• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

O MATERIAL ARQUEOLÓGICO DO SÍTIO JERICOACOARA I E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO REGIONAL

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

A praia de Jericoacoara está localizada no litoral noroeste do estado do Ceará, a cerca de 287 quilômetros da cidade de Fortaleza, sob as coordenadas 2º 47' 14" S e 40° 30' 26" W. A principal via de acesso, a partir da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, dá-se por meio da rodovia estadual estruturante CE-085, a rota do sol poente. A partir dessa rodovia, à altura do quilômetro 265, converte-se à direita e trafega-se por 12 quilômetros até a Praia do Preá, por meio de uma estrada recentemente asfaltada. Percorrendo-se mais 14 quilômetros, chega-se à praia de Jericoacoara, por meio de veículos tracionados ou “buggys” que adentram áreas de campo de dunas e lagoas interdunares.

A área de pesquisa está circunscrita ao Parque Nacional (PARNA) de Jericoacoara, um bioma marinho costeiro com área de 8.862,89 hectares, que tem como objetivo “proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para o uso público, educação e pesquisa científica”1 (ICMBIO, 2011). O PARNA foi criado no ano de 2002 e teve a sua área redimensionada por meio da Lei Federal nº 11.486, de 15 de junho de 2007.

De acordo com a compartimentação do litoral brasileiro proposta por Silveira, 1964 (apud MUEHE 2003, p.290), a nossa área de pesquisa encontra-se na porção Costa do Nordeste, que se estende das proximidades da baía de São Marcos (Maranhão) até a Baía de Todos os Santos (Bahia). De maneira específica, encontra-se inserida no macrocompartimento Costa Semiárida Norte que, segundo Muehe (2003, p.293-294), estende-se da ponta dos Mangues Secos, a leste da baía do Tubarão (Maranhão), até a ponta de Itapagé, um pouco a leste da desembocadura do rio Acaraú (Ceará), ponto em que a plataforma continental e a linha do litoral mudam, bruscamente, da direção geral

1 www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades.../Contextualizacao.pdf (acesso em 25 /12/ 2016).

72 oeste-leste para nordeste-sudoeste. Compreende parte dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará e está sob as coordenadas 43º 29’ e 40º W.

Figura 2.1: Macrocompartimentação da costa do Nordeste com destaque para a Costa Semiárida Norte (adaptado de MUEHE, 2003, p.291).

Uma das principais características desse macrocompartimento é a presença de depósitos sedimentares do grupo Barreiras, à frente dos quais se desenvolveram numerosos campos de dunas alimentados por sedimentos oriundos da plataforma continental interna, a exemplo das feições geomorfológicas dos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, além da praia de Jericoacoara.

Dentro dos limites do PARNA Jericoacoara foram identificados 6 sítios arqueológicos, os quais se encontram distribuídos em duas áreas, aqui designadas Complexo Arqueológico do Serrote (CAS) e Complexo Arqueológico do Mangue Seco (CMS), identificados na figura a seguir.

73

74 O CAS é formado por quatro sítios, Jericoacoara I a IV2, localizados nas imediações do Serrote do Jericoacoara, a barlavento e a sotavento, os quais têm como peculiaridade a presença de estratigrafia preservada em alguns trechos, embora muitos vestígios já estejam dispostos na planície de aspersão. O Jericoacoara I, objeto de intervenções desde o ano de 2010, é caracterizado por ampla dispersão espacial numa área de 0,7 km , está situado a barlavento do Serrote de Jericoacoara, distante 150 m da pancada do mar. Localizado em área de intensa deflação, faz-se particularmente visível em superfície, mais especificamente, em sete concentrações, formadas por vestígios que rolaram para a base de “blowouts”3 presentes na área, ocasionando a destruição dos contextos arqueológicos. Todavia, ainda existem muitos trechos com estratigrafia preservada, a partir dos quais se observam vestígios e estruturas de fogueiras nas paredes erosivas dessas bacias.

O Jericoacoara II, de menor extensão, está situado na praia da Malhada, ao lado do cemitério de Jericoacoara e da sede do ICMBio e foi alvo de atividades de intervenções no ano de 2007. Possui apenas uma concentração e caracteriza-se pela presença de numerosas fogueiras dispostas em estratos superficiais. Os sítios Jericoacoara III e IV, que se estendem dos limites do sítio Jericoacoara I até o riacho Doce, no sentido leste, foram descobertos em período mais recente e ainda não foram alvo de intervenções. Diferenciam-se pelo fato de estar totalmente assentes sobre a planície de aspersão e, por conseguinte, não possuírem estratigrafia preservada.

O CMS, distante 5 km do CAS, no sentido oeste, está situado na localidade do Mangue Seco, nas proximidades do rio Guriú, correspondente ao limite oeste do PARNA Jericoacoara. Diferentemente do CAS, está mais distante da pancada do mar na atualidade, a cerca de 2,5 km, continente adentro e possui baixa densidade de vestígios, inclusive de exemplares da malacofauna, embora esteja situado nas proximidades de uma zona de manguezal pertinente à foz do rio Guriú.

2 Os sítios Jericoacoara I e II foram identificados por ocasião dos estudos arqueológicos levados a cabo junto à implantação do sistema de esgotamento sanitário da Vila de Jericoacoara, a cargo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE (VIANA, SOARES & SOUZA,2007).

3 É o termo empregado para descrever uma depressão produzida pelo vento em uma duna ou em um complexo dunar (CLAUDINO-SALES, 2005, p.247). O blowout configura-se como uma depressão em forma de corredor, bacias ou caldeirões, formada por erosão do vento em um depósito de areia preexistente (HESP, 2002, p.255).

75

76 A área objeto de análise nesta tese, situada no interflúvio rio Guriú – riacho Doce, tem como peculiaridade a presença de um promontório localmente denominado “Serrote de Jericoacoara”, constituído de quartzito ferrífero cataclasado, saliência responsável pela quebra da regularidade da linha de costa, a qual muda bruscamente da direção oeste-leste para nordeste-sudoeste. Sua cota máxima chega a 98 metros, formando uma crista de direção ENE-WSW, com aproximadamente 2 quilômetros de extensão da linha de preamar (MORAIS et al., 2006, p.144). Em torno dessa elevação, a barlavento e a sotavento, dispersam-se os sítios do CAS.