• Nenhum resultado encontrado

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 LOCALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DA TESE NO CONTEXTO DAS

O exercício de localização dos objetivos da tese1 no contexto das etapas e dos procedimentos operacionalizados na pesquisa não só significou uma otimização no alcance dos resultados, como também uma melhor compreensão da relação existente entre as diversas etapas do estudo. Tal exercício encontra-se melhor apresentado no quadro 3, que constitui o mapa da pesquisa.

Quadro 3 – Relação entre os objetivos específicos da tese, fontes, análises e resultados

Objetivos Fontes Análises Resultados

a) identificar, com base na literatura relativa à comunicação científica, elementos para o reconhecimento da dimensão pedagógica da revisão por pares Publicações (artigos e livros) relacionadas ao tema da tese. Teórica Apresentação de um estado da arte para o tema da tese

b) apresentar os conceitos presentes na teoria dos campos de Bourdieu e no construtivismo de Maturana e Varela que contribuem para elucidar a dimensão pedagógica da revisão por pares Obras de Bourdieu (Homo Academicus, Razones Practicas, O campo científico, Usos sociais da ciência, principalmente) e a Árvore do Conhecimento de Maturana e Varela e suas interpretações Teórica Estabelecimento de um referencial teórico para a tese c) caracterizar a amostra de

participantes da pesquisa em relação a tempo como pesquisador, área do

Participantes da Pesquisa Estatística Apresentação do perfil dos respondentes

1 Este exercício foi realizado a partir da tese de Leite (2011) do Programa de Pós-Graduação

conhecimento a que pertence, tempo de conclusão do doutorado,

quantidade de periódicos dos quais é revisor, origem e natureza da autoria dos artigos publicados para perceber correlações dessa caracterização com as percepções dos participantes sobre a revisão por pares.

d) identificar a percepção dos respondentes em relação às razões que justificam a dimensão pedagógica da revisão por pares

Participantes da Pesquisa Textual Demonstração da percepção dos respondentes acerca das razões que justificam a dimensão pedagógica da revisão por pares f) especificar a percepção dos

respondentes quanto às implicações do parecer avaliativo, tanto de ponto de vista dos colégios de área, quanto da posição do respondente no processo de revisão (autores e revisores)

Participantes da

Pesquisa Estatística e textual

Demonstração da percepção dos pesquisadores sobre as principais implicações do parecer avaliativo. g) apontar a percepção dos

respondentes acerca das condições para a ontogênese intelectual do pesquisador Participantes da Pesquisa Textual Apresentação da percepção dos respondentes sobre os determinantes ontogenéticos da revisão por pares e) apresentar, com base na percepção

dos respondentes, elementos que explicam os processos de formação do pesquisador quando da sua participação na revisão por pares.

Participantes da

Pesquisa Estatística e Textual

Percepção dos pesquisadores sobre as contribuições do parecer avaliativo na sua formação Fonte: Elaborado pelo autor

Como se observa no quadro acima, foram três os tipos de análises realizadas. A primeira, de natureza teórica, buscou a fundamentação para o estabelecimento do objeto de estudo no contexto da área e das subáreas (Ciência da Informação, comunicação científica, revisão por pares) para, mediante este exercício, estabelecer o objeto central da tese (dimensão pedagógica da revisão por pares). Além disso, por meio dessa análise, foi possível encontrar em Bourdieu e Maturana e Varela relação entre esses elementos conceituais, especialmente aqueles que permitem compreender propriedades pedagógicas da comunicação científica a partir de conceitos estabelecidos na teoria dos campos e na concepção de acoplamento estrutural, com o tema da revisão por pares numa perspectiva formativa e pedagógica.

A análise estatística, por sua vez, teve o objetivo de melhor interpretar e apresentar os dados colhidos por meio das questões fechadas do questionário. Um detalhamento dessas opções estatísticas será mais bem apresentado no item 4.5.

A análise textual esteve focada nas respostas da única questão aberta do questionário. Dos 1662 questionários retornados, 751 contribuíram com informações bastante diversificadas em extensão e profundidade em suas respostas a esta questão. Assim, tendo em vista a importância e centralidade dessa questão para a tese e o volume de informação textual recolhida com os participantes da pesquisa e, ainda, a dificuldade em tratar essa informação bruta, isto é, da mesma forma que aparece nas respostas, os dados passaram por um processo de categorização. Para facilitar o processo de categorização das respostas textuais, utilizou-se o programa Atlas ti2. Como chamam a atenção Sampieri, Collado e Lucio (2010, p. 471), um programa de computador “de maneira alguma substitui a análise criativa e profunda do pesquisador. Simplesmente facilita sua tarefa”. Com essa perspectiva o programa foi utilizado para acelerar, facilitar e auxiliar o processo de categorização, que obedeceu à lógica dos três níveis de análise proposta por Sampieri, Collado e Lucio (2010), resumida na Figura 6 a seguir:

2 Atlas ti é um software de apoio à pesquisa qualitativa e à pesquisa que utiliza métodos mistos.

Foi desenvolvido em 1989 na Alemanha e lançado comercialmente em 1993 pela Scientific

Software Development atual ATLAS.ti GmbH. Sua função é ajudar a compilar, organizar e

analisar o conteúdo de dados qualitativos, como aqueles oriundos de entrevistas, discussões de grupos focais, áudio, vídeo etc.

Figura 6 - Níveis de categorização dos dados textuais

Fonte: adaptado de Sampieri, Collado e Lucio (2010)

Portanto, o primeiro nível de análise das respostas separou conceitos da tese estabelecidos, principalmente, na revisão teórica, para o levantamento e agrupamento das discussões nas respostas em torno de “unidades de análise” gerais. Dessa forma, as categorias teóricas auxiliaram na identificação, com base nas respostas abertas, dos argumentos gerais que pudessem ser agrupados no primeiro nível de análise. O quadro a seguir explicita alguns exemplos desse exercício.

Quadro 4 - Categorias teóricas e seus desdobramentos na análise textual

Categorias Desdobramentos

Competência científica Aprendizagem, formação, mudanças, contribuição, ganhos, efeitos...

Acoplamento estrutural Interação, retorno, argumento, questionamento, participação, mediação Ontogênese intelectual Formação, crescimento, aprimoramento,

desenvolvimento...

Capital científico Reconhecimento, prestígio, importância, valorização...

Esse tipo de exercício permitiu identificar padrões gerais de percepção nas respostas dos participantes e, com isso, encaminhar as primeiras descobertas.

Em seguida, na análise do segundo nível de categorização, buscou-se identificar no âmbito dessas unidades gerais (famílias temáticas) percepções em comum que representavam conceitos e significados entre as respostas dos participantes em torno de cada família temática. Nesse nível da análise foi possível identificar, por exemplo, a existência de argumentos favoráveis e desfavoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares. Além disso, esse exercício permitiu encaminhar as descobertas a partir dos dados para o alcance dos objetivos específicos.

Por fim, passou-se ao terceiro nível, caracterizado pelo nível dos significados, onde os dados, já em um patamar mais avançado de organização, facilitaram o estabelecimento de inferências e o desenvolvimento de ideias mais explicativas para os resultados esperados em termos dos objetivos específicos.