• Nenhum resultado encontrado

Levantamento e comparação de algumas experiências brasileiras que

4. A PESQUISA REALIZADA: QUESTÕES, HIPÓTESES E

4.2. M ETODOLOGIA DE PESQUISA

4.2.2. Levantamento e comparação de algumas experiências brasileiras que

2) Análise das percepções dos jogadores em relação ao Jogo dos Mananciais, protótipo de jogo de papéis com simulação, desenvolvido no Projeto Negowat;

Quadro 3 – Descrição das etapas da pesquisa.

Etapas da pesquisa Procedimentos Jogos

1 Levantamento de experiências brasileiras, comparação e uma breve análise

1.Análise do material de jogo (tabuleiros, fichas, cartas) 2.Entrevistas com os autores

3.Participação numa sessão de jogo, quando possível

EC CEU REG DA 2 Análise do Jogo dos

Mananciais, jogo de papéis com simulação, através das percepções de um público estudante

1.Análise dos conhecimentos prévios a partir de um

questionário inicial (aplicado apenas nas duas últimas sessões de teste)

2.Análise dos questionários finais (aplicados em todas as sessões de jogo)

3. Aplicação de questionários finais e iniciais (algumas sessões)

4. Análise da fase final da sessão de jogo 5. Observação participante

Jogo dos Mananciais

Fonte: elaborado pela autora.

4.2.2. Levantamento e comparação de algumas experiências brasileiras que utilizam jogos de papéis na área ambiental e urbana

A primeira etapa da pesquisa teve como objetivo geral conhecer e sistematizar o que tem sido realizado em projetos de formação em Educação Popular e Ambiental em relação à utilização de jogos de papéis (RPG). Tal procedimento foi também fundamental para explicitar as semelhanças e diferenças que existem entre estas experiências tradicionais

de jogos de papéis e os jogos de papéis desenvolvidos a partir do enfoque da modelagem de acompanhamento, os quais são alvo da intervenção do projeto de pesquisa Negowat. Foram selecionados quatro jogos de papéis, sendo três relacionados à problemática da ocupação do solo e questões de moradia (Jogo do Estatuto da Cidade - EC; Jogo da

Regularização fundiária – REG e Jogo da Construção do espaço urbano – CEU) e um

relacionado explicitamente às questões de uso e ocupação do solo e da água (Desafio das

Águas – DA ). A descrição dos jogos em detalhe pode ser visualizada ao final do texto.

A seleção dos jogos de papéis foi baseada em indicações dos próprios autores e seus conhecimentos de experiências desenvolvidas na área que abordam questões complexas relacionadas à gestão ambiental e urbana. Os jogos exploram a problemática das questões urbanas relativas à questão de moradia e especulação fundiária nas grandes cidades, as quais estão intrinsecamente interligadas às questões relativas à problemática dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Alto Tietê, São Paulo, nosso foco de estudo.

Deve-se ressaltar também que por serem da mesma área de atuação, os autores dos três jogos de papéis da temática da gestão urbana (EC, REG e CEU) estão muito articulados, uma vez que as organizações que desenvolveram as ferramentas mantêm um trabalho próximo e de certa forma integrado relacionado às políticas públicas e ao direito à moradia.

Para a análise dos jogos foi utilizado um conjunto de referências de pesquisadores que desenvolveram avaliações, análises e comparações de metodologias de gestão participativa na área ambiental e também materiais didáticos de EA (HARE; PAHL- WOSTL, 2004; JUNQUEIRA, 1999; TRAJBER, 1999; ULRICH, 1997, FJERMESTAD, 1997, MAUREL, 2003).

Como o jogo de papéis é aqui entendido como uma dinâmica de grupo, alguns critérios de análise desses processos foram bastante pertinentes para análise dos jogos selecionados.

Numa estrutura de análise mais geral para os sistemas de suporte aos processos de grupo, destacam-se três grandes critérios (McGrath,1984 apud TUNG,1998):

1) variáveis do contexto que incluem a estrutura do grupo, as características das tarefas solicitadas nos vários encontros do grupo, fatores situacionais e o suporte tecnológico;

2) o processo de grupo em si;

3) os produtos ou resultados do processo.

Fjermestad faz uma avaliação crítica de artigos publicados em revistas da área de sobre o estudo de sistemas de apoio à decisão em grupo e define então uma metodologia de comparação com quatro categorias de variáveis (FJERMESTAD, 1997):

1) tecnologia de suporte utilizada;

2) as variáveis relativas ao grupo, tais como: o tamanho, a composição e as características dos membros do grupo;

3) as tarefas ou objetivos a serem alcançados pelo grupo; 4) o contexto

Para a análise dos jogos selecionados, primeiramente reunimos um conjunto de materiais que compõem cada um dos jogos, tais como material do jogo (manuais, cartas, tabuleiros, fichas) e também outros materiais de referência disponíveis - relatórios e publicações. Em seguida, realizamos entrevistas com os autores ou com a equipe responsável pelo desenvolvimento do jogo e por fim a observação de uma sessão de jogo quando possível. O acompanhamento de sessões de jogo foi um dos fatores limitantes da pesquisa, uma vez que não foi possível assistir a todas as sessões de jogo. Conseguimos apenas participar de uma sessão de jogo do Estatuto da Cidade (EC) e da Regularização (REG). Não foi possível assistir às sessões do Desafio das Águas (DA) nem do jogo da Construção do Espaço Urbano (CEU), o que, de certa forma limita o nosso aprofundamento em relação à análise desses jogos. Neste sentido, percebemos os limites da análise destes jogos, o que difere da análise do Jogo dos Manaciais, no qual a participação esteve desde à elaboração do material didático, até a aplicação do jogo.

Entretanto, a partir dos outros recursos utilizados na análise, esperamos apresentar um panorama das possibilidades e objetivos diversos que os jogos de papéis podem oferecer como metodologia didática, sem a pretensão de formular propostas que carecem de um acompanhamento mais sistemático sobre o processo de jogo completo.

Na análise dos jogos foi possível comparar as variáveis do contexto e perceber um pouco do processo de grupo, através da observação de algumas das sessões em particular e de relatos dos autores. Os impactos ou produtos gerados não entram nesta análise, uma vez que para tal seria necessária uma avaliação de impacto dos projetos em longo prazo, o que não estava ao nosso alcance nesta pesquisa. Da mesma forma, o acompanhamento das sessões de jogo foi possível, apenas, na análise do Jogo dos Mananciais, já que neste, o acompanhamento foi mais próximo e o número de sessões observadas também superior aos demais. Essa análise será detalhada no próximo capítulo da dissertação. De toda maneira, os aspectos de jogo referentes às sessões observadas serão destacados na análise dos resultados.

De acordo com a literatura, selecionamos alguns critérios pertinentes à comparação dos jogos, os quais serão explicitados na análise dos resultados. A partir deste referencial metodológico conseguimos estabelecer uma comparação entre os quatro jogos de papéis selecionados para o estudo. A partir da comparação chegamos às inflexões com a proposta de Educação Ambiental. Estes pontos serão explicitados na discussão das questões de pesquisa.

4.2.3. Análise das percepções dos jogadores em relação ao Jogo dos Mananciais,