• Nenhum resultado encontrado

3.2 ANÁLISE DOS ÍNDICES

3.2.7 Método Dupont

Este método possibilita o cálculo da Taxa de Retorno sobre o Investimento, conjugando ambos os aspectos de produtividade financeira sobre o investimento. O método analisa a lucratividade da empresa sobre suas vendas, tendo como base de cálculo o crescimento do capital próprio, a eficiência da empresa pelo giro do ativo total e a lucratividade sobre as vendas para financiar seus ativos.

QUADRO 24 – Análise Dupont 2013

Sendo assim, a empresa no período de 2013 (Quadro 23) obteve a rentabilidade de 21,65% sobre o seu investimento. Resultado apurado após o levantamento da margem líquida e do giro do ativo total, multiplicado pelo multiplicador de alavancagem financeira que é encontrado através da divisão do total do passivo pelo patrimônio líquido.

O retorno sobre o patrimônio líquido (Quadro 24) mostrou uma redução de 1,79% decorrente do aumento do ativo total. Isso demonstra que com aumento das vendas a empresa obteve rentabilidade sobre o patrimônio líquido que se apresentou menor do que o ano anterior. Visto que, com o aumento das vendas também se eleva outras contas que impactam no percentual final, esta redução de rentabilidade pode estar também atrelada a descontos concedidos nas vendas, visto que o custo do produto aumentou em proporção superior que o valor das vendas.

QUADRO 25 – Análise Dupont 2014

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

No ano de 2015 a empresa obteve um grande impacto sobre o retorno do patrimônio líquido (Quadro 25). A conta que teve maior impacto foi à conta de vendas, que sofreu redução comparada aos demais anos analisados. Esta redução impactou diretamente no resultado final analisado (Gráfico 26).

Além da diminuição das vendas, as reduções do retorno provem do aumento de despesas administrativas que tiveram impacto pelos aumentos das despesas de aluguel e salários. Como demonstrado mesmo com estes aumentos em

determinadas contas e consequentemente a redução no retorno sobre o patrimônio líquido à empresa não optou em adquirir capitais de terceiros, situação esta demonstrada na conta de despesas financeiras que permanece com saldo zerado.

QUADRO 26 – Análise Dupont 2015

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

No Gráfico 01fica perceptível evidenciar a oscilação na taxa de retorno sobre o investimento, tendo redução brusca no ano de 2015.

GRÁFICO 01 – Comparativo Análise Dupont

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

21,65% 19,86% 6,91% 0,00% 5,00% 10,00% 15,00% 20,00% 25,00%

Análise Dupont - Taxa de Retorno Sobre o

PL (ROE

)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após a evidenciação dos resultados foi possível constatar que a empresa está desenvolvendo de maneira segura sua gestão, gerando resultados positivos. A partir dos índices de liquidez constatou-se que a empresa possui capacidade de pagamento de suas obrigações.

De acordo com a análise, a empresa neste período não utilizou de mecanismos de longo prazo, ou seja, através de uma gestão segura à empresa utilizou somente seus recursos próprios para saldar suas dívidas.

Portanto a empresa operando no curto prazo pode apurar seus graus de lucratividade em relação as suas vendas, aos ativos ou patrimônio líquido sendo muito representativos os retornos dos valores investidos pelos empresários.

Desta maneira, foi possível através do estudo evidenciar que a empresa está com sua situação econômico-financeira estável, possibilitando o pagamento de suas dívidas e consequentemente a geração de riquezas para a empresa e seus empresários, consequências de uma administração eficiente e eficaz.

Contudo, a pesquisa demostrou que a análise das demonstrações contábeis pode ser melhor utilizada como ferramenta de gestão, para medir o desempenho e ajudar nas tomadas de decisões da administração desta e de qualquer outra organização.

Sendo o método Dupont uma forma de evidenciar vários índices que auxiliam na tomada de decisão de forma rápida e seguros. A partir deste método pode se verificar as oscilações da margem líquida, no giro do ativo, na taxa de retorno sobre os ativos totais e a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido, informações estas necessárias para a tomada de decisão dos empresários.

REFERÊNCIAS

ALVES-MAZZOTTI, A. J; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2. ed. São Paulo: Thompson, 1999.

ASSAF Neto, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico- financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

AZZOLIN, José Laudelino. Análise das demonstrações contábeis. Curitiba: IESDE, 2012.

BARROS, A. J. S; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2000.

BRIGHAM, Eugene F.; HOUSTON, Joel F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CARDOSO, Ricardo Lopes, POUERI DO CARMO, Mario, Contabilidade Gerencial: mensuração, monitoramento e incentivos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CREPALDI, Silvio Aparecido, Contabilidade Gerencial. 3. ed. Atlas. São Paulo. 2004.

GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade gerencial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Bookman, 1997.

GONÇALVES, E. P. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3. ed. São Paulo: Alínea, 2003.

HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HORNGREN, Charles T., SUNDEM, Gary L., e STRATTON, William O., Contabilidade Gerencial. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial, 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998. ______ Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KASSAI, José Roberto; et al. Retorno de investimento. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______ Técnicas de Pesquisa: Planejamento e Execução de Pesquisas, Amostragens e Técnicas de Pesquisa, Elaboração, Análise e Interpretação de Dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis, 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

______ Análise das demonstrações contábeis: Contabilidade empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

______ Contabilidade Empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

______ Análise financeira de Balanços: Abordagem Gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MISSAGIA, Luiz Roberto; VELTER, Francisco. Contabilidade de custos e análise das demonstrações contábeis. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PADOVEZE, Clovis Luis. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

______ Contabilidade Gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004. ______ Contabilidade Gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SCHENINI, Paulo Henrique. Finanças para não-financistas: princípios básicos de finanças para profissionais em mercados competitivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Documentos relacionados