• Nenhum resultado encontrado

Método e Procedimentos Metodológicos para a Colecta de Dados

O PROBLEMA, OS OBJETIVOS E ALGUNS CONCEITOS CENTRAIS DA INVESTIGAÇÃO

2.4 Método e Procedimentos Metodológicos para a Colecta de Dados

2.4.1 SUJEITOS

Com esta investigação pretendo ampliar a base de conhecimentos no Idioma Q’eqchi’, com relação a abordagem da língua, esclarecendo que se realiza desde o ponto de vista textual.

Esta investigação pode ser considerada como “qualitativa” e o propósito é identificar a configuração lingüística da narratividade no idioma Q’eqchi’. Conforme a Bonilla y Rodriguez (2000, apud, Bernal, 2006; 57)

Orientam-se a profundizar casos específicos e nao a generalizar. Sua preocupação não é prioritariamente medir, sino qualificar e descrever o fenômeno social a partir de rasgos determinantes, segundo sean percebedos por os elementos mesmos que están dentro da situação estudada.

E Schwartzman (1993:45)

A investigação qualitativa, também, facilita a aprendizagem das culturas e as estruturas organizacionais porque proporciona ao investigador formas de examinar o conhecimento, o comportamento e os artefatos que os participantes compartem e usam para interpretar suas experiências.

Considerando os postulados de Faundez (1992), Mugrabi; Doxsey; (2003: 45) “toda investigação é um processo de construção ao mesmo tempo em que um

objeto e um método”. Desejo esclarecer que nesta investigação integrou-se uma

variedade de técnicas para obter a informação. Cada técnica utilizada pôde ser modificada e ajustada às necessidades da investigação.

A técnica utilizada é a de grupo focal, que segundo Krueger (1991;76). “é

uma das técnicas para recopilar informação dos métodos qualitativos de investigação. Um grupo focal pode definir-se como uma discussão cuidadosamente desenhada para obter as percepções sobre uma particular área de interesse”. É uma forma de atividade que combina em forma interrelacionada,

a investigação e as ações desenvolvidas pelo investigador, com a participação dos sujeitos em todo o processo.

Os sujeitos com os quais se trabalhou são dez professores que trabalham nas cinco escolas de Xch’ool Ixim, que possuem certas características em comum; predominantemente das mesmas comunidades, falantes de Q’eqchi’, o que permitiu obter os dados ou informação sobre a narratividade em Q’eqchi’.

2.4.2 Recoleta de dados

O trabalho com os professores realizou-se por meio de diferentes processos os quais menciono.

1. Contextualização

Consistiu em orientar e situar os professores em fatos reais e naturais às condições das comunidades, dos falantes, dos espaços e tempos nos quais ocorre uma narração. Deste modo se podem reunir e redigir os textos narrativos em Q’eqchi’. Com o fim de criar uma situação de produção das narrações.

2. Reflexões

Realizaram-se diversas reflexões em grupo, e foram respondidas diversas perguntas, atividades que foram moderadas por mim como investigador. Entre as perguntas pode-se mencionar; ¿Qual é o objetivo das narrações? ¿Para quem estão dirigidas as narrações?, ¿Em que momento são narradas? Para ter as mesmas orientações e objetivos sobre a narração em Q’eqchi’.

3. Produção de textos

O processo de trabalho para a produção dos textos em idioma Q’eqchi’, foi proposto aos professores como uma formação sobre gêneros textuais, e que se inicia com a narração. O que se pretende com esta formação é proporcionar aos professores os elementos básicos teóricos e práticos para realizar análise textual a partir do idioma e com o idioma.

4. Coleta de dados

Conforme a contextualização das reflexões e por meio dos professores foram reunidas doze narrações, todas escritas pelos professores, em idioma Q’eqchi’, as quais são narradas nas comunidades Q’eqchi’, em diversas situações como: plantação do milho, reuniões comunitárias, conversas entre famílias),

2.4.3 Procedimento Para a Análise de Dados

Depois da coleta dos dados, partiu-se para a seguinte fase que é a de organizar, hierarquizar toda a informação para a realização da respectiva análise. Com a intenção de compreender, explicar e realizar a análise crítica da configuração lingüística da narratividade em Q’eqchi’ realizaram-se em diferentes processos.

1 Transcrição de dados

A partir das reflexões realizadas com os professores sobre: - O objetivo das narrações

- Para quem estão dirigidas

- O momento de realizar as narrações

- As possíveis concepções a partir do idioma

Foi produzida uma grande quantidade de dados que transcrevi ao computador, como também as narrações produzidas, para realizar a análise correspondente. Todos estes dados foram produzidos em idioma Q’eqchi’, e logo realizei as traduções necessárias para alcançar os objetivos previstos.

2 Ordenamento de dados

Uma vez transcritos todos os dados, realizei um ordenamento dos mesmos para facilitar sua analise da seguinte maneira:

a) Os dados obtidos como resultado das reflexões, em torno das

narrações, considerando as interrogantes: Qual é o objetivo das narrações? Para quem estão dirigidas as narrações? Em que momento são narradas?.

b) As narrações para poder identificar as unidades lingüísticas

responsáveis pelas operações de coesão, de conexão e de posicionamento enunciativo que intervém no texto narrativo em idioma Q’eqchi’. Utilizando algumas interrogantes como guias para a análise: Como iniciam as narrações? Como se desenvolve a temática? Como é que se desenvolve a ação? Como é que termina? Como é que transmite o objetivo ou a moral social? Como é que aparecem as personagens hierarquicamente? Que tipo de personagens aparecem? Que rol assume o narrador?

3 Analise de dados

Foram analisadas as produções dos sujeitos através de um processo que se realizou fazendo inter-relação com o fundamento teórico, para dar-lhe uma coerência à investigação. Tomoram-se como documentos de consulta os que se apresentam na bibliografia relacionada com a investigação.

4 Informe final

Foi realizado por meio do ordenamento dos dados já analisados o que facilitou definir as conclusões da investigação.

A familiaridade cultural, social e da linguagem, a coleta de dados e a análise facilitaram de alguma maneira todo o processo. Ainda mais, a riqueza conceitual e descritiva dos dados permitiu determinar alguns elementos de aplicabilidade das descobertas aos processos educativos. Do mesmo modo é muito importante assinalar que os professores o estão participando nesta investigação não só para a coleta de dados, mas existe um plano de formação para poder realizar todo um processo de análise sobre a narração em idioma Q’eqchi’, e dar a pauta para a abordagem de outros gêneros textuais no mesmo idioma.

CAPITULO III