• Nenhum resultado encontrado

Restaurantes e Cafés

E- mail: geral@adojoao.com Website:

http://www.adojoao.com Horários e Reservas:

Reserva:: Não; 12h00-24h00;

É um restaurante de praia na Ilha do Farol, Cabo de Santa Maria, onde a Ria Formosa se encontra com o Oceano Atlântico.

Ementa típica de região, com caldeiradas, cataplanas e açordas de marisco e peixe e especialidades de atum.

Sugestões

Algarve

Faro

Faro - Itinerário Acessível

Faro, a principal cidade e capital do Algarve é também a sua porta de entrada para todos os que chegam de avião já que fica a apenas cerca de seis quilómetros do aeroporto internacional.

Junto à Ria Formosa e ao mar, é uma cidade que vale a pena conhecer passeando pelas suas ruas conquistadas aos muçulmanos por D. Afonso III, rei de Portugal no século XIII.

Acompanhe este itinerário com o mapa

Como centro deste itinerário propomos o Jardim Manuel Bívar (8), o principal largo da cidade aberto para o porto de recreio. A partir daqui sugerimos-lhe percursos em três direções por diferentes zonas da cidade – Ria Formosa, baixa de Faro e centro histórico. Se quiser conhecer Faro no comboio turístico, adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, fique a saber também é no Jardim Manuel Bívar que a viagem tem início e se prolonga por 50 minutos. Espaçoso, com pavimentos regulares, árvores e esplanadas, este largo é um sítio muito agradável para passear ou descansar, com o bónus garantido de ver cegonhas a cruzarem os céus, num vaivém entre a Ria e os ninhos instalados em pontos altos como os candeeiros das ruas ou as torres das igrejas.

Doca de Recreio - Faro © ATA | Pedro Reis

Em frente ao largo, o Porto de Recreio (9), que capta a atenção pelo colorido dos barcos, tem uma envolvente acessível onde todos podem circular sem barreiras. O porto está inserido na Ria Formosa, uma zona lagunar que é possível visitar de barco, existindo empresas de animação turística que disponibilizam passeios dirigidos a pessoas com mobilidade reduzida. Muito perto, a Praia de Faro-Mar acessível por estrada ou por barco foi galardoada como praia acessível e está equipada com cadeira anfíbia permitindo que todos tenham acesso à água.

Do Jardim Manuel Bívar partem diversas ruas pedonais em direção ao interior da cidade e à Rua de Santo António (10), uma das principais. Esta é uma zona animada com muitas lojas e espaços de restauração, no entanto em alguns deles a entrada faz-se por degraus não permitindo o acesso autónomo a pessoas que se desloquem em cadeira de rodas. Já o pavimento das ruas

Um dia em Faro

Capital do Algarve desde 1756, Faro é também a porta de entrada para quem chega de avião e recebe-nos na sua sala de visitas, o Jardim Manuel Bívar, o lugar onde tudo acontece com vista para o porto de recreio, a Ria Formosa e o mar.

O Arco da Vila dá acesso à parte velha da cidade, conhecida como “vila adentro”. No seu interior encontra-se a Porta árabe do século XI, o arco em ferradura mais antigo do país, que era a entrada nas muralhas para quem chegava por mar. Daqui parte um emaranhado de ruas que vale a pena percorrer e descobrir os seus cantos e recantos. Muitos dos achados arqueológicos que testemunham a história da cidade estão no Museu Municipal instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção do século XVI.

No Largo da Sé dominado pelos edifícios do Paço episcopal, destaca-se a Catedral erguida em 1251, após a reconquista cristã, no local anteriormente ocupado pela mesquita. No seu interior, um dos mais notáveis conjuntos dos séculos XVII e XVIII do Algarve, uma época que está também bem representada na Igreja de São Francisco com belíssima talha dourada e azulejos. Perto, ficam as duas torres albarrãs que protegiam o Arco do Repouso, assim chamado, pois segundo reza a história foi aqui que descansou o Rei D. Afonso III durante a conquista de Faro.

Fora do perímetro das muralhas, há uma cidade diferente, renovada depois do terramoto de 1755 por uma nobreza e burguesia ricas, que se revê em casas abastadas e palácios ou no romântico Teatro Lethes. Destacam-se ainda a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Pedro, com decoração ao gosto barroco e rocócó.

A Rua de Santo António, pavimentada com calçada portuguesa é exclusiva para peões e o eixo da zona mais movimentada com muitas lojas e restaurantes. Foi aqui que no século XIX se estabeleceu uma influente comunidade de judeus, cuja presença se testemunha na Sinagoga e no Museu existentes no Cemitério Histórico Judaico.

De volta ao Jardim Manuel Bívar, nada como nos refrescarmos com uma bebida enquanto descansamos numa das esplanadas junto à ria. E se for horas da refeição há que procurar um restaurante para saborear as delícias gastronómicas, em que se destacam o peixe e marisco cozinhados na cataplana, um utensílio de cobre típico do Algarve, que se crê também ter origem árabe.

E já que estamos frente à Ria Formosa, não devemos perder a oportunidade de a conhecer melhor. Classificado como Parque Natural, este sistema lagunar possui uma vasta área de sapal, canais e ilhotas onde se podem observar diversas espécies de aves migratórias. No longo cordão de areia que separa a ria do mar encontram-se praias tranquilas como as ilhas de Faro, do Farol, da Culatra e Deserta. Do Cais da Porta Nova partem carreiras regulares e outros barcos que fazem passeios na ria, e

em calçada portuguesa é confortável e regular, sem inclinações, existindo apenas algumas barreiras constituídas por esplanadas que facilmente se contornam.

A oeste da Rua de Santo António, situam-se as Igrejas de São Pedro e do Carmo. Para lá chegar deve seguir pela Rua Vasco da Gama e pela Rua do Carmo até ao Largo de São Pedro, mas o percurso é longo e não totalmente acessível, pelo que será aconselhável optar por um veículo adaptado. A Igreja de São Pedro (11), que é a Matriz de Faro, tem um acesso por uma escadaria e foi erguida no lugar de uma primitiva ermida mandada construir por mareantes. Um pouco mais à frente, destaca-se a Igreja do Carmo (12) com uma fachada

imponente com entrada acessível. No seu interior, encontra-se uma curiosa Capela dos Ossos que, pela presença de degraus e de um corredor estreito, não é totalmente acessível.

Arco da Vila - Faro © Câmara Municipal de Faro | Ana Abraão A partir do Jardim Manuel Bívar poderá seguir também um percurso pelo centro histórico da cidade, mas antes e ainda neste largo visite a Igreja da Misericórdia (7), um edifício com planta em cruz grega que é totalmente acessível situado muito perto do Arco da Vila (6) que dá acesso à parte mais antiga da cidade, conhecida como “vila adentro”. No interior deste arco, um outro - a Porta Árabe (5) do século XI que era nessa época a porta de entrada nas muralhas para quem chegava por mar.

O percurso segue pela Rua do Município, em que a inclinação, os passeios estreitos e o pavimento irregular exigem maior esforço e cuidado.

No Largo da Sé, dominado pelos edifícios do Paço Episcopal, destaca-se a Catedral (4) erguida no século XIII. A entrada faz-se por uma escadaria que impossibilita o acesso autónomo, e no interior também existem escadarias para os andares superiores e espaços estreitos que condicionam a visita. Nas proximidades, situa-se o Museu Municipal de Faro (2) que possui um importante espólio arqueológico. A sua entrada acessível e os espaços amplos no piso térreo permite que todos conheçam grande parte deste Museu, que promove atividades e visitas para pessoas com mobilidade reduzida.

nos levam a estes lugares onde relaxar é obrigatório.

Nas proximidades

- Estoi – a 12 kms de Faro. Destaque para a Igreja Matriz e Palácio, que atualmente alberga uma Pousada de Portugal;- Nas Ruínas romanas de Milreu (Estoi) podemos ver o que resta de uma casa senhorial com as suas instalações agrícolas, balneário e templo;- Santa Bárbara de Nexe – situada a 12 kms no barrocal algarvio é uma área que conserva as tradições e costumes do mundo rural.

Informações úteis

- um passeio no mini-comboio turístico que parte do Jardim Manuel Bívar e dá a volta à cidade é uma forma cómoda de conhecer os seus pontos principais.- para além das carreiras regulares de barco e dos táxis marítimos, a Ilha de Faro é a única que também é acessível por automóvel através de uma ponte, existindo autocarros durante o dia que em cerca de 15 minutos asseguram a ligação entre a cidade e a ilha.

Como chegar

Estrada:- Vindo de norte: A2 – Autoestrada do Sul (saída no último lanço de portagens em Paderne) ou IC1 para quem quiser evitar a autoestrada, e seguir direções para Faro- para quem está no Algarve: A22 – Via do Infante ou EN 125;Autocarro:

www.rede-expressos.pt e www.eva-bus.com também com ligações a outras localidades do Algarve; Comboio: da Estação de Caminhos de Ferro de Faro existem ligações regulares para outras cidades do país nos comboios Alfa/pendular, Inter-cidades, Inter-regionais e regionais.Avião: o Aeroporto internacional do Algarve fica a cerca de 4 kms do centro da cidade de Faro.

Photo: Largo da Sé - Faro © Rui Morais de Sousa

O percurso segue pela Rua do Repouso, que tem passeios de reduzida dimensão, até à Igreja de São Francisco (1), um templo de entrada acessível e espaços amplos que permitem admirar os belíssimos painéis de azulejos do século XVIII

existentes no seu interior. No final deste itinerário admire o Arco do Repouso (3), outro local histórico, onde segundo a lenda terá descansado o Rei D. Afonso III após a conquista do Algarve.

Siga o exemplo deste nosso rei, e faça aqui uma pausa enquanto planeia novas viagens à descoberta de Portugal.

Informações úteis

Autocarros

A empresa Próximo possui autocarros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, equipados com plataformas

elevatórias, espaços interiores amplos, lugares reservados e avisos sonoros e luminosos.

Os abrigos de paragem dispõem de informação relativa aos horários das linhas. Existem também ecrãs informativos que indicam o tempo de espera pelos próximos autocarros.

O Terminal Rodoviário da Próximo encontra-se totalmente adaptado, com entrada rampeada no edifício, e rampas de acesso à plataforma de embarque, bilheteiras rebaixadas, espaços amplos e WC adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Informações mais detalhadas em www.proximo.pt

Comboio

A estação ferroviária de Faro possibilita a utilização autónoma das pessoas com necessidades especiais. Embora a entrada principal tenha um degrau que dificulta o acesso ao interior, as entradas laterais não têm obstáculos permitindo a todos aceder ao interior do edifício.

No interior existem espaços amplos, e com pavimento regular. A bilheteira destinada a pessoas com mobilidade reduzida, não possui balcão rebaixado.

Os comboios possuem carruagens específicas para a entrada de pessoas com mobilidade reduzida, entrada nivelada e lugares reservados. Verifica-se a presença de avisos sonoros e luminosos indicativos da paragem seguinte.

A CP-Comboios de Portugal disponibiliza o SIM - Serviço Integrado de Mobilidade, centralizado através de uma linha telefónica - (+351) 707 210 746 (707 210 SIM) e encontra-se disponível 24 horas, todos os dias do ano, para informações bem como para prestação do serviço. Através deste serviço o Cliente com necessidades especiais poderá obter informações sobre a acessibilidade dos comboios e nas estações, o serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque, entre

outros serviços.

Informações mais detalhadas em www.cp.pt

Táxis

Em Faro existem algumas empresas de Táxis que possuem veículos totalmente adaptados para as pessoas com mobilidade reduzida. Abaixo indicamos os respetivos contactos:

- Auto Faro - www.auto-faro.com

- Taxis Pinheiro & Delmira - www.taxipinheiro.com

Comboio turístico

Em Faro existe um comboio turístico adaptado para pessoas com mobilidade reduzida que efetua uma visita bastante completa da cidade com a duração de 50 minutos e é operado pela empresa www.delgaturis.com

Documentos relacionados