• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE DA ÁREA

4.1. ÁREA DA PROPOSTA

4.1.2. Terreno para a proposta

4.1.2.10. Levantamento da estrutura existente

64

Complexo Esportivo e Hostel

Collina sportiva

Collina sportiva

Figura 119. Banco de reservas existente.

Fonte: Acervo Próprio.

Figura 120. Estrutura de vestiários existente.

Fonte: Acervo Próprio. Fonte: Acervo Próprio.

Fonte: Acervo Próprio.

Figura 117. Croqui do primeiro pavimento, sem escala.

Figura 118. Croqui do segundo pavimento, sem escala. Dentre as potencialidades, o terreno está inserido em

uma zona mista de residências e comércio, sendo que esse último pode ser impulsionado através da implantação do complexo. Além disso, possui vias de acesso importantes e que comportam grandes fluxos, por já possuir um equipamento esportivo e histórico no local, reforça o caráter de identidade do local. Nota-se que se faz necessária a implantação de infraestrutura como saneamento e drenagem, além da instalação de equipamentos urbanos, ressaltando também que dentro da proposta deve-se levar em conta a necessidade de conforto ambiental.

Figura 121. Lanchonete existente. Figura 122. Área social existente.

Fonte: Acervo Próprio. Fonte: Acervo Próprio.

5. PARTIDO ARQUITETÔNICO

5.1. CONCEITO

COMPLEXO ESPORTIVO E HOSTEL

O referente capítulo traz o partido geral da proposta, sendo representado em forma de croquis, implantação e cortes esquemáticos dos estudos levantados em dados levantados em pesquisa.

5.2. DIRETRIZES

5.3. PROGRAMA DE NECESSIDADES

5.4. ZONEAMENTO FUNCIONAL

5.5. IMPLANTAÇÃO GERAL

5.6.

5.7.

5.8.

ELEMENTOS DA IMPLANTAÇÃO

GINÁSIO POLIESPORTIVO

ESPORTES INDOOR E BEM ESTAR

5.9. HOSTEL

5. PARTIDO ARQUITETÔNICO

66

Complexo Esportivo e Hostel

Collina sportiva Collina sportiva

5.1. CONCEITO

Um dos pilares para que o esporte atinja seu objetivo e seja praticado corretamente, é a formação psicológica do indivíduo, onde o esporte tem papel fundamental por proporcionar experiências em sociedade que além de habilidades motoras, necessita que o atleta saiba conviver em sociedade, modificando muitas vezes seu modo de vida.

Sendo assim, a socialização é um dos requesitos fundamentais para a prática de atividades físicas em grupo, uma vez que:

Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.

Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.

A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados). (SITE SIGNIFICADOS, 2017).

Pensando dessa forma, a sociedade atual de Lauro Muller, iniciou-se na sua formação territorial, por isso a proposta parte das formas de alguns elementos que fizeram parte da história da cidade, como as linhas retas dos trilhos da ferrovia Tereza

Cristina, a verticalidade das grandes chaminés utilizadas na mineração, o movimento presente no fluxo das águas do rio Tubarão, no verde da Serra do Rio do Rastro, a horizontalidade das construçõe da década de 70 levadas nas enchentes, onde nossos antepassados deixaram valores que são seguidos até hoje e que formaram a cultura local. Por isso, a ideia de um complexo esportivo e de um hostel procura oferecer mais do que locais para a prática esportiva e hospedagem adequados, mas sim, promover a integração entre atletas de diversos esportes e a população de cidade, permitindo que os visitantes se apropriem do espaço, adaptando-se para as competições que venham à ser realizadas. Ao cidadão local, a oportunidade de valorizar mais o município, sempre resgatando sua cultura, preservando a identidade e a paisagem local, visando construir uma cidade melhor.

Fig. 123. Esquema conceitual

A proposta de integração do campo municipal existente visa resgatar a sua importância histórica, onde mesmo com a implantação de novos equipamentos esportivos ele ainda se faça presente, para que a população e os visitantes se recordem de toda a tragetória esportiva do município. Através do paisagismo e da reforma na estrutura existente busca-se ofertar mais qualidade aos atletas e atrair mais a população para o espaço.

A atual estrutura do estádio municipal e o seu entorno hoje ignoram a existência do rio Passa Dois em suas proximidades. A proposta busca valoriza-lo através do tratamento de suas águas e margens para que esse afluente do rio Tubarão seja visto como parte da paisagem da cidade.

Usar os visuais da Serra do Rio do Rastro, do Rio Passa Dois e das rodovias que o circundam para aproximar a relação do visitante com a cidade, não limitando-o ao espaço do complexo e do hostel. Por isso, o projeto arquitetônico desses espaços não conta com refeitório próprio, uma vez que por estar localizado no centro da cidade, permite ao visitante utilizar do comércio local. Além disso, utilizar elementos que permitam essa integração, lembrando sempre que há muito além da estrutura ofertada pelo complexo.

67

Complexo Esportivo e Hostel

Collina sportiva Collina sportiva

A ideia de espaços flexíveis tem dois objetivos: o primeiro de evitar espaços ociosos que acabem gerando mais manutenção do que uso, por isso a proposta de ambientes que sirvam para mais de um setor dos edifícios, e o segundo, busca criar ambientes que sirvam tanto ao hóspede atleta quanto ao hóspede comum, também com o mesmo objetivo de evitar a ociosidade no projeto.

5.2.2.2.Delimitar a separação entre área esportiva e hospedagem de forma a clara

Espaços bem zoneados irão evitar o conflito entre circulações desses usos destintos, de forma à ofertar privacidade ao hóspede e infraestrutura ao atleta, deixando os espaços de convivência e recepção como únicos ambientes de relação entre os dois públicos.

5.2.2.3. Estabelecer relação contínua entre exterior e interior

Essa relação se faz importante já que há esportes praticados em ambientes externos e internos, além de valorizar o entorno e deixar os espaços mais aconchegantes, através de circulações de vidro, aberturas generosas e paisagismo que se integre ao projeto arquitetônico, criando uma linha tênue entre interior e exterior.

Documentos relacionados