• Nenhum resultado encontrado

Quadrix - CRQ 4ª Região-SP - 2018)

Com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue o item.

Quando da segunda solicitação, terá direito a receber o seguro‐desemprego o trabalhador dispensado, sem justa causa, que tenha recebido salários apenas de pessoa jurídica por, pelo menos, doze meses nos últimos dezoito meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

( ) Certo ( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - DPU - 2017)

Julgue os itens a seguir, relativos a rescisão do contrato de trabalho e seguro-desemprego.

Caso se identifique, em ação de fiscalização do Ministério do Trabalho, situação em que trabalhadores estejam reduzidos a condição análoga à de escravo, esses trabalhadores deverão ser resgatados e terão direito ao recebimento do seguro-desemprego

( ) Certo ( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - TCE-PE - 2017)

Com relação aos benefícios previdenciários em espécie, julgue o próximo item.

O seguro-desemprego é um benefício previdenciário concedido pelo regime geral da previdência social (RGPS). ( ) Certo

( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - Câmara dos Deputados - 2014)

Em relação ao seguro-desemprego, julgue o seguinte item.

Um empregado que for contratado por prazo determinado e tiver o contrato rescindido pelo término desse prazo poderá receber o seguro-desemprego.

( ) Certo ( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - Câmara dos Deputados - 2014)

Em relação ao seguro-desemprego, julgue o seguinte item. Considere a seguinte situação hipotética.

Em decorrência de demissão sem justa causa, foi deferido a Rosana seu pedido de concessão de seguro- desemprego. Após ter percebido a primeira parcela desse benefício, ela sofreu um acidente de trânsito que lhe causou a morte.

Nessa situação hipotética, os herdeiros de Rosana farão jus ao recebimento das demais parcelas não pagas de seu seguro-desemprego.

( ) Certo ( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - MTE - 2014)

O benefício do seguro desemprego será concedido de forma contínua, por um período de seis meses. ( ) Certo

( ) Errado

CESPE/CEBRASPE - MTE - 2014)

Considere que um trabalhador tenha sido dispensado sem justa causa. Considere, ainda, que ele possua outra fonte de renda suficiente para a sua manutenção e para a manutenção de sua família. Nessa situação, esse trabalhador não terá direito a receber o seguro desemprego.

( ) Certo ( ) Errado

FEPESE - Prefeitura de Criciúma - SC - 2016)

O programa do seguro-desemprego tem por finalidade:

1. auxiliar os trabalhadores na busca ou preservação do emprego, promovendo, para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

2. prover assistência financeira temporária ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado.

3. prover assistência financeira temporária ao trabalhador comprovadamente resgatado da condição análoga à de escravo.

4. prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos. A) Estão corretos apenas os itens 1 e 4.

B) Estão corretos apenas os itens 2 e 3. C) Estão corretos apenas os itens 1, 2 e 3. D) Estão corretos apenas os itens 2, 3 e 4. E) Estão corretos os itens 1, 2, 3 e 4.

FCC - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - 2015)

Marta está preocupada com sua situação perante a empresa X, uma vez que o estabelecimento está pretendendo dispensar diversos empregados no ano de 2016. Na hipótese do contrato de trabalho de Marta ser recindido no dia 4 de julho de 2016 e não gozando ela de nenhum benefício previdenciário, bem como considerando que nesta ocasião Marta teria recebido 11 meses de salários nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data da dispensa, no tocante ao seguro-desemprego, tratando-se da segunda solicitação de Marta, ela

A) terá direito de receber o referido benefício independentemente de ser a primeira ou a segunda solicitação. B) não terá direito ao recebimento deste benefício porque não recebeu, pelo menos, 18 meses de salários nos últimos 24 meses imediatamente anteriores.

C) não terá direito ao recebimento deste benefício porque não recebeu, pelo menos, 15 meses de salários nos últimos 18 meses imediatamente anteriores.

D) não terá direito ao referido benefício porque não recebeu 12 meses de salários. E) terá direito de receber o referido benefício.

CS-UFG - Prefeitura de Jataí - GO - 2018 - ADAPTADA)

Leia o texto a seguir.

Em junho de 2018, foi noticiado que uma operação deflagrada pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (COETRAE), do Ministério Público do Trabalho (MPT), resgatou cinco operários que atuavam na construção de um posto municipal de saúde no município de Mata de São João, na Bahia, em condições de trabalho escravo. Os auditores fiscais do trabalho participantes da operação também interditaram a obra e aplicaram uma série de multas por descumprimento da legislação trabalhista. Eles também afirmam que o ente municipal não realizou adequada fiscalização da obra.

Disponível em: <http://economia.ig.com.br/2018-06-19/operarios-resgate-traba-lho-escravo-bahia.html>. Acesso em: 25 jul. 2018. [Adaptado].

Na situação relatada, a legislação aplicável prevê que:

A) ao Ministério Público do Trabalho compete, depois de deflagrada a operação, propor ação penal que poderá resultar em sentença que, além dos efeitos criminais, fixe valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.

B) os trabalhadores terão direito a indenização por dano moral individual e coletivo, por se tratar de crime contra a liberdade pessoal, mesmo que não se possa reconhecer o vínculo de emprego e seus efeitos.

C) aos trabalhadores é reconhecido o direito à percepção de três parcelas de segurodesemprego no valor de um salário mínimo cada.

D) o município é, objetiva e solidariamente, responsável pelo pagamento dos danos morais individuais e coletivos devidos aos trabalhadores, a serem declarados em ação civil pública.

FUNDEP (Gestão de Concursos) - CODEMIG - 2018)

De acordo com a Lei Nº 7.998/1990, tem direito à percepção do seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa que comprove:

A) ter recebido salários de pessoa jurídica relativos a pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação.

B) não estar em gozo do auxílio-desemprego nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, bem como não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.

C) ter recebido salários de pessoa jurídica, relativos a pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação.

D) não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, nem mesmo o auxílio- acidente e o auxílio suplementar, previstos na Lei Nº 6.367/1976, e nem o abono de permanência em serviço previsto na Lei Nº 5.890/1973.

TRT 2R (SP) - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - 2014)

Quanto ao seguro desemprego, aponte a alternativa correta:

A) Tem por objetivos a assistência temporária do trabalhador desempregado, a qualificação profissional e a preservação do emprego.

B) O trabalhador comprovadamente resgatado de regime forçado ou da condição análoga à escravidão terá direito a 6 (seis) parcelas de seguro-desemprego, no valor de 1 (um) salário mínimo, sendo vedado o recebimento do mesmo benefício, em situação similar, nos 12 (doze) meses seguintes à percepção da última parcela.

C) O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é destinado ao custeio do seguro desemprego, do abono salarial e de programas de qualificação profissional, sendo gerido por Conselho Deliberativo composto por membros indicados pelos Ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social e Desenvolvimento Social e Combate à Fome

D) É assegurado o recebimento de abono salarial ao trabalhador que receba até 2 (dois) salários mínimos médios de remuneração mensal e que tenham exercido atividade remunerada no período mínimo de 3 (três) meses no ano base de empregador que contribua para o Programa de Integração Social (PIS).

E) O trabalhador empregado poderá receber bolsa de qualificação profissional, desde que tenha o contrato suspenso para participação em curso previsto em Acordo ou Convenção Coletiva com essa finalidade

VUNESP - Câmara Municipal de Jaboticabal - SP - 2015)

O Abono Salarial é um benefício no valor de um salário mínimo, assegurado ao trabalhador cadastrado no PIS/PASEP. Uma das condições legais para o seu recebimento é

A) estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos três anos.

B) ter recebido remuneração mensal média de até três salários mínimos no ano anterior. C) não ter tido ausência justificada no ano-base.

D) tenha tido seus dados informados, corretamente, até o dia 31 de março do ano anterior, à Receita Federal. E) tenha trabalhado com vínculo empregatício pelo menos durante 30 dias no ano anterior.

CESPE/CEBRASPE - Caixa - 2010 - ADAPTADA)

Acerca do Programa Desemprego e Abono Salarial, assinale a opção correta.

A) O trabalhador que tiver o benefício do seguro-desemprego cancelado em decorrência de comprovada fraude deve ser apenado com a suspensão do direito de recebê-lo, por dois anos, ressalvado o prazo de carência.

B) Considere a seguinte situação hipotética.

Quando faleceu, no dia 12/2/2010, Manoel tinha o direito a receber, ainda, duas parcelas do seguro-desemprego. Manoel tinha esposa, dona de casa, e dois filhos, um com cinco e outro com dois anos de idade.

Nessa situação, a família de Manoel perceberá as parcelas remanescentes do seguro-desemprego.

C) O seguro-desemprego pode ser requerido a partir do primeiro dia útil subsequente à data da extinção do contrato de trabalho.

D) Considere a seguinte situação hipotética.

Orlando, servente de obras de uma construtora durante dois anos e três meses, recebeu, como último salário, R$ 620,00. Orlando foi dispensado sem justa causa e, no dia 16/3/2010, recebeu a primeira parcela do seguro- desemprego. No dia 22/3/2010, Orlando recebeu proposta de trabalho para executar atividades inerentes a servente de obras, com salário de R$ 650,00, a qual não aceitou.

Nessa situação, considerando-se que o trabalhador não é obrigado a trabalhar onde não lhe interesse, Orlando deve continuar recebendo, segundo norma legal, as demais parcelas do seguro-desemprego.

CESPE/CEBRASPE - Caixa - 2010 - ADAPTADA)

No que diz respeito ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), assinale a opção correta. A) O abono salarial corresponde a, no máximo, quatro salários mínimos.

B) O FAT, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, é destinado ao custeio do Programa de Seguro- Desemprego, ao pagamento do abono salarial e financiamento de programas de educação profissional e tecnológica e de desenvolvimento econômico.

C) Empregados que tenham percebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até cinco salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante trinta dias no ano-base têm assegurado o direito à percepção do abono salarial.

D) Empregados que estejam cadastrados há pelo menos três anos no Fundo de Participação PIS-PASEP ou no Cadastro Nacional do Trabalhador têm assegurado o direito à percepção do abono salarial.

E) Bancos privados ou oficiais federais podem proceder ao pagamento das despesas relativas ao abono salarial, conforme normas definidas pelos gestores do FAT.

CESGRANRIO - Caixa - 2012)

Mévio é médico e trabalha em dois locais mediante relação de emprego, possuindo também, além desses vínculos, consultório particular onde percebe renda superior a quarenta salários-minimos. O médico é dispensado, sem justa causa, de um dos seus empregos onde exercia sua atividade por mais de vinte anos. Nessa situação, segundo a legislação vigente sobre seguro-desemprego, o médico faria jus ao seguro- desemprego?

A) Não, pois ele não preencheu o requisito objetivo do tempo de permanência no emprego

B) Não, pois a existência de renda suficiente para a manutenção própria e de sua família seria impediente à percepção do seguro-desemprego.

C) Sim, pois o tempo mínimo de emprego para possibilitar a percepção do seguro-desemprego é de vinte anos. D) Sim, pois o médico, sendo demitido, fica afastado, em gozo de beneficio previdenciário, podendo cumular com o seguro-desemprego.

E) Sim, pois, mesmo que ocupasse outro emprego, esse fato não seria impeditivo de percepção do seguro- desemprego.

CESPE/CEBRASPE - Caixa - 2010)

Acerca do Programa do Seguro-Desemprego, assinale a opção correta.

A) A extinção do contrato de trabalho em decorrência de rescisão indireta possibilita a percepção dos valores relativos ao seguro-desemprego.

B) Por falta de previsão legal, quando o empregado é retirado de situação de trabalho forçado, não faz jus ao seguro-desemprego.

C) A dispensa motivada dá ao empregado o direito à percepção dos valores inerentes ao seguro-desemprego. D) O Programa do Seguro-Desemprego somente atende às necessidades de desempregados.

E) No caso da dispensa sem justa causa, o trabalhador terá direito à percepção do seguro-desemprego, desde que comprove ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física, relativa a cada um dos quatro meses imediatamente anteriores à data da dispensa.

Com relação à Lei nº 7.998/90, julgue o item:

O seguro-desemprego é direito pessoal e intransferível do trabalhador. ( ) CERTO

Com relação à Lei nº 7.998/90, julgue o item:

Terá direito à percepção do seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa que comprove ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a: pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação; pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Com relação à Lei nº 7.998/90, julgue o item:

O FAT é um fundo contábil, de natureza financeira, destinado ao custeio do Programa de Seguro-Desemprego, ao pagamento do abono salarial e ao financiamento de programas de educação profissional e tecnológica e de desenvolvimento econômico.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Com relação à Lei nº 7.998/90, julgue o item:

O programa do seguro-desemprego tem por finalidade: prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo; auxiliar os trabalhadores na busca ou preservação do emprego, promovendo, para tanto, ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

( ) CERTO ( ) ERRADO

Com relação à Lei nº 7.998/90, assinale a alternativa correta:

A) O trabalhador que vier a ser identificado como submetido a regime de trabalho forçado ou reduzido a condição análoga à de escravo, em decorrência de ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, será dessa situação resgatado e terá direito à percepção de três parcelas de seguro-desemprego no valor de um salário mínimo cada.

B) Terá direito à percepção do seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa que comprove não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, inclusive o auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº 5.890, de 8 de junho de 1973.

C) O benefício do seguro-desemprego será concedido ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 2 (dois) a 4 (quatro) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados da data de dispensa que deu origem à última habilitação, cuja duração será definida pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

D) O seguro-desemprego pode ser requerido a partir do segundo dia subsequente à rescisão do contrato de trabalho.

Com relação à Lei nº 7.998/90, assinale a alternativa correta:

Terá direito à percepção do seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa que comprove: I - Ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação.

II - Não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, inclusive o auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº 5.890, de 8 de junho de 1973.

III - Não estar em gozo do auxílio-desemprego.

IV - Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família.

V - Matrícula e frequência, quando aplicável, nos termos do regulamento, em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional habilitado pelo Ministério da Educação, nos termos do art. 18 da Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, ofertado por meio da Bolsa-Formação Trabalhador concedida no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), instituído pela Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, ou de vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnológica.

VI - Não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, excetuado o auxílio-acidente e o auxílio suplementar previstos na Lei nº 6.367, de 19 de outubro de 1976, bem como o abono de permanência em serviço previsto na Lei nº 5.890, de 8 de junho de 1973.

Estão corretas: A) Apenas I. B) Apenas II e V. C) I, III, IV, V e VI. D) Apenas V e VI.

Com relação à Lei nº 7.998/90, assinale a alternativa correta:

A) O programa do seguro-desemprego tem por finalidade apenas prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa.

B) O trabalhador que vier a ser identificado como submetido a regime de trabalho forçado ou reduzido a condição análoga à de escravo, em decorrência de ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, será dessa situação resgatado e terá direito à percepção de duas parcelas de seguro-desemprego no valor de um salário mínimo cada.

C) O benefício do seguro-desemprego será concedido ao trabalhador desempregado, por período máximo variável de 02 (dois) a 04 (quatro) meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados da data de dispensa que deu origem à última habilitação, cuja duração será definida pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

D) O seguro-desemprego é direito pessoal e intransferível do trabalhador, podendo ser requerido a partir do sétimo dia subsequente à rescisão do contrato de trabalho.

Com relação à Lei nº 7.998/90, assinale a alternativa incorreta:

A) Em caso de admissão do trabalhador em novo emprego, o pagamento do benefício do seguro-desemprego será suspenso.

B) O seguro-desemprego pode ser requerido a partir do primeiro dia subsequente à rescisão do contrato de trabalho.

C) O benefício do seguro-desemprego será cancelado pela morte do segurado.

D) A rescisão do contrato de trabalho acarreta a suspensão do pagamento da bolsa de qualificação profissional.

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de suspensão do benefício do seguro- desemprego:

A) Início de percepção de auxílio-desemprego. B) Morte do segurado.

C) Comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação.

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de cancelamento do benefício do seguro- desemprego:

A) Admissão do trabalhador em novo emprego.

B) Início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente, o auxílio suplementar e o abono de permanência em serviço.

C) Recusa injustificada por parte do trabalhador desempregado em participar de ações de recolocação de emprego, conforme regulamentação do Codefat.

D) Recusa por parte do trabalhador desempregado de outro emprego condizente com sua qualificação registrada ou declarada e com sua remuneração anterior.

Assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de suspensão do pagamento da bolsa de qualificação profissional:

A) Fim da suspensão contratual e retorno ao trabalho.

B) Comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação. C) Rescisão do contrato de trabalho.

D) por morte do beneficiário.

Com relação à Lei nº 7.998/90, julgue os itens:

O benefício da bolsa de qualificação profissional será cancelado nas seguintes situações: I - Por comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação. II - Fim da suspensão contratual e retorno ao trabalho.

III - Por morte do beneficiário.

IV - Por comprovação de fraude visando à percepção indevida da bolsa de qualificação profissional. Estão corretas:

A) I, II, III e IV. B) Apenas I e IV. C) Apenas I e II. D) Apenas III e IV.

Com relação à Lei nº 7.998/90, assinale a alternativa correta:

A) É assegurado o recebimento de abono salarial anual aos empregados que tenham percebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até 4 (quatro) salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano- base.

B) O empregador que infringir os dispositivos desta Lei estará sujeito a multas de 400 (quatrocentos) a 40.000 (quarenta mil) BTN, segundo a natureza da infração, sua extensão e intenção do infrator, a serem aplicadas em dobro, no caso de reincidência, oposição à fiscalização ou desacato à autoridade.

C) Terá direito à percepção do seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa que comprove ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada, relativos a pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação.

Documentos relacionados