• Nenhum resultado encontrado

2.3 MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE LPS

2.3.4 Método Adaptado de Delazeri e Wolf

Procurando reunir as principais características dos três métodos descritos anteriormente, Delazeri e Wolf (2012) descreveram em seu trabalho um método adaptado para o desenvolvimento de linhas de produto de software. O método disponibiliza fases, documentações e diagramas específicos para esta abordagem

de desenvolvimento. Este método possui duas fases principais, Engenharia de Domínio e Engenharia de Aplicação, conforme a Figura 12.

Figura 12 - Método Delazeri e Wolf Fonte: Adaptado de Delazeri e Wolf (2012 p.41).

Na fase de Engenharia de Domínio o escopo da linha de produto é modelado por meio da construção de artefatos reutilizáveis. Esta fase apresenta duas subfases:

 Análise de domínio: derivada do método FAST, esta subfase preocupa-se em analisar e definir o escopo do software. O produto final desta é o Modelo de Contexto

 Identificação das Características: Nessa subfase são identificadas e modeladas as características comuns e variáveis do domínio. Ela possui cinco atividades:

o Requisitos do domínio: esta etapa está baseada na fase de Análise de características dos métodos FODA e PLUS, que tem por finalidade levantar os pontos comuns e variáveis da linha. O Modelo de Características é o artefato gerado ao final dessa atividade.

o Modelagem do domínio: fundamentada nas atividades iniciais da Engenharia de Linhas de Produto de Software do método PLUS. Realiza a decomposição do problema, e a modelagem estática por meio de Diagramas de Classe e/ou Diagramas de Caso de Uso.

o Projeto do domínio: baseado nas atividades intermediárias da Engenharia de Linhas de Produto de Software do método PLUS. Nesta

atividade é definida a escolha da arquitetura dos componentes de cada produto. O resultado é o Modelo de Projeto de software baseado em componentes.

o Implementação do domínio: Adaptação da atividade de implementação incremental de componentes do método PLUS. Além de programar os componentes reutilizáveis, também é definida a linguagem de programação utilizada no software.

o Testes do domínio: proveniente do método PLUS, esta atividade consiste em validar e verificar os componentes construídos, enfatizando sua integridade e funcionalidade.

A fase de Engenharia de Aplicação utiliza as definições obtidas na fase de Engenharia de Domínio para desenvolver uma aplicação individual. Possui quatro subfases:

 Requisitos da Aplicação: deriva-se dos métodos PLUS e FAST. Além de identificar e modelar os requisitos em diagramas de caso de uso específicos da aplicação, essa subfase é responsável pela criação do diagrama de características das variabilidades do domínio.

 Implementação da Aplicação: subfase adaptada do método FAST que realiza a programação do produto conforme os requisitos extraídos nas atividades anteriores.

 Testes da Aplicação: esta subfase não está descrita explicitamente nos três métodos estudados, porém é uma atividade contida na Engenharia de Linhas de Produto. Seu objetivo é validar o produto da linha por meio de testes funcionais e de integração e análises da integridade dos requisitos.

 Entrega e Suporte da Aplicação: Originalmente utilizada no método FAST, a fase de Entrega e suporte é importante para garantir a satisfação do cliente. O produto é entregue e caso necessário é feito o suporte da aplicação.

O Quadro 2 descreve os artefatos gerados em cada fase do método de Método Delazeri e Wolf (2012).

Fases Subfases Artefatos de Entrada Artefatos de Saída

Engenharia de Domínio

Análise de domínio Definição do Domínio a ser modelado

Modelo de contexto definindo o escopo do domínio Ide nt if ic aç ão d e Ca rac terís ti c as Requisitos do domínio Dois exemplos de aplicações no domínio, no mínimo.

-Descrição narrativa de cada exemplo. Caso não se tenha a descrição narrativa, devem-se utilizar os aplicativos disponíveis. Neste caso, a análise será realizar por meio da execução do software.

Identificação dos pontos comuns entre os estudos de caso.

- Requisitos identificados

- Diagrama de características (contendo os pontos de comuns)

Modelagem do domínio

Descrição narrativa de cada exemplo.

Pontos de comuns

- Diagrama de Caso de Uso - Cenários dos casos de uso - Diagrama de classe

Projeto do domínio

Diagrama de Caso de Uso

- Arquitetura da parte Similar (baseada em componentes)

- Diagramas de classe para a concepção da arquitetura

- Especificação das Interfaces do Sistema.

- Identificação das Interfaces de Negócio.

Identificação dos Componentes.

Implementação do domínio

Arquitetura da parte Similar

- Codificação dos componentes da arquitetura similar

Testes do

domínio Codificação Validação dos componentes

Engenharia de Aplicação Requisitos da aplicação Requisitos da aplicação (pontos de variabilidade) oriundos da fase Requisitos do domínio

- Lista de requisitos das variabilidades -Diagrama de caso de uso da aplicação

- Diagrama de classe

Implementação da

Aplicação. Diagrama de classe - Codificação dos pontos variáveis Testes da Aplicação Codificação da

aplicação

- Plano de testes funcionais e de integração

- Produto validado

Entrega e Suporte da

Aplicação Aplicação validada - Aplicação

Quadro 2 - Artefatos de entrada e saída produzidos no Método Adaptado Fonte: Delazeri e Wolf (2012)

Dentre os métodos listados nesta seção, optou-se por utilizar para a modelagem do domínio o Método Adaptado de Delazeri e Wolf (2012), por reunir atividades presentes em diferentes métodos de desenvolvimento para uma LPS.

3 FRAMEWORK DE DOMÍNIO PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Este Capítulo aborda assuntos referentes ao Framework de Formação de Preço de Venda (FrameMK). A seção 3.1 faz uma revisão sobre a definição de framework e framework de domínio. A seção 3.2 apresenta as características do FrameMK, pois o sistema FAQ proposto por este trabalho será incorporado a sua arquitetura.

Documentos relacionados