• Nenhum resultado encontrado

1.

Ano: 2022 Banca: IADES Órgão: CAU - SE

Em “O Patrimônio Naval de Sergipe é representado pela Canoa de Tolda, de Brejo Grande, enquanto o Modo de Fazer a Renda Irlandesa – um ofício relacionado ao universo feminino e característico de municípios localizados no Vale do Rio Cotinguiba – está registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”, o emprego dos travessões é correto, pois essa pontuação:

a) inicia oração que restringe o sentido do substantivo anterior.

b) é sempre usada para substituir vírgulas.

c) torna o texto mais objetivo que parênteses ou vírgulas.

d) destaca uma característica positiva das rendas de Sergipe.

e) isola a expressão que explica o que é a Renda Irlandesa.

2.

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: CAU - MS

Em “No entanto, apesar desses regulamentos e dessa ideia de modernidade, a cidade cresceu expandindo-se por todos os lados e ocupando áreas antes proibidas.”, o uso da vírgula:

a) é opcional logo após a conjunção “No entanto”.

b) é obrigatório apenas depois de “No entanto”.

c) seria incorreto se a oração adverbial estivesse no final do período.

d) seria viável antes de “No entanto”, desde que a inicial maiúscula fosse adequada à nova redação.

e) é obrigatório neste caso por isolar expressão adverbial deslocada.

3.

Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: CREMEB

Assinale a alternativa que reúne em um só período as orações “Doe órgãos. Salve vidas!” e expressa uma mensagem compatível com a intenção do autor do texto, além de estar de acordo com as regras para o uso da vírgula.

a) Doe órgãos, e salve vidas!

b) Salve vidas mas, sendo, um doador de órgãos!

c) Para salvar vidas doe órgãos!

d) Doando órgãos você salva vidas!

e) Se você deseja salvar vidas, doe órgãos!

4.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: PC-DF

Assinale a alternativa que, em conformidade com as regras de pontuação e de ortografia vigentes, reproduz com coerência a relação de sentido estabelecida entre os períodos “Não se cale. Você pode salvar uma vida”.

a) Você pode garantir a salvação de uma vida, portanto não se cale.

b) Não haja de forma omissa: você pode salvar uma vida.

c) Não se cale, por que você pode salvar uma vida.

d) Você pode salvar uma vida, por isso não fique hexitoso: denuncie.

e) Não se cale: porque assim, você salvará uma vida.

5.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: CRESS-MG

61 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

Considerando a norma-padrão da língua portuguesa e os sentidos do texto, assinale a alternativa correta.

a) Na linha 12, é facultativo o uso das vírgulas que isolam a informação “aproximando o microfone do corredor espanhol”.

b) O acento gráfico da palavra “reféns” (linha 32) é opcional.

c) O trecho “o espanhol não pensou que houvesse outra coisa a ser feita que não aquilo que ele fez.”

(linhas 17 e 18) também poderia ser reescrito assim: o espanhol não pensou que tivesse outra coisa a ser feita exceto aquilo que ele fez.

d) Na frase “Eu não o deixei ganhar” (linha 20), caso o pronome “o” fosse deslocado para depois do verbo, seria criado um desvio da norma-padrão.

e) Na oração “considero essa ideia da matriz do desavergonhar uma coisa extremamente inspiradora” (linhas 36 e 37), há dois verbos — “considero” e “desavergonhar” — sendo o segundo deles uma invenção do autor, que utilizou uma palavra não dicionarizada.

6.

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: CRN - 1ª Região (GO)

Em relação à pontuação no texto, assinale a alternativa correta.

a) A vírgula após a enumeração que inicia o texto justifica-se porque adjuntos adverbiais são sempre seguidos dessa pontuação, independentemente de sua extensão.

b) Em “Ao se conectar com suas memórias, Proust rompe com o incômodo vazio de sua escrita e produz a obra Em Busca do Tempo Perdido, considerada um dos principais clássicos da literatura mundial.” (linhas de 11 a 14), a primeira vírgula se justifica porque a primeira oração é adjetiva e antecede a oração principal.

c) Em “Na literatura, no cinema, nas ciências, na filosofia e religião, existem evidências da relação entre memória e comida.” (linhas de 1 a 3), a vírgula que antecederia “na literatura, no cinema, nas ciências, na filosofia e religião” não seria obrigatória se o período fosse estruturado na ordem direta.

d) Em “O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que é ‘provavelmente nos gostos alimentares que se pode encontrar a marca mais forte e indelével do aprendizado infantil. São lições que resistem por mais tempo à distância ou ao colapso do ‘mundo nativo’’ (...)”, (linhas de 3 a 7), o ponto não pode ser substituído por vírgula e nem por ponto e vírgula em razão de indicar o final de uma declaração.

e) Em “Isso porque são os únicos que se conectam diretamente com o hipocampo – o centro da memória de longo prazo do cérebro.” (linhas de 20 a 22), o travessão poderia ser substituído por parênteses, mas não por vírgula.

63 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

7.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: CRESS-MG

A respeito do uso da vírgula no texto, assinale a alternativa correta.

a) Está indevido em pelo menos uma das suas ocorrências no primeiro parágrafo.

b) É opcional antes e depois da oração “que tem como missão fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício profissional de assistente social no estado de Minas Gerais” (linhas de 2 a 4).

c) Seria obrigatório entre as orações do trecho “O documento traz um pouco do histórico de lutas da profissão e destaca as principais bandeiras da categoria” (linhas 7 e 8), caso o autor substituísse o vocábulo destacado pela conjunção no entanto.

d) Poderia ocorrer entre os termos relacionados pela conjunção destacada no trecho “Na carta, o CRESS-MG também solicita ao governo a realização de novos concursos públicos para assistentes sociais e a incorporação de assistentes sociais no quadro de servidores da educação estadual”

(linhas de 11 a 14).

e) Deixaria de ser obrigatório na passagem “em consonância com a Lei Estadual n° 16.683, de 10 de janeiro de 2007.” (linhas de 15 a 17), caso o autor substituísse o termo destacado pela oração que foi promulgada em 10 de janeiro de 2007.

8.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

De acordo com as regras de ortografia e de pontuação vigentes, assinale a alternativa correta em relação ao período “E oferece a segmentos industriais e de logística o ‘chip CTC 13000’, que pode ser usado na indústria de equipamentos para rastrear todos os itens da produção, chegando ao controle de estoque e de pós-fabricação.”.

a) O uso das vírgulas para isolar a oração introduzida pelo vocábulo “que” é opcional

b) O autor poderia ter empregado uma vírgula logo após o termo “de logística” para destacar o termo seguinte.

c) Caso o autor quisesse acrescentar o prefixo super ao vocábulo “produção”, deveria escrever superprodução.

d) No lugar da preposição “para”, poderia ser empregada a locução há fim de.

e) No lugar do vocábulo “estoque”, o autor poderia escrever estocajem.

9.

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: CRN - 1ª Região (GO)

Com relação à pontuação, o período “Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população, como em indígenas, quilombolas e crianças e mulheres que vivem em áreas vulneráveis.” (linhas de 15 a 19) permaneceria correto e com sentido original caso

a) fossem inseridos dois-pontos depois de “como”.

b) a vírgula após “indígenas” fosse suprimida.

c) a vírgula empregada antes de “as deficiências” fosse suprimida.

d) houvesse a substituição do ponto final por vírgula depois de “vulneráveis”, com a devida alteração de maiúscula para minúscula na palavra seguinte.

e) o trecho “Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças” fosse colocado após

“desnutrição crônica” e isolado por vírgulas, com alteração de maiúscula para minúscula.

65 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

10.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

No que se refere às regras prescritas pela norma-padrão a respeito do emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta relativa ao período “Até meados de 2016, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), de Porto Alegre, deverá lançar o seu mais novo produto.”.

a) Caso o termo “Até meados de 2016” fosse deslocado para o final do período, imediatamente após o vocábulo “produto”, deveria ser utilizada uma vírgula.

b) Se o termo “de Porto Alegre” fosse excluído do texto, apenas uma das vírgulas utilizadas originalmente para isolá-lo deveria ser mantida.

c) Os parênteses foram empregados indevidamente para apresentar uma informação acerca do termo

“Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada”.

d) As vírgulas empregadas antes e depois do termo “de Porto Alegre” deveriam ser excluídas, caso, no lugar dele, fosse empregada a oração que fica em Porto Alegre.

e) A redação O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, que está situado em Porto Alegre, deverá lançar, até meados de 2016, o seu mais novo produto poderia substituir o período original.

11.

Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: PM-PA

No período “Assim, considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica contra a mulher, tornou-se necessária a implantação, por meio do Estado brasileiro, de diversas medidas coibidoras desse tipo de violência.”, justifica-se a pontuação porque os elementos

a) adverbiais que expressam retificação, como “Assim”, devem ser seguidos de vírgula, bem como expressões adverbiais deslocadas, como “considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica contra a mulher” e “por meio do Estado brasileiro”, devem estar sempre entre vírgulas.

b) que expressam conclusão, como “Assim”, em geral são seguidos de vírgula, bem como orações adverbiais deslocadas, como “considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica contra a mulher”, devem estar sempre entre vírgulas.

c) adverbiais que expressam ratificação, como “Assim”, devem ser seguidos de vírgula, bem como expressões adverbiais, como “considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica contra a mulher” e “por meio do Estado brasileiro”, devem estar sempre entre vírgulas.

d) que expressam explicação, como “Assim”, devem ser seguidos de vírgula, bem como orações reduzidas de gerúndio, como “considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica contra a mulher”, e expressões intercaladas, como “por meio do Estado brasileiro”, devem estar sempre entre vírgulas.

e) que expressam ratificação, como “Assim”, devem ser seguidos de vírgula, bem como orações reduzidas, como “considerando o caráter multidimensional do problema da violência doméstica

contra a mulher” e, em geral, expressões intercaladas, como “por meio do Estado brasileiro”, usam vírgulas por questões estilísticas.

12.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CRF-RO

Assinale a alternativa que, de acordo com as regras de pontuação e de ortografia vigentes, reproduz uma mensagem compatível com a do período “Dúvidas sobre medicamentos não têm hora, mas têm solução.”.

a) Toda dúvida sobre medicamentos não têm hora, mas têm solução.

b) Não é por que não têm hora, que as dúvidas sobre medicamentos não tenham solução.

c) Apesar de não terem hora, dúvidas a respeito de medicamentos têm solução.

d) Dúvidas a cerca de medicamentos não têm hora, porém têm solução.

e) Dúvidas sobre medicamentos, acontecem a qualquer hora, mas têm solução.

13.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO

67 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

A respeito da pontuação de trechos do texto, assinale a alternativa correta.

a) Na oração “A prosódia, porém, é nossa e inteiramente distinta” (linhas 3 e 4), o emprego da vírgula que sucede a conjunção é facultativo, uma vez que vírgula depois de conjunção que principia período é opcional.

b) No trecho “O caso mais grave e sensível é o do tratamento da vogal – e –” (linhas 23 e 24), os travessões podem ser substituídos por aspas por apresentarem o mesmo objetivo nesse caso.

c) Na linha 9, a expressão “por exemplo” deve ser sucedida por dois-pontos por introduzir a explicação do trecho anterior.

d) Quando o travessão coincidir com a vírgula, estando ambos na mesma função, devem-se utilizar os dois sinais, como se observa em “A vogal – e –, quando átona” (linha 26).

e) No último período do texto, substitui-se corretamente a vírgula que antecede a expressão “ao passo que” (linha 30) por ponto e vírgula cuja função, nesse caso, é a de separar orações coordenadas extensas.

14.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB

Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

a) No primeiro período, apenas uma das vírgulas deveria ser mantida caso a expressão “é claro” (linha 1) fosse suprimida.

b) O uso da vírgula é opcional antes e depois da oração “que veio cedo na história humana” (linha 3).

c) Por exemplificar o uso correto do ponto e da vírgula, a redação exportou-se papiro do Egito para uso como simples material de escrita. Não era, porém, suficientemente duradouro poderia substituir o trecho “exportou-se papiro do Egito para uso como simples material de escrita, mas não era suficientemente duradouro” (linhas 9 e 10).

d) A impessoalidade do texto seria preservada caso o autor decidisse encerrar o primeiro parágrafo com um ponto de exclamação.

e) Para realçar o sentido do vocábulo “lucrativa” (linha 16), poderia ser empregada uma vírgula antes e outra depois dele.

15.

Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Correios

Quanto às regras de ortografia e de pontuação vigentes, considere o período “Enquanto lia a carta, as lágrimas rolavam em seu rosto numa mistura de amor e saudade.” e assinale a alternativa correta.

a) O uso da vírgula entre as orações é opcional.

b) A redação Enquanto lia a carta, as lágrimas rolavam em seu rosto por que sentia um misto de amor e saudade, poderia substituir a original.

c) O uso do hífen seria obrigatório, caso o prefixo re fosse acrescentado ao vocábulo “lia”.

d) Caso a ordem das orações fosse invertida, o uso da vírgula entre elas poderia ser dispensado.

e) Assim como o vocábulo “lágrimas”, devem ser acentuados graficamente rúbrica, filântropo e lúcida.

16.

Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: CREMEB

69 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

Com relação às regras para o uso da vírgula e às relações sintáticas que constituem o texto, assinale a alternativa correta.

a) Por desempenhar a função de vocativo, o termo “Médico” está corretamente isolado da oração por uma vírgula no período “Médico, sua foto é a sua identificação.”.

b) As orações “Se você é médico e apoia essa iniciativa” são coordenadas entre si; logo, seria correto empregar uma vírgula entre elas.

c) A vírgula que antecede a oração “mas ainda não tem foto no portal” seria dispensável, caso o vocábulo sublinhado fosse substituído pela conjunção porém.

d) O uso da vírgula é opcional entre o termo “realizar” e a locução “um cadastramento”, já que esta é um complemento do primeiro termo.

e) A vírgula estaria corretamente empregada, caso o autor substituísse o trecho “compareça ao CREMEB para realizar um recadastramento. É gratuito!” pela redação compareça ao CREMEB para realizar um recadastramento pois, é gratuito!

17.

Ano: 2015 Banca: IADES Órgão: EBSERH

Acerca de aspectos gramaticais presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) O termo “pelo Ministério do Trabalho e Emprego” (linha 9) representa o agente da passiva da respectiva oração.

b) No contexto apresentado, o verbo visar, em todas as ocorrências do texto, significa mirar.

c) Na linha 13, a vírgula que isola o termo “Segundo o diretor do DSST” é facultativa.

d) Na linha 19, a expressão “de acidentes” completa o sentido da palavra “medidas”.

e) Conforme a norma-padrão da língua portuguesa, é correto substituir a expressão “por meio” (linhas 9 e 10) pelo vocábulo através.

18.

Ano: 2015 Banca: IADES Órgão: CRC-MG

Conforme a norma-padrão, no que se refere à pontuação presente no texto, assinale a alternativa cujo trecho apresenta inserção de vírgula(s) facultativa(s).

a) “atualmente, ele procura pessoas que já fizeram alguma coisa na vida” (linhas 1 e 2).

b) “‘Tem gente que fala muito, mas não faz nada’, diz Lemann.” (linhas 10 e 11).

c) “Ou seja, entregar resultados e atingir as metas da empresa” (linhas 11 e 12).

d) “‘Se não é ético, não dá para trabalhar’” (linha 21).

e) “Apesar de não considerar essencial, Lemann, que estudou em Harvard, acredita” (linhas 30 e 31).

19.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: HEMOPA

71 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

Considerando o que preconiza a norma-padrão quanto às regras de pontuação, a respeito do texto 3, assinale a alternativa correta.

a) Na oração “Precisamos de sua doação de sangue.”, substitui-se corretamente o ponto final por reticências, já que a ideia repassada não se completa com o término da frase.

b) Na oração “Há muitos pacientes esperando por uma transfusão”, o termo “muitos pacientes”

deve ser isolado por vírgulas no intuito de realçar esse elemento na oração.

c) Em “Salve vidas.”, é correto substituir o ponto final pelo ponto de exclamação, porque, além de reforçar o pedido, normalmente se emprega essa pontuação depois de um imperativo.

d) No período “esperando por uma transfusão, e nosso estoque está muito baixo”, é correto inserir dois-pontos no lugar da vírgula, pois se inicia aí uma explicação.

e) O trecho “e nosso estoque está muito baixo” deve ser colocado entre parênteses, visto que essa informação representa uma reflexão acerca do que é afirmado na oração anterior.

20.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CAU-MT

Quanto ao uso da vírgula, assinale a alternativa correta.

a) No primeiro semestre de 2018, foram realizados, segundo balanço do CAU/MT, 561 atendimentos via telefone.

b) Balanço referente ao primeiro semestre de 2018, revela que, 630 atendimentos foram realizados via e-mail.

c) Conforme balanço realizado pelo CAU/MT 135 atendimentos foram realizados presencialmente no primeiro semestre de 2018.

d) Via SICCAU foram realizados, 101 atendimentos, no primeiro semestre de 2018.

e) No primeiro semestre de 2018, foram atendidas pelo CAU/MT, mais de mil pessoas.

21.

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: CAU-RO

No que se refere à pontuação presente no texto, assinale a alternativa na qual a oração apresenta vírgula(s) opcional(is).

a) “de autoria de Esopo, um pensador da Grécia Antiga, que é perfeita para explicar a resiliência”

(linhas 8 e 9)

b) “expostos ao vento, mesmo sendo fortes, os galhos de carvalho sempre quebram ou são arrancados” (linhas 10 e 11)

c) “ambos precisam de resistência diante do vento forte, porém os juncos usam a flexibilidade para balançar” (linhas de 15 a 17)

d) “Agora, fica mais fácil compreender que resiliência não é o mesmo que resistência” (linhas 18 e 19)

e) “Segundo Lisa Rossetti, pesquisadora britânica e especialista em liderança” (linha 21 e 22).

22.

Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: APEX Brasil

Considerando as regras de pontuação vigentes, assinale a alternativa que reescreve corretamente a oração “Segundo ele, nos primeiros sete meses de 2018, a corrente de comércio do País com o mundo aumentou 13%, acompanhando o avanço de 12% da produção industrial no primeiro semestre.”.

73 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

a) Nos primeiros sete meses de 2018, a corrente de comércio do País, com o mundo, aumentou 13% segundo ele, acompanhando o avanço de 12% da produção industrial no primeiro semestre.

b) Segundo ele, a corrente de comércio do País com o mundo aumentou 13% nos primeiros sete meses de 2018, acompanhando, o avanço de 12% no primeiro semestre, da produção industrial.

c) Segundo ele, a corrente de comércio do País com o mundo aumentou 13% no primeiro semestre, acompanhando o avanço de 12%, da produção industrial, nos primeiros sete meses de 2018.

d) A corrente de comércio do País com o mundo aumentou 13% nos primeiros sete meses de 2018, segundo ele, acompanhando o avanço de 12% da produção industrial no primeiro semestre.

e) Nos primeiros sete meses de 2018, a corrente de comércio do País, segundo ele, com o mundo aumentou 13%, acompanhando, o avanço de 12%, no primeiro semestre, da produção industrial.

23.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

Caso o autor resolvesse incluir no texto a oração Estou desesperado, de forma a compor um só período com a já existente, a nova redação, de acordo com as regras de ortografia e de pontuação vigentes, poderia ser a seguinte:

a) Estou desesperado por que não se faz mais lixo como antigamente!!!

b) Desesperado, estou, porque não se faz mais lixo como antigamente!!!

c) Por que não se faz mais lixo como antigamente, estou desesperado!!!

d) Estou desesperado: não se faz mais lixo como antigamente!!!

e) Já que não se faz mais lixo como antigamente estou desesperado!!!

24.

Ano: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A

O ponto de exclamação utilizado na frase “Feliz Dia dos Pais!”

a) indica um espanto diante da mensagem.

b) reforça o desejo expresso pela mensagem.

c) revela uma desconfiança diante do que se fala.

d) reafirma a ausência de sentimento na mensagem.

e) questiona indiretamente o conteúdo da mensagem.

25.

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: EBSERH

No período “O trabalho, no decorrer da história, foi ocupando a maior parte do tempo do ser humano.” (linhas 1 e 2) , o uso das vírgulas justifica-se para

a) marcar a intercalação do adjunto adverbial.

b) marcar a inversão do adjunto adverbial.

c) marcar a elipse do verbo.

d) isolar o aposto.

e) marcar uma enumeração.

75 de 86 | www.direcaoconcursos.com.br

26.

Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CAU-RJ

Com relação à pontuação de trechos do texto, assinale a alternativa correta.

a) No trecho “Arquiteto renomado, criou uma planta única” (linha 3), para se garantir a correção gramatical, a vírgula deve ser retirada, pois esse sinal não pode separar o sujeito e o verbo.

b) Os sinais de pontuação que isolam a expressão “de famílias reais” (linhas 4 e 5) podem ser retirados, desde que o primeiro travessão seja substituído por dois pontos.

c) No trecho “seriam unidos em um só prédio. E teriam que aprender ali a circular pelo mesmo espaço.” (linhas 7 e 8), caso o ponto final seja retirado, fazendo-se as devidas adequações, mantém-se a correção gramatical do período.

d) Na linha 10, é obrigatória a inserção de vírgula depois do termo “Antes”, pois se trata de advérbio deslocado na oração.

e) O vocábulo “parlamentares” (linha 12) também pode ser sucedido por ponto e vírgula, sem prejuízo à coesão gramatical.

27.

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: CRN - 3ª Região (SP e MS)

Acerca dos aspectos gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

a) O termo “reúne” (linha 4) recebe acento gráfico com base na mesma regra que justifica o acento em

“aí’ (linha 23).

b) O travessão (linha 9) poderia ser substituído por parêntese, sem promover erro gramatical.

c) O emprego do sinal indicativo de crase (linha 15) poderia ser omitido, uma vez que se percebe um caso facultativo de crase.

d) A expressão “onde” (linha 22) poderia ser substituída por “que” sem comprometer a correção gramatical do trecho.

e) O vocábulo “conscientizar” (linha 34) poderia ser substituído pela expressão “demonstrar insciência”, sem alterar o sentido original do período.

28.

Ano: 2019 Banca: IADESÓrgão: CRN - 3ª Região (SP e MS)

Documentos relacionados