• Nenhum resultado encontrado

1. (IDHTEC - Prefeitura de Maragogi/AL - 2019) Assinale o item não correspondente à Civilização egípcia.

a) Hierarquia social b) Governos locais c) Divisão do trabalho d) Hierógrifos

e) Reino de Kush

2. (IDHTEC - Prefeitura de Maragogi/AL - 2019)

Sobre a importância da religião na Civilização Egípcia, assinale a alternativa incorreta.

a) Para a civilização egípcia, tudo o que acontecia no dia-a-dia dependia da vontade dos deuses. As expressões artísticas representavam muito bem essa íntima relação que eles criavam com o sagrado.

b) O Sol era visto como uma divindade chamada Rá.

c) Os egípcios ergueram diversos templos ao deus Rá e, em certos momentos, a figura do faraó passou a ser identificada com esse deus.

d) Anúbis, deus dos mortos, era representado como um homem com cabeça de chacal.

e) Uma característica importante da religião egípcia era a crença na vida após a morte. De acordo com esta crença, o morto era julgado no Tribunal de Nephthys.

3. (IDHTEC - Prefeitura de Maragogi/AL - 2019)

Considere V para afirmativa verdadeira e F para falsa sobre a Civilização Egípcia.

( ) A história dos antigos egípcios está profundamente ligada ao Rio Nilo. Por volta de 8500 a.C., havia diversas pequenas comunidades instaladas às suas margens. Seus integrantes dominavam a agricultura e contavam com a vantagem de estarem em uma região fértil para o cultivo de alimentos.

( ) Os Nomarcas eram respeitados principalmente por sua capacidade de garantir a segurança e assegurar comida para a população dos nomos.

( ) Com a unificação do Alto e Baixo Egito, inicia-se a fase das dinastias.

( ) Durante cerca de 5 mil anos, o Egito foi governado por diferentes dinastias de faraós e a sociedade passou por diversas mudanças.

( ) O Egito era uma sociedade estratificada, onde a hierarquia definia o papel que cada indivíduo desempenhava na sociedade.

( ) Na pirâmide social egípcia, o homem menos importante era o vizir, que supervisionava a administração do governo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V - V - F - V - F - V b) V - V - V - F - F - F c) V - V - V - F - V - F d) F - V - F - V - V - F e) F - F - V - V - V - V

4. (IDHTEC - Prefeitura de Maragogi/AL - 2019)

Os Sumérios foram uns dos primeiros povos a elaborar a escrita. Assinale a alternativa incorreta sobre essa civilização.

a) Os sumérios foram os primeiros povos a se fixar na Mesopotâmia, por volta de 8500 a.C., perto do Golfo Pérsico, onde os dois rios desaguam.

b) Por volta de 1900 a.C., a civilização suméria desapareceu após constantes guerras.

c) As cidades sumérias estavam unificadas entre si sob um poder central e não tinham autonomia.

d) A maioria das edificações sumérias foi construída com tijolos secos ao sol, um material obtido facilmente colocando-se lama em moldes e deixando secar ao sol por várias semanas.

e) Com o tempo, os glifos cuneiformes passaram a ser escritos em tábuas de argila, nos quais os símbolos sumérios eram desenhados com um caniço afiado chamado estilete.

5. (OMNI - Prefeitura de São Bento do Sul/SC - 2021)

Assim como no período da antiguidade egípcia, também no período das civilizações mesopotâmicas pode-se observar semelhanças com a organização social de diversos territórios em períodos já pertencentes à Era Cristã.

Como era dividida a sociedade mesopotâmica?

a) Em duas castas: a dos artesãos, camponeses e escravos era responsável pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes era submissa aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

b) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras controlavam as duas últimas.

c) Em duas castas: a dos grandes comerciantes, militares, nobres e sacerdotes eram responsáveis pelo controle da sociedade, já que juntos detinham muito poder; por sua vez, a dos artesãos, camponeses e escravos, eram submissos aos grupos detentores do poder, pois não possuíam direitos.

d) Em cinco castas: a dos sacerdotes, a dos nobres guerreiros, a dos comerciantes, artesãos e agricultores, a dos servos e a das pessoas impuras, onde as três primeiras eram submissas às duas últimas.

6. (OMNI - Prefeitura de São Bento do Sul/SC - 2021)

A história do Egito antigo remete há milhares de anos antes da Era Cristã, mas ao estudá-la um pouco mais profundamente, pode-se estabelecer um comparativo com algumas características da Idade Contemporânea.

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor representa esse comparativo:

a) As principais questões da sociedade eram respondidas por meio da razão; os indivíduos, em sua maioria, eram monoteístas.

b) O ritual de mumificação sobreviveu ao longo dos séculos, sendo praticado até hoje; não havia apego aos bens materiais; a crença na vida após a morte não fazia parte do mundo egípcio.

c) A natureza não era valorizada; os camponeses não exerceram um papel de importância na sociedade.

d) As mulheres podiam exercer os mesmos ofícios que os homens e aparecer em público sem restrições; cabia aos sacerdotes administrar os templos e os serviços religiosos; ser um indivíduo bem instruído era indispensável para assumir um cargo representativo no governo, nos templos religiosos ou no exército.

7. (FEPESE - Prefeitura de Xaxim/SC - 2019) Leia com atenção o texto a seguir.

Entre os legados das sociedades do Antigo Oriente destaca-se a religião monoteísta ... , a mais importante realização cultural da Palestina, que serviu de base para várias religiões posteriores, como o ... e o Islamismo.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a) egípcia • Bramanismo b) fenícia • Confucionismo c) grega • Catolicismo d) hebraica • Cristianismo e) persa • Zoroastrismo

8. (PS Concursos - Prefeitura de Jacinto Machado/SC - 2021)

Para facilitar a compreensão de um longo período de existência, como foi a do Egito, a historiografia estabeleceu, com base na análise das fontes, uma cronologia histórica, A história egípcia costuma ser dividida em, EXCETO:

a) Época pré-dinástica.

b) Antigo Império.

c) Médio Império.

d) Novo Império.

e) Renascimento Persa

9. (OMNI - Prefeitura de Santana do Livramento/RS - 2021)

Os Persas foram um povo que habitou a região que hoje conhecemos como Irã, há muito tempo, cerca de 2000 a.C. Sobre os Persas, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Apesar de, consideravelmente breve, o império persa teve uma rápida e consistente expansão, tendo conquistado e unificado, politicamente, toda a região da antiguidade oriental.

b) Os Persas foram os únicos povos a se estabelecerem, efetivamente, no planalto iraniano.

c) A religião persa também foi um dos seus aspectos mais importantes e marcantes. Acredita-se que o zoroastrismo influenciou diversas religiões, inclusive o cristianismo e o islamismo, por conta da sua filosofia religiosa: o maniqueísmo.

d) Nenhuma das alternativas.

10. (OMNI - Prefeitura de Santana do Livramento/RS - 2021)

Apesar das diferenças culturais existentes entre Egípcios, Mesopotâmios, Hebreus e Persas podemos afirmar que há um traço comum entre a religião destes povos. Assinale a alternativa que apresente esta semelhança religiosa:

a) o exercício de enorme influência sobre a organização política e dos Estados, caracterizados como teocracias.

b) a crença em um único deus, conceituada como monoteísmo.

c) o culto de diversos deuses com representações antropozoomórficas (meio homem, meio animal).

d) Nenhuma das alternativas.

11. (IDIB - Prefeitura de Xinguara/PA - 2020)

Antiguidade Oriental é um conceito utilizado para identificar as civilizações que se desenvolveram durante a Idade Antiga no Oriente, em especial no norte da África e no Oriente Médio, como a Egípcia e Mesopotâmica.

Levando em consideração essa temática, correlacione as colunas abaixo:

Coluna I 1 Egito

2 Mesopotâmia Coluna II

( ) A civilização se construiu no norte da África a partir de diversos agrupamentos, chamados nomos, que se instalaram às margens do Rio Nilo.

( ) É uma região localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e seu nome significa “entre rios”.

Possuía extensas áreas férteis, o que favoreceu a ocupação humana.

( ) Os diferentes povos que povoaram a região se organizaram em cidades-estado, ou seja, cidades independentes que possuíam governo próprio e autônomo.

( ) Durante o período de auge do Império, a sociedade era dominada pelo Faraó, considerado uma figura divina. Abaixo do Faraó estavam os nobres e sacerdotes.

( ) Berço do Código de Hamurabi, que é o mais antigo código de leis conhecido, baseado na “lei do Talião”, cujo princípio mais conhecido era o do “olho por olho, dente por dente”.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

a) 1, 2, 2,1,1.

b) 1, 2, 2,1, 2.

c) 2, 2, 1,1, 2.

d) 1, 2, 1, 2, 1.

12. (Avança SP - Prefeitura de Itatiba/SP - 2020)

No que se refere à civilização egípcia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil.

II – Situava-se no extremo noroeste da África.

III – Formou-se a partir da mistura de diversos povos, como, por exemplo, os semitas e os hamíticos.

a) Apenas o item I é verdadeiro.

b) Apenas o item II é verdadeiro.

c) Apenas o item III é verdadeiro.

d) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

13. (Avança SP - Prefeitura de Itatiba/SP - 2020)

Concernente à civilização mesopotâmica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A região da Mesopotâmia compreende o atual Iraque, ou seja, parte dos Balcãs.

II – Estava situada entre os rios Tigre e Eufrates.

III – A região costuma ser dividida em Alta e Baixa Mesopotâmia.

a) Apenas o item I é verdadeiro.

b) Apenas o item II é verdadeiro.

c) Apenas o item III é verdadeiro.

d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

14. (OMNI - Prefeitura de Araçoiaba da Serra/SP - 2021)

As civilizações da Antiguidade Oriental, apesar de possuírem diversas peculiaridades entre si, atendem a algumas características em comum. Essas sociedades caracterizaram-se pela formação dos primeiros Estados centralizados, com governos teocráticos baseados em crenças politeístas, ou seja, que acreditavam:

a) em uma única divindade antropomórfica.

b) em uma única divindade.

c) em mais de uma divindade.

d) na inexistência de entidades divinas.

15. (ADM&TEC - Prefeitura de Poção/PE - 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. Os habitantes do Egito Antigo conviviam com um ciclo de cheias do rio Nilo que deixava o solo árido e pouco fértil, impedindo assim a prática da agricultura.

II. No Egito antigo, a arquitetura foi profundamente marcada pela religiosidade, com destaque para a construção de grandes templos.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

d) As duas afirmativas são falsas.

16. (GUALIMP - Prefeitura de Areal/RJ - 2019)

As cidades mesopotâmicas são chamadas pelos historiadores de Cidades-Estado. Esta denominação decorre das seguintes características:

a) Por estarem unificadas politicamente a um Estado central, que coordenava cada uma das cidades.

b) Por manterem uma unidade independente, governada um Estado central, mas que respondia a uma autoridade imperial.

c) Por terem autonomia econômica e religiosa, mas manterem-se subordinadas a uma confederação a qual deveria pagar tributos e militares.

d) Por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar própria.

17. (PROGESP- UFRR - UFRR - 2015)

Historicamente, situa-se o surgimento do Estado e da escrita entre as primeiras civilizações surgidas no oriente.

Apesar de possuírem culturas muito distintas e terem contribuído com diferentes legados, podemos afirmar que um traço comum entre a religião de Egípcios, Mesopotâmios, Hebreus e Persas era:

a) a mumificação para garantia de vida após a morte;

b) a crença em um único deus, conceituada como monoteísmo;

c) o culto de diversos deuses com representações antropozoomórficas (meio homem, meio animal);

d) o exercício de enorme influência sobre a organização política e dos Estados, caracterizados como teocracias;

e) a construção de prédios grandiosos em forma de pirâmide, que serviam ao mesmo tempo como templos para o culto dos fiéis e tumbas para os reis.

18. (UPENET/IAUPE - Prefeitura de Pombos/PE - 2017)

“A Morte pode ser descrita como um fenômeno biológico universal, que representa o fim de um ciclo vital individual. O equilíbrio natural, isto é, a manutenção físico-química, cessa, e o corpo sofre diversas ações endógenas e exógenas de várias naturezas que direcionam o fenômeno abiótico.”

(SANTOS, Moacir Elias. A morte e os mortos no Egito Antigo. In: SOUZA NETO, José Maria Gomes de (org.); BUENO, André da Silva (org.); BIRRO, Renan Marques (org.). Antigas leituras: olhares do presente ao passado. Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda. p. 232.

Em relação à morte e aos mortos no Egito Antigo, é CORRETO afirmar que

a) diferente de outras culturas da antiguidade, os egípcios não buscavam a continuidade da existência. Para eles, a perpetuidade do corpo só se justificava para os sacerdotes, como forma de sempre manter seu legado vivo.

b) mesmo com todas as mudanças ocorridas ao longo da história egípcia, a imortalidade não se torna

“democratizada”. Isto se deve à concepção de ser o faraó, o próprio deus, e, portanto, o único merecedor da imortalidade.

c) de acordo com o pensamento egípcio, os mortos eram uma categoria à parte em seu universo. Existiam, assim, fronteiras bem definidas entre os vivos e os mortos.

d) a morte constituía um elemento de extrema importância para os egípcios, pois ela não era considerada como um inimigo ou obstáculo, mas uma porta de entrada para outra existência.

e) o conhecimento sobre a morte e os mortos no Egito Antigo é bastante escasso. Isso se deve ao fato, dentre outros, de o “Livro dos Mortos” ser a única fonte documental disponível para análise.

19. (NUCEPE - Prefeitura de Teresina/PI - 2019)

O Nilo não forneceu apenas água confiável, mas também excelentes depósitos aluviais e fertilização. Por volta de 5.000 a. C, os caçadores paleolíticos das planícies se transformaram em agricultores neolíticos e pastores do vale e do delta, formando a economia agrícola do Egito histórico. Faltou completar a conquista da terra pantanosa e começar o aproveitamento do rio com diques, barragens, reservatórios e canais. É aí que a história do Estado egípcio se encontra com a da cultura produzida por ele.

(JOHNSON, Paul. História ilustrada do antigo Egito. Rio de Janeiro: EDIOURO, 2002, p.12)

A relação entre a economia de base agrícola e a necessidade de organizar o trabalho coletivo para a construção de grandes obras agrícolas, no Egito, contribuiu para

a) a divisão do território em duas regiões distintas: a região vermelha, mais cultivável e habitável, e a região negra, deserta e menos favorável à habitação. Em função de sua maior fertilidade, a região vermelha tornou-se área de maior concentração de mão de obra.

b) o surgimento de uma organização da economia dependente dos ritmos sazonais do rio Nilo, não modificada pela combinação entre divisão social do trabalho e melhoria do nível técnico de produção.

c) o desenvolvimento de um modelo político no qual o Estado teocrático agia como importante organizador da mão de obra, otimizando a utilização dos recursos naturais e promovendo o desenvolvimento de uma economia de base agrícola.

d) a formação de um Estado teocrático, marcado internamente pelo aumento de status e autoridade dos sacerdotes régios e dos militares, o que dificultava a organização e distribuição da produção econômica.

e) desenvolvimento de uma noção cíclica do tempo, que refletia o ritmo das cheias e vazantes do rio Nilo e o envolvimento dos egípcios na elaboração de meios técnicos que previram e monitoraram as inundações e o posterior aproveitamento das terras fertilizadas.

20. (AMEOSC - Prefeitura de Bandeirante/SC - 2021)

O Faraó Amenófis IV promoveu uma mudança na religião egípcia durante o período conhecido como Império Novo, também alterou seu próprio nome para Akhenaton, que significava o servidor de Aton. A principal mudança religiosa realizada por este faraó foi:

a) Aboliu o culto a diferentes deuses e adotou o monoteísmo.

b) Aboliu o culto ao deus único, Há, e institui o politeísmo.

c) Instituiu o culto ao sol como tema central da religião egípcia.

d) Instituiu a obrigatoriedade do processo de mumificação.

21. (ADM&TEC - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista/PE - 2020) Analise as afirmativas a seguir:

I. Na história da civilização hebraica, o episódio da saída dos hebreus do Egito e a consequente volta a Canaã é chamada de Continuum. Esse episódio está descrito no livro sagrado dos israelitas, a Bíblia, o qual narra que esse povo abandonou a escravidão no Egito por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo.

Liderados por seu profeta, Moisés, eles viajaram pelo deserto até o monte Sinai, onde Javé lhes promete a terra de Canaã como recompensa por sua fidelidade.

II. No Egito Antigo, inicialmente, os egípcios se organizaram por meio de um conjunto de comunidades patriarcais chamadas de Pankos. Os Pankos eram controlados por um chefe chamado Pankanê, o qual possuía autoridade sobre todos os aspectos religiosos, econômicos e familiares. Ou seja, o Pankanê determinava com quem cada mulher deveria se casar, quais os rituais que deveriam ser realizados aos deuses e com quais tribos, ou outros Pankos, aquele grupo poderia realizar a troca de mercadorias.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

d) As duas afirmativas são falsas.

22. (AMEOSC - Prefeitura de Barra Bonita/SC - 2020)

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

a) A presença de cidades que possuíam conhecimento avançado em técnicas de produção de armamento.

b) A existência de florestas que produziam frutos para o consumo da população.

c) A existência do Rio Nilo, que além de fertilizar as terras e possibilitar a prática da agricultura, servia para a pesca.

d) O clima chuvoso da região, que favorecia a prática da agricultura.

23. (FUNDATEC - Prefeitura de Santa Rosa/RS - 2018) Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia:

I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio.

II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura.

III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra.

IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas II e IV.

d) Apenas I, II e IV.

e) I, II, III e IV.

24. (FUNDATEC - Prefeitura de Coronel Bicaco/RS - 2019)

Considerando a cultura, os aspectos geográficos e o legado dos fenícios, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em razão das dificuldades científicas do envolvimento em guerras, os fenícios não conseguiram desenvolver a astronomia, a matemática e as técnicas de navegações.

b) Organizada em cidades-estados, localizava-se no litoral da Síria, ao norte da Palestina.

c) A relação mercantil dos fenícios com vários povos proporcionou a eles o acesso à arte e a técnicas diversificadas.

d) O alfabeto fonético simplificado é fruto da relação comercial dos egípcios com vários povos, um legado deixado para a humanidade.

e) Na historiografia sobre a cultura dos fenícios, fica evidente que houve o estabelecimento de rotas comerciais marítimas no litoral do mediterrâneo, rotas que ajudaram a desenvolver a economia e a cultura local.

GABARITO

1. E 9. B 17. D

2. E 10. A 18. D

3. C 11. B 19. C

4. C 12. D 20. A

5. C 13. D 21. D

6. D 14. C 22. C

7. D 15. C 23. B

8. E 16. D 24. A

Documentos relacionados