• Nenhum resultado encontrado

Voltando ao enunciado da questão, verificamos que ela está correta. O pagamento antecipado se caracteriza como aquele em que o importador remete, previamente ao embarque, o valor total ou parcial referente à importação. Só então o exportador envia a mercadoria e a documentação referente à operação.

70- (AFRF-2005 - adaptada)- O crédito documentário é forma de pagamento em que, após a expedição da mercadoria, o exportador entrega a um banco de sua preferência os documentos de embarque, juntamente com um saque contra o importador. O banco, a seu turno, remete os documentos, acompanhados de um carta-cobrança, a seu correspondente na praça do importador, para cobrar do sacado. Efetuado o pagamento, o banco libera a documentação ao importador, para que ele possa retirar a mercadoria na alfândega.

Comentários:

O crédito documentário (carta de crédito) é a modalidade de pagamento que implica em menores riscos tanto para o exportador quanto para o importador, sendo considerada, portanto, a mais segura. Em contrapartida, por envolver grande intervenção bancária, é também a modalidade de pagamento internacional que possui custos mais elevados.

Mas como funciona uma carta de crédito?

Não é difícil... O importador procura um banco e solicita que este emita uma carta de crédito tendo como beneficiário o exportador. O valor será recebido pelo exportador caso este cumpra todos os requisitos previstos na carta de crédito.

Os costumes e práticas uniformes relativas a créditos documentários foram consolidados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) em uma norma denominada UCP 600. Considerando-se que a CCI não é uma organização internacional, mas sim uma organização privada, ela não tem competência para estabelecer normas vinculantes e obrigatórias. Dessa forma, a UCP 600 é de utilização facultativa, aplicando-se somente às cartas de crédito que a ela fizerem menção expressa. Ressalte-se, entretanto, que quando a UCP 600 for mencionada em uma carta de crédito, a observância de seus dispositivos será obrigatória.

Segundo o que estabelece a UCP 600, os atores em uma carta de crédito são os seguintes: i) requerente; ii) Banco Emitente; iii) Banco Avisador; iv) Banco Designado; v) Banco Confirmador e; vi) Banco Reembolsador.

Vamos visualizar uma operação de comércio exterior!

Um exportador estrangeiro entra em negociação com um importador brasileiro e os dois celebram um contrato de compra e venda. Paralelamente, o importador brasileiro (requerente) solicita a um banco (Banco Emitente) que este emita uma carta de crédito em nome do exportador (beneficiário).

O Banco Emitente entrega, então, a carta de crédito a um outro banco, o qual será responsável por avisar o crédito, isto é entregar a carta de crédito ao exportador (beneficiário). O banco responsável por avisar o crédito é denominado Banco Avisador.

A partir daí, o exportador deverá cumprir as obrigações previstas na carta de crédito. Somente após cumpri-las é que o exportador receberá o valor da carta de crédito. Caberá a um banco (Banco Designado) analisar o cumprimento dessas obrigações pelo exportador. Cabe ressaltar que a verificação bancária se limita ao aspecto documental, ou seja, o Banco Designado não inspeciona as mercadorias. Caso o Banco Designado constate que o exportador cumpriu todas as obrigações previstas na carta de crédito, ele irá efetuar o pagamento do valor a ela referente.

O Banco Designado, de posse dos documentos relativos à operação, os envia ao Banco Emitente, que os repassa, por sua vez, ao importador. De posse dos documentos, o importador poderá realizar o desembaraço aduaneiro. O importador fará o pagamento da operação ao Banco Emitente que, por sua vez, irá pagar ao Banco Designado, que foi quem efetuou o pagamento diretamente ao exportador.

Há, ainda, a possibilidade de existirem dois outros atores em uma carta de crédito regulada pela UCP 600: o Banco Confirmador e o Banco Reembolsador.

O Banco Confirmador é como se fosse uma garantia a mais para a carta de crédito. Como vimos, o Banco Emitente é quem emite a carta de crédito em nome do exportador. Adicionalmente, um outro banco (o Banco Confirmador) poderá agregar sua assinatura nesta carta de crédito, o que significa que ele também se compromete a efetuar o

pagamento dos valores nela previsto. Assim, caso o Banco Emitente não honre seu compromisso, o Banco Confirmador o fará.

O Banco Reembolsador, por sua vez, é quem paga o Banco Designado em nome do Banco Emitente. Como vimos anteriormente, o Banco Designado é quem paga o valor da carta de crédito ao exportador, não é mesmo? Em seguida, ele recebe esse dinheiro do Banco Emitente. Pois bem, pode acontecer que, por motivos de ordem financeira, o Banco Emitente não queira dispor dos recursos que mantém junto ao Banco Designado. Nesse caso, o Banco Emitente irá solicitar ao Banco Reembolsador que repasse recursos ao Banco Designado.

Pronto! É assim que funciona uma carta de crédito regulada pela UCP! Complexo, não é mesmo? São muitas as partes envolvidas!

Mas isso pode ser mais simples...

As figuras do Banco Confirmador e do Banco Reembolsador não são muito comuns, sendo plenamente dispensáveis. A carta de crédito já é a modalidade de pagamento mais segura, o que nos permite inferir que não há necessidade de um banco somente para fazer a confirmação (Banco Confirmador). Quando é solicita uma confirmação da carta de crédito, isso significa que não há muita confiança na palavra do Banco Emitente! Quanto ao Banco Reembolsador, ele não é figura muito comum porque o Banco Emitente costuma fazer ele mesmo o repasse de recursos ao Banco Designado.

Simplificando ainda mais o funcionamento da carta de crédito, os papéis do Banco Designado e do Banco Avisador podem ser desempenhados por um único banco. Você há de concordar comigo que não há necessidade de um banco somente para avisar ao exportador que ele tem uma carta de crédito emitida em seu nome! Assim, o mesmo banco que avisa o crédito poderá verificar o cumprimento das obrigações previstas na carta de crédito e, se for o caso, efetuar o pagamento ao exportador.

Voltando ao enunciado da questão, verificamos que ela está errada. O crédito documentário (carta de crédito) fica caracterizado quando o importador solicita a um banco que emita um crédito em favor do exportador. Perceba, caro amigo, que o cliente do banco, na carta de crédito, é o importador.

71- (AFRF-2005 - adaptada)- A remessa sem saque é modalidade de pagamento não empregada com muita frequência no comércio internacional, por colocar o importador na dependência do exportador, implicando, assim, riscos para o primeiro, à medida que, enquanto não receber a mercadoria, não poderá ter certeza do cumprimento regular da obrigação por parte do exportador.

Comentários:

Vamos entender agora a remessa sem saque!

A remessa sem saque é uma modalidade de pagamento por meio da qual os documentos relativos à operação são encaminhados pelo exportador diretamente ao importador, sem qualquer intermediação bancária. O envio desses documentos é feito por meio dos correios.

Após ter ocorrido a negociação e as partes terem chegado a um acordo, o exportador embarca a mercadoria e a envia ao importador. Paralelamente, o exportador remete ao importador a documentação relativa à importação por meio dos correios. De posse da documentação, o importador poderá providenciar o desembaraço aduaneiro.

O risco da operação está no fato de que o exportador, ao enviar a documentação diretamente ao importador, fica sem qualquer título de crédito para exigir o pagamento. A remessa sem saque é, portanto, a modalidade de pagamento que implica maiores riscos para o exportador. No entanto, ela permite celeridade nos trâmites da documentação e redução de despesas bancárias.

Voltando ao enunciado da questão, verificamos que ela está errada. A modalidade de pagamento que implica em maiores riscos para o importador, colocando-o na dependência do exportador, é o pagamento antecipado. A remessa sem saque é a modalidade que resulta em maiores riscos para o exportador.

72- (AFRF-2005 - adaptada)- O crédito documentário é forma de pagamento utilizada em contratos internacionais segundo a qual um banco, por instruções de um cliente seu, compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro, contra a entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições sejam cumpridos.

C o m e n t á r i o s :

A assertiva descreve perfeitamente o funcionamento de uma carta de crédito (crédito documentário). O importador solicita que um banco emita uma carta de crédito em nome do exportador, a qual será convertida em dinheiro se o exportador cumprir os termos e condições nela estipuladas. Questão correta.

73- (AFRF-2005 - adaptada)- A cobrança à vista é modalidade de pagamento que envolve maior risco para o exportador, razão pela qual é pouco empregada no comércio internacional (salvo nas importações realizadas por filiais ou subsidiárias de firmas no exterior).

Comentários:

Vamos falar agora sobre a cobrança documentária, também chamada simplesmente de cobrança!

A cobrança documentária é uma modalidade de pagamento internacional em que há grande intervenção bancária. Ao contrário da remessa sem saque e do pagamento antecipado, nessa modalidade de pagamento os bancos intervenientes manuseiam os documentos relativos à operação de comércio exterior.

Mas como funciona?

Bem, após as partes terem negociado e chegado a um acordo, o exportador embarca as mercadorias no exterior e entrega os documentos referentes à operação a um banco em sua praça. Esse banco, por sua vez, remete os documentos a um banco na praça do importador.

Paralelamente, a mercadoria é exportada e chega ao país do importador. No entanto, o importador não tem como realizar o desembaraço aduaneiro junto à Alfândega sem os documentos referentes à operação. E como ele terá acesso a esses documentos? Isso mesmo! O banco na praça do importador entregará os documentos ao importador somente após o pagamento (caso seja uma cobrança à vista) ou aceite da cambial (caso seja uma cobrança à prazo).

O banco na praça do importador recebe o pagamento e, em seguida, emite uma ordem de pagamento ao banco na praça do exportador. Após isso, é realizado o pagamento ao exportador.

Voltando à questão, verificamos que ela está errada. A modalidade de pagamento que envolve maiores riscos para o exportador é a remessa sem saque.

74- (AFRFB - 2005 - adaptada)- A cobrança à vista é forma de pagamento segundo a qual o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque, promove o desembaraço da mercadoria na aduana e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva para o exterior.

Comentários:

A modalidade de pagamento por meio da qual o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque é a remessa sem saque. Questão errada.

75- (TRF-2005) - Após enviar a mercadoria ao seu destinatário, o exportador entrega a um banco de sua preferência os documentos relativos a essa operação para que então o estabelecimento bancário, a partir de um correspondente seu na praça do importador, possa cobrar o pagamento da transação e liberar os documentos que serão necessários ao desembaraço aduaneiro do bem. Esta modalidade de pagamento, comum nas operações internacionais de compra e venda de mercadorias, é denominada crédito documentário.

Comentários:

A modalidade de pagamento descrita na questão é a cobrança documentária (e não o crédito documentário!). Nessa modalidade, o banco irá atuar como um "cobrador". Para que você não confunda a carta de crédito (crédito documentário) com a cobrança documentária, guarde o seguinte:

1)- Na carta de crédito, o cliente do banco é o importador. É ele que pede o banco para emitir uma carta de crédito em nome do exportador.

2)- Na cobrança documentária, o cliente do banco é o exportador. É ele que pede o banco para "cobrar" o pagamento do importador.

A questão está, portanto, errada.

76- (AFRF-2003)- O crédito documentário, consistindo numa modalidade de pagamento tendo subjacente um contrato comercial internacional entre vendedor e comprador de mercadorias não subsiste se o referido contrato estiver sendo questionado judicialmente.

Comentários:

O crédito documentário é autônomo em relação ao contrato de compra e venda. Logo, ele subsiste ainda que o contrato esteja sendo questionado judicialmente. Questão errada.

77- (AFRF-2003)- O crédito documentário, consistindo numa modalidade de pagamento tendo subjacente um contrato comercial internacional entre vendedor e comprador de mercadorias rege-se nas práticas comerciais pelas normas da Publicação 600 da Câmara de Comércio Internacional (UPC 600 da CCl), que são claras em definir as responsabilidades das Partes de um Crédito Documentário pela não observância das cláusulas que dispõem acerca das mercadorias transacionadas. Comentários:

O crédito documentário somente é regido pela UCP 600 se essa condição estiver nele expressa. Questão errada.

78- (AFRF-2003)- O crédito documentário, consistindo numa modalidade de pagamento tendo subjacente um contrato comercial internacional entre vendedor e comprador de mercadorias é autônomo em relação ao contrato comercial subjacente cujo pagamento ao beneficiário deverá ser honrado contra documentos idôneos e formalmente consistentes com as estipulações da carta de crédito, e não contra bens ou serviços. Comentários:

De fato, o crédito documentário é autônomo em relação ao contrato de compra e venda. O pagamento ao beneficiário é feito contra

a apresentação de documentos (e não contra bens e serviços!). Questão correta.

79- (AFRF-2003)- O crédito documentário, consistindo numa modalidade de pagamento tendo subjacente um contrato comercial internacional entre vendedor e comprador de mercadorias prescinde do exame minucioso da documentação nele mencionada e de suas condições, não consistindo tal procedimento em essencial à liquidação do crédito.

Comentários:

É sim necessário o exame documental para que o crédito possa ser liquidado. Afinal, o pagamento do crédito é feito contra a apresentação de documentos. Questão errada.

80- (AFRF-2003)- O crédito documentário, consistindo numa modalidade de pagamento tendo subjacente um contrato comercial internacional entre vendedor e comprador de mercadorias tem eficácia e validade materializada no contrato comercial do qual deriva, e, neste sentido, este prevalece sobre a formalidade documental.

Comentários:

A validade do crédito documentário está materializada nele mesmo, uma vez que ele tem autonomia em relação ao contrato de compra e venda. Questão errada.

81- (AFRF-2003 - adaptada)- Analise a situação a seguir: i) exportador e importador são intrínseca e reciprocamente conhecidos e tradicionais nos respectivos ramos (flores e frutas in natura); ii) é razoável que busquem em todo o processo de suas transações comerciais minimizar custos e riscos e maximizar eficiência, rapidez e garantias; iii) o importador necessita disponibilizar as mercadorias para consumo o mais rápido possível; iv) por sua vez, o exportador necessita do numerário com urgência e, se o importador optar por pagamento a prazo, o exportador terá que descontar as cambiais junto a um banco com deságio, o que acarreta custos adicionais; e v) as mercadorias foram embarcadas e consignadas ao banco do importador.

Considerando as circunstâncias acima descritas, entre as modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional, a que melhor conjuga os interesses de ambas as partes (comprador e vendedor) é o crédito documentário.

Comentários:

Vamos analisar essa questão com calma!

Primeira informação importante: importador e exportador querem minimizar riscos. A remessa antecipada (pagamento antecipado) envolve muitos riscos para o importador; a remessa sem saque envolve muitos riscos para o exportador. Logo, estas duas modalidades não poderão ser utilizadas.

Segunda informação importante: importador e exportador querem minimizar custos. O crédito documentário (carta de crédito) é uma modalidade de pagamento que implica custos relativamente elevados. Logo, essa modalidade também está descartada, o que torna a questão errada.

Terceira informação importante: o exportador necessita do numerário com urgência. Logo, a modalidade de pagamento não poderá ser uma cobrança a prazo.

Concluímos, então, que, na situação apresentada, a modalidade de pagamento ideal seria a cobrança à vista.

82- (AFRF-2002.2) - O sistema padronizado de troca de mensagens para telecomunicações financeiras interbancárias internacionais, que dispensa sua autenticação por chave (test key) possibilitando um melhor controle de transmissão e redução de erros e custos, corresponde a uma ordem de pagamento via SWIFT.

Comentários:

Os bancos se comunicam por intermédio de um sistema de comunicação eletrônica denominado SWIFT, que se caracteriza pela velocidade, confidencialidade e autenticidade. Questão correta.

83- (AFRF-2002.2) - Os riscos de não-pagamento de compromissos comerciais internacionais causados por fatores de ordem econômica, política, comercial, má-fé do comprador etc.,

podem ser minimizados, ou mesmo evitados pelos operadores comerciais ao selecionar o meio de pagamento mais adequado. Nesse sentido, o meio de pagamento através do qual um banco (tomador) assume documentalmente compromisso de pagar ao beneficiário (exportador) identifica-se como uma carta de crédito.

Comentários:

A modalidade de pagamento por meio da qual um banco assume documentalmente o compromisso de pagar ao beneficiário (exportador) é a carta de crédito. Trata-se da modalidade de pagamento mais segura, tanto para o importador quanto para o exportador. Questão correta.

84- (AFRF 2002.1)- Realizado o embarque dos bens, o vendedor envia todos os documentos originais diretamente ao comprador, antes do pagamento, sem qualquer interferência bancária. O vendedor sequer emite qualquer título representativo contra o comprador. Essa modalidade de pagamento corresponde é a remessa sem saque.

Comentários:

Na remessa sem saque, o exportador (vendedor) envia todos os documentos da operação diretamente ao importador (comprador), sem qualquer interferência bancária. Questão correta.

85- (AFRF-2002.1 - adaptada)- A Red Clause é uma cláusula que permite pagamento parcial ou total do valor do Crédito previamente ao embarque da mercadoria, portanto, sem a apresentação de documentos. Corresponde, na prática, a um pagamento antecipado dentro de um Crédito e tem a finalidade de fornecer suporte financeiro para o Beneficiário poder produzir a mercadoria.

Comentários:

A Red Clause é uma cláusula colocada em uma carta de crédito que permite o pagamento antecipado parcial ou total da operação. Em outras palavras, a Red Clause permite o adiantamento de valores ao exportador, antes mesmo do embarque da mercadoria no exterior. Questão correta.

86- (ACE-2002)- A modalidade de pagamento internacional que envolve operação garantida por um ou mais bancos que, mediante autorização de um cliente ou por ato próprio, assume(m) responsabilidade pelo pagamento de uma mercadoria exportada, se atendidas condições estipuladas pelas partes, é denominada carta de crédito.

Comentários:

Mais uma questão falando sobre a carta de crédito! Vejam, caros amigos, que esse assunto é recorrente e, portanto, vocês precisam estar afiados! Questão correta.

87- (AFTN-1998)- Sobre a remessa antecipada, é correto afirmar-se que não acarreta risco para o importador por ser amparada em seguro de crédito.

Comentários:

A remessa antecipada (pagamento antecipado) é a modalidade de pagamento que implica em maiores riscos para o importador. Questão errada.

88- (AFTN-1998)- A modalidade de pagamento na qual o importador autoriza o banco com o qual opera a emitir uma ordem de pagamento condicional em favor do exportador é a cobrança documentária.

Comentários:

A modalidade de pagamento na qual o importador autoriza o banco com o qual opera a emitir uma ordem de pagamento condicional em favor do exportador é a carta de crédito. Lembre-se de que, na carta de crédito, o cliente do banco é o importador. Já na cobrança, o cliente do banco é o exportador. Questão errada.

89- (AFTN-1998)- O pagamento sob a forma de crédito documentário é muito usual porque fornece maiores garantias tanto ao importador quanto ao exportador.

O crédito documentário é muito usual no comércio internacional porque é a modalidade de pagamento mais segura tanto para o importador quanto para o exportador. Questão correta.

90- (ACE-1997)- A liquidação da Carta de Crédito utilizada nas operações internacionais é de responsabilidade do importador. Comentários:

A liquidação da carta de crédito não caberá ao importador, mas sim ao Banco Emitente. Questão errada.

91- (ACE-1997)- Em um pagamento internacional efetuado por meio de carta de crédito, o banco emitente compromete-se em efetuar o pagamento ao exportador, no exterior.

Comentários:

Na carta de crédito, o Banco Emitente assume o compromisso de efetuar o pagamento ao exportador no exterior, desde que este honre com suas obrigações previstas na carta de crédito. Questão correta.

92- (ACE-1997)- Em um pagamento internacional efetuado por meio de carta de crédito, o exportador, por meio de um banco, envia crédito ao importador.

Comentários:

O exportador não remete crédito algum ao importador. Na carta de crédito, o importador solicita a um banco que emita um crédito em favor do exportador. Questão errada.

93- (ACE-1997)- Em um pagamento internacional efetuado por meio de carta de crédito o exportador compromete-se em contratar câmbio junto ao banco emitente.

Comentários:

O pagamento por meio de carta de crédito não implica qualquer obrigatoriedade de contratação do câmbio. Questão errada. 94- (AFTN-1996)- Cobrança é a modalidade de pagamento que se processa através da remessa ao exterior e por via bancária de

documentos referentes à exportação para cobrança através do banco na praça do importador.

Comentários:

Essa é a exata definição de cobrança documentária. Nessa modalidade de pagamento internacional, os documentos referentes à operação são enviados a um banco na praça do importador. Esses documentos somente serão liberados para o importador após a realização do pagamento. Questão correta.

95- (AFTN-1996)- Cobrança é a modalidade de pagamento que se processa através da remessa antecipada do pagamento pelo importador ao exportador por via bancária.

Comentários:

A remessa de recursos ao exportador antes do embarque da mercadoria no exterior é o pagamento antecipado. Questão errada.

96- (AFTN-1996)- Red Clause é uma cláusula contratual que assegura ao exportador o pagamento de até 50% do valor total de uma exportação no ato do embarque da mercadoria, o que, não ocorrendo, permite ao exportador cancelar ou rever os termos do contrato de compra e venda.

Comentários:

A Red Clause é uma cláusula que prevê, dentro de uma carta de crédito, o pagamento antecipado total ou parcial, isto é, o pagamento antes do embarque da mercadoria no exterior. Questão

Documentos relacionados