• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

5.4 MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE CONTRATOS ENQUANTO

Um dos temas centrais que instigam atualmente a sociedade à discussão é a questão transparência pública. A questão da transparência das informações e dos atos governamentais. Segundo Cruz et al (2010), apesar de evidências de discussão sobre o tema na gestão pública há mais de meio século, foi na última década do século XX que esse conceito ganhou expressão social. Cada vez mais a transparência tem se tornado uma questão relevante para a participação do cidadão nas questões públicas, na avaliação das políticas públicas, no exercício da cidadania, no exercício da accountability, dentre outros.

Tendo em vista o objetivo desta pesquisa, investigou-se nas entrevistas realizadas o que os entrevistados consideram que o Módulo de Gerenciamento de Contratos deve contemplar para ser instrumento de transparência pública. Também se investigou que informações sobre contratos administrativos, na opinião dos entrevistados, são relevantes para os cidadãos.

consenso, chegando-se a constatação de que são as seguintes informações: o contratante, o contratado, o objeto do contrato, o valor do contrato atualizado, os itens de contrato, o valor unitário dos itens, a vigência do contrato, as alterações, o fiscal do contrato e um contato para aquele contrato.

Já com relação ao que deve contemplar o Módulo de Gerenciamento de Contratos para ser utilizado como instrumento de transparência pública, foi possível estabelecer, a partir da análise dos dados, quatro (4) categorias de características que Módulo de Gerenciamento de Contratos deve contemplar enquanto instrumento de transparência pública. O quadro 13, consolidado das características/requisitos do Módulo de Gerenciamento de Contratos enquanto instrumento de transparência, apresenta os resultados obtidos.

Quadro 13 – Consolidado das características/requisitos do Módulo de Gerenciamento de Contratos enquanto

instrumento de transparência

Histórico organizado das ocorrências dos contratos

Tornar transparente o processo à medida que ele vai acontecendo pra que o cidadão e também as organizações possam verificar e acompanhar

Disponibilização das principais informações de contrato para o público externo

Informações desde o edital até o pagamento, informações de todo o processo de compra ou contratação, informação integrada

Ter ferramenta que permita ao cidadão acompanhar os contratos

Ter uma interface final de linguagem social, de fácil acesso, em web, sem necessidade de cadastramento prévio, para extração de relatórios

Permitir acessar a qualquer momento aquele dado que você por algum motivo percebeu que pode ter problema

Fazer a interface através da perspectiva de quem vai consultar, se é para o cidadão é uma, se for para o controlador é outra, para o gestor é outra

Disponibilizar as informações em portal de fácil acesso ao público

As informações elas não podem simplesmente ser disponibilizadas de qualquer forma na internet, verificar o que vai disponibilizar, nem tudo pode ser transparente

Linguagem simplificada

Deve possuir relatórios e gráficos que demonstrem todos os dados do contrato Deve ser estruturado para gerar relatórios atualizados dos contratos e seus aditivos Divulgação Divulgar que as informações de contratos estão disponíveis na internet, pode ser através de

campanha de divulgação, informando a sociedade que ela pode acessar

T ra n sp a n ci a Informação Ferramenta Forma de disponibilização

Fonte: Dados da pesquisa

Para ser utilizado com instrumento de transparência, com relação a informação, o Módulo de Gerenciamento de Contratos deve ter um histórico organizado das informações de contratos, ter informações de todas as fases dos contratos e torná-las transparente através da disponibilização para o público externo. Além disto, deve ter informações integradas de todo o processo que envolve aquele contrato, desde a licitação até o pagamento. Nos trechos

transcritos abaixo, pode-se observar as opiniões dos entrevistados quanto à relevância da questão informação para a transparência:

Justamente essa transparência para o público externo, hoje a gente quem quiser vai acessar tem todo...os valores, quem é o contratante, quem é o contratado, todos os dados, prazo de entrega, se alguém quiser..ah uma outra empresa que perdeu aquela licitação, se quiser verificar se aquela empresa realmente cumpriu com o prazo de execução, se de repente o órgão aplicou as penalidades possíveis, não aplicou [...] (ENTREVISTADO 5)

[...]naquela idéia de que a pessoa consiga ver desde o edital até o pagamento, a gente precisa trabalhar rápido é a integração dos sistemas, permitindo que o sistema de licitação ele se integre com o contrato, porque o contrato já está integrado com o sistema de pagamento. Então quando a gente tiver isso, assim, daí a gente vai conseguir dizer pro cidadão “oh você consegue ver lá do edital de licitação, quem ganhou, quais foram os itens, tá aqui o contrato, esse aqui foi a execução, ele entregou isso aqui por mês e esse aqui foi o pagamento dele”. (ENTREVISTADO 4)

Mas daí acho que é exatamente isso tornar transparente o processo a medida que ele vai acontecendo pra que o cidadão e também as organizações, organizações como a nossa, observatório social que representa o cidadão nesse aspecto de fiscalização, “fiscalização” da gestão pública, do acompanhamento, do monitoramento [...]. (ENTREVISTADO 1)

Em termos de ferramenta, foi apontado que para a transparência seria importante a utilização de ferramenta para a disponibilização das informações, ferramentas como portal, “interface” em Web, que fosse de fácil acesso, em linguagem social/comum, em formatos distintos para cada tipo de público (cidadãos, gestor, controlador) e para acesso em qualquer momento. Alguns trechos a seguir evidenciam as sugestões dos entrevistados:

Então o que deve contemplar seria uma interface final, dessa parte de extração de relatórios em web, mas com uma sistemática muito fácil de acesso, quer dizer acesso sem necessidade de cadastramento prévio, sem senha, e numa interface de linguagem social. Não a linguagem técnica..não adianta eu dizer emprenho numero tal..que ninguém sabe o que é um empenho, muito menos um pré-empenho né..agora se você falar em pagamento, em valor contratado, então ali..aquela mesma sistemática de extração de dados, disponível na web, numa linguagem fácil e acessível [...]um sistema que te permite acessar a qualquer momento aquele dado que você por algum motivo percebeu que pode ter problema..como cidadão. Agora nem falo como controlador[..]. (ENTREVISTADO 2).

[...] relatórios atualizados dos contratos e seus aditivos disponíveis em portal de fácil acesso ao público, com linguagem simplificada (funalizada). (ENTREVISTADO 6)

Já com relação à forma de disponibilização, foi levantado que o Módulo de Gerenciamento de Contratos deve disponibilizar informações atualizadas de contratos numa linguagem simplificada, através de relatórios e gráficos que demonstrem todos os dados dos contratos. Além disto, deve-se ter o cuidado de quais informações estão sendo disponibilizadas, pois podem existir contratos que não devem ter todas as suas informações disponibilizadas a sociedade. Os trechos a seguir demonstram as opiniões dos entrevistados quanto as formas de disponibilização:

As informações elas não podem simplesmente ser disponibilizadas de qualquer forma na internet. Há uma necessidade de se ter uma responsabilidade relativamente a estas

informações..até porque elas podem servir exatamente para o efeito inverso, para a burla e não para o controle. (ENTREVISTADO 3).

Deve possuir relatórios e gráficos que demonstrem todos os dados do contrato, tais como: objeto contratado, unidade gestora que contratou, prazo de adimplemento da obrigação, dados do contratado, valor contratado, cronograma de execução, dados do fiscal do contrato e meios de contato (e-mail e telefone), fotos, entre outros. (ENTREVISTADO 6)

Por último, a categoria divulgação consiste em divulgar a sociedade que as informações estão disponíveis para qualquer indivíduo acessar, neste caso é válido realizar campanhas a fim de fomentar o acesso as informações.

Na próxima seção serão abordadas as características/requisitos necessários para o Módulo de Gerenciamento na perspectiva de controle social.

5.5 MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE CONTRATOS NA PERSPECTIVA DE