• Nenhum resultado encontrado

Capítulo VI DESVELANDO O DISCURSO SOBRE A REPRODUÇÃO

6.3 Leitura das séries discursivas das matérias de 2002

? Texto 01: A última de Antinori

FATO: Jornal no Oriente Médio publica notícia de que as pesquisa estão

caminhando e que um embrião clonado já teria sido implantado em uma mulher, que estaria na oitava semana de gravidez.

Temática das séries:

Publicidade X Legislativo/Ético Normativo/ Financiamento de pesquisa X Clínico Étnicos e raciais Interesses e serviços X Campanha Família

A primeira série (N1- Divulgação) tem relação com dois tipos de enunciados: o de que a divulgação gerada pelo anúncio de Antinori não teria caráter científico (normativo) por não ter sido feita em veículo especializado; e o outro, de que a publicidade seria conseqüência dos (interesses pessoais ou de grupo) buscados pelo médico ao anunciar a possibilidade de clonagem com efeito de reprodução humana. Faz aparecer também proposições do universo financeiro – o de supostos patrocinadores e apoio logístico envolvendo o financiamento das pesquisas do médico ou do grupo. Os enunciados circulam também pela arena deontológica das entidades que normatizam a postura dos profissionais, dando visibilidade às credenciais das fontes científicas; orientam-se pela valorização da difusão das informações científicas.

? Texto 02: Os filhos do silêncio

FATO: Realização de testes de audiologia do bebê gerado por inseminação artificial

Temática das séries:

Publicidade Legislativo/Ético Normativo Clínico – técnico-científicos X Étnicos e raciais X Interesses e serviços Campanha Família X

Leitura das séries:

Localiza-se dois aspectos na série (N1: Família): o de desejo de casal de homossexuais femininos formarem uma família com filhos, com a garantia das técnicas de reprodução assistida e a seleção genética (étnicos e raciais) por meio dessas mesmas técnicas. As séries se cruzam a partir da inserção de enunciados (técnico-científicos) que dão conta da existência de “sofisticado teste auditivo”, as garantias de acuidade do mesmo, com estatísticas do universo das populações com problema de audição e das probabilidades da herança genética da surdez.

O caso curioso mobilizou outros enunciados, que partem da temática (normativa), na busca de afirmações de especialistas que atestem uma posição sobre a opção do casal em ter filho com problemas auditivos. A resposta buscada esbarrou na constatação de que o desejo dos sujeitos da enunciação em questão se firma no conceito de eugenia, só que por uma visão contrária – a do defeito genético, evidenciando que os desejos às vezes são insólitos.

? Texto 03: A ditadura do relógio biológico

FATO: Lançado, nos EUA, o livro Creating a life: Professional Women and Quest for children.

Temática das séries:

Publicidade X Legislativo/Ético Normativo Clínico X Étnicos e raciais Interesses e serviços X Campanha X Família X

Leitura das séries:

Construída a partir da correlação entre o transcurso da melhor idade biológica para o período de gravidez e a cronologia temporal associada aos processos produtivos, em sociedade, a grande série (N1-Família) se apóia na série que apresenta argumento de pesquisa científica (N2-Clínico-estatístico) que indica a ascensão do número de mulheres que optaram pela gravidez em idade acima dos 35 anos, onde são apresentadas estatísticas e condições clínicas relativas aos problemas de gravidez nesse período biológico. Nesta série são apresentadas outras leituras, que vão desde o arrependimento, às crenças e aos sacrifícios pelos quais muitas mulheres tiveram que se submeter para recuperar o sonho da maternidade. Os enunciados das primeiras séries são apresentados para sustentar o argumento do lançamento de um livro (divulgação/interesses e serviços), lançado nos Estados Unidos, o que indica a problemática questão da gravidez tardia. É a partir de então, que os enunciados sociais e clínicos saltam para a arena de visibilidade (N3-Divulgação/campanha) patrocinada por entidades médicas e pelos serviços de divulgação do livro, passando também pelas comparações com as figuras midiáticas contemporâneas.

? Texto 04: O tubo não é tudo de bom

FATO: Estudo publicado recentemente em revista científica The New England Journal of Medicine – bebês concebidos por RA tem mais que o dobro da probabilidade de nascer com complicações de saúde.

Escolha temática das séries:

Publicidade Legislativo/Ético Normativo X Clínico X Étnicos e raciais Interesses e serviços Campanha Família

Leitura das séries:

Em termos de encadeamento entre os enunciados que correspondem ao texto e a disposição textual na revista, a série principal identificada (N1-Clínico) associada ao Risco, tem coerência textual com a retranca Reprodução. O título, que utiliza a palavra tubo, associa-se ao sentido apresentado no subtítulo bebês de proveta , ao tempo que apresenta oposição (do que) os gerados naturalmente. Por meio dessa estratégia de oposição que o texto vai sendo construído, a série primeira (N1) vincula-se aos enunciados clínicos do risco para as crianças nascidas com a ajuda das técnicas de reprodução assistida. Os enunciados clínicos são originados de fonte científica, os quais apresentam um vasto número de proposições, indicando: doenças, distúrbios ou problemas associado ao uso das técnicas, além de estatísticas. Pode-se perceber que o intuito de tais proposições é comprovar o que se diz. São citadas entidades e fontes científicas (N1), esclarecendo sobre os riscos da gestação e sobre a responsabilidade incutida na carreira dos profissionais, que, muitas vezes, deixam de alertar sobre os riscos das técnicas de reprodução assistida.

? Texto 05: Onde estão os bebês gênios

FATO: Na semana passada, a segunda criança a nascer e a única a ter sua identidade revelada publicamente, o americano Doron Blake, completou 20 anos.

Temática das séries:

Publicidade X Legislativo/Ético Normativo Clínico Étnicos e raciais X Interesses e serviços X Campanha X Família

Leitura das séries:

As séries têm a presença de duas proposições enunciativas por meio de seus temas: eugenia (Étnicos raciais) e (Publicidade). O primeiro tema é reconstruído por estratégia documental que localiza o evento no passado, lembrando as idéias de eugenia que moveram a criação de um banco de esperma.O segundo tema é a recuperação do fato (Interesses e serviços) a partir das crianças, que supostamente carregariam a genialidade proveniente de material genético de figuras tidas como gênios.

Localizou-se uma série que aponta a divulgação quando foi posta atualização do assunto, de um dos sujeitos de enunciação envolvidos na questão, que estariam utilizando-se da posição para obter ganhos no processo de visibilidade pública. A mesma série transita entre os enunciados do passado, a partir da idéia de genialidade, ocorrido em um período mais remoto (no crescimento da criança) e a partir de 2001 na oportunidade em que um jornalista resolveu investigar a vida das crianças geradas com o sêmen depositados no Banco de sêmen.

As séries identificam relação dos enunciados com o conceito de eugenia, na década de 70, e apresenta proposições para questionar se há permanência de propósitos eugênicos nas tecnologias reprodutivas.