• Nenhum resultado encontrado

Método e Instrumento de Colheita de Dados

No documento ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO FINAL (páginas 39-43)

PARTE II. FASE METODOLÓGICA

2.3 Método e Instrumento de Colheita de Dados

Para Lakatos e Marconi (2007, p32), a colheita de dados inicia-se pela “ (…) aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se estruturar a colheita de dados previstos”. O mesmo autor afirma que a seleção do instrumento de colheita de dados está diretamente relacionada com o problema de investigação.

Visto que, este estudo de investigação retrata um estudo do tipo, quantitativo, observacional-descritivo, optou-se por um instrumento que facilitasse o cumprimento dos princípios éticos para além de proporcionar uma maior veracidade das respostas - o questionário.

Martins e Theóphilo (2007, p90) defendem que, “ (…) o questionário é um importante e popular instrumento de colheita de dados (…). Trata-se de um conjunto ordenado e consistente de perguntas a respeito de variáveis e situações que se deseja medir ou descrever”.

Assim torna-se pertinente o uso do questionário, sendo elaborado com base na bibliografia e nos estudos consultados sobre a matéria.

O questionário utilizado, já se encontra estruturado, denominado por IPAQ – Questionário Internacional da Atividade Física, que se encontra representado, em anexo II.

Foi assim utilizado, o questionário na sua versão 8, longa, constituído por 27 questões relativas a atividades físicas realizadas numa semana normal, com intensidade leve, moderada e vigorosa tendo estas atividades a duração de 10 minutos contínuos,

divididos em quatro categorias de atividade física, sendo elas: trabalho, transporte, atividades domésticas e lazer.

Para que se reunissem dados relativos ao peso e altura dos indivíduos, para posterior cálculo do IMC, foram acrescentadas ao referente questionário, duas questões, com local de preenchimento, salvaguardando que os indivíduos respondiam de forma coerente e verdadeira a essas mesmas questões, assim como campos para preenchimento quanto as restantes variáveis de atributo, para que assim se caracteriza-se a amostra.

Este instrumento permite estimar o tempo semanal gasto na realização de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa e em diferentes contextos da vida (trabalho, tarefas domésticas, transporte e lazer). Há a possibilidade de estimar o tempo despendido em atividades mais passivas (realizadas na posição sentada). O questionário (forma longa, semana usual, versão 8) foi aplicado de forma de direta uma vez a duração de preenchimento em média por questionário ser de 20 minutos.

O Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) foi inicialmente proposto por um grupo de trabalho de pesquisadores durante uma reunião científica em Genebra, Suíça, em Abril de 1998. Como parte da Organização Mundial da Saúde - Comité Internacional em Atividade Física e Saúde, nosso centro (CELAFISCS), foi um dos 12 selecionados pelo mundo (Austrália, Canada, Finlândia, Guatemala, Itália, Japão,

Portugal, Africa do Sul, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos), apontado como parte da força tarefa para desenvolver o IPAQ assim como para ajudar outros centros da América Latina, já que exerce um importante ponto na liderança ICSSPE, para países em desenvolvimento, (Matsudo et al. 2001).

O propósito do grupo do IPAQ foi desenvolver e avaliar a validade e reprodutibilidade de um instrumento de medida do nível de atividade física possível de ter um uso internacional o que permitira a possibilidade de realizar um levantamento mundial da prevalência de atividade física no mundo.

Muito pouco é conhecido sobre os hábitos de atividade física de pessoas que vivem em países em desenvolvimento, embora isto possa ser razoavelmente especulado que a AF

no tempo livre seja realizada em pequenas proporções na atividade total, (Matsudo et al. 2001)

Matsudo et al. (2001), salientam que cada vez mais é importante determinar o nível de atividade física da população, de forma que esses dados contribuam para melhorar e quantificar o nível dessa atividade, além de servir como parâmetro para a necessidade de adesão, prescrição e acompanhamento dos programas de exercícios físicos.

Este instrumento mostra-se uma ferramenta de baixo custo financeiro, de boa aplicabilidade e aceitação para verificar os níveis de atividade física em diversas faixas etárias e populações diferenciadas.

Num estudo realizado por, Pardini et al, (1998) cit. in Matsudo (2001), concluíram que o IPAQ serviu como ferramenta de verificação dos níveis de atividade física assim como pode ser utilizado para a prescrição do exercício físico em busca do combate à inatividade física.

Para que o questionário seja interpretado e tratado torna-se necessário seguir as orientações fornecidas nas Guidelines for Data Processing and Analysis of the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – Short and Long Forms (2005).

O protocolo de pontuação utilizado foi revisto em 2005 e é agora um protocolo combinado, tanto para o formato longo e o curto do instrumento IPAQ. Assim o protocolo define três níveis de atividade física, sendo esses, o nível baixo, moderado e elevado, sendo que para cada nível são propostos alguns critérios.

No que corresponde ao nível baixo de atividade física referem que, este é o menor nível de atividade física, e são classificados desta forma os indivíduos que não reunirem critérios de classificação de nível moderado e elevado, e ainda aqueles que não praticam nenhuma atividade física pelo menos durante 10min/semana.

Quanto ao nível moderado, será necessário que o indivíduo satisfaça um dos três critérios apresentados seguidamente:

 ≥ 5dias/semana de uma atividade moderada ou caminhada + 30min/dia de uma atividade moderada e/ou caminhada;

 ≥ 3dias/semana de uma atividade vigorosa + 20min/dia de uma atividade vigorosa;

 Combinação de caminhada + atividade moderada + atividade vigorosa ≥ 600 Met-min/dia.

Para que os indivíduos sejam classificados com atividade física elevada, terão de satisfazer o seguinte critério:

 Caminhar + atividade moderada e/ou atividade vigorosa = 7dias/semana.

De forma que os indivíduos sejam incluídos no estudo não deverão respeitar alguns critérios, conhecidos esses como critérios de exclusão:

 Tempo máximo: A soma de todas as atividades moderadas ou caminhar ou vigorosas ser maior que 960min/dia, uma vez que se considera que o indivíduo gasta em media 480min/dia a dormir;

 Máximo de dias: São considerados validos os questionários que apresentem um intervalo de 0 a 7 dias/semana.

No entanto, para a apresentação dos dados quanto a atividade moderada e atividade vigorosa, requer um número total de "dias" em que foi realizada toda a atividade física a ser avaliada, uma vez que a frequência em 'dias' é solicitada separadamente em relação ao caminhar, a intensidade moderada e a vigorosa, permitindo assim, o número total de "dias" num intervalo de 0 a 21dias “por semana”.

2.3.1 Pré-teste

Para Lakatos e Marconi (2007, p32), “ Consiste em testar os instrumentos da pesquisa sobre uma pequena parte da população do “universo” ou da amostra, antes de ser aplicado definitivamente, a fim de evitar que a pesquisa chegue a um resultado falso”.

Os mesmos defendem que após redação do questionário, este “ (…) precisa ser testado antes da sua utilização definitiva, aplicando-se alguns exemplares em uma pequena população escolhida”, acrescentando que o “ (…) pré-teste pode ser aplicado mais de uma vez, tendo em vista o seu aprimoramento e o aumento de sua validez”.

Martins e Theóphilo (2007, p92), vem sustentar o que já foi referido anteriormente, visto que estes afirmam “ Depois de redigido, o questionário precisa passar por testes antes de sua utilização definitiva (…)”, sendo que só com “A análise dos dados colhidos, como resultado desse trabalho, evidenciará possíveis falhas, inconsistências, complexidades, perguntas embaraçosas, linguagem inacessível etc.”. Os mesmos autores acrescentam ainda que “ O que se deseja com o pré-teste, que pode ser aplicado mais de uma vez, é o aprimoramento e o aumento da confiabilidade e validade, ou seja, garantias de que o instrumento se ajuste totalmente à finalidade da pesquisa (…)”.

Assim o pré-teste foi realizado num período anterior a recolha de dados, esta no intervalo de tempo de 1 a 8 de Abril, aplicado a 7 pessoas, de forma a verificar a viabilidade do mesmo, como referido pelos autores supra mencionados. Estes, não serão incluídos posteriormente na apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos.

No documento ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO FINAL (páginas 39-43)

Documentos relacionados