• Nenhum resultado encontrado

A LEITURA DO MAPA A Casa da Pergunta

No documento Astrologia-Horaria-Simplificada (páginas 89-93)

Como ficou estabelecido nas páginas 68 e 69, as casas regem os assuntos e as pessoas com quem entramos em contato na vida, e portanto os interesses sobre os quais as perguntas são feitas. Os planetas que regem as casas naturalmente, como foi demonstrado, são sempre levados em consideração como co-significadores junto com os regentes presentes, porque eles dão testemunho adicional. No mapa da página 19, a 2ª Casa da Posse perguntada é regida por Urano, mas o testemunho adicional de que a bolsa estava na casa da querente foi dado pelo co-significador Vênus, porque este planeta está em uma Casa Angular (Lar).

Virando o Mapa

Quando o querente faz uma pergunta sobre ele mesmo e seus interesses, tomamos a Primeira Casa para ele e também a casa regente do assunto que ele pergunta. Quando ele faz uma pergunta relativa aos interesses de outra pessoa, ou começamos pela casa da outra pessoa e depois vamos para a casa que rege os interesses dela, conforme tenha sido perguntado, ou para facilitar a leitura do mapa, giramos a Roda das Casas para colocar a cúspide da casa que rege a outra pessoa no Ascendente. Nós sempre contamos a partir desta casa26 para a frente, até atingir o número de casas designado. Para os assuntos domésticos, desta pessoa, conte para frente até a SUA QUARTA CASA. Para doença, conte para frente até a SUA SEXTA CASA, e assim por diante.

Se a pessoa perguntada é NÃO DESIGNADA, tome a SÉTIMA CASA para ela e gire o mapa para ter a cúspide da 7ª Casa como o Ascendente dela. Nós fizemos isso no mapa da página 108, que perguntou simplesmente a respeito de "uma criança desaparecida". Foi calculado para as 4:50 A.M., com o Sol na 2ª Casa, e 7º 34' de Aquário no Ascendente indicando o QUERENTE. Mas, girando o mapa, encontramos 7º34 de Leão no Ascendente, significando a garota desaparecida, e o Sol, seu Regente, na sua Casa 8 do Perigo.

26

76

Cuidados ao Ler o Mapa

O primeiro passo na leitura de um mapa horário é certificar-se de que ele é aceitável e o que é astrologicamente denominado "radical e adequado para ser lido": isto é, correto.

Quando menos de 3º ou mais de 27º estão no ASCENDENTE, muitos astrólogos consideram muito cedo ou muito tarde para se fazer alguma coisa realmente importante sobre o assunto. Mas se o grau do Ascendente é o mesmo que uma cúspide ou planeta do mapa natal, há alguma coisa de maior ou menor significado pessoal para o querente, e assim podemos fugir da regra. Mesmo que o mapa natal não seja conhecido, a carta horária deve ser aceita como radical e relacionada ao mapa natal desconhecido se ela descreve o querente e se encaixa na sua pergunta. O Ascendente no grau 29 da página na 162 é a cúspide da Casa Quatro natal do querente.

Quando a Lua está em conjunção com o Sol (uma Lua Nova) e o regente do querente está abaixo do horizonte, entre o meio da 6ª Casa e o meio da 1ª Casa, eles estão ambos no escuro. A questão é também obscura e alguma parte dela precisa ser esclarecida antes da leitura do mapa. Na página 198, a doença do pai precisava ser diagnosticada, antes de considerá- la séria ou não.

Se Saturno rege ou está na 7ª Casa, muitos astrólogos hesitam em ler o mapa inteiro27; mas como o mapa da página 162 demonstra, ele pode ser lido se o iniciante se guiar mais pelos maus aspectos que pelos bons. Sempre haverá alguma coisa para corrigir ou revisar na matemática, ou na colocação dos planetas, ou na leitura. Neste caso, o aspecto final da Lua foi omitido ou passou despercebido.

Saturno na 1ª Casa danifica a questão, e se retrógrado, a destrói.

Qualquer dos maléficos no Primeiro Quadrante mostra problemas emergindo e uma resposta negativa, que pode ser superada se o mapa for suficientemente forte. Eles [os maléficos] atuam da mesma forma em mapas natais, indicando problemas e negação.

77

Cuidados ao Ler o Mapa

Veja de imediato se o assunto pode não ser trazido à perfeição devido à obstáculo28, frustração, impedimentos ou refranação, como explicado nas páginas 85 e 86 e então desconte todas as indicações favoráveis de acordo com o caso.

A Lua fora de Curso (não aplicativa a qualquer aspecto), tem ESPECIAL significado e o mapa é definitivamente radical e deve ser lido (veja página 84). O querente desistirá de seu objetivo ou parará de se preocupar com alguma coisa. A Lua não está fazendo nada, então NADA acontecerá, mas diga: Não há NADA para se preocupar. A Lua fora de curso dá conforto e confiança renovada.

Se Mercúrio está retrógrado no mapa, haverá uma mudança nos planos ou o assunto será adiado e haverá uma mudança de idéia em alguma parte importante, preço ou nome, que você deverá levar em consideração. Se Mercúrio está direto no mapa mas a efeméride mostra que ele ficará retrógrado nos próximos dias, pode haver uma decisão que fará desistir do assunto. Seu aspecto bom ou mau ao Ascendente diz se ele vai trabalhar a favor ou contra o querente, ao se tornar retrógrado. No Mapa nº 5 na página 104, Mercúrio rege o Ascendente e está retrógrado, mas em TRÍGONO ao Ascendente, e assim este atraso e mudanças de planos foram vantajosos para o querente, e ela (a querente) morou na casa sem pagar aluguel enquanto os novos donos estavam no Leste. Ver Mercúrio, primeiro parágrafo, página 107.

Se a Lua aspecta um planeta maléfico na cúspide da 6ª Casa (doenças), a pessoa pode estar aborrecida ou doente ao receber a própria informação que ela pediu (ao astrólogo), e se o Sol está na 6ª Casa, o querente está sob alguma tensão mental que poderia ser agravada pelos fatos revelados a ele. O estudante deve observar este ponto e se guiar de acordo com ele ao dar uma resposta completa. No mapa da página 90, irá a resposta do astrólogo preocupar o querente? (O Sol na 6ª Casa indica tensão mental, mas a benéfica Vênus na cúspide é calmante).

28

78

Recepção Mútua

Quando um significador e outro planeta (que não é significador) estão no um no signo natural do outro, tal como Vênus em Virgem, signo de Mercúrio, e Mercúrio em Libra, Signo de Vênus, eles estão em um relacionamento mútuo que nós chamamos de RECEPÇÃO MÚTUA. Significa que o significador ganha desse modo uma vantagem através de uma pessoa de fora e pode escapar da situação na qual ele se meteu, se ele assim desejar. Ele pode se libertar, escapar de uma penalidade, concluir um negócio, recuperar sua situação anterior e "voltar ao normal".

O significador pode também ser lido como se estivesse de volta em seu signo. Dessa forma, sempre mantendo o mesmo grau, o planeta mostra onde (em que casa) cairia no mapa para revelar o departamento onde a pessoa significada estaria melhor se ela tivesse escolhido ir para lá. Mas se estiver retrógrado, ela pode não querer realmente fazer qualquer mudança no momento.

Quando ambos significadores estão um no signo do outro ocorre uma condição de intercâmbio por mútuo consentimento, como se cada um dissesse: "Minha casa é sua." O assunto é trazido a uma conclusão aceitável para ambos, devido à deferência mútua.

Se o aspecto deles é um sextil, trígono ou paralelo, a conclusão é alcançada fácil e rapidamente. Se for uma quadratura, um obstáculo é superado através de acordo mútuo. Se for uma oposição, haverá divisão amigável de posses e/ou propriedades ou uma separação por consentimento mútuo. Se eles não estiverem em nenhum dos aspectos que nós utilizamos em astrologia horária, mas em recepção mútua com semisextil ou quincúncio, o assunto termina através de reorganização, com cada pessoa cuidando de seu próprio lado, sem ter que lidar com o outro, mas haverá uma obrigação financeira a ser cumprida.

No mapa nº 5, página 104, Mercúrio, o querente, está em Trígono e Recepção Mútua com Urano na 9 dos forasteiros e o negócio foi fechado facilmente com um completo estranho.

79

No documento Astrologia-Horaria-Simplificada (páginas 89-93)