• Nenhum resultado encontrado

Na aula do dia 02/04/2018, no laboratório de informática, realizamos a motivação para a leitura do livro Iluminuras ao assistirmos ao filme “Em algum lugar do passado”. Previamente, expliquei para os adolescentes que o livro que iríamos ler durante o projeto, além de dialogar bastante com a série Stranger Things, baseava-se muito nesse filme em diferentes aspectos e que o mesmo seria mencionado algumas vezes pelos personagens no decorrer da história.

Foram duas aulas para assistirmos ao filme de 104 minutos. Os alunos se envolveram bastante com a história, vibrando e comentando em vários momentos durante o filme.

Imagem 03: Alunos assistindo ao filme

Fonte: Fotografia da autora.

Os adolescentes gostaram muito do filme, uma aluna em especial comentou que esse filme é maravilhoso, o melhor filme que ela já assistiu. Foi uma ótima motivação para iniciarmos a leitura da obra.

Para finalizarmos a motivação, fizemos um debate sobre o filme “Em algum lugar do passado”, incluindo outros livros, filmes e séries29 que têm como tema a viagem no

tempo. Nesse momento, os estudantes acessaram seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Foi uma aula bem proveitosa em que eles discutiram sobre as formas que a viagem no tempo aparece nas histórias, seja através de máquinas, feitiços, sonhos ou como no filme assistido pela força da mente.

4.3.2 Introdução:

Iniciamos a leitura da obra no dia 04/04/2018, quarta-feira. Realizei a leitura da primeira parte do primeiro capítulo, que coincidentemente começa com a frase: “Um ano qualquer do século XXI; 2 de abril , segunda feira, duas horas da tarde”. Os alunos ficaram muito intrigados, riram e se admiraram com tamanha coincidência (já que o dia 02/04/2018 foi numa segunda-feira e começamos a ler o livro apenas dois dias depois).

29Alguns exemplos citados pelos alunos no debate: Harry Potter, A máquina do tempo, No limite do amanhã, Ele está de volta, Crônicas de Nárnia, The Flash, Exterminador do futuro, Dr. Who, etc.

Eles ficaram muito cativados pelo começo da história, paramos a leitura no início da página 15 e começamos a formular hipóteses sobre a obra (esse momento foi gravado em áudio), transcrevo a seguir as hipóteses que foram formuladas pelos estudantes:

Aluno A: “Eu acho que o homem que segue o Martin é ele mesmo no futuro.” Aluno B: “O gato é o pai do Martin.”

Aluno C: “Eu acho que o gato era do pai dele antes tipo dele desaparecer, aí o pai dele

manda o gato pra tipo dar as dicas pra ele e ajudar ele...”

Aluno D: “O homem que segue Martin é o pai dele.” Aluno B: “Tudo isso faz sentido.”

Aluno E: “O gato é o Martin no futuro.” Aluno D: “Esse gato é um espião do mal.”

Aluno F: “O homem que segue Martin é ele mesmo no futuro que voltou no tempo para

avisá-lo de alguma coisa.”

Aluno A: “Eu acho que ele no futuro foi no presente dele e voltou no passado e fez a

iluminura.”

Aluno G: “E o Martin viaja para o passado para descobrir porque que o pai dele foi

embora.”

Aluno C: “Tudo isso aconteceu pra ele pensar em ir atrás do pai dele.” Aluno D: “Eu acho que a mãe dele está escondendo um segredo.”

Aluno B “Eu acho que o pai do Martin viajou no tempo, ele foi pro futuro e viveu lá

ficou velho e voltou no presente pra ver o filho e o gato era dele e ele trouxe o gato.”

Aluno H: “Eu acho que a mãe está escondendo alguma coisa porque ela ainda achava

que ele ia voltar.”

Aluno I: “Ele deve ter ido pro passado pra saber alguma coisa do pai dele, porque se o

pai dele trabalhava num museu tem que ter alguma coisa, por que que o pai dele era apaixonado em trabalhar no museu, por que ele gostava de trabalhar lá, então tem que ter um porquê ,então ele foi pro passado pra descobrir isso e ele acabou gostando dessas iluminuras também, e fez a mesma coisa que o suposto pai dele poderia ter feito.”

Aluno E: “Pode ser que uma pessoa do século XVIII sonhou com aquela imagem do

Aluno A: “O gato pode ser uma pessoa que foi transformada em gato.”

Aluno J: “Sabe aquele filme (A máquina no tempo) daquele cara que voltou no tempo

pra salvar a mulher dele e todas às vezes ela morria de várias formas diferentes, você percebeu que desde as primeiras vezes que o menino tenta jogar o convite fora todas às vezes ele ganhou o convite de novo, esse museu tem algo tipo assim, ele é o ápice de tudo.”

Aluno K: “Provavelmente o pai dele que era a pessoa misteriosa deve ter mandado os

sinais pra ele, porque toda vez que ele olha a sombra some, então talvez ele tá deixando alguma pista pra ele.”

Aluno L: “Esses acontecimentos pode ser tipo uma trilha pra ele poder chegar no que

ele quer saber sobre o pai dele.”

Aluno M: “É como se o gato fosse uma pista porque quando o pai dele desapareceu o

gato apareceu provavelmente o gato vai levar ele ao pai dele.”

Aluno N: “O pai pode não ter abandonado eles, o pai dele pode ter sido sequestrado,

alguém levou ele pro passado, tem um milhão de hipóteses.”

Os estudantes ficaram muito instigados pelo mistério proposto por Rosana Rios já nas primeiras páginas do livro, foi uma aula realmente inspiradora. As hipóteses formuladas pelos alunos se mostraram muito elaboradas e criativas, além disso, alguns já descobriram o desfecho da história ou se aproximaram muito do que realmente acontece na obra Iluminuras. E, como comentei com eles nesse momento, muitas hipóteses formuladas pelos mesmos não se confirmarão no livro, mas renderiam narrativas muitíssimo interessantes.

Primeiramente, tentei que a escola comprasse o livro, mas me informaram que não seria possível, não havia verba disponível. A escola xerocou o primeiro capítulo do livro para os estudantes, expliquei que eles poderiam adquirir o livro30 em qualquer

livraria ou pela internet e que mesmo que não adquirissem a escola xerocaria um capítulo por semana para que eles realizassem a leitura.

Pedi que terminassem de ler o primeiro capítulo até a próxima semana na qual receberiam o segundo capítulo e assim sucessivamente. A cada semana conversaríamos

30Para nossa surpresa, na turma de 32 alunos, 20 adquiriram o livro nas semanas seguintes (VEJA APÊNDICE C).

sobre a leitura, discutindo e comentando sobre cada capítulo da obra. Também expliquei para os alunos que faríamos atividades intervalares e que por meio de oficinas exploraríamos de diferentes maneiras vários aspectos da obra Iluminuras.

Documentos relacionados