de Informática Laboratório de Fonologia

Fotografia: Murillo Bosco

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) é uma Unidade organizacional executiva da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, de âmbito e alcance acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), didático-pedagógico (planejamento e execução curricular) e administrativo (gestão e organização de materiais e pessoal), identificada com a área de conhecimento ou de atividade acadêmica de formação em nível superior em Matemática, Estatística e Física.

O IMEF foi criado em 15 de agosto de 2008, conforme disposto na Resolução Nº 18/2008 do Colegiado Especial da FURG.

Administração Direção

Adriana Elisa Ladeira Pereira

Vice-direção

Jorge Luiz Pimentel Jr.

Licenciatura em Matemática

Mauren Porciúncula Moreira da Silva(coordenadora)

Rodrigo Barbosa Soares(coordenador adjunto)

Bacharelado em Matemática Aplicada

Cristiana Andrade Poffal(coordenadora)

Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez(coordenadora adjunta)

Licenciatura em Física

Luiz Fernando Mackedanz (coordenador)

Eliane Cappelletto (coordenadora adjunta)

Bacharelado em Física

Aline Guerra Dytz (Coordenadora)

Luis Dias Almeida (Coordenador Adjunto) Licenciatura em Ciências – EAD

Daniel da Silva Silveira (coordenador)

Tanise Paula Novello (coordenadora adjunta)

Rosângela Menegotto Costa (coordenadora)

Leandro Sebben Bellicanta (coordenador adjunto)

Mestrado em Física

Fabrício Ferrari(coordenador)

Dinalva Aires de Sales(coordenadora adjunta)

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Everaldo Arashiro(coordenador)

Águeda Maria Turatti(coordenadora adjunta)

Especialização para Professores de Matemática (modalidade EAD)

Catia Maria dos Santos Machado (coordenadora)

Celiane Costa Machado (coordenadora adjunta)

Modelagem Computacional

(Mestrado e Doutorado - multiunidades)

Wiliam Correa Marques(coordenador)

Jeferson Avila Souza(coordenador adjunto)

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT

Daiane Silva de Freitas(Coordenadora)

Fabiana Travessini De Cezaro (Coordenadora Adjunta)

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas - SAP

Karin Ritter Jelinek(Coordenadora)

Marcelo de Godoi (Coordenador Adjunto)

Cursos Oferecido:

Para obter maiores informações sobre os cursos, basta clicar sobre o nome de cada curso e você será direcionado para o site específico.

Cursos de Graduação

Licenciatura em Matemática

Bacharelado em Matemática Aplicada Licenciatura em Física

Bacharelado em Física

Licenciatura em Ciências – EAD

Licenciatura em Ciências Exatas (Ênfase em Matemática, física ou Química)

Cursos de Pós-Graduação

Mestrado em Física

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Especialização para Professores de Matemática (modalidade EAD) Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional (multiunidades)

Mestrado e Doutorado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (multiunidades) Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

Unidade em Números Docentes: 78

Técnicos: 15

Alunos matriculados na graduação: 700 Alunos matriculados na Pós-graduação: 437 Projetos de Ensino: 11

Projetos de Pesquisa: 16 Projetos de Extensão: 10

Atividades Extensionistas Permanentes:

Projeto Estatística Pesqueira

O Projeto Estatísticas de Desembarque Pesqueiro RS, coordenado pelo professor Dr. Paul Kinas, é resultado de um termo de cooperação técnica assinado em dezembro de 2010 entre o Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA e a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo é coletar informações declaradas pelos pescadores referentes às descargas (i.e. produção) e esforços pesqueiros da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, complementadas com informações recolhidas tanto da pesca artesanal como das pescas semi-industrial e industrial na região oceânica adjacente.

A gestão técnico-administrativa do Projeto bem como a consolidação do banco de dados e a produção de sumários estatísticos é feita por pesquisadores e bolsistas no Laboratório de Estatística Ambiental (LEA) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). O LEA também abriga o computador servidor do banco de dados e é repositório das planilhas de dados brutos.

O projeto é desenvolvido nas seguintes localidades:

a) Em Rio Grande: Ilha da Torotama, Ilha dos Marinheiros, Bosque, São Miguel, 4ª Secção da Barra, Centro, Pesqueiro e Mangueira;

b) Em Pelotas: Colônia Z3;

c) Em São Lourenço do Sul: Barrinha e Navegantes;

d) Em São José do Norte: Centro, Povoação da Barra, 5ª Secção da Barra, Várzea, Praia do Norte, Pontal da Barra e Ponta do Mato.

Um vasto trabalho de conscientização sobre a importância em se dispor de boas estatísticas pesqueiras é realizado pela equipe do projeto nas comunidades por meio de visitas eventuais aos locais, quando são realizadas palestras, distribuição de folders, apresentação e discussão de resultados.

O Projeto produz anualmente o Boletim Estatístico da Pesca Marinha e Estuarina do Sul do Rio Grande do Sul, com as estimativas da produção pesqueira mensal na região, discriminadas por tipo de pesca, petrecho, espécie e mês. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que em 2016 englobou o MPA é o detentor oficial do banco de dados.

Os Boletins estão disponíveis neste site e são de domínio público podendo ser distribuídos e utilizados amplamente.

Jornal "O Matemático"

O Projeto de Extensão: Jornal "o Matemático", coordenado pelo Técnico em Matemática do IMEF, Alessandro da Silva Saadi, é um informativo contendo temas curiosos da Matemática histórica e contemporânea. É editado por estudantes de graduação da FURG com a colaboração dos professores de Matemática da FURG e de outras instituições, além do coordenador do projeto. Foi criado para ser distribuído gratuitamente nas escolas de ensino médio, faculdades e universidades

http://www.imef.furg.br/. Tem o objetivo de estimular e desenvolver nos estudantes a curiosidade, o interesse e o gosto pela Matemática com informações sobre temas relevantes através de histórias, problemas curiosos e de desafios propostos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP em cada edição.

Mostra de Ciências d do Conhecimento

O Projeto de Extensão: Mostra de Ciências e do Conhecimento é um projeto de fluxo contínuo, coordenado pelo professor Dr. Fernando Kokubun.

A mostra tem como um dos seus objetivos, atuar conjuntamente com as autoridades municipais no desenvolvimento da educação no município, tendo como propostas incentivar o gosto pela pesquisa nos estudantes desde os primeiros anos da educação e cultivar o desenvolvimento de uma postura crítica e consciente dos estudantes. Entendemos que a educação não é um processo isolado, que necessita fortemente do apoio da família e da sociedade. Desta forma, são realizadas também algumas palestras abertas ao público para debater temas de interesse geral da comunidade, atividades de formação continuada (em conjunto com atividades desenvolvidas em editais como Novos Talentos - CAPES e PICMEL – Fapergs). Assim a MOSTRA faz parte de uma ampla proposta de atuação conjunta da FURG com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio (representada pela SEMED) na educação do município.

A X Mostra de Ciências e do Conhecimento é a continuidade de uma ação que começou em 2009 em Santo Antônio da Patrulha, RS, sendo desenvolvida conjuntamente pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha - - SEMED e pelo Polo Universitário de Santo Antônio. Esta Mostra ocorreu no dia 24/08/2018, no Ginásio Caetano Tedesco, com o tema “Ciência para a redução de desigualdades”. Os alunos direcionaram suas pesquisas sobre o reaproveitamento de resíduos, visando também o cuidado com o meio ambiente, sendo que 14 escolas públicas, estaduais e municipais aderiram ao projeto da secretaria de Educação de Santo Antônio da Patrulha, que visa estimular no aluno o aprendizado através da pesquisa. A avaliação dos trabalhos foi realizada por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e cinco alunos foram destacados e premiados com bolsas de estudos.

Astronomia no Extremo Sul - AstroESul

O Projeto de extensão Astronomia no Extremo Sul - AstroESul, coordenado pela professora Dra. Dinalva Aires de Sales, tem como objetivo levar o conhecimento sobre Astronomia e suas implicações no dia a dia, desmistificando alguns assuntos e ampliando o conhecimento da comunidade Rio Grandina com respeito ao mundo que os cerca e do qual se tem tanta curiosidade. AstroESul é um projeto de extensão que promove visitas de instituições básicas de ensino e publico em geral ao Campus e também realiza atividades práticas com uso de planisfério, telescópios, lunetas e mídia digital. O encaminhamento da divulgação do projeto junto à comunidade externa é desenvolvido em parceria com as instituições básicas de ensino estadual, municipal e privado bem como publicações em mídia impressa e virtual.

Arte e Matemática: Possibilidades Interdisciplinares

O Programa de Extensão Universitária intitulado “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares”, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, é destinado a alunos e professores de 6 escolas da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande/RS e é composto por 5 projetos intitulados “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo”, “Arte e Matemática: possibilidades

interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores”, “Arte e Matemática: curtas na escola”, “Arte e Matemática: os sons e os números” e “Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM”, os quais convergem ao mesmo objetivo, ou seja, entrelaçar os laços entre a formação inicial e continuada de professores acerca da proposição de possibilidades para o desenvolvimento de ações interdisciplinares entre as áreas e Arte e Matemática nos espaços educativos.

Letramento Multimídia Estatístico

O Projeto de Extensão "Letramento Multimídia Estatístico" é um projeto coordenado pela professora Dra. Mauren Porciúncula Moreira da Silva (IMEF) e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da FURG - Universidade Federal do Rio Grande, em parceria com o CCMar - Centro de Convívio dos Meninos do mar.

O objetivo deste projeto é incluir digitalmente e letrar estatisticamente cidadãos em vulnerabilidade social, econômica e ambiental, visando à garantia do direito humano de inserção cidadã na era digital.

Na Praia da Ciência

O projeto de extensão "Na Praia da Ciência" é um projeto de fluxo contínuo, coordenado pelo professor Dr. Jorge Luiz Pimentel Júnior, cujo objetivo geral é a pulverização das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos pela FURG, de forma a contribuir para as políticas públicas e o desenvolvimento regional. Como objetivos específicos temos: (i) oferecer à comunidade universitária e à comunidade no entorno mais um espaço de vivência científica; (ii) discutir o impacto da ciência e da tecnologia na vida das pessoas; (iii) complementar a formação acadêmica dos estudantes de graduação e (iv) fortalecer a interação da comunidade acadêmica local (estudantes, técnicos e professores) com a comunidade externa. São apresentadas palestras mensais, sempre às 19h, nas terceiras sextas-feiras dos meses de agosto, setembro, outubro e dezembro de cada ano.

No documento Anuário Estatístico 2019 (páginas 132-137)