• Nenhum resultado encontrado

.

“Lieu pour l’imagination artistique et citoyenne.”

105 51

51 Fotografias do lugar “Mains d’Oeuvre”, autores desconhecidos, ilustrações disponíveis no sítio internet de Mains d’Oeuvre: http://www.mainsdoeuvres.org acesso em 03/02/3013.

106

1. Apresentação geral

Mains d’Oeuvre é um lugar de cultura aberto à diversidade das pesquisas culturais contemporâneas elaboradas no domínio das artes e da sociedade. É um lugar de residências, de difusão, de encontro e de experiências que acolhe artistas de todas as disciplinas, assim como projetos associativos e citadinos

2. Histórico do lugar

Data de criação do edifício

O edifício foi criado em 1959 pelo comité de empresa de Felodo/Valeo e ocupado até 1992.

Antiga atividade

Atividades sociais e culturais do comité de empresa.

Pessoas e entidades na origem do projeto

As associações Usines Ephémères, Maison Grenelle e Vecam estão na origem do projeto.

Proprietário atual do edifício Município de Saint-Ouen desde 1997.

Data de abertura ao público

Nova abertura do edifício ao público em 1999 depois de várias obras de restauração.

107

Objetivo original:

No momento da abertura em 1999, o objetivo era de acolher jovens para desenvolver a criação de projetos e a difusão da arte e de ideias para a inovação social e cultural. Acolher jovens artistas em residências e pessoas com projetos nos setores de atividades sociais e cívicas. Neste projeto, a arte é vista como a ferramenta privilegiada que permite ir na direção de novas atividades. Numa perspetiva de transformação social, desenvolver a autonomização de criações diversas e a aproximação de atividades e de projetos com diversos domínios de atividades. O objetivo principal consiste em cruzar-se criatividades artísticas e criatividades sociais.

3. Usos e utentes

Finalidades e orientações culturais

O primeiro eixo de trabalho de Mains d’Oeuvre visa oferecer aos artistas residências de trabalho com um suporte dinâmico. O princípio destas residências é de criar, através de cruzamentos, formas originais e inovadoras. O segundo eixo de trabalho consiste na difusão e a promoção de projetos para um público local mas também além do lugar numa rede de parcerias e de estruturas de acolhimentos. O terceiro eixo principal é a afirmação de um diálogo com o mundo associativo e o apoio à inovação social graças a um centro de recursos e uma engenharia adaptada. Enfim, o quarto eixo de proposta de Mains D’Oeuvre é a organização de fóruns e debates com o objetivo de incitar ao diálogo e à partilha de experiências.

Disciplinas artísticas, culturais e sociais

Teatro contemporâneo: residências / difusão / aluguer de espaços.

Músicas contemporâneas: residências / criação / produção / difusão / oficinas de formação / aluguer de espaços.

108

Dança contemporânea: residências / criação / produção / difusão / oficinas de formação / debates/ aluguer de espaços.

Património/Arquitetura: difusão / debates / conferências.

Artes visuais : residências / criação / produção / difusão / oficinas de formação / debates/ conferências.

Circo e artes de rua : aluguer de espaços.

Multimédia : residências / criação / difusão / oficinas de formação / debates / conferências. Cinema/audiovisual : difusão / aluguer de espaços.

Solidariedade-cidadania : residências / produção / oficinas de formação / debates / conferências / aluguer de espaços.

Imprensa: residências/ aluguer de espaços.

Programação

Em 2007, 51 equipas e 175 pessoas foram acolhidas nas residências. No caso da difusão de espetáculos e das exposições, 78 manifestações foram organizadas (13 em arte visual, 13 em música, 11 em dança, 10 em teatro e 5 eventos) e 8 grandes projetos foram organizados por Mains d’Oeuvre como o festival internacional das culturas eletrónicas, 14 encontros entre artistas e públicos, 15 oficinas de sensibilização e 15 estágios e sessões de formações, assim como projetos de partilha e transmissão de saberes

Públicos e visitantes

Em 2007, houve mais de 9000 espectadores e participantes nos debates. As ações de formação disseram respeito a quase 15000 pessoas e 1000 participaram nas sequências de partilha e de transmissão de saberes.

109

4. Espaço e inscrição no território

52

52 Planos do edifício in Philippe Henry, « Quel devenir pour les friches culturelles en France, vol.2 étude de cas », 2010.

110

Superfície

4000m2.

Infraestruturas

Edifício de quatro pisos. O piso no subsolo é constituído por 20 estúdios de música. No rés-do-chão tem uma sala de exposição, uma sala de concertos, um café-restaurante, um estúdio de dança e 8 oficinas de arte plástica. No primeiro piso, encontra-se uma sala de reunião, oficinas e escritórios para os grupos residentes assim com o antigo ginásio. O conjunto dos escritórios de Mains d’Oeuvre estão no segundo piso com uma sala de encontros e de reuniões.

Localização

Cidade de Saint-Ouen (conselho de Seine-Saint-Denis) com uma superfície de 4,3 km2 e 43.000 habitantes. Mains d’Oeuvre está situado na parte sul da cidade, num bairro onde atividades artesanais e alojamentos estão presentes, perto do centro da cidade, do mercado de velharias e do estádio.

5. Economia e parcerias

Principais fontes de financiamento

Financiamento público, privado e receitas próprias.

Principais parceiros institucionais e financeiros

Ville de Saint-Ouen

Département de la Seine-Saint-Denis

Ministère de la Culture et de la Communication Caisse des dépôts et des consignations

111 Région Ile-de-France France Active Orçamento anual Orçamento de 1.248.219 € para 2007. 6. Organização Estatuto jurídico

Associação tipo lei 1901.

Empregados

Em 2007, 27 pessoas trabalhavam de maneira remunerada. Uma repartição funcional destes empregos mostra 2,5 empregos de coordenação; 5 acompanhadores de domínios; 2 para a comunicação e 2 para a administração e a contabilidade; 4 na manutenção do edifício; 3 para os estúdios de música e a sala de concerto; 3,7 empregos para a segurança e as limpezas, bem como 3,4 para o café-restaurante.

Modelos de funcionamento

A diversidade dos domínios de intervenção e das atividades conduz a uma organização em dois polos; de um lado, uma coordenação forte e, de outro, uma lógica de partilha e de decisão colegial em particular com os diferentes acompanhadores de domínios.

112

7. Principais fontes usadas

Sitio internet de Mains d’œuvre : www.mainsdoeuvres.org.

Philippe Henry, « Quel devenir pour les friches culturelles en France, vol.2 étude de cas », Quel devenir pour les friches culturelles en France, 2010, (recherche menée dans le cadre du projet CPER 2008-2009 Haute-Normandie), acesso em 05/01/2013, http://www.artfactories.net/IMG/pdf/Friches_Henry_vol2.pdf.

Rapport Lextrait, 1vol, « Monographies et fiches d’expériences. » Lextrait Fabrice, Une

nouvelle époque de l’action culturelle, Ministère de la Culture et de la Communication,

2001 acesso em 07/08/2012,

http://www.culture.gouv.fr/culture/actualites/rapports/lextrait/sommaire.htm.

ArtFactories, plateforme ressource, cartographie « Mains d’œuvre – Saint Ouen » http://www.artfactories.net/Mains-d-OEuvres-Saint-Ouen.html.

113

Anexo 3

2. La Friche Belle de Mai – Marseille, France.