• Nenhum resultado encontrado

TRAZENDO O ASSUNTO À PERFEIÇÃO

No documento Astrologia-Horaria-Simplificada (páginas 93-99)

O que traz o assunto à Perfeição

A expressão "trazendo o assunto à perfeição" significa chegar a uma conclusão final, de um jeito ou de outro, e obter uma resposta afirmativa ou negativa. Você é sempre capaz de dizer SIM ou NÃO e PORQUE ao dar a sua resposta a uma pergunta horária.

Nós precisamos ter um aspecto entre os dois planetas que representam o querente e a coisa ou pessoa perguntada, ou não teremos nada para reuni- los por si mesmos. Em tal caso, tomamos a Lua como co-regente de um dos dois e agindo em seu lugar no assunto, se ela faz aspecto ao outro significador. Se o mesmo planeta rege o querente e o perguntado, nós normalmente tomamos a Lua como co-regente do Signo Ascendente.

Por exemplo: os significadores na página 19 são Saturno regente da 1ª e Urano regente da 2ª, mas eles não estão em orbe de aspecto. Aplicando a regra, usamos a Lua como co-regente de Saturno, o querente, e notamos que ela aspecta o outro regente, Urano. É um sextil (oportunidade fácil) e dentro de 1 grau (o equivalente a duas horas do movimento da Lua), então a bolsa deve ser encontrada sem muita dificuldade, em cerca de duas horas.

A Conjunção e o Paralelo

A conjunção e o paralelo são sempre bons, reunindo os dois significadores para concluir o assunto. Em um Signo Cardinal e Casa Angular (a combinação mais rápida) indicam dias, algumas vezes apenas horas) sem receber nenhum aspecto interveniente de um terceiro planeta para interromper, ou enviar um aspecto a um terceiro planeta para atrasar, há em breve ação imediata em direção à uma solução. Na pag. 102 não há nenhuma (intervenção), e ambos (os significadores) estão em signo Cardinal e casa Angular, de tal forma que o que vai acontecer vai demorar para se concretizar; mas a Lua faz dois paralelos, indicando que o resultado será tão bom como se coisa já estivesse concluída.

80

Se a conjunção ocorre em Casa Sucedentes haverá atraso causado por longas deliberações; em Casas Cadentes vai demorar ainda mais, com muitas mudanças de plano e muitas idas e vindas no assunto. Com planetas intervenientes ou aspectos que impedem a conjunção de ser alcançada sem interrupção, há mais tempo perdido e em geral desnecessariamente. Mas assim que a conjunção é prometida no mapa certamente haverá uma eventual reunião/encontro de mentes apesar de todos os obstáculos.

Mesmo que a Lua esteja Fora de Curso (não esteja fazendo nenhum aspecto aplicativo a nenhum planeta) mas esteja em paralelo à Fortuna, ela ainda irá trazer o assunto à perfeição. Ver pag. 84

O Sextil e o Trígono

O próximo aspecto em poder depois da conjunção e do paralelo são o sextil e o trígono, que também são sempre bons. O sextil dá uma oportunidade fácil de ser aproveitada e isto é mais fácil de ser reconhecido pelo querente se vier de casas Angulares ou Sucedentes. Casas Cadentes freqüentemente envolvem demoras, especialmente em questões onde o tempo é importante para se aproveitar uma oportunidade.

O trígono dificilmente requer o esforço de saber aproveitar a oportunidade, porque ela já chega completamente desenvolvida pela sua própria força e é freqüentemente aceita pelo querente. Às vezes uma pessoa declara que ela não tem mais nada a ver com uma outra, mas o mapa mostra seus regentes em trígono um com o outro, trazendo harmonia entre eles e a oportunidade é então praticamente sempre aceita.

Quando Angular, bem colocado por signo, em movimento direto e não afligida pelos maléficos, o trígono e o sextil trazem o assunto a uma rápida conclusão sob circunstâncias agradáveis que todos acham lucrativas e satisfatórias. Se bem colocado, mas vindo de uma casa Sucedente ou Cadente, demora mais para chegar a uma conclusão final.

81

--- O que traz à Perfeição ---

A Quadratura

A quadratura é um aspecto causador de problemas que não nega o sucesso mas torna seu custo quase proibitivo e envolve muitas dificuldades, obstáculos ou contratempos, muita suspeita e raiva, maiores despesas ou perdas, e possibilidade de mais ou menos força ou pressão excessiva.

Se os significadores estão Angulares e fortes por signo, em movimento direto, não afligidos por maléficos, fortificados por bons aspectos com o Sol (para o sucesso), ou com Vênus e Júpiter (para recompensar qualquer perda), uma conclusão satisfatória e lucrativa pode ser atingida. Se retrógrado, é um risco calculado e alguma coisa será retida29.

Em casas Sucedente ou Cadente disputas impedem no final a continuação de algum relacionamento anterior agradável e a desavença é duradoura se Signos Fixos estão envolvidos. Se os aspectos da Lua terminam com uma quadratura a um maléfico retrógrado, haverá problemas antes que tudo esteja dito e feito, e qualquer solicitação resultará em grande ofensa.

A Oposição

A oposição é um aspecto separativo, portanto não programado para reunir forças opostas ao lidar com um assunto, havendo "distância" entre eles. Mas se os dois significadores estão em Recepção Mútua eles podem trabalhar juntos com uma desvantagem, um empecilho30 e se Angular, melhor ainda. Se a Lua ou Vênus ou Júpiter fazem um trígono com um e um sextil com o outro, o assunto será levado à perfeição.

Se o aspecto final da Lua é uma oposição, irá causar inimizade e ciúmes; separação ou laços rompidos, como divórcio, dissolução de sociedade, saída de casa, afastamento de uma associação, etc. e o planeta mais fraco representa a pessoa que sofre mais. Fofocas e rumores se seguem se um maléfico faz uma quadratura a ambos, estando em uma Casa Cadente.

29

withheld = retida, contida, negada, recusada.

30

82

Translação de Luz

Quando dois significadores estão formando um aspecto SEPARATIVO, de tal forma que estão fora de contato, apenas um 3º planeta mais rápido que os dois, e em graus anteriores31 aos dois, pode reuni-los, por aplicação aos dois. É uma 3ª pessoa entrando voluntariamente para transladar a luz ou restaurar o contato entre os dois e levar o assunto à perfeição para eles32.

Coleta33 (ou Coleção, ou Agregação) de Luz

Quando os dois significadores NÃO estão em aspecto e são, portanto, como estranhos, mas cada um deles se aplica a um mesmo 3º planeta que é mais lento que os dois e cujo grau é maior que os deles, este 3º planeta é uma 3ª pessoa para quem os dois podem se voltar; alguém desejoso de "reunir (ou coletar) suas luzes" e representar a ambos.

Digamos que uma pessoa queira comprar uma propriedade e uma outra queria vender, mas nenhuma conhece a outra, e assim ambas procuram um corretor de imóveis ou uma 3ª parte. Nós procuramos no mapa pelo significador daquele que fez a pergunta (o comprador ou o vendedor) e procuramos por um planeta com o qual ele não esteja em aspecto (2º significador), portanto eles são desconhecidos. Então nós procuramos por um 3º planeta ao qual os dois se apliquem por aspecto; Este planeta é a 3ª pessoa ou agente ao qual os dois podem procurar. Se não há um 2º significador, não há vendedor ou comprador para negociar e não haverá um 3º significador para ser procurado.

Aplicação Mútua

Quando cada um dos dois planetas em aspecto move-se em direção ao outro (um estando direto e o outro retrógrado) eles estão mutuamente em acordo para encontrar e tornar "perfeito" o assunto perguntado. Na pag. 228 (Quando terminará a guerra?) ambos, Júpiter e Netuno regem a 9 dos assuntos estrangeiros e estão em aplicação mútua: por quadratura, a coisa não será fácil.

31

em valores absolutos.

32

levar o assunto a uma conclusão final.

33

83

--- O que traz à Perfeição ---

As Indicações Gerais da Lua

O primeiro aspecto ao qual a Lua se aplica revela o que esperar primeiro: se bom, um bom começo – e se seu último aspecto também for bom, então um bom final para o assunto. Se o primeiro aspecto é mau e o último bom, os assuntos começam mal mas terminam bem. Quando o aspecto final é mau, significa um final insatisfatório para o assunto.

Se todos os seus aspectos são bons, poucos problemas, se é que ocorrerá algum problema (raro!); mas se eles forem todos ruins haverá grande dificuldade para a realização do assunto e não haverá sucesso no final.

Se o aspecto final da Lua é a um planeta retrógrado, haverá frustração e o caso não resultará naquilo planejado; a pessoa comete um erro se (o planeta retrógrado) for o seu regente.

Se seu aspecto final é um paralelo, mas a um planeta retrógrado, a resposta à pergunta é "Sim, mas não como o esperado - está bom do jeito que está, mas chegará muito tarde para fazer algum bem real" no que se refere a este caso.

Se o aspecto final da Lua é uma quadratura, o querente se arrependerá do curso que tomou, e qualquer solicitação certamente trará ofensa, a qual durará se aquele planeta é um maléfico em um Signo Fixo, particularmente Escorpião. Se o aspecto final da Lua é uma oposição, os assuntos terminarão com alguma separação ou falta de cooperação; há cobiça34 ou ciúmes em evidência, e especialmente quando se trata de Saturno.

Se a Lua não conseguir completar seu aspecto final porque o planeta deixa o signo em que está antes que ela atinja o grau necessário, a pessoa vai abandonar o assunto antes que ele possa ser finalizado (ou porque ela pensa que o assunto não pode ser completado). Tal mapa está na página 148. Mas se o querente está determinado a ir em frente no assunto, aconselhe-o a não despender muito tempo ou esforço ou a prometer e desta forma se comprometer demais.

34

84

A Lua Fora de Curso

A Lua é considerada fora de curso quando ela não faz aspecto aplicativo algum, e tal mapa é normalmente descartado como ilegível. Devemos nos lembrar, entretanto, que NENHUM MAPA É ILEGÍVEL, porque tudo nele tem significado e está ali para ser lido, particularmente uma Lua fora de curso porque a resposta é imediata.

Primeiro verifique se a Lua faz algum aspecto bom ou mau com a Parte da Fortuna. Se fizer, ela estará apenas zodiacalmente fora de curso (não aspectando um planeta). Depois verifique se a pergunta tem a ver com um projeto, ou com um querente que está doente, preocupado ou assustado. Em qualquer um dos casos a palavra chave para você se lembrar de usar é NADA.

Se completamente fora de curso, um projeto ou qualquer coisa começada será abandonado ou será revertido (andará para trás), de tal forma que NADA resultará dele e o querente desiste de seu objetivo e eventualmente pára de se preocupar com ele (Ver pag.250). Se completamente fora de curso, uma pessoa doente ou preocupada está desnecessariamente aflita e NADA resultará de seus medos ou sintomas e ela será curada (Ver pag.238).

Se em qualquer aspecto à Fortuna, a Lua estará apenas zodiacalmente fora de curso. Se o aspecto é um paralelo, conjunção, sextil ou trígono, NADA, APENAS O SUCESSO será experimentado e não haverá despesas ou perdas indevidas (Para o paralelo à Fortuna ver pag. 116). O mapa na pag. 266 ELEGEU uma hora para a Lua paralelo à Fortuna e o querente esperou, relógio na mão, pelo exato momento para dar a partida no carro e iniciar uma viagem muito bem sucedida.

Com qualquer aspecto à Fortuna, haverá algum sucesso ou melhoria, mas se é um mau aspecto como uma quadratura, semiquadratura, oposição ou quincúncio, acarretará alguma despesa ou perda. Entretanto, no quadro geral, não há NADA para se preocupar.

85

O QUE NEGA A PERFEIÇÃO

No documento Astrologia-Horaria-Simplificada (páginas 93-99)