• Nenhum resultado encontrado

3. CAPÍTULO 3 Fontes de financiamento governamentais para Consórcios Públicos

3.1 Métodos e Procedimentos

Foram avaliados Fundos e Programas que possuem linhas de financiamento para o setor de RSU.

Primeiramente, os Fundos contidos na PNRS, a saber: o Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT (BRASIL, Art. 8, X, 2010a).

Além disso, incluíram-se o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima - FNMC, que possui financiamento para projetos de mitigação de gases em aterros sanitários, e o Programa de Manejo de Resíduos Sólidos da Fundação Nacional da Saúde - FUNASA, que foca em linhas de financiamento para municípios de até 50 mil habitantes para projetos em todas as fases do gerenciamento de RSU.

As informações foram obtidas por meio de pesquisas bibliográficas, de relatórios disponíveis nos endereços eletrônicos das instituições responsáveis pelos Fundos e no Sistema de Convênios do Governo Federal - SICONV. Além disso, foram enviadas perguntas ao website do governo federal de acesso à informação e questionários via e-mail aos gerentes dos Fundos. Foram feitas, ainda, entrevistas com os gerentes do FNMA e da FUNASA. As pesquisas e os contatos foram realizados entre março e maio de 2014 (Quadro 8). As perguntas feitas a cada Fundo encontram-se no Apêndice A.

Ressalta-se que, adicionalmente, foi realizado contato em março de 2014 com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – SNSA, do Ministério das Cidades, sobre o Programa de Sistemas de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, vinculado ao Plano Plurianual de Saneamento 2012-2015. O Programa tem como foco a implantação de infraestrutura conjugada de tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos para municípios com população superior a 50 mil habitantes ou de soluções regionalizadas, como os Consórcios Públicos, para municípios com população superior a 150 mil habitantes (CIDADES, 2014). No entanto, o especialista da SNSA Francisco Leite (2014) informou que o Programa não estava vigente à época por falta de recursos. Por este motivo, este Programa do Ministério das Cidades não foi avaliado.

Quadro 8 - Métodos empregados para obtenção de dados dos Fundos e Programa governamentais

Fundos Métodos

Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA

Levantamento das informações disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente;

Apuração dos projetos realizados para a gestão de RSU com base no Relatório de Convênios de 1990 a 2013;

Elaboração de questionário com base nos Relatório de Convênios de 1990 a 2013 e Relatório de Gestão do Exercício de 2011; Envio de questionário ao FNMA e resposta obtida da gerente Miriam Miller, em 28 de março de 2014;

Entrevista com a gerente Miriam Miller em 11 de abril de 2014. Fundo Nacional de

Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT

Levantamento das informações disponíveis no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

Envio de perguntas pelo canal Serviço de Informação ao Cidadão – SIC13 e documento de resposta recebido em 22 de maio de 2014.

Fundo Nacional sobre Mudança do Clima – FNMC

Pesquisa de informações disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente;

Envio de perguntas pelo canal SIC e resposta recebida em 22 de maio de 2014 pelo gerente de projeto Marcos Del Prette.

Programa de Manejo de Resíduos Sólidos da Fundação Nacional da Saúde - FUNASA

Levantamento das informações disponíveis no site da FUNASA; Elaboração de questionário com base no Manual para apresentação de propostas para sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, sistemática 2012 da Funasa;

Envio de questionário à FUNASA e resposta obtida pelo especialista Rodrigo Passos Barreto em 03 de abril de 2014; Entrevista realizada com o especialista Rodrigo Passos Barreto e integrantes da equipe de Coordenação de Saneamento em Saúde – COSAS em 11 de abril de 2014;

Pesquisa dos convênios realizados para gestão de RSU pelo SICONV;

Comparação dos dados obtidos com os resultados do Relatório de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas da União, Segundo Monitoramento no Programa Resíduos Sólidos Urbanos, 2011. Fonte: Elaboração própria.

3.2. Análises das informações dos Fundos e Programa governamentais pesquisados

De acordo com as informações obtidas de cada Fundo e Programa pesquisados, foram realizadas análises com foco na prestação dos serviços de RSU e Consórcios Púbicos. As informações foram sintetizadas e, para auxiliar as análises, os dados obtidos são apresentados em quadros e gráficos.

3.2.1. Fundo Nacional de Meio Ambiente – FNMA14

O FNMA é um agente financiador para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA e é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os recursos atuais do FNMA são provenientes do Tesouro Nacional e de recursos arrecadados pela aplicação da Lei de Crimes Ambientais. Durante sua história dispôs de recursos de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de doações, como do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Holanda para projetos de desertificação e mudanças climáticas e do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais (PPG7) diante de demandas específicas para gestão ambiental dos municípios.

A abrangência do atendimento do FNMA engloba a parte pública - governo, estados e municípios, e Organizações Não Governamentais - ONGs (MMA, 2014a). As temáticas do Fundo são multissetoriais e seu funcionamento é por demandas espontâneas em períodos específicos do ano com temas definidos pelo Conselho Deliberativo do FNMA, além de editais e Termos de Referência por demandas induzidas de Ministérios ou em resposta a instrumentos convocatórios, priorizando determinado tema ou região. O Conselho Deliberativo, composto por 17 membros internos e nove membros da sociedade civil, sendo esses últimos no mínimo um por região, é responsável por todas as decisões do Fundo, como a seleção dos projetos e aprovação dos Editais.

Ao se examinar a relação dos Projetos de 1990 a 2012 (MMA, 2014b), que relaciona o total de convênios financiados por demandas espontâneas e induzidas de todos os temas, observou-se que, dos 1.400 projetos desenvolvidos durante a vigência do Fundo, apenas 100 projetos foram realizados com prefeituras na área de GRSU nas categorias de gestão integrada

14Esta seção é fundamentada em entrevista concedida por MILLER. Miriam. Gerência do Fundo Nacional do

Meio Ambiente. Comunicação pessoal. Entrevistas concedidas em 28 mar. 2014 e 11 abr. 2014. Perguntas disponíveis no Apêndice A.