• Nenhum resultado encontrado

A lista de discussão do Debian-RS como espaço de interação online

5. A IDENTIDADE CULTURAL DO DEBIAN-RS

5.1 A lista de discussão do Debian-RS como espaço de interação online

O Debian-RS possui pelo menos quatro espaços constituídos de interação online: (1) o website do Debian-RS que possui um sistema de comentários sobre as notícias, (2) a comunidade do Debian-RS no website de relacionamentos Orkut, (3) um canal de Internet Relay Chat (IRC) disponível na rede freenode.net e (4) a lista de discussão por correio eletrônico da comunidade. O que observamos foi uma disparidade com relação ao fluxo das interações nestes quatro espaços: os três primeiros têm baixa circulação de mensagens, se considerarmos como parâmetro uma retroalimentação semanal mínima. O website do Debian- RS, durante os anos de 2006 e 2007, recebeu apenas quatro atualizações de notícias122, a comunidade do Debian-RS no Orkut123, da mesma forma, possui apenas três tópicos de discussão dos assuntos com atualizações no ano de 2007, assim como o canal de IRC124 que não está sendo freqüentado regularmente pelos usuários conforme observamos através de visitas semanais feitas durante 2007, em horários alternados. Um dos diálogos observados na lista de discussão do grupo relata a inatividade do canal de IRC do Debian:

Mateus mateusluvison em gmail.com Terça Maio 29 12:40:27 BRT 2007

122 As notícias podem ser observadas na página inicial do website: http://www.debian-rs.org/ (acesso em 2/11/2007)

123 Disponível em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6161774 (acesso em 2/11/2007)

124 Para acessar o canal #debian-rs é necessário ter um programa cliente de IRC e realizar conexão no servidor irc.freenode.net.

(...) A alguns dias estou entrando no canal do grupo no irc mas ate hj nao

dei sorte de encontrar alguem do grupo que estivesse conectado.

André Felipe Machado andremachado em techforce.com.br Terça Maio 29 22:30:21 BRT 2007

Olá, Mateus Bem vindo.

Infelizmente, o irc do debian-rs não está muito povoado ultimamente...Até agora há pouco eu estive conectado por 1 hora, sozinho. (...)

Como um elemento constitutivo da dinâmica das comunidades de software livre, a lista de discussão por correio eletrônico125 é o principal canal de interação online dos usuários do Debian-RS e será considerada nas observações como uma evidência do objeto, a partir da comunicação online. Há uma relação histórica dos usuários com as listas de discussão por conta de ter sido o espaço que permitiu o desenvolvimento do software livre, desde Richard Stallman, em 1984 até a iniciativa do Debian por Ian Murdock em 1993, passando pela programação do kernel de Linus Torvalds em 1991. As listas sempre foram uma forma de congregar os usuários a trabalharem nos projetos de desenvolvimento e discutir direcionamentos. Os rituais de entrada no Debian-RS, e em boa parte dos grupos de usuários e desenvolvedores de GNU/Linux, estão ligados à adesão a lista de discussão da comunidade. Nosso trabalho de acompanhamento neste ambiente foi iniciado em agosto de 2006, com a inscrição do pesquisador como participante da lista de discussão do Debian-RS. Apesar de já termos tido algumas experiências com software livre, esta ocasião, junto com a experiência presencial, significou nosso primeiro contato com as distribuições Debian e com o Debian-RS como grupo de usuários. O sentido de pertencimento ao grupo é significado também a partir do pertencimento a lista em estar recebendo as mensagens dos outros usuários, mesmo que o canal de comunicação não apresente um nível de retroação muito alto. Isto apareceu nas observações feitas junto à lista em um período de dois meses de inatividade da lista em 2007 que cessou a partir da reclamação dos usuários que “não estavam recebendo nada”. As mensagens abaixo foram respondidas por mais seis usuários que se manifestaram a respeito da inatividade:

From: patrick_rsl em yahoo.com.br (PaTricK) Date: Tue Mar 6 17:48:41 200

Nao estou recebendo nada da lista... jah me escrevi a tempo e nunca recebo e- mail Tem algum problema aih?

From: filipesperandio em gmail.com (Filipe Esperandio) Date: Wed Mar 7 06:28:19 2007

Pessoal, a lista tá paradona, não sei se todo mundo anda muito ocupado ou estão interagindo em outros grupos...Vamos dar um ânimo novo aí galera, FISL chegando e notícia nenhuma circulando...

A falta de comunicação faz com que os usuários, de certa forma, percam o sentido de identificação com a lista, fomentado pelos laços sociais e pela retroalimentação. Recuero (2005, online)126 faz uma abordagem específica sobre a necessidade de laços sociais para o desenvolvimento das comunidades virtuais e sua interdependência com um nível de “interação verificada”. Então, desde agosto de 2006 até outubro de 2007, foi feito o acompanhamento das mensagens e participação em alguns momentos de discussão127 na lista do Debian-RS.

Há diversas listas de discussão para a participação de usuários do Projeto Debian, além das que congregam os grupos regionais como o Debian-RS. Cada uma delas tem um fim específico, desde o esclarecimento de dúvidas para os usuários iniciais, até a troca de mensagens para o desenvolvimento do sistema. De forma que, boa parte do esclarecimento sobre o sistema e a troca de mensagens técnicas acontece a partir de outros lugares como a lista Debian User Portuguese (DUP) e outras. Mesmo assim, a maioria (62%) dos assuntos discutidos na lista do Debian-RS são sobre temas técnicos como podemos observar neste levantamento quantitativo:

Gráfico 1 – Levantamento dos assuntos das mensagens da lista de discussão do Debian-RS agosto/2006 – outubro/2007.

Para a obtenção destes dados foi feita a observação e a classificação das mensagens a partir do campo assunto. As mensagens foram acessadas através do sistema de registro do próprio servidor de mensagens128, através da internet. Foram observados os assuntos de todas as mensagens que circularam durante o período de observação da pesquisa, totalizando 207 registros. O segundo tema mais recorrente na lista de discussão foi a divulgação de eventos

126 Disponível em: http://pontomidia.com.br/raquel/intercom2006.pdf. Acesso em: 17/11/2007.

127A participação na lista aconteceu a partir de momentos onde foi possível a colaboração, já que alguns temas de discussão têm uma temática estritamente técnica.

(25% das mensagens), tanto em relação a eventos gerais do software livre como também em relação aos eventos que têm a participação direta do Debian-RS. Houve apenas 7% das mensagens para discussão das práticas do Debian-RS e 1% das mensagens com o foco na “filosofia” do software livre, que é como os usuários costumam se referir às discussões sócio- políticas, conseqüentemente os momentos em que as posições discursivas de identidade seriam mais requisitadas. Se compararmos o período de 2005 a 2007 com períodos anteriores, podemos observar uma diferença no fluxo das mensagens a partir do gráfico gerado pelo sistema administrador da lista129:

Gráfico 2 – Fluxo de mensagens na lista de discussão do Debian-RS janeiro 2003 – outubro 2007 Fonte: sistema administrador da lista Gmame (2007).

Há um decréscimo na movimentação de mensagens a partir da lista se observarmos a parcela de tempo expressa neste gráfico. A redução do fluxo de mensagens foi iniciada a partir de 2004 até certa estabilização no ano de 2005, sempre com momentos alternados. Especificamente durante nosso período de observação, houve um fluxo descontínuo de mensagens a partir dos valores mensais observados no gráfico abaixo130. Os meses de maior fluxo foram agosto de 2006 (com 40 mensagens) e março de 2007 (com 42 mensagens), correspondentes à época de realização do Debian Day de 2006 e do Fórum Internacional do Software Livre em 2007, dois eventos que têm a participação do Debian-RS. A média de circulação de mensagens na lista, no período observado foi de 21,6 mensagens por mês.

129 O gráfico está disponível em http://dir.gmane.org/gmane.org.user-groups.debian.riograndedosul (acesso em 2/11/2007)

130 Os valores que sustentam este gráfico foram obtidos a partir do sistema de armazenamento das mensagens da lista de discussão Debian-RS disponíveis em: http://listas.cipsga.org.br/pipermail/debian-rs/

Gráfico 3 – Fluxo de mensagens na lista de discussão do Debian-RS durante o período de observação agosto/2006 – outubro/2007 fonte: o autor (2007)

O usuário Joel Corrêa, em entrevista, comentou o fluxo descontínuo de mensagens na lista do Debian-RS em decorrência da segmentação das listas para discussão de temas técnicos:

Mas geralmente os picos são próximos a algum evento ou quando acontece alguma coisa nova, assim que as pessoas tenham interesse em perguntar e estamos direcionando muito as coisas técnicas pra DUP porque é difícil atender duas listas com boa qualidade na parte técnica. E então geralmente quando chega alguma coisa técnica em alguma lista que não seja a DUP alguém vai lá e posta “essa mensagem seria melhor respondida na DUP” e isso também reduz. (Joel Corrêa)

O Debian-RS concentra grandes lideranças do projeto Debian e do software livre no Brasil e seus usuários, muitas vezes são envolvidos em outros projetos, o que faz com que a dinâmica do grupo seja movimentada em momentos pontuais de realização de eventos presenciais, por exemplo.

O que se pode observar a partir destes dados quantitativos é que, mesmo sendo o principal canal de interação online do Debian-RS, a lista de discussão apresenta, relativamente, um baixo nível de retroação e circulação de mensagens. O que, a primeira vista, parece contraditório com relação à postura do grupo em estar integrado ao desenvolvimento tecnológico. Vimos que, a partir de nosso foco de interesse em observar os diálogos não-técnicos, a lista de discussão teve sua importância na investigação em um caráter complementar a construção das identidades culturais. Este fato apresenta-se como uma evidência do grupo a partir do online. Também observamos que o período desta investigação compreendeu um momento de fluxo reduzido de interação online entre os usuários, ao compararmos com outros períodos. Quanto ao interesse desta pesquisa, veremos que a

discussão dos temas não-técnicos não deixa de existir e está presente em outros espaços de interação.