• Nenhum resultado encontrado

4. COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR E OBJETOS

4.1 O Núcleo de Pesquisa Tecnologias da

O Núcleo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação surgiu na Intercom a partir da criação dos núcleos de pesquisa no ano de 2000. No ano de 2001, o grupo teve a primeira apresentação de trabalhos no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na cidade de Campo Grande no estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com a ementa, o objeto de estudo específico do núcleo é a Comunicação Mediada por Computador (CMC) e seus “dedobramentos sobre a indústria da comunicação e da sociedade”. O grupo é divido em quatro seções temáticas: internet, hipermídia, sociabilidade virtual e tecnologia e cultura. A seção temática internet tem em seu escopo de análise o mecanismo de emissão e recepção a partir do ciberespaço, a segunda seção denominada hipermídia, analisa as iniciativas de construção da linguagem do meio de comunicação internet observando de forma particular o hipertexto, a convergência e a imersão. A terceira seção temática destinada à sociabilidade virtual observa os modos de sociabilidade do online como às comunidades virtuais, as salas de bate-papo, as páginas web e a questão da privacidade. A quarta seção cuida das relações entre cultura e tecnologia.

No ano de 2002 se realizou o XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na cidade de Salvador, estado da Bahia. O encontro do Núcleo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação contou com a apresentação de 51 pesquisas.

Um primeiro destaque do ano de 2002 é o trabalho de Alves e Rosa (2002, online)63 que tem como objeto de pesquisaum projeto de inclusão digital com jovens de baixa renda. O trabalho é um estudo de caso a respeito de um projeto social desenvolvido por uma empresa

estatal do governo paranaense, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). A iniciativa

visa à realização de formações com estudantes de escolas estaduais, e, na fase acompanhada pela pesquisa, o projeto realizou a formação de mais de 500 estudantes de quatro escolas de Curitiba e cidades do interior. A pesquisadora descreve a intenção do projeto em não apenas oferecer formação técnica, mas também relacionar o acesso à informática com a cidadania. O procedimento para aproximação foi à realização de uma pesquisa com 164 informantes, a

partir de questionários com uma abordagem qualitativa. As pesquisas foram realizadas dois anos após a realização do treinamento.

Outro trabalho que podemos destacar é a pesquisa de Hélia Santos (2002, online)64 que faz uma comparação sobre a aplicabilidade da web enquanto suporte de criação para designers e artistas. A autora realiza estudo de caso de websites de artistas e designers e observa como as potencialidades do espaço virtual são aproveitadas enquanto possibilidades de criação artística. O estudo de caso inicia com websites de três artistas (Alexei Shulgin, Holger Friese e Vuk Cosic) que utilizam as possibilidades da internet para estabelecerem uma linguagem crítica em suas artes. A observação parte de alguns critérios técnicos da internet como a resolução da tela e a aproveitamento técnico dos recursos de interação. Também são observados três websites de designers (Holger Friese, Roger Los e Verônica D’Orey) que exploram com apuro técnico as possibilidades de interação e possibilidade de design gráfico, bastante preocupados com a funcionalidade e legibilidade das informações.

Outro trabalho é o de Krüger e Cruz (2002, online)65 que estuda à percepção do real e

do imaginário de crianças sobre o jogo de computador The Sims que simula situações do

concreto. A proposta de pesquisa foi o acompanhamento de uma comunidade virtual formada por fãs do jogo através de um fórum de discussão na internet. A prática metodológica utilizada foi o acompanhamento da interação entre os participantes durante um período de tempo. Este acompanhamento foi feito de forma virtual através da coleta dos registros das mensagens dos usuários.

Um último exemplo de pesquisa deste período que utiliza outros quadros teóricos para a análise dos processos de socialização a partir da Internet é o trabalho de Brignol (2002, online)66. O objeto de análise foi uma pesquisa realizada com quatro famílias de estrato

socioeconômico médio e alto da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, relacionada à

observação com relação à competência cultural para uso social da internet e representação identitária. O trabalho da pesquisadora é um dos primeiros observados que relaciona os objetos de pesquisa das tecnologias da informação e comunicação em diálogo com os estudos culturais, de forma especial, trazendo a contribuição latino-americana para o estudo da identidade cultural a partir do pensamento de Jesús Martín-Barbero e Néstor García Canclini e igualmente o pensamento sobre a questão identitária a partir de Stuart Hall.

64 Disponível em: http://hdl.handle.net/1904/18857 (acesso em 13/9/2007) 65 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/18834 (acesso em 8/11/2006) 66 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/18822 (acesso em 12/11/2006)

Dando seguimento a este mapeamento, destacamos o ano de 2003 com a XVI edição do Congresso da Intercom, realizado na cidade de Belo Horizonte. Em termos quantitativos, este período representou uma queda no número de pesquisas apresentadas. Houve um total de 33 trabalhos apresentados no Núcleo de Pesquisa.

Como exemplos de trabalhos deste período, podemos destacar a pesquisa de Recuero (2003, online)67 em seu trabalho de acompanhamento dos weblogs de guerra (warblogs) amplia o panorama de análise dos weblogs para outros desdobramentos, como o uso jornalístico da ferramenta e a possibilidade de utilizá-los para expressão de narrativas ficcionais. A pesquisadora escolheu exemplos de weblogs utilizados durante a guerra do

Iraque que tiveram grande notoriedade pública a partir de sua divulgação pela internet e por

outros meios de comunicação, como o weblog Where is Read, escrito por um iraquiano em Bagdá, e outro chamado Back to Iraq 2.0 escrito por um jornalista estrangeiro. Também são observados weblogs “oficiais” ligados a grandes veículos de mídia.

Outro trabalho é a pesquisa de Sibília (2003, online)68 que problematiza a questão do público e privado como uma imbricação dos dois espaços até que não haja diferenciação entre eles. A pesquisadora observa a dinâmica das webcams e dos diários íntimos da internet, no sentido de uma ênfase biográfica e interioridade psicológica. A exposição dos usuários através dos mecanismos de comunicação trata de reconfigurar a significação clássica do diário pessoal como uma introspecção para uma exteriorização da subjetividade. Neste contexto a problemática das identidades é apontada como um dos centros de discussão em relação ao desdobramento sociológico dos weblogs e outras formas de expressão da subjetividade através do ciberespaço.

Outro exemplo desta abordagem é o trabalho de Fischer (2003, online)69 que relaciona a exposição do cotidiano com a noção de temporalidade. O trabalho observa empiricamente a

dinâmica dos weblogs de quatro usuários que têm suas identidades preservadas. Para Fischer

os weblogs são configurados como “armazenamentos de agoras” por conta de aspectos da ferramenta que permitem que os textos sejam identificados por data e armazenados através de um sistema de registro. A técnica de pesquisa utilizada é a da observação da configuração dos weblogs com relação aos dispositivos de armazenamento dos relatos chamados de posts e também a observação dos textos deste conteúdo através do online.

67 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/4752 (acesso em 3/12/2006) 68 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/4757 (acesso em 18/11/2006) 69 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/4738 (acesso em 18/11/2006)

Outro trabalho que podemos destacar neste período é o estudo de Capparelli e Longhi (2003, online)70 que tem como objeto a produção cultural para crianças inserida no ciberespaço. Como recorte empírico são observadas as conversações de uma criança usuária

em uma sala de bate-papo para crianças de até 12 anos do Portal Terra e também a experiência de navegação por websites infantis. A pesquisa delimita como exemplo websites

de histórias infantis com recursos de interação e considera o comportamento dos usuários com relação à convergência de meios que a rede proporciona, como, por exemplo, estar lendo uma história infantil e ao mesmo tempo conversando em um chat. No caso concreto utilizado a pesquisa utiliza outros objetos de análise além do estudo dos textos produzidos pelos usuários.

O ano de 2004 o XVII Congresso da Intercom foi realizado na cidade de Porto Alegre/RS. Em relação ao Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação, o número de trabalhos apresentados manteve a mesma média da edição anterior com 35 trabalhos, apenas dois trabalhos a mais que em 2003.

Um exemplo de trabalho deste ano é Bastos (2004, online)71 que tem como propósito de estudo a função da fantasia como um elemento nas salas de bate-papo virtuais. O objeto empírico é composto de canais de IRC que foram observados pelo pesquisador. As conversações dos usuários são utilizadas como exemplos para a pesquisa que observa o caráter efêmero das identidades a partir dos nicknames dos usuários. O autor utiliza diversos registros de conversas gravadas a partir do IRC que demonstram um comportamento efêmero quanto a identidade e as relações sociais onde o elemento da fantasia está presente.

Um trabalho deste período que explora a questão das subjetividades é o estudo de T. C. Santos (2004, online)72 que adota como objeto à procura de relacionamentos afetivos pelos usuários através da rede. A proposta de estudo partiu de um texto midiático da revista Veja e observou o comportamento dos usuários a partir de três websites de encontro para

relacionamento amoroso: Par Perfeito, Almas Gêmeas e Como Vai. A pesquisadora obtém

alguns relatos publicados a partir destas páginas de encontro. Além do texto da revista foram utilizados textos produzidos pelos usuários a partir de sua representação nas páginas de relacionamento.

70 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/4734 (acesso em 3/12/2006) 71 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17798 (acesso em 18/11/2006) 72 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17790 (acesso em 18/11/2006)

Com relação aos desdobramentos práticos das tecnologias podemos destacar o trabalho de Fontanella e Phryston (2004, online)73 que tem como objeto de estudos as relações sociais através do website de relacionamentos Orkut. As autoras utilizam a perspectiva do neo-tribalismo de Michel Maffesolli para dar conta do processo social do website e também perspectivas ligadas a flânerie exemplificada pelo poeta Baudelaire. O “estar junto” encunciado por Maffesolli tem um papel central na constituição das comunidades virtuais dos

websites, no exemplo da pesquisa o Orkut.

Como último exemplo do ano de 2004, citamos o trabalho de Falci (2004, online)74 que tem como objeto a percepção das performances tecnológicas com relação a expressão artística a partir das tecnologias de informação e comunicação. O autor faz um estudo de caso

sobre a obra de media-art Paisagem Zero e observa as relações de autoria/recepção e a

relação de tempo e espaço a partir das possibilidades de interação da expressão artística observada. A obra estudada parte do contexto nordestino e a partir das possibilidades de interação e da convergência de mídia propiciada pelas redes estabelece relações com a cultura brasileira e permite que a questão da autoria possa ser complexificada com base nas interferências da recepção no contexto tecnológico.

O ano de 2005 no Congresso da Intercom teve sua XXVIII edição e foi realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Quanto ao número de trabalhos houve um aumento nas apresentações, o Núcleo de Tecnologias da Informação e Comunicação apresentou 45 pesquisas, 10 trabalhos a mais do que em 2004.

Como trabalhos relacionados ao estudo das apropriações midiáticas no ciberespaço, destacamos a abordagem do jornalismo online feito por Brambilla (2005, online)75 e Conceição (2005, online). A primeira pesquisadora tem como objeto uma modalidade de jornalismo chamada de open-source que é realizado através da dinâmica do desenvolvimento colaborativo com “uma estrutura horizontal e rizomática de produção que se opõe ao padrão verticalizado e fechado à contribuição do público” (Brambilla, 2005 online p. 2). A pesquisa consistiu em um estudo de caso do jornal colaborativo OhmnyNews onde foram descritos os aportes técnicos para realização do jornalismo open source no estudo de caso e também como são observadas as questões de credibilidade com os leitores do veículo.

73 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17791 (acesso em 18/11/2006) 74 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17802 (acesso em 13/9/2007) 75 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17851 (acesso em 7/9/2007)

Outra pesquisa destacada deste período é a de Primo e Smaniotto (2005, online)76 que lança um olhar sobre as conversações ocorridas online, a partir do estudo de caso do blog

Insanus. Os autores fazem uma revisão teórica sobre as dinâmicas de comunicação a partir

das tecnologias, especialmente na análise de conversação apropriada no virtual. A conversação a partir dos weblogs acontece por via de mecanismos de interação específicos, como as ferramentas de comentário que permitem retroação dos leitores às mensagens postadas pelo autor do weblog. Mesmo que esta postagem tenha uma influência sobre a pauta dos diálogos, os usuários que comentam o blog podem direcionar a conversação para temas que fogem o assunto determinado pelo autor. Também são observadas outras ferramentas de interação presentes nos weblogs com o trackback e o blogroll. Como técnica de pesquisa foram mesclados procedimentos online de análise do conteúdo das mensagens postadas, questionários abertos enviados por e-mail com o procedimento presencial da realização de entrevistas com grupo focal. No trabalho são destacadas algumas situações de conflito entre os participantes e observado o desenvolvimento das conversações no weblog.

Outro estudo destacado deste período é o trabalho de Morais (2005, online)77 que observa a discussão sobre a distribuição de material protegido com copyright pela internet. A pesquisa tem como estudo empírico a observação da página do coletivo Sabotagem. A análise apropria-se da noção de máquina de guerra proposta por Deleuze e Guattari, onde a distribuição de material protegido por direitos autorais seria uma tentativa de resistência ao pensamento mercadológico. A pesquisa teve a proposição de observar algumas obras e o histórico do website para observação da dinâmica de distribuição do material e fez uma revisão teórica sobre o tema. A inserção na rede é vista como um processo de convergência, onde a técnica se impõe sobre os conteúdos e as leis da sociabilidade concreta. A pesquisa evidencia os dois lados do conflito: de quem tenta proteger os materiais no online e dos que disseminam a cultura do compartilhamento de arquivos.

A questão da propriedade a partir do ciberespaço também foi recorrente em outros trabalhos como o de Malini (2005, online)78 que observa a dinâmica da produção digital

partindo da dinâmica do movimento do software livre79. O trabalho dá espaço a uma revisão

histórica sobre a produção desde alguns paradigmas como o taylorismo e o fordismo para

76 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17831 (acesso em 13/9/2007) 77 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17824 (acesso em 14/9/2007) 78 Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17816 (acesso em 14/9/2007) 79Trabalho destacado pelo interesse demonstrado a partir do tema de pesquisa.

chegar a sociedade pós-industrial. O autor se utiliza do ideário do movimento do software livre a partir da fundação do projeto GNU pelo programador Richard Stallman.

No ano de 2006, o Intercom teve sua XXIX edição e foi realizado na cidade de Brasília, no Distrito Federal. O Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação contou com o total de 41 trabalhos apresentados.

Como exemplo deste período mencionamos o trabalho de Fragoso (2006)80 que traz

um estudo a partir do fenômeno de “invasão” dos brasileiros no website Orkut, com relação

ao número de usuários do Brasil ser muito maior do que o de outros países. A pesquisadora traz uma perspectiva de análise da representação das identidades dos usuários e a questão das identidades nacionais no website a partir da desconstrução do mito dos brasileiros como um povo acolhedor. O trabalho também observa a questão do desrespeito às regras do Orkut que não permite a criação de perfis falsos, nem muito menos a adição de pessoas desconhecidas como “amigos”. São utilizados pressupostos teóricos da antropologia como a contribuição de Roberto Da Matta para compreensão deste fenômeno.

Outro trabalho a ser destacado tendo em foco o mesmo objeto de estudos é o de Corrêa (2006) que observa a dinâmica do Orkut a partir da perspectiva foucaultiana do poder. A pesquisa traz a idéia de que a dinâmica aberta do Orkut e a publicização do privado permitem a reapropriação de mecanismos de controle e vigilância no ciberespaço. É feita uma análise de alguns mecanismos da página que permitem o exercício deste controle como o monitoramento dos que visitam os perfis dos usuários. São citadas algumas comunidades brasileiras como a

Orgulho Branco e Odeio Pretos que não tiveram seus responsáveis criminalizados por conta

de um anonimato. A pesquisadora cita o exemplo de empresas de recursos humanos que utilizam à página para buscar informações sobre candidatos aos empregos e outras utilizações que podem ser observadas a partir da perspectiva da vigilância.

Outro tema é o das implicações técnicas a partir do surgimento da web 2.0 como o trabalho de Aquino (2006) e Primo (2006). O novo mecanismo implica em novas possibilidades a partir onde as escolhas dos usuários manifestadas a partir dos hiperlinks podem constituir informações para retroalimentação do sistema e permitir mais personalização e uma dinâmica mais amigável. Aquino (2006) traz uma perspectiva do aproveitamento desta tecnologia como “uma estrutura de memória coletiva” onde as escolhas e informações inseridas no sistema informacional contribuiriam para a manutenção desta

80 Os trabalhos de 2006 apresentados no congresso da Intercom não estão disponíveis online e foram consultados a partir do CD ROM dos anais.

memória. A pesquisadora seleciona exemplos de websites 2.0 com relação aos da internet 1.0 e observa as principais implicações da tecnologia. Alguns websites como o Flickr (destinado a galerias virtuais de imagem) são observados pela da dinâmica da web 2.0. Já o trabalho de Primo (2006) tem como objeto à abordagem das relações sociais a partir desta nova condição técnica, como, por exemplo, a banalização das relações sociais e o novo sentido de coletividade a partir de diferentes possibilidades de interação e personalização. Primo observa

os principais exemplos de aplicação da web 2.0, já recorrentes de outros trabalhos, como o

Orkut, Flickr, Wikipédia e outros para observação do aspecto relacional entre os usuários, especificamente, uma observação da dinâmica de desenvolvimento de hipertextos colaborativos.

Como um último destaque do ano de 2006 na Intercom, relatamos o trabalho de T.S.P. Johnson (2006) que tem como objeto de estudos a prática da busca de informações na web entre os jovens. A pesquisa parte de um estudo de caso realizado com estudantes do curso de

comunicação social da Universidade Federal de Minas Gerais, que buscou observar o tipo de

informação que os usuários procuravam a partir da internet, quais canais para busca são preferidos e quais as fontes de informação preferenciais para a vida cotidiana. Os procedimentos metodológicos e técnicas de pesquisa são descritos a partir de uma observação da conjuntura dos informantes que traz um panorama sobre os aspectos sócio-econômicos dos jovens. A pesquisa foi aplicada a partir de questionários com perguntas fechadas e abertas, feitas a 76 estudantes.