• Nenhum resultado encontrado

1. (CETRO/Técnico de atividades Rodoviárias do DER/DF/2009) A respeito dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direito e secreto, com valor igual para todos e nos termos da lei mediante: I. plebiscito.

II. referendo.

III. iniciativa popular.

IV. votação interna dos Deputados Distritais.

Está correto o contido em; a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas. c) III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

RESOLUÇÃO:

I) Certo. Plebiscito é um dos instrumentos de soberania popular. II) Certo. Referendo é um dos instrumentos de soberania popular.

III) Certo. Iniciativa popular é um dos instrumentos de soberania popular. IV) Errado. Não é forma/instrumento de soberania popular.

Estão corretos: I, II e III. Resposta: B.

2. (IBFC/SEEDF/Professor/2013) Dentre as demandas prioritárias da sociedade do DF, a LODF não prevê a:

a) Saúde. b) Alimentação. c) Moradia.

RESOLUÇÃO:

Conforme o artigo 3º, VI, é objetivo prioritário do DF dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas áreas de educação, saúde, trabalho, transporte, segurança pública, moradia, saneamento básico, lazer e assistência social. A LODF não prevê a alimentação como demanda prioritária.

Resposta: B.

3. (FUNIVERSA/Enfermeiro SES-DF/2011/adaptada) De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal é objetivo prioritário:

a) dar precedência ao atendimento das demandas da sociedade na área da saúde.

b) garantir a prestação de assistência jurídica integral a todos os cidadãos, independente de sua condição financeira.

c) preservar a sua autonomia como unidade federativa.

d) valorizar a vida e adotar políticas públicas de saúde, de previdência e de educação preventivas do suicídio.

e) assegurar o exercício de petição ou representação, independentemente do pagamento de taxas.

RESOLUÇÃO:

a) Certo. Conforme o artigo 3º, VI, é objetivo prioritário do DF dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas áreas de educação, saúde, trabalho, transporte, segurança pública, moradia, saneamento básico, lazer e assistência social.

b) Errado. É um dos objetivos prioritários garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.

c) Errado. A autonomia (a preservação de sua autonomia) não é objetivo prioritário, mas sim, um dos valores fundamentais do DF.

d) Errado. É objeto prioritário valorizar a vida e adotar políticas públicas de saúde, de assistência e de educação preventivas do suicídio. Previdência deixa o item errado.

e) Errado. É uma obrigação do DF, mas não é objetivo prioritário, pois não consta no rol do artigo 3º. Resposta: A.

4. (FUNIVERSA/Seplag/2011) Assinale a alternativa que apresenta objetivo prioritário do Distrito Federal:

a) Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) Promover o bem de todos, em especial o dos eleitores.

c) Valorizar e desenvolver a cultura local, independentemente de contribuir para a cultura brasileira. d) Assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica dos autores e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares.

e) Assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legalidade e da legitimidade dos atos do poder público, cabendo exclusivamente ao Ministério Público o controle da eficácia dos serviços essenciais à população.

RESOLUÇÃO:

a) Certo. Segundo o art. 3º, I, é objetivo prioritário do DF garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) Errado. Apenas “Promover o bem de todos” é objetivo prioritário do DF; não consta no dispositivo “em especial o dos eleitores”.

c) Errado. É objetivo prioritário do DF valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira.

d) Errado. É objetivo prioritário do DF assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares. A palavra “autores” deixa o item incorreto.

e) Errado. É objetivo prioritário do DF assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legalidade e legitimidade dos atos do Poder Público e da eficácia dos serviços públicos. Não consta na LODF que cabe exclusivamente ao Ministério público o controle de eficácia dos serviços essenciais à população.

Resposta: A.

5. (FUNIVERSA/ PC/2008) A LODF estabelece que a iniciativa popular corresponde a:

a) Iniciativa popular assinada, no mínimo por 2% dos eleitores do DF distribuídos em, pelo menos, quatro zonas eleitorais, com não menos de 0,4% do eleitorado de cada uma delas.

b) Iniciativa popular assinada, no mínimo por 1% dos eleitores do DF distribuídos em, pelo menos, três zonas eleitorais, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada uma delas.

c) Iniciativa popular assinada, no mínimo por 1% dos eleitores do DF distribuídos em, pelo menos, seis zonas eleitorais, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada uma delas.

d) Iniciativa popular assinada, no mínimo por 2% dos eleitores do DF distribuídos em, pelo menos, seis zonas eleitorais, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada uma delas.

e) Iniciativa popular assinada, no mínimo por 5% dos eleitores do DF distribuídos em, pelo menos, seis zonas eleitorais, com não menos de 0,6% do eleitorado de cada uma delas.

RESOLUÇÃO:

A iniciativa popular é o direito que os eleitores do DF têm de apresentar à Câmara Legislativa projetos de lei e propostas de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal. São requisitos para apresentação de Proposta de Emenda à LODF: recolhimento de assinaturas de, no mínimo, 1% dos eleitores do DF, divididos em, no mínimo, 3 zonas eleitorais, com não menos de 0,3% do eleitorado para cada uma das zonas. Já os requisitos para apresentação de Projeto de Lei são: assinatura de, no mínimo, 1% dos eleitores do DF, divididos em 3 zonas eleitorais. A alternativa de letra “B” é a única que contempla todos os critérios para apresentação de Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal de iniciativa popular.

Resposta: B.

6. (FUNIVERSA/Terracap/2010) O DF, por imperativo constitucional, é regido por sua Lei Orgânica, atendidos os princípios estabelecidos na Carta Maior Federal. Acerca dos fundamentos da organização dos Poderes e do Distrito Federal previstos na LODF, assinale a alternativa correta: a) É prevista expressamente a possibilidade de participação política direta dos cidadãos domiciliados eleitoralmente no DF, além do direito ao sufrágio universal.

b) O pluralismo político é consagrado objetivo prioritário do Distrito Federal.

c) A LODF prevê que o DF seja protegido por tombamento, junto ao instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

d) O DF, como unidade política, detém soberania, como princípio decorrente da Constituição Federal. e) É assegurado aos cidadãos o amplo direito de petição e de representação, exigindo-se apenas os emolumentos decorrentes dos custos administrativos.

RESOLUÇÃO:

a) Certo. Além do direito ao sufrágio universal, é direito expresso na LODF a possibilidade de participação política direta dos cidadãos do DF, por meio de plebiscito, referendo e de iniciativa popular. b) Errado. O pluralismo político é um dos valores fundamentais.

c) Errado. A LODF prevê que Brasília seja protegida por tombamento, junto ao instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Brasília e DF não são sinônimos.

d) Errado. O DF, como unidade política, detém autonomia, e não, soberania.

e) Errado. Os direitos de petição e representação são assegurados, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.

Resposta: A.

7. (FUNIVERSA / SEJUS-DF/ 2010) No exercício de sua autonomia política, o Distrito Federal criou uma lei que promove os direitos humanos assegurados na Constituição Federal. Acerca desse ato legislativo, assinale a alternativa correta, à luz da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF).

a) Ao se promulgar a lei, foi atendido um dos objetivos prioritários do Distrito Federal. b) O Distrito Federal só pode promover os direitos humanos por meio de lei.

c) A lei visa atender à exigência presente na Constituição Federal do Brasil, mas não na LODF. d) Segundo a LODF, a dignidade da pessoa humana é um objetivo prioritário.

e) A referida lei é manifestação da autonomia administrativa da Câmara Legislativa.

RESOLUÇÃO:

a) Certo. Ao se promulgar uma lei que promove os direitos humanos, foi atendido o primeiro objetivo prioritário do DF, o de garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) Errado. A palavra “só” deixa o item incorreto. O DF pode, por exemplo, promover os direitos humanos por meio de decretos, resoluções e de outras formas que não dependam de lei.

c) Errado. A lei que promove os direitos humanos atende a uma exigência prevista na LODF, um dos objetivos prioritários do DF.

d) Errado. Segundo a LODF, a dignidade da pessoa humana é um valor fundamental do DF. e) Errado. A referida lei é manifestação da autonomia legislativa da Câmara Legislativa do DF. Resposta: A.

8. (FUNIVERSA/SEJUS-DF/2010) Considere que a Câmara Legislativa do Distrito Federal queira fortalecer a soberania popular e resolva submeter uma lei aprovada na Casa ao crivo da população. Nessa situação, a soberania será exercida por meio de:

a) Plebiscito. b) Referendo. c) Iniciativa popular.

d) Sufrágio universal com voto indireto, mas secreto. e) Sufrágio universal com voto direto, mas aberto.

RESOLUÇÃO:

No enunciado, fica evidenciado que a consulta à população será sobre uma lei, ou seja, uma norma já existente. Logo, essa consulta só pode ocorrer mediante referendo, pois esse é o instrumento adequado para consultas posteriores à existência de normas. Se a consulta fosse sobre um projeto de lei, ou seja, uma proposição legislativa, aí sim teríamos o plebiscito como instrumento correto.

Resposta: B.

9. (FUNIVERSA/SEPLAG-DF/2010/adaptada) A respeito dos fundamentos da organização do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta:

a) Promover, proteger e defender os direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos é um dos objetivos prioritários do DF.

b) O valor fundamental da plena cidadania tem o significado de inclusão apenas do cidadão, com capacidade de votar e ser votado.

c) A dignidade da pessoa humana é um valor supremo que atrai o conteúdo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito à vida.

d) O pluralismo político permite a adoção de partido local, com concepção ideológica do social-nacionalismo alemão.

e) A autonomia política permite o relacionamento direto entre o Distrito Federal e outros organismos de Direito Internacional Público.

RESOLUÇÃO:

a) Errado. É objetivo prioritário do DF promover, proteger e defender os direitos da criança, do adolescente e do jovem.

b) Errado. O valor fundamental da plena cidadania não tem o significado de inclusão apenas do cidadão, com capacidade de votar e ser votado (apenas direitos políticos), mas sim do cidadão no sentido amplo, que é aquele que tem direitos políticos, civis e individuais.

c) Certo. Segundo José Afonso da Silva, a dignidade da pessoa humana é um valor supremo porque não é apenas um princípio da ordem jurídica, mas é também da ordem política, social, econômica e cultural. Daí sua natureza de valor supremo, porque está na base de toda a vida nacional.

d) Errado. O pluralismo político não permite a adoção de partido local, mas sim, a coexistência de concepções e partidos políticos.

e) Errado. O DF é detentor de autonomia, logo, o seu poder é apenas interno. Ele não tem a competência para se relacionar diretamente com organismos de Direito Internacional Público.

Resposta: C.

10. (IADES/PGDF/2011) Assinale a alternativa que não indica objetivo prioritário do Distrito Federal, de acordo com a Lei Orgânica.

a) Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) Proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum.

c) A preservação de sua autonomia como unidade federativa.

d) Garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.

e) Valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira.

RESOLUÇÃO:

A preservação da autonomia como unidade federativa é um dos valores fundamentais do DF. Resposta: C.

11. (FUNIVERSA/Terracap/2010) Segundo a LODF, o DF tem autonomia: a) política, financeira e administrativa.

b) administrativa, somente. c) política e financeira. d) financeira, somente. e) política, somente.

RESOLUÇÃO:

O DF é detentor de autonomia política, financeira e administrativa (PAF). Resposta: A.

12. (FUNIVERSA/Terracap/2010) Entre as demandas abaixo, não é considerado objetivo prioritário, para fins de atendimento pelo DF, a (o):

a) Saúde. b) Moradia. c) Transporte. d) Energia elétrica. e) Lazer. RESOLUÇÃO:

É um dos objetivos prioritários do DF dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas áreas de educação, saúde, trabalho, transporte, segurança pública, moradia, saneamento básico, lazer e assistência social; energia elétrica não é considerada demanda prioritária.

Resposta: D.

13. (FUNIVERSA/SES-DF/Auxiliar de Patologia/2009) A Soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Assinale a alternativa que, nos termos da lei, descreve corretamente outras formas de exercício da soberania popular:

a) Plebiscito, referendo e ação popular.

b) Referendo, ação civil pública e iniciativa popular. c) Iniciativa popular e ação popular.

d) Referendo, ação civil pública e plebiscito. e) Plebiscito, referendo e iniciativa popular.

RESOLUÇÃO:

A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Resposta: E.

14. (FUNIVERSA/SEPLAG/Assist. de serv. Sociais/2008/adaptada) O DF integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e não tem como um dos seus valores fundamentais:

a) Promover o bem de todos. b) O pluralismo político.

c) A dignidade da pessoa humana. d) A plena cidadania.

e) A preservação de sua autonomia como unidade federativa.

RESOLUÇÃO:

Promover o bem de todos é um dos objetivos prioritários do DF. Resposta: A.

15. (FUNIVERSA/SEJUS/2008) São objetivos prioritários do DF, exceto:

a) Garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituição Federal. b) Preservar os interesses individuais e coletivos.

c) Promover o bem de todos.

d) Valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira.

e) Proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum.

RESOLUÇÃO:

A palavra “individuais” deixa a alternativa B errada. É um dos objetivos prioritários do DF preservar os interesses gerais e coletivos.

Resposta: B.

16. (QUADRIX/SEEDF/Orientador/2014) O DF integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais a preservação de sua autonomia como unidade federativa, a plena cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante:

I. Aprovação do projeto de lei. II. Iniciativa popular.

III. Plebiscito. IV. Referendo.

V. Aprovação por decreto do Governador.

Estão corretos os incisos: a) II, III e IV.

b) I, II e V. c) III, IV e V. d) II, IV e V. e) I, III e V.

RESOLUÇÃO:

I) Errado. Não é forma/ instrumento de soberania popular.

II) Certo. Iniciativa popular é um dos instrumentos de soberania popular. III) Certo. Plebiscito é um dos instrumentos de soberania popular.

IV) Certo. Referendo é um dos instrumentos de soberania popular. V) Errado. Não é forma/instrumento de soberania popular.

Estão corretos: II, III e IV. Resposta: A.

17. (FUNIVERSA/SEJUS/2010) A respeito da LODF, assinale a alternativa correta:

a) O DF possui plena autonomia política e administrativa, mas não financeira, dependendo da União para gerir suas finanças.

b) É objetivo prioritário do DF garantir e promover os direitos humanos fixados apenas na Constituição Federal.

c) Se Rafael é testemunha do crime estupro praticado por Carlos contra Ana Paula, então, compete ao Poder Público assegurar a proteção à integridade física e psicológica de Ana Paula, de Rafael e, ainda, do pai de Rafael.

d) É dispensado ao cidadão, para o exercício de seu direito de petição ou de representação, o pagamento de taxas, mas faz-se necessária a garantia de instância, caso o cidadão queira interpor recurso.

RESOLUÇÃO:

a) Errado. O DF possui plena autonomia política, administrativa, e financeira, não dependendo da União para gerir suas finanças.

b) Errado. É objetivo prioritário do DF garantir e promover os direitos humanos fixados na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A palavra “apenas” deixa o item incorreto. c) Certo. É um dos objetivos prioritários do DF assegurar, por parte do poder público, a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares.

d) Errado. É dispensado ao cidadão, para o exercício de seu direito de petição ou de representação, o pagamento de taxas, de emolumentos e de garantia de instância.

Resposta: C.

Julgue os próximos itens, de acordo com a LODF: 18. (CONSULPLAN/CEASA-DF/2012)

O DF integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais, dentre outros, a preservação de sua autonomia como unidade federativa, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político.

RESOLUÇÃO:

O item reproduz parcialmente o artigo 2º da LODF: o Distrito Federal integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais a preservação de sua autonomia como

unidade federativa, a plena cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

Resposta: Certo.

19. (ITEM INÉDITO)

Constitui objetivo prioritário do Distrito Federal, assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da constitucionalidade dos atos do Poder Público.

RESOLUÇÃO:

Constitui objetivo prioritário do DF assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legalidade e legitimidade dos atos do Poder Público e da eficácia dos serviços públicos.

Resposta: Errado.

20. (ITEM INÉDITO)

Um dos objetivos prioritários do Distrito Federal é preservar a sua identidade, adequando as exigências do desenvolvimento à preservação de sua memória, tradição e peculiaridades.

RESOLUÇÃO:

O item reproduz o art. 3º, VIII. Resposta: Certo.

21. (ITEM INÉDITO)

Constitui objetivo prioritário do Distrito Federal a valorização social do trabalho e da livre iniciativa.

RESOLUÇÃO:

Valores do trabalho e da livre iniciativa constituem valores fundamentais do DF. Resposta: Errado.

22. (ITEM INÉDITO)

Constitui valor fundamental do DF promover a inclusão digital, o direito de acesso à Internet, o exercício da cidadania em meios digitais e a prestação de serviços públicos por múltiplos canais de acesso.

RESOLUÇÃO:

Constitui um dos objetivos prioritários do DF promover a inclusão digital, o direito de acesso à Internet, o exercício da cidadania em meios digitais e a prestação de serviços públicos por múltiplos canais de acesso.

Resposta: Errado.

23. (ITEM INÉDITO)

O Distrito Federal tem como um de seus objetivos prioritários, dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade na área de educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, trabalho, transporte, moradia, lazer e assistência social.

RESOLUÇÃO:

O item é reprodução do artigo 3º, VI da LODF. Resposta: Certo.

24. (ESAF/PGDF/2006)

Não é objetivo do DF zelar pelo conjunto urbanístico de Brasília, pois essa competência é exclusiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

RESOLUÇÃO:

Segundo o artigo 3º, XI, é objetivo prioritário do DF zelar pelo conjunto urbanístico de Brasília. Resposta: Errado.

25. (CESPE/CEBRASPE/SEEDF/Monitor de gestão educacional/2016)

RESOLUÇÃO:

Segundo o artigo 2º, são valores fundamentais do DF: a preservação de sua autonomia como unidade federativa; a plena cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.

Resposta: Certo.

26. (CESPE/CEBRASPE/DETRAN//2008)

É objetivo prioritário do DF garantir a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovem insuficiência de recursos.

RESOLUÇÃO:

O item é reprodução do artigo 3º, VII. Resposta: Certo.

27. (CESPE/CEBRASPE/Técnico Legislativo//2005)

Os valores fundamentais que regem a organização do DF guardam paralelo com os fundamentos do Estado Democrático instituído pela Constituição Federal.

RESOLUÇÃO:

Segundo o artigo 1º da Constituição Federal (CF), são fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. Os valores fundamentais do DF, que estão expressos no artigo 2º da LODF (a preservação da autonomia, a plena cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político e o parágrafo único que prevê que ninguém no DF será discriminado ou prejudicado...) foram reproduzidos quase que integralmente do texto da CF, logo, guardam paralelo com os fundamentos do Estado Democrático instituído pela CF. O DF apenas não pode reproduzir o fundamento da soberania.

28. (CONSULPLAN/2012/CEASA-DF)

Estão incluídos, dentre os objetivos prioritários do DF, proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum e valorizar e desenvolver a cultura local.

RESOLUÇÃO:

Segundo o artigo 3º, V e IX, são objetivos prioritários do DF proporcionar aos seus habitantes condições de vida compatíveis com a dignidade humana, a justiça social e o bem comum e valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira.

Resposta: Certo.

29. (ITEM INÉDITO)

Constitui objetivo do Distrito Federal valorizar e desenvolver a cultura brasileira.

RESOLUÇÃO:

Segundo o artigo 3º, IX, é objetivo prioritário do DF valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira. O DF não tem como obrigação valorizar e desenvolver a cultura brasileira.

Resposta: Errado.

30. (CESPE/CEBRASPE/Técnico Legislativo//2005)

A vedação de tratamento discriminatório, em razão da idade, etnia, cor, sexo, estado civil, religião,

Documentos relacionados