• Nenhum resultado encontrado

S B Livros brasileiros / A voz da terra (Queirós, Amadeu de A voz da terra s ref)

No documento Acéphale e a hora presente (páginas 114-116)

CAPÍTULO 111 Fichamento dos Cadernos da Hora Presente

CADERNOS DA HORA PRESENTE SALGADO, Plínio A mensagem (Capítulo

M. S B Livros brasileiros / A voz da terra (Queirós, Amadeu de A voz da terra s ref)

Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 152-153,

jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: RESENHA Literatura

Palavra(s)-chave: Brasil; Romance; Literatura Nota(s) de resumo: O romancista não cenariza uma civilização, uma paisagem essencialmente nacional. Não é um romance choque. Atinge, por vezes, uma intensidade humana rara na literatura nacional. Revela uma alma compreensiva e compassiva. Romance de almas e de melancolia em surdina. [Segue quadrinho (3 linhas) em francês sobre a importância de Farias Brito, por Maonel Gahisto.]

BRITO, Mario da Silva. Livros estrangeiros / O império dos sem Deus. CROYDS, Pierre. O

império dos sem Deus, s. ref. Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 154-156, jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: RESENHA Literatura

Palavra(s)-chave: Romance; Literatura; Catolicismo; Comunismo

Nota(s) de resumo: Contraste entre o estilo desapaixonado e o assunto convulsivo (o drama daqueles que se recusam a abandonar Deus na

romance. Os outros existem apenas para pronunciar num lugar maldito o seu nome bendito. Fantoches do autor assim como os cidadão da URSS o são do Estado bolclievista. O livro conquistou a primeira colocação no Concurso Internacional de Romances sobre o Bolchevismo.

SILVEIRA, Tasso da. Jesus. (BUONAIUTI, E.

Jesus. São Paulo, Atena Editora, s. d.; CELLINI,

Benevenuto. Vida de Jesus. São Paulo, Atena, s. d.; BERTONl. Dante. São Paulo, Atena, s. d.

Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 156-157,

jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: RESENHA

Palavra(s)-chave: Biografia; Literatura; Catolicismo; Itália

Nota(s) de resumo: “Todos esses livros estimulam, pelo que valem e significam, o apetite do comentador literário. “Boianuti , dir-se-ia, raliza no seu espírito a síntese do racionalista e do crente”. Mistura de Renan com católico ortodoxo; CONJUNCTIO OPPOSITORUM dobrada pela relação entre a expressão purista do tradutor e a simplicidade do RACCONTO divino. Autor(es) citado(s): ALIGHIERI, Dante; RENAN, Emest; CELLINI, Benvenuto;

CADERNOS DA HORA PRESENTE. Livros recebidos. Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 157, jxd. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: INFORME Literatura

Nota(s) de resumo: Da Atena editora: STERNE, L. “Viagem sentimental”; MONTIMIGLIANO, F. “Tolstoi” (vol. V da série ‘perfis’); BONTEMPELLl, M. “São Bemardino” (vol. VI da série ‘perfis’); PLUTARCO. “Demosthenes e Cícero” (Biblioteca clássica, série ‘vida dos homens ilustres’); GUIZARD FILHO, Felix. “D. Rodovalho e D. José (Achegas à história de Taubaté)”.

Outras editoras: GOFREDO JUNIOR. “Justiça e jiu-i no Estado moderno” — tese de concurso para a cátedra de Direito Judiciário Penal, da Faculdade de direito da USP. QUEIRÓS, Venceslau. “Rezas do diabo” (livro póstumo) — com prefácio de Rubens do Amaral.FlGUEIRA, Gastón. “Mi deslubramientos en el Amazonas” — Montevidéu. FIGUEIRA, Gastón. “Geografia poética de América”.

do carimbamba”. Rio de Janeiro, A Noite, s. d.)

Cadernos cia Hora Presente, n°. 3, p. 158-159,

jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: DEPOIMENTO Palavra(s)-chavc; Brasil; Conto; Literatura Nota(s) de resumo: De como do contato, por ser carimbamba, — boticário-médico — no interior de Minas, com a gente simples surgiu , trinta anos depois, o livro de contos, contados sem exagero, com a sinceridade e a singeleza da gente que retrata.

SIQUEIRA, Hildebrando. O autor fala / “Funcionário público”. (Carta a Rui de Arruda).

Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 160, jul. /

ago., 1939.

Vocabulário controlado: DEPOIMENTO — Literatura

Palavra(s)-chave: Brasil; Romance; Literatura Nota(s) de resumo; O livro “pode ser taxado, conforme o gosto do leitor (ou outro acidente qualquer) de romance, novela, narrativa, memórias, crônica...” Nâo encerra teses doutorais, nem soluções para problemas suntuosos. Apenas a humana históra de uma sombra; Eusébio o fiuicionário público. Será que vale a pena publicar.

MACílADO, Leão. O autor fala / “Espigão da Samambaia”. (2o. Prêmio de romance de 1937, da Academia Brasileira de Letras). Cadernos da

Hora Presente, n°. 3, jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: DEPOIMENTO Palavra(s)-chave: Brasil; Romance; Literatiu^ Nota(s) de resumo: Livro sobre o campo escrito na cidade e na saudade. Livro triste: retrato da dura condição do Brasil rural. Estudo social: idéa e motivo da minha história. O livro descreve também o período crítico 29 / 30. Incidência no país da crise mundial. Mudança em nossa evolução.

MAURÍCIO, José. Meia-hora / com Andrade Murici. Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p.

163-170,ju l./ago., 1939.

Vocabulário controlado: ENTREVISTA

Nome pessoal como assunto: MURICY, José Cândido de Andrade

Palavra(s)-chave: Brasil; Arte; Política; Música; Igreja

Nota(s) de resumo: A política e o artista; o

intenção ideológicos. O verdadeiro artista não é o “condottieri, o redator de manifestos e sim alguém que tenta condensar, a toda força as suas experiências interiores. Eis como ele deve influir na vida contemporânea. Petrel das tempestades. Oposto ao “homem que se diverte”, que “toca tranqüilamente o tamborim”. Canta no meio do perigo, canto atravessado pela tempestade. O temperamento e a interpretação musical; “Há uma interpretação para cada intérprete. O que importa para a a arte é a admiração que sabe o que admira. Há vários graus de consciência no sentimento de admiração. Aquela que é manifestação da pura sensibilidade não representa julgamento. A razão não pode ser eclética. O artista não ode ser eclético. O intérprete precisa sê-lo. O ouvinte se não o for será pobre, limitado àquilo que for afins com seu modo de ser. A música na igreja: A música deve ser um elemento auxiliar na liturgia. Dentro da ortodoxia qualquer luna poderá ser aceita. A música vocal é a mais indicada para a prece.

Autor(es) citado(s): ALIGHIERI, Dante; AMADO, Jorge; DESCARTES, René; LA ROCHEFOUCAULD; MOZART, Wolfgang Amadeus; PUCINI, Giacomo; SCHUMANN, Robert; SCHUTZ, Alfired; VAUVENARGUES; VERDI, Giuseppe; WAGNER, Richard; HAYDN, Hiram; BERLIOZ; BEETHOVEN, Ludwig van; BACH, Johann Sebastian; DA VINCI, Leonardo; ROSSINI, (Gioacchino); LIZST, Franz; PALESTRINA; LASSUS; VITTORIA; MARENZIO; GASTONE.

CADERNOS DA HORA PRESENTE. Antologia / Noticia preliminar. Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 171-174, jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: APRESENTAÇÃO Nota(s) de resumo: O poeta de “A sala dos passos perdidos” era dono do dom que Peter Wust chamaria “senso da sacralidade”. Consoladora. mensagem de espiritualidade. Tuberculose. Autor(es) citado(s): ASSIS, Francisco de; MACHADO DE ASSIS; SALGADO, Plínio; ABREU, Casimiro de;

ABREU, Rodrigues de. Antologia / Carta autobiográfica. (Carta a Hidelbrando Siqueira.

Cadernos da Hora Presente, n°. 3, p. 175-176,

jul. / ago., 1939.

Vocabulário controlado: CORRESPONDÊNCIA

Nota(s) dc resumo: “A minha vida, querido Hidelbrando, nada tem de interessante.”

Autor(es) citado(s): BAUDELAIRE, Charles; QUENTAL, Antero de; ALVES, Castro; VIRGÍLIO; OVÍDIO; NOBRE, Antônio.

ABREU, Rodrigues de. Antologia. Cadernos da

Hora Presente, n°. 3, p. 176-181. jul. / ago.,

1939.

Vocabulário controlado: POEMA(S) Nota(s) de resumo:

Poemas: “As cigarras” (A saia dos passos perdidos); “Casa destelhada”(Casa destelhada); “Versos à bondade de minha irmü” (Casa destelhada); “Os amigos” (Casa destelhada).

SIQUEIRA, Hildebrando. Fatos e comentários / 1 Tradutores de Machado de Assis. Cadernos da

Hora Presente, n°. 3,

p. 182-183, jul./ago-, 1939.

Vocabulário controlado: INFORME Literatura

Palavra(s)-chave: Brasil; Tradução; Literatura; Século XIX

Autor(es) citado(s): CARVALHO, Ronald de; FRANCE, Anatole; PIRANDELLO, Luigi; RIBEIRO, João;

G. C. S. Fatos e comentários 12 — Um manifesto

No documento Acéphale e a hora presente (páginas 114-116)