• Nenhum resultado encontrado

Como limpar o interior

No documento Prefácio TOYOTA DO BRASIL S.A. (páginas 132-134)

ATENÇÃO:

Não lave o chão do veículo com água ou per- mita que a água entre dentro do veículo ao la- var o interior ou exterior. A água pode entrar em componentes do sistema de áudio ou ou- tros componentes elétricos acima ou sob o carpete (ou tapete) e provocar um defeito; além de provocar a corrosão.

Interior de vinil

A tapeçaria de vinil pode ser limpa facilmen- te com água e sabão ou detergente e água. Passe primeiro o aspirador para remover a poei- ra solta e depois, com uma esponja ou pano ma- cio, aplique a solução de sabão no vinil. Depois de deixar de molho por algum tempo para soltar a sujeira, remova a sujeira e retire o sabão com um pano úmido limpo. Se não puder remover to- da a sujeira, repita o procedimento. Bons produ- tos para limpeza de vinil do tipo espumoso estão também disponíveis no mercado. Siga as instru- ções do fabricante.

NOTA:

Não use solvente, tinner, gasolina ou lim- pa-vidros no interior.

2. Utilize um sabão moderado para lavagem de autos. Observe cuidadosamente as instruções do fabricante quanto à mistura. Utilize um pano macio de algodão e mergulhe-o freqüentemente no balde e não esfregue muito forte - deixe que o sabão e a água removam a sujeira.

Rodas de alumínio: Use somente água e sabão ou um detergente neutro.

Asfalto da estrada: Remova com água-raz ou produ- tos comerciais adequados para superfícies pintadas.

NOTA:

Não use gasolina ou solventes fortes que possam ser tóxicos ou causar danos. 3. Enxágüe o veículo muito bem. Se o sabão se- car no veículo, poderá dar origem a manchas. Com tempo quente você poderá ter que enxa- guar cada seção do veículo depois de lavá-lo. 4. Para evitar manchas de água, seque o veícu- lo com uma toalha de algodão, limpa e macia. Não esfregue pois pode riscar a pintura. Lavagem de carro automática

Seu carro pode ser lavado em lava-rápido auto- mático, mas lembre-se que a pintura pode ser riscada por alguns tipos de escova, água não fil- trada ou o próprio processo de lavagem. Os ris- cos reduzem a durabilidade da pintura e o brilho, principalmente nas cores mais escuras. O geren- te do lava-rápido deverá informar se o processo é seguro para a pintura do seu carro.

Para encerar seu Toyota

O polimento e enceramento são recomenda- dos para manter a beleza original do acaba- mento de seu Toyota.

1. Sempre lave e seque o veículo antes de co- meçar a encerar, mesmo se estiver usando um composto de limpeza e cera.

2. Use polidor e cera de boa qualidade. Se o aca- bamento ficar extremamente desbotado, use um polidor para limpeza de carros e depois encere separadamente. Siga cuidadosamente as instru- ções e precauções do fabricante. Certifique-se de polir e encerar tanto os frisos cromados quanto a pintura.

3. Encere o veículo novamente quando notar que a água forma gotas na superfície, acumulando-se em grandes áreas.

Retoques na pintura

Retoques na pintura podem ser feitos para co- brir pequenos pontos ou arranhões.

Aplique a tinta logo após ter acontecido o dano ou a corrosão pode começar. Para fazer um bom serviço, use um fino pincel de artista e mexa bem a tinta. Certifique-se de que a área esteja limpa e seca. Aplique a tinta de retoque de modo que fi- que quase imperceptível; o truque é somente apli- car tinta no ponto que está sem tinta. Aplique o menor volume possível e não pinte a superfície ao redor do ponto ou arranhão.

• Se você utiliza polidor líquido não deixe respingar o líquido dentro das superfíci- es do veículo. Ele pode conter os ingre- dientes mencionados acima. Limpe ime- diatamente qualquer respingo usando o método descrito anteriormente.

Em caso de dúvidas sobre como limpar seu Toyota, sua concessionária Toyota terá satis- fação em esclarecê-las para você.

Vidros

Os vidros podem ser limpos com qualquer limpa-vidros de uso doméstico.

NOTA:

Ao limpar a parte interna dos vidros, tenha cuidado para não arranhar ou danificar os fios térmicos do vidro traseiro.

Painel de controle do ar condicionado, siste- ma de áudio, painel de instrumentos, conso- le e interruptores.

Use um pano macio úmido para a limpeza Molhe na água em temperatura ambiente ou morna um pano macio e esfregue removendo toda a sujeira.

NOTA:

• Nunca use substâncias orgânicas, tais como benzina, álcool ou gasolina, nem soluções alcalinas ou ácidas para lim- par. Estes produtos podem descolorir, manchar ou danificar a superfície. • Se você utilizar limpadores ou produtos

com agentes polidores, certifique-se de que os mesmos não contém os produ- tos químicos acima.

Carpetes

Use um bom xampu do tipo espumoso para limpar os carpetes.

Comece passando muito bem o aspirador para remover o máximo de sujeira possível. Podem ser encontrados vários tipos de limpadores espumo- sos; alguns são aerossóis e outros pós ou líqui- dos que você mistura com água para fazer espu- ma. Use uma esponja ou escova para passar xampu no carpete. Esfregue em círculos. Não aplique água – os melhores resultados são obtidos mantendo-se o tapete o mais seco pos- sível. Leia as instruções que acompanham o xampu e siga-as fielmente.

Cintos de segurança

Os cintos de segurança podem ser limpos com sabão suave e água ou com água morna. Use uma esponja ou um pano. Durante a limpe- za, verifique a condição dos cintos para ver se estão desfiados ou se têm desgaste ou cortes.

NOTA:

Não use corantes ou alvejantes nos cintos – estes podem enfraquecê-los.

6-1

Parte 6

REQUISITOS DE

No documento Prefácio TOYOTA DO BRASIL S.A. (páginas 132-134)

Documentos relacionados