• Nenhum resultado encontrado

No caixa:

- caixa sentado

posição de trabalho > 117 (dorso reto / dois braços para baixo / pernas flexionadas e apoiadas)

- caixa de pé

posição de trabalho > 211 (dorso inclinado / dois braços para baixo / pernas retas)

Na conferência de saldo : > 211 (idem ao anterior)

Medidas Ambientais

- Iluminação Escala 500 lux Superfície de trabalho

Visor da máquina registradora Superfície de conferência de saldo Balcão de talonário de cheques

> 370 lux >290 lux > 380 lux > 400 lux - Ruído Média > 72 db - Posto de Trabalho comprimento largura altura

divisória entre caixas apoio para os pés

espaço embaixo da bancada profundidade sobre a bancada prateleira sobre a bancada (altura)

> l,04m > 0,52m > l,04m > 0,425m > 0,245m > 0,67m > 0,485m > 0,275m

gaveta abre > 0,22m

- Banqueta

apoio para os pés

altura regulável (máximo) (mínimo) diâmetro do assento

espaço útil para trabalho sobre a bancada - Máquina registradora largura > 0,425m comprimento > 0,32m alturas (teclado) > 0,09m (bojo) > 0,2 lm visor (comprimento) > 0,115m (altura) > 0.089m

R eco m en d a çõ es E rg o n ô m ica s R eferentes ao P o sto C aixa

Relativas ao espaço de trabalho

- Em função das dimensões da máquina registradora, recomenda-se um aumento do espaço útil de trabalho sobre o balcão ou uma alteração nas dimensões da máquina.

- Ao abrir a gaveta das espécies, o operador assume posturas desconfortáveis. Além disso é obrigado a permanecer a uma certa distância do posto, o que leva a assumir postura inclinada que causa prejuízo à coluna. Recomenda-se portanto o redesenho do balcão de forma a proporcionar uma postura mais confortável.

- Aumento do balcão na parte externa, de forma a ampliar a área disponível ao cliente.

- Em função da posição de trabalho adotada pelos caixas (sentado em pé), é recomendado uma banqueta. Entretanto, recomenda-se um reestudo do projeto desta, acoplando um encosto lombar. > 0,29m > 0 ,8 15m > 0,725m > 0,387m > 0,43m

- Rever o lay-out da área em função dos espaços entre as banquetas dos caixas e balcões de cheques.

- Elevar a altura da mesa de conferência de saldo

Referentes à Tarefa:

- Após o fechamento diário do caixa, o operador deve prestar contas até no máximo 24 horas após. Possíveis diferenças devem ser corrigidas e pagas ao banco. O fato da possibilidade da diferença gera tensão nos operadores. Neste sentido recomenda-se uma revisão no sistema de negociação entre o caixa e o banco.

- Recomenda-se a busca de um sistema de hardware mais eficiente, que forneça respostas mais rápidas ao operador e que não apresente problemas de travamento quando a digitação é mais rápida.

- Recomenda-se a introdução de um sistema de gestão participativa no banco, de forma a dar mais autonomia e participação dos operadores nas decisões referentes à sua atividade.

Posto de Trabalho Setor de M ultiplexação

Descrição do Posto de Trabalho

Aspectos O rganizacionais:

- Situação na Hierarquia da Empresa:

Subsetor do SETEC (Setor Tecnológico), subordinado ao CESEC, que, por sua vez, é subordinado ao CEDIP, em São José dos Pinhais, Paraná.

- Funções:

. Concentração de informação para transmissão e recebimento entre São José dos Pinhais e as agências ligadas à sala (em anexo).

. Manutenção do Hardware e software do sistema.

. Serviço de "help-desk" às agências ligadas, visando o perfeito funcionamento do sistema "on-line" das agências.

. Implantação do sistema em novas agências.

- Agências Ligadas à Sala:

Barreiros, Beira-Mar Norte, Biguacu, Capoeiras, Coqueiros, Estreito, Felipe Schmitd, Fpolis Centro, Garopaba, Ilhéus, Imbituba, Itapema, Lagoa da Conceição, Laguna, Lauro Linhares, Palhoça, Porto Belo, São José, Tijucas e Trindade. (Total: 20 agências + 23 postos de atendimento).

- Horário de Funcionamento: das 7:00h às 22:00h.

Aspectos H um anos:

- Total de Funcionários:

2 técnicos contratados e 3 funcionários de carreira do banco.

- Turnos de Trabalho: 2 turnos ajustados.

- Sindicalização: 80% dos funcionários são sindicalizados.

- Formação Profissional:

Técnicos : Técnicos em Eletrotécnica.

Funcionários de Carreira: Formação Superior, advindos de serviços bancários/administrativos, tendo recebido treinamento em informática e ocupando cargos de nível médio.

- Forma de Admissão:

Técnicos: contratação.

Funcionários de Carreira: concurso público.

- Tarefas Realizadas:

Técnicos: Instalação e assistência técnica nos equipamentos.

Funcionários de Carreira: Coordenação das Atividades, relacionamento com usuános e prestadores de serviço, ativação e controle do sistema "on-line".

Aspectos Técnicos:

- Especificação das Máquinas / Princípio de Funcionamento:

Multiplexador: M ultiplexação estatística (STDM) - Circuito de Transmissão de Dados.

.Concentradores: Controle / gerenciamento do tráfego de dados entre terminais e CPU remota (São José dos Pinhais).

Terminais "on-line".

- Velocidade de Transmissão de Dados

Multiplexador: 19200 BPS. Concentradores: 9600 BPS.

Análise da Tarefa do Setor de Multiplexação

As tarefas desenvolvidas na Sala Mux podem ser classificadas em: tarefas de implantação de sistemas "on-line" em novas agências, tarefas de manutenção dos sistemas, linhas e comunicações já existentes e tarefa de "help-desk" do sistema para as agências e pessoal que fazem uso de suas atribuições.

Assim sendo, na implantação de novas agências a Sala é mais exigida para trabalhos técnicos da implantação e para treinamento.

A manutenção do sistema é atividade corriqueira, sendo para isso necessário o conhecimento dos equipamentos, suas funções e inter-relações existentes. Em geral, as tarefas mais técnicas são de responsabilidade dos técnicos contratados.

O trabalho de Tielp-desk", além da necessidade de conhecimento técnico, exige contato direto com pessoal nas agências. Este trabalho é facilitado dependendo da experiência dos funcionários da Sala e da agência.

Análise Ambiental

Em virtude dos equipamentos utilizados, suas características e demandas técnicas, faz-se necessário a manutenção de um ambiente propício às máquinas e de boas condições para os trabalhadores.

A temperatura ambiente é controlada por ar condicionado central e por mais dois equipamentos auxiliares, particulares de sala. A umidade relativa também é controlada por estes equipamentos. A luminosidade do ambiente é boa, com quantidade adequada de lâmpadas e iluminação natural direta de boa qualidade.

Fazem parte da Sala Mux os estabilizadores e baterias necessários ao sistema. Estes equipamentos foram colocados em duas salas com isolamento acústico e térmico adequados.

O espaço utilizado pela sala é de tamanho adequado, possibilitando a locação de equipamentos, mesas e cadeiras de tal forma a facilitar a circulação de empregados e propiciar o melhor ambiente físico.

Análise O rganizacional

Segundo a estrutura apresentada anteriormente, a Sala é subordinada ao CEDIP de São José dos Pinhais, que define os procedimentos gerais a serem adotados. Entretanto, tendo em vista a

dinamicidade do ambiente decorrente da impossibilidade de previsão dos problemas, a sala trabalha com plena liberdade de decisão, inclusive com flexibilidade quanto a horários de trabalho dos funcionários.

De uma maneira geral, os funcionários da sala trabalham com certa independência, executando tarefas diferentes das demais no banco, o que lhes proporciona relativa autonomia. Nota-se um sentido de equipe e bom relacionamento entre os funcionários, e sinais de monotonia ou estresse não são percebidos.

Análise das Atividades do Setor de Multiplexação

As atividades desenvolvidas pelo pessoal da Sala serão aqui descritas sob três aspectos: gestuais, de informação e de processos cognitivos.