• Nenhum resultado encontrado

Método de empurrar com um dedo budista fletido (Yi Zhi Chan Qu Zhi Tui Fa): Flete-se o polegar com a pressão exercida a partir da borda

No documento Tui Na. Manipulações na Massagem Chinesa (páginas 68-80)

radial do polegar ou da sua articulação interfalângica. Este método é frequentemente utilizado na nuca e nas fendas ósseas, devido à sua pressão forte e fixa.

Figura 28: Yi Zhi Chan Qu Zhi Tui Fa

Nota: Para síndromes de calor por excesso, furúnculos e carbúnculos e outros problemas externos reduz-se a área tocada pela ponta ou pela curva radial do polegar e diminui-se a amplitude da oscilação, aumentando a velocidade para 220 a 250 vezes por minuto.

PRECAUÇÕES

Ao realizar a manipulação a mente deve estar focada e a postura deve ser correta. Os ombros, o cotovelo e o pulso devem manter-se relaxados, mas não frouxos. A técnica pode ser realizada com o polegar fletido ou não fletido. Se a articulação do polegar do terapeuta estiver rígida ou o tratamento requerer um estímulo leve e suave, a manipulação pode ser realizada com o polegar fletido e estendido. Se o polegar do terapeuta é flexível, é melhor realizar a manipulação com o polegar apoiado na articulação interfalângica do dedo indicador. A aplicação de Yi Zhi Chan Tui Fa (combinação de Yi Zhi Chan Fa com Tui Fa12) na superfície

do corpo deve seguir o princípio de “empurrar ao longo dos canais e colaterais e mover ao longo das cavidades de acupuntura”.

BO FA (MÉTODO DE DEDILHAR)

Bo Fa é aplicada transversal ao músculo/tendão, usando a raiz da palma da mão, os dedos ou cotovelo. Durante a aplicação deste método, a direção da força deve ser perpendicular à direção do músculo e do tendão (por exemplo, como a tocar guitarra), usando uma força adequada. Após a aplicação de Bo Fa deve-se utilizar uma técnica mais suave como por exemplo Rou Fa.

12 Yi Zhi Chan Tui Fa: aplicação de Yi Zhi Chan Fa em movimento empurrando ao longo dos canais.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Aplica-se nas costas, cotovelos, pulsos, fossa poplítea, axilas e ombros, e é usada em casos de fibrose do músculo ou tendão, retificação de tendões, hemiplegia, etc. Na sua aplicação podem usar-se os dedos ou os cotovelos, dependendo do estímulo desejado. Por exemplo, nas costas e zona lombar ou junto ao sacro usa-se cotovelo.

Figura 29: Bo Fa

KOU FA (MÉTODO DE BATER COM OS PUNHOS)

Neste método fecha-se o punho levemente e usa-se o dorso da mão ou o aspeto cubital do punho para bater no ponto ou na parte do corpo afetada. Deve-se manter o punho relaxado e flexível e o movimento de percussão rítmico e elástico, podendo ser aplicado nas pernas, nos ombros e nas costas.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Kou Fa melhora o fluxo de qì e sangue, relaxa os músculos e ativa os canais e colaterais.

PAI FA (MÉTODO DE BATER COM AS PALMAS)

Pai Fa consiste em golpear suavemente com uma força firme e rítmica a superfície do corpo usando a palma da mão côncava, isto é, em forma de concha, com os dedos juntos e articulações metacarpofalângicas levemente dobradas. Usa-se a palma ou as costas da mão.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Geralmente, esta técnica é utilizada em áreas como os ombros, costas, coxas e região lombo-sacral. Quando a força é moderada, pode ser utilizada na região torácica, abdominal e na cabeça. Quando a força é maior, tem efeito analgésico e de sedação, promovendo a circulação sanguínea, removendo espasmos e estagnação do sangue e fortalecendo o corpo.

JI FA (MÉTODO DE BATER)

Esta técnica inclui golpear a superfície do corpo utilizando o dedo indicador (protegido pelo dedo médio e polegar); três dedos (médio, indicador e polegar13); cinco dedos13; ou a borda cubital (as duas mãos

separadas ou as duas mãos juntas). A força deve ser perpendicular, com uma velocidade rítmica constante e uma frequência de 2-3 vezes por segundo, ou seja, a sua aplicação deve ser rápida. Quando o golpe é leve realiza-se rápido e com pouca força, quando o golpe é forte, o movimento é pesado e lento.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Esta é uma técnica desenvolvida a partir de artes marciais, sendo um movimento ágil e rápido, de forte penetração e grande estímulo. Quando o golpe é forte, pode atingir uma força de golpe instantânea de 60 a 70 kg, pelo que o efeito é transferido para as camadas mais profundas dos tecidos do paciente, criando uma forte reação interna do organismo. O massagista deve prestar atenção na seleção da técnica para cada condição patológica. De um modo geral, os golpes suaves são adequados para crianças, mulheres ou pacientes debilitados ou quem recebe tratamento pela primeira vez. Assim, esta técnica tem o efeito de excitar a mente, aliviar a estagnação, promover o yang dos rins, ativar as funções do qì, tratar artralgia e aliviar a dor.

ZHEN FA (MÉTODO DE VIBRAÇÃO)

Zhen Fa consiste na aplicação de vibração de alta frequência da superfície do corpo, utilizando para isso os dedos ou a palma da mão. Esta vibração deve ser realizada com a força estática do antebraço e da mão.

MÉTODOS DE APLICAÇÃO

Pode ser aplicada com a palma da mão (Lao Gong Pc 8), ou com a mão de espada (usando o dedo indicador e o dedo médio, dando mais importância a este último – Zhong Chong Pc 9). Zhen Fa pode ser aplicada de forma curta, mas extenuante (alta frequência), atingindo 400 a 600 vezes por minuto. Surge com a contração forte da musculatura do antebraço, tentando isolar do braço do resto do corpo (para que não trema o corpo todo). Pode também ser aplicada de forma longa mais

relaxada, sendo a frequência menor e a duração de aplicação maior. Uma forma de treinar sozinho é contrair a musculatura e tentar isolar o movimento do cotovelo até à mão.

ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A APLICAÇÃO DAS MANIPULAÇÕES

Concentrando-se no Dan Tian inferior, acumula-se qì, visualiza-se que este flui para Shang Zhong (Ren 17), acumulando-se em Lao Gong (Pc 8), sendo transmitido ao paciente enquanto se aplica a vibração. Antes da aplicação da técnica, o praticante pode estimular as cavidades de acupuntura referidas usando as técnicas An Fa e Rou Fa.

PRECAUÇÕES

Zhen Fa está contra-indicada na insuficiência de qì (do terapeuta) por gastar muito qì. Quando usada a forma curta e extenuante, uma vez que se está a bloquear a circulação sanguínea, o qì esgota-se rápido.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Zhen Fa é utilizada em casos de dor e estase de sangue local (também pode aplicar-se An Zhen). Pode ser utilizada para aquecer o Jiao médio, regular o fluxo de qì e promover a digestão – Zhongwan (Ren 12). Com palma em Yin Tang ou Bai Hui está indicada para acalmar o espírito. Para fortalecimento do qì primordial (yuan qì), aplicar com a palma no Dan Tian Inferior ou Ming Men – "Quando aqueço Guan Yuan, devo transmitir o calor até Ming Men”.

DOU FA (MÉTODO DE SACUDIR)

Dou Fa consiste em fazer vibrar os braços ou as pernas do paciente. Para isso pede-se ao paciente que relaxe o membro afetado e segurando- o firmemente, balança-se para cima e para baixo como uma corda, numa amplitude de movimento pequena, sem deixar torcer. Pode aumentar-se aos poucos a velocidade da vibração e movimentar o membro lateralmente até 60º.

Figura 30: Dou Fa

Em geral, Dou Fa é aplicada com Yao Fa e utiliza-se principalmente nos membros e no final da sessão após Cuo Fa, uma vez que Dou Fa relaxa os músculos e os tendões, melhora o movimento articular e alivia a fadiga.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Tem as funções de regular o qì e o sangue nos tecidos e relaxar os músculos. É um método eficaz para restaurar as funções articulares, aliviar a rigidez, separar aderências e prevenir amiotrofia ao redor da articulação. É usada frequentemente no tratamento de periartrite escapulo-umeral, luxação, etc., e é também aplicada na cintura, tomando ambos os pés do/a paciente, para tratar prolapso de disco intervertebral, remover aderências, etc.

CUO FA (MÉTODO DE ESFREGAR COM AS PALMAS)

Nesta técnica as duas mãos são colocadas em lados opostos e, em seguida, são esfregadas rápida e alternadamente, movendo-se para cima e para baixo, como que fazendo uma torção. Cuo Fa é usada sobretudo nos braços e nas pernas, mas também no tronco e cervical. A força exercida pelas duas mãos deve ser simétrica, rápida e com uma amplitude constante. No entanto o movimento de deslocação longitudinal deve ser lento. É uma técnica complementar, normalmente usada no final do processo de tratamento.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Cuo Fa tem a função de regular o qì, o sangue e os tecidos, relaxar os músculos e tendões, remover as obstruções nos canais, romper as aderências nas articulações e abrir os espaços vertebrais. Na cervical a técnica é aplicada com o dorso das mãos e nos hipocôndrios utilizam-se os antebraços.

Figura 31: Cou Fa

Nota: Comparado com Ca Fa, Cuo Fa apresenta o movimento mais curto, havendo uma ligeira torção da área de amassamento.

YAO FA (MÉTODO DE RODAR/ROTAÇÃO)

Yao Fa consiste na rotação passiva do corpo através do eixo da articulação, usando força suave, movimento firme e aumentando a amplitude do movimento de forma gradual. O sentido e amplitude da rotação estão dentro do intervalo fisiológico normal. É aplicada em locais como o pescoço, ombros, quadris e tornozelos e nas articulações de todo o corpo. Tem as funções de lubrificar as articulações, remover aderências, relaxar os músculos e tendões, aliviar os espasmos e fortalecer e renovar a habilidade de movimento articular.

APLICAÇÃO CLÍNICA

É aplicada nos casos de espondilopatia cervical, prolapso do disco intervertebral lombar, hiperplasia vertebral lombar e sintomas de adesão articular, tais como rigidez, dificuldade na flexão e extensão, inflamação e dor, etc.

GOU FA (MÉTODO DE GANCHO)

Gou Fa aplica-se nas costelas em caso de estagnação do qì do fígado. Com o paciente em decúbito dorsal, o massagista posiciona-se atrás da cabeça do paciente e coloca as mãos em gancho sob as costelas, tracionando-as enquanto o paciente inspira.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Aplica-se em casos de estagnação do qì do fígado com bloqueio do tórax, sintomas respiratórios, suspiros, aperto no peito, dor ou desconforto nos hipocôndrios.

BA SHEN FA (MÉTODO DE TRAÇÃO)

Esta técnica consiste em fixar uma extremidade do membro ou articulação e, em seguida, puxar a outra extremidade com uma força uniforme e contínua. Deve ser evitado o uso de força violenta para evitar lesões.

APLICAÇÃO CLÍNICA

Este método pode ser aplicado na cabeça, pescoço, ombros, costas, membros inferiores, pulso ou dedos. A sua função é restaurar problemas articulares e subluxações, aliviar adesões, lubrificar as articulações, corrigir deformidades e restaurar a capacidade do movimento articular. Geralmente, antes de se aplicar Ba Shen, outras manipulações em torno da área afetada são utilizadas, sendo que esta técnica se aplica apenas quando os músculos já estão relaxados e os tendões e ligamentos antes contraídos já se encontram suavizados,

reduzindo a dor, por forma a aumentar as probabilidades de sucesso. Assim, o massagista poupa esforço e o paciente tem menos dor, evitando- se possíveis lesões devido à técnica.

Figura 33: Ba Shen Fa

BAN FA (MÉTODO DE PUXAR/MOVER)

Esta manipulação é realizada com ambas as mãos, puxando o corpo em sentidos opostos na mesma direção. É um movimento passivo que deve ser controlado dentro dos limites fisiológicos, pelo que o massagista deve utilizar o conhecimento relevante de anatomia e biomecânica. Durante a aplicação é importante ser preciso na técnica. A manipulação deve ser feita com habilidade e confiança e a força deve ser aplicada de forma rápida e no momento certo, sendo importante que os estudantes manipulem esta técnica durante algum tempo sob a orientação de um especialista.

Figura 34: Ban Fa

APLICAÇÃO CLÍNICA

Este método é aplicado por exemplo na área de vértebras cervicais, torácicas e lombares, nas articulações sacroilíaca, articulação do ombro, etc.

No documento Tui Na. Manipulações na Massagem Chinesa (páginas 68-80)

Documentos relacionados