• Nenhum resultado encontrado

O Método recepcional de leitura, das autoras Bordini e Aguiar (1988), é uma alternativa muito interessante para o ensino de literatura. Baseado na Estética da recepção de Jauss (1967) é constiuído de cinco etapas:

1. Determinação do Horizonte de Expectativas 2. Atendimento do horizonte de expectativas 3. Ruptura do horizonte de expectativas

4. Questionamento do horizonte de expectativas 5. Ampliação do horizonte de expectativas

Na abordagem recepcional o professor deve investigar e determinar o que desperta o interesse dos alunos, verificando o que eles realmente gostam e em seguida, selecionar textos literários referentes à realidade dos adolescentes que atendam aos horizontes de expectativas dos mesmos.

Em nossa proposta, nesse primeiro momento, no lugar do texto literário utilizamos uma série e uma fanfic19, a justificativa para essas escolhas é o fato de que

esses gêneros são muito consumidos pelos jovens atualmente e esperávamos com essa estratégia que o engajamento dos estudantes nas atividades propostas fosse ainda maior.

Cosson (2014) explica que, esses “avatares”20 como séries, filmes, HQs, gêneros

onlines, etc, são na verdade distintas formas de disseminação da literatura e por isso

podem ser facilmente usados para estabelecermos práticas de letramento literário. Ao detalharem o método recepcional de leitura, Bordini e Aguiar sugerem três exemplos de atividades equivalentes a essa metodologia de abordagem do texto literário. Na primeira atividade, por exemplo, as autoras propõem distintas formas de

19 A série (Stranger Things) e as fanfics lidas foram escolhidas pelos alunos por meio de enquetes. 20Na obra Círculos de leitura e letramento Literário (2009) Rildo Cosson nomeia como “avatares”

gêneros que sugerem/recordam a permanência espontânea, híbrida e polissêmica da literatura em diferentes manifestações artísticas, outros exemplos de “avatares” citados pelo autor são: canções populares, jogos eletrônicos e até mesmo propagandas.

organização dos contos de fadas, começando pelos tradicionais e finalizando com os contos de fadas modernos.

De acordo com as autoras, na última fase do processo (ampliação dos horizontes de expectativas), o leitor deve demonstrar a capacidade de comparar e contrastar as atividades realizadas, discernindo as alterações e aquisições obtidas através da experiência com a literatura. A perspectiva é que o estudante se torne mais exigente em suas leituras em termos estéticos e ideológicos. Ademais, o método pode ser reaplicado, progredindo em espiral, sempre propiciando aos alunos uma relação mais consciente com a literatura e com a vida.

Em nossa proposta iniciamos com os avatares (série e fanfic) e para questionarmos, rompermos e ampliarmos os horizontes de leitura dos estudantes fizemos o estudo de uma obra literária21.

3.3.1 Atendimento do horizonte de expectativas: série Stranger things

Após a realização de uma enquete22, a série mais votada pelos adolescentes foi a

série Stranger Things. Lançada em 15 de julho 2016, essa série de TV americana mistura ficção científica e terror, foi escrita e dirigida pelos irmãos Matt e Ross Duffer, produzida por Shawn Levy e Dan Cohen, sendo distribuída pela Netflix.

O enredo se passa na década de 1980, os elementos culturais da época são bastante enfatizados, com uma trilha sonora toda remetente ao período, possui inúmeras referências às obras de Steven Spielberg, John Carpenter, Stephen King, etc. Na trama, um garoto desaparece misteriosamente na pequena cidade de Hawkins, Indiana, e faz seus melhores amigos partirem por sua busca, porém, no caminho, encontram uma estranha garota com poderes telecinéticos.

A primeira temporada recebeu críticas bastante positivas pela sua caracterização, ritmo, atmosfera, atuação, trilha sonora, direção, roteiro, homenagens a filmes do

21Seguindo as recomendações do método recepcional, escolhemos o livro Iluminuras da escritora Rosana Rios que dialoga tematicamente com a série mais votada.

22Ao iniciarmos o projeto, fizemos uma enquete para confirmar o interesse dos estudantes por séries e para escolhermos a série que seria utilizada no projeto. Na parte prática, ao descrevermos o questionário inicial, detalharemos sobre como foi esse processo e sobre as fanfics que foram lidas. Para votação, listamos cinco séries para a escolha dos estudantes. Stranger things, Once upon a time, Desventuras em série, Atypical e Anne. Elencamos essas opções, por serem sucessos da Netflix e estarem apropriadas à faixa etária dos jovens.

gênero e a diversos elementos da década de 1980. A filmagem da série ocorreu na cidade de Jackson, Geórgia, nos Estados Unidos.

No enredo, o Laboratório Nacional de Hawkins, nas proximidades, realiza pesquisas científicas para o Departamento de Energia dos Estados Unidos, mas, secretamente, também realiza experimentos paranormais e sobrenaturais, incluindo experiências que envolvem drogas alucinógenas e pessoas em testes de laboratório.

Na criação da série, os irmãos Duffers se basearam em um experimento real conduzido pelo governo norte-americano, conhecido como “Projeto Montauk”. O titulo da série inicialmente seria “Montauk”, porém os produtores decidiram mudar o local que a história se passa para Hawkins, em Indiana e assim também mudaram o nome da série, em português “Coisas estranhas”, a história remete à misteriosa “teoria da conspiração sobre navios de guerra que viajaram no tempo”.

Nessa teoria da conspiração, o Projeto Montauk foi acusado de ser uma série de projetos secretos do governo dos Estados Unidos, realizado em Camp Hero em Montauk, Long Island, com a finalidade de desenvolver técnicas de guerra psicológica e investigações exóticas, incluindo: a viagem no tempo, viagem no hiperespaço, invisibilidade a luz visível, infravermelha e radar, etc.

Além do clima de mistério e terror, a série aborda temas extremamente pertinentes para jovens dessa faixa etária como: amizade, amor, coragem, lealdade, ética, descoberta, bullying, teorias científicas e filosóficas, dentre outros. Os estudantes assistiram à primeira temporada da série, composta de oito episódios e também leram uma fanfic inspirada na mesma. O primeiro e o último episódio foram assistidos em sala, os demais foram assistidos pelos estudantes em casa.

Nessa etapa desenvolvemos uma oficina (VEJA APÊNDICE A) e com essas atividades tivemos os seguintes objetivos: a) analisar a série a partir dos elementos da narrativa; b) desenvolver atividades que explorem temas presentes na série; c) explorar algumas referências que são feitas sobre livros, jogos, filmes, etc. d) debater sobre os elementos de ficção e realidade presentes na obra; e) ler fanfics baseadas em séries, em especial, a série Stranger Things; f) estabelecer práticas de letramento literário, letramentos digitais e multiletramentos.

Documentos relacionados