• Nenhum resultado encontrado

Método Investigação e de Recolha de Dados

4. Contexto e Metodologia da Investigação

4.4. Método Investigação e de Recolha de Dados

Relativamente às abordagens de pesquisa, é possível enveredar por três tipos: a qualitativa, a quantitativa e a mista. As abordagens qualitativas servem para compreender os significados que pessoas ou grupos atribuem a um problema social ou humano, seguindo o paradigma construtivista ou o transformativista, onde o pesquisador faz a sua interpretação do significado dos dados. Pode ser realizada através de pesquisa narrativa, pesquisa fenomenológica, casos de estudo, teoria fundamentada ou estudos etnográficos. Já a abordagem quantitativa, segue o paradigma positivista, pelo que visa testar teorias objetivas, examinando relações entre variáveis através de análises estatísticas. Pode ser realizada através de estudos experimentais ou não experimentais, como o caso dos inquéritos. A abordagem mista defende que agregando as duas abordagens já referidas, é possível compreender melhor o problema do que optando por uma delas em separado, seguindo o paradigma do pragmatismo (Creswell, 2014). Malhotra & Birks (2006) referem que a escolha da abordagem depende das circunstâncias do estudo, sendo que a qualitativa serve para descrever características que não podem ser medidas de forma quantitativa, recorrendo a pequenas amostras, ao passo que o estudo quantitativo serve para responder a hipóteses ou questões de pesquisa usando técnicas experimentais ou descritivas, através da quantificação de dados.

Relativamente ao desenho da pesquisa, este pode ser exploratório ou conclusivo. Ao invés da pesquisa exploratória, que pretende perceber fenómenos difíceis de medir, fornecendo contributos e ideias que ajudem a compreender melhor o fenómeno, a pesquisa conclusiva é claramente fácil de mensurar, e o seu objetivo passa por descrever realidades ou testar hipóteses ou relações. Para além disto, neste tipo de pesquisa a informação necessária e os métodos para selecionar e recolher os dados são definidos previamente, onde quase sempre se caracteriza pela obtenção de grandes amostras

53

representativas. A pesquisa conclusiva pode ser descritiva ou causal, sendo que no primeiro caso passa por descrever funções ou características de um mercado, e a pesquisa causal visa perceber relações de causa-efeito. (Malhotra & Birks, 2006). Posto isto, a investigação segue a abordagem quantitativa e tem um cárater conclusivo e descritivo, pois pretendemos descrever as práticas de marketing realizadas atualmente pelos restaurantes portugueses na generalidade.

O inquérito é um método de recolha de dados baseado na distribuição de questionários pela amostra da população em estudo, que podem ser respondidos de forma oral, escrita em papel ou no computador (Malhotra & Birks, 2006). Os autores apresentam vantagens e desvantagens da utilização deste método de recolha de dados, como o facto de ser de fácil aplicação e o facto dos questionários tradicionais normalmente serem constituídos por questões com possibilidades de resposta fixadas, o que delimita a variação de resultados, sendo mais objetivo e direto. Outra vantagem passa pela maior facilidade em codificar, analisar e interpretar os dados recolhidos. As desvantagens deste método são várias, entre elas a disposição dos inquiridos para conceder informação, fruto de razões como o facto do questionado ser demasiado sensível ou pessoal, ou por nunca terem pensado no assunto e por isso não estarem aptos para responder. Mais a mais, traduzir a linguagem e lógica de pesquisa para uma linguagem que os respondentes compreendam é um trabalho difícil.

O inquérito pode ser implementado sob a forma de entrevistas pessoais, entrevistas por telefone ou questionários por e-mail, e permitem obter informação sobre o presente, passado recente ou sobre o futuro de curto prazo (Malhotra & Birks, 2006).

O inquérito realizado através do e-mail tem as suas vantagens e desvantagens. Weiers (1988) aponta como vantagens o seu baixo custo comparativamente a outros métodos. À luz disto, o autor refere ser um bom método quando a população se encontra dispersa geograficamente. Por outro lado, os respondentes sentem um maior anonimato e dessa forma podem responder de forma mais real e sincera. O facto de não haver um contacto direto com o pesquisador permite ao inquirido escolher o momento em que disponha de condições para ter um maior cuidado na formulação das respostas. O possível preconceito do pesquisador é aqui eliminado. Malhotra & Birks (2006) referem a rapidez como uma vantagem, desde o contacto por e-mail, à aceitação em participar no inquérito, ao tempo de resposta e envio do questionário. Como desvantagens apresentam a recolha de contactos de e-mail e o facto de perceber se dada amostra é representativa da população. As restrições de acesso à internet é também uma desvantagem, bem como

54

possíveis problemas técnicos que possam ocorrer como a usabilidade do questionário por todos os softwares. Weiers (1988) refere o possível erro face à taxa de não resposta, pelo que as características podem variar entre os respondentes e os não respondentes e enviesar a veracidade da pesquisa, e a limitação na profundidade da informação. Enuncia também a possível não resposta devida a questionários longos e a inexistência do pesquisador para clarificar alguma dúvida.

O inquérito via e-mail foi a técnica selecionada tendo em conta as vantagens já enumeradas. O facto da população em estudo serem restaurantes portugueses leva a que a amostra precise de ser representativa dos mesmos, ou seja, que represente os restaurantes das várias regiões de Portugal, daí que, e aliado às questões das limitações de tempo e custos, o inquérito por e-mail seja o método mais apropriado.

Tendo por base que a população alvo de estudo é o conjunto de todos os elementos com características semelhantes, estes podem ser inquiridos através do censo, onde são incluídos todos os elementos da população, ou através da amostragem, onde é selecionado apenas um subgrupo da população, e a partir daí são feitas inferências acerca da população em estudo. No entanto, a amostragem é mais apropriada quando o orçamento e tempo disponível é reduzido e quando a população é muito grande. No processo de amostragem deve-se determinar a população alvo e em seguida definir o espaço amostral, isto é, uma parte representativa dos elementos da população (Malhotra & Birks, 2006).

Como vimos na secção 4.2., a população é muito grande (28341 em 2014), e as dificuldades em aceder ao contacto de e-mail de todas as empresas seriam imensas. Partindo da população alvo de estudo, gestores ou proprietários dos restaurantes em atividade em Portugal, selecionamos a amostra a partir de uma amostra não-probabilística por conveniência. Malhotra & Birks (2006) e Weiers (1988) descrevem a amostra não- probabilística como uma técnica onde não há igual probabilidade de todos os elementos da população serem selecionados para integrar a amostra, pelo que o pesquisador pode selecionar quais os elementos a incluir na amostra. Já a amostragem por conveniência é uma técnica não-probabilística que visa incluir elementos na amostra de uma forma conveniente ao pesquisador, uma vez que se encontram no local e momento adequado ao pesquisador. Esta é a técnica de amostragem menos dispendiosa e mais rápida para recolher dados, mas que não pode ser representativa da população. No entanto, apesar de não recomendado para pesquisas descritivas ou causais, tendo em conta as limitações no acesso ao contacto de todos os elementos da população, e as limitações em tempo e dinheiro, a amostra por conveniência é o método mais apropriado.

55

A amostra deste estudo foi fruto de 3 fontes de dados. Em primeiro lugar recorremos à compra de uma base de dados com 2368 empresas com correio eletrónico, junto da Racius – Informação Empresarial. Posteriormente foram cedidos 1000 contactos pela Informa D&B. Do somatório das duas fontes (3368 contactos), excluindo contactos repetidos de ambas as bases de dados, e contactos inválidos perfez um total de 2438 contactos. Conseguimos recolher ainda 141 e-mails novos e válidos junto do Guia Michelin. Desta forma, o espaço amostral foi constituído por 2579 empresas.

Documentos relacionados