• Nenhum resultado encontrado

Manifesto do Movimento Cultura Bahia

Manifesto do Movimento Cultura Bahia

Democracia e cultura no Brasil e na Bahia No campo da cultura ninguém solta a mão de ninguém

A cultura como construção humana é perpassada por inúmeras tensões. Ela pode ser emancipadora e libertadora. Ela pode ser conservadora e repressora. Ela pode assumir muitas outras tonalidades. Para realizar estas contraditórias possibilidades e permitir uma criativa disputa entre elas, a cultura necessita de liberdade e de democracia. Para florescer a cultura, em sua diversidade, reclama liberdade e democracia. A cultura se insurge contra todas as formas de autoritarismo e de fundamentalismo, que buscam paralisar seus movimentos e aniquilar sua vida. Agredida pela arbitrariedade, a cultura deixa de ser diálogo e troca, dinâmicas vitais das relações humanas. Aprisionada pela censura e pela violência, a cultura para de dar sentido à vida, aos comportamentos e às interações entre seres humanos e entre eles e a natureza. Sem cultura a vida definha, porque prejudicada em ligações vitais. Na contramão, as liberdades e a democracia possibilitam a cultura, em sua diversidade. Elas permitem a floração da cultura, das artes e do patrimônio, de uma nova política e o desenvolvimento da sociedade. Elas viabilizam o diálogo e a troca, traços que nos tornam humanos, demasiadamente humanos.

Nos anos recentes, o campo cultural assumiu um vigoroso papel na luta pela democracia, pela diversidade, pelos direitos e pelas liberdades no Brasil. Ele se colocou, em sua quase totalidade, contra o golpe; lutou contra o governo Temer; impôs uma de suas primeiras derrotas, quando ele foi obrigado a suspender a pretendida extinção do Ministério da Cultura; participou das manifestações pelos direitos roubados da população brasileira; atuou ativamente das eleições se posicionando em defesa da democracia e diversidade; optou pela candidatura contra o autoritarismo e pelas liberdades. Enfim, o campo cultural, em sua imensa maioria, se expressou a favor da democracia, da diversidade, dos direitos, das liberdades e da constituição de uma ampla frente democrática no Brasil.

A situação política e cultural mudou radicalmente no Brasil desde 2016. Naquele ano um golpe midiático-jurídico-parlamentar derrubou uma presidenta eleita e instalou no país um estado- de-exceção. O governo ilegítimo de Michel Temer impôs ao país inúmeros retrocessos e atacou direitos da população brasileira. As eleições de 2018, realizadas neste ambiente não democrático, foram palco de inúmeras manobras, muitas delas ilegais, que afetaram seus resultados. O candidato preferido em todas as pesquisas de opinião foi alijado da disputa presidencial por meio de artimanhas jurídicas. O uso ilegal e agressivo de expedientes de comunicação marcou as eleições e impactou seus resultados. Apesar de tudo isto, a chapa Haddad/Manuela obteve 47 milhões de votos e venceu em todo Nordeste e no Pará. Todos os estados do Nordeste elegeram governadores de oposição. Mas, os resultados gerais das

eleições aprofundam o golpe, com a possibilidade real de mais políticas autoritárias, antipopulares e antinacionais, contra as liberdades, os direitos, a diversidade, a democracia e a cultura.

Neste complexo contexto político-cultural, a cultura, a Bahia, o Nordeste e os setores progressistas espalhados pelo país devem assumir protagonismo na luta pela democracia, pela diversidade, pelos direitos e pelas liberdades. O clima de ódio, produzido pela grande mídia e potencializado pelo uso ilegal de fake news nas redes sociais, não se impôs em todo o Brasil e para toda população brasileira. Parte significativa dela manteve firme compromisso com a democracia, a diversidade, os direitos e as liberdades. Assim, cultura, Bahia, Nordeste e setores progressistas, além dos governos democráticos, passam a ter enorme responsabilidade na luta político- cultural para a superação do autoritarismo, o respeito à diversidade, a defesa dos direitos, o aprofundamento das liberdades e a reconquista da democracia no Brasil.

Compelidos por estas graves circunstâncias, um grupo diverso e representativo de agentes do campo cultural resolveu organizar, com base em experiências já existentes, como o Fórum das Artes, e em novos coletivos, um movimento de ampla frente democrática da cultura na Bahia, que se pretende parte ativa da necessária frente democrática brasileira.

Com tais objetivos, decidimos tornar público este movimento. Ele pretende dialogar com a sociedade baiana, brasileira e internacional; governo e autoridades políticas do estado da Bahia; parlamentares e partidos democráticos; movimentos sociais, ongs, sociedade civil organizada e instituições culturais, visando construir a frente democrática e elaborar uma pauta, que possa estimular a luta político-cultural de resistência a todas formas de retrocesso; assumir clara posição contra o autoritarismo e em defesa intransigente da democracia, das liberdades, da diversidade e dos direitos.

Pauta nacional

1. Compromisso com a democracia, os direitos, a diversidade e amplas liberdades democráticas, tais como as liberdades de expressão e de manifestação.

2. Luta contra todas as formas de autoritarismo e censura.

3. Solidariedade ativa com todos os atingidos por atos autoritários e pela destruição de seus direitos, pois na cultura ninguém solta a mão de ninguém.

4. Defesa intransigente dos direitos sociais, econômicos, ambientais, políticos e culturais do brasileiro e das políticas públicas desenvolvidas no Brasil de modo participativo em benefício da maioria de sua população.

5. Ampliação do apoio do governo nacional à cultura, à educação e à ciência e tecnologia. Defesa de seus ministérios e seu fortalecimento, com orçamentos adequados e com a continuidade das políticas públicas empreendidas, a exemplo do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Nacional de Cultura e de programas como o Cultura Viva.

6. Articulação com os agentes e comunidades culturais democráticos de toda nação e de fora do país, na luta contra o autoritarismo e por liberdades, direitos, diversidade e democracia, buscando garantir: cultura cidadã, cidadania cultural, direitos culturais e desenvolvimento cultural e nacional.

Pauta regional

1. Construção de frente democrática da cultura no Nordeste, visando, colaborativamente, desenvolver a luta e o debate democrático; fortalecer a cultura e articular dispositivos de integração regional, a exemplo de um maior conhecimento e circulação cultural entre estes estados.

Pauta estadual

1. Manutenção e consolidação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

2. Fortalecimento das políticas e do orçamento necessários à cultura e à ciência e tecnologia na Bahia, a exemplo dos recursos destinados ao Fundo de Cultura da Bahia e à Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia e do repasse financeiro adequado e periódico. 3. Territorialização das atividades de cultura na Bahia, considerando a exitosa experiência dos territórios de identidade, a relevante existência de representantes territoriais de cultura e a importância dos espaços culturais mantidos pelo governo estadual.

4. Realização bianual da Conferência Estadual de Cultura da Bahia e fortalecimento dos canais de participação no campo cultural, a exemplo do Conselho Estadual de Cultura; dos Colegiados Setoriais de Cultura e do diálogo cotidiano entre a Secretaria de Cultura da Bahia e os agentes e comunidades culturais.

5. Ampliação da atuação transversal da cultura com desenvolvimento de parcerias com áreas afins, a exemplo da educação, ciência e tecnologia, turismo, desenvolvimento rural, desenvolvimento social, trabalho e outras.

Novembro/Dezembro de 2018.

APÊNDICE A

PROPOSIÇÕES DE LEI DE CULTURA

14ª LEGISLATURA (1999-2002)

15ª LEGISLATURA (2003-2006)

16ª LEGISLATURA (2007-2010)

17ª LEGISLATURA (2011-2014)

18ª LEGISLATURA (2015-2018)

14ª Legislatura 1999 a 2002 – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

01 REQ/3.909/1999 Requer inserção nos anais desta Casa das matérias: Respeitem a gloriosa Faculdade de Direito!, A Faculdade de

Direito da Bahia e as tradições jurídico-culturais baianas,do Jornal A Tarde de 25.05.99.

Dep. Alice Portugal (PCdoB)

02 REQ/3.962/1999 Requer informações do Secretário de Cultura e Turismo do Estado da Bahia a respeito do FAZCULTURA

Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

03 PL./11.735/1999 Declara de Utilidade Pública a Associação Cultural Barbarense, com sede e foro no município de Santa Bárbara. Dep. Fernando de Fabinho (PFL)

04 PL./11.778/1999 Dispõe sobre a gratuidade nos locais de exibição cultural ou esportiva para pessoas maiores de 65 anos. Dep. João Henrique (PDT)

05 PL./11.794/1999 Declara de Utilidade Pública a Associação Cooperativista dos Movimentos Culturais e Beneficentes do

Município de Camaçarí, com sede e foro no município de Camaçarí.

Dep. Pastor Helder (PSC)

06 PL./11.884/1999 Declara de Utilidade Pública o Instituto Cultural Casa Via Magia, com sede e foro no município de Salvador -

Bahia.

Dep. Alice Portugal (PCdoB)

07 MSG/3.975/1999 Indica membros titulares e suplentes para compor o Conselho Estadual de Cultura. Poder Executivo

08 MOC/3.221/1999 Moção de congratulações ao jornalista e professor universitário Sérgio Mattos pela criação da revista Neon,

levando arte, cultura e entretenimento ao povo da Bahia e do Brasil.

Dep. Tarcízio Pimenta (PFL)

09 MOC/3.243/1999 Moção de pesar pelo falecimento do ex-Ministro da Cultura e membro da Academia Brasileira de Letras, Dr.

Antônio Houaiss.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

10 MOC/3.330/1999 Moção de Congratulações pela passagem do 20º aniversário de fundação do Grupo Cultural Olodum, ocorrido no

dia 25 de abril de 1999.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

11 MOC/3.344/1999 Moção de Congratulações ao Secretário da Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi, pelo lançamento do livro

Operário do Turismo - Retalhos de Idéias e Pensamentos.

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

12 MOC/3.432/1999 Moção de Aplausos e Congratulações a TV Cultura e TV Educativa da Bahia pela veiculação de programa

comemorativo dos 100 anos do Esporte Clube Vitória.

Dep. Paulo Carneiro (PP)

13 MOC/3.578/1999 Moção de Congratulações ao Cônsul honorário do Japão, Emilson Rosa e ao Prefeito de Salvador, Antônio

Imbassahy, pela promoção da Exposição Cultural Japão em Salvador.

Dep. Tarcízio Pimenta (PFL)

14 MOC/3.602/1999 Moção de Louvor ao cidadão Marcos André Batista dos Santos - Vampeta, pela iniciativa e significativa

contribuição sócio-cultural que vem prestando ao município de Nazaré.

Dep. Sônia Fontes (PFL)

15 MOC/3.626/1999 Moção de Aplauso ao Governo do Estado, através do Secretário da Cultura e Turismo Paulo Gaudenzi, pelo

desenvolvimento do turismo baiano.

Dep. Horácio Matos (PL)

16 PL./12.036/2000 Declara de Utilidade Pública a Sociedade Beneficente Cultural Desportiva Jardim Praia Grande, com sede e foro

no município de Salvador.

Dep. Fábio Souto (PFL)

17 PL./12.085/2000 Declara de Utilidade Pública a Associação Beneficente, Cultural e Desportiva de Itamira, com sede e foro no

município de Aporá.

Dep. Fábio Souto (PFL)

18 PL./12.088/2000 Declara de Utilidade Pública a Cooperativa Cultural Satélite Responsabilidade Ltda, com sede e foro na cidade

do Salvador.

Dep. Antônio Rodrigues (PFL)

19 PL./12.096/2000 Declara de Utilidade Pública a Associação Beneficente e Cultural da Travessa Norma, com sede no município de

Salvador.

Dep. Vespasiano Santos (PFL)

20 PL./12.179/2000 Declara de Utilidade Pública o Nativo de Itapuã Grupo Ecológico, Desportivo e Cultural, com sede e foro no

município de Salvador.

Dep. Sônia Fontes (PFL)

21 PL./12.196/2000 Declara de Utilidade Pública a Fundação Cultural AJAGUNÃ, com sede e foro no município de Lauro de Freitas. Dep. Sônia Fontes (PFL)

22 PL./12.199/2000 Declara de Utilidade Pública a Águia Dourada Organização Multicultural Indígena do Nordeste, com sede e foro

no município de Lauro de Freitas.

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

23 PL./12.200/2000 Declara de Utilidade Pública a Associação Cultural e Beneficente Villas, com sede e foro no município de

Salvador.

Dep. Joroastro Espínola (PSC)

24 PL./12.202/2000 Declara de Utilidade Pública o Centro Cultural e Profissionalizante Fazenda Tororomba, com sede no município

de Ilhéus - Ba.

Dep. Renato Costa (PSB)

25 MSG/3.997/2000 Indica o nome da SrªCleise Furtado Mendes para, na condição de membro titular, compor o Conselho Estadual de

Cultura, em substituição ao Sr. Carlos Eduardo da Rocha, recentemente falecido.

Poder Executivo

26 MOC/3.904/2000 Moção de Aplausos pela comemoração dos 18 anos da Rádio Cultura de Guanambi. Dep. João Bonfim (PTB)

27 MOC/4.059/2000 Moção de Congratulações com o Grupo Cultural Olodum pelos 21 anos de sua fundação. Dep. Lídice da Mata (PSB)

28 MOC/4.103/2000 Moção de Aplauso ao Grupo Cultural Olodum, ao Bloco Afro IléAyé e ao Bloco Araketu, pela realização do

evento que marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

29 MOC/4.126/2000 Moção de Aplausos à Fundação Culturarte, pela realização da X Cantoria São Gabriel. Dep. Zé das Virgens (PT)

30 MOC/4.177/2000 Moção de Congratulações ao jornalista e poeta DamárioDacruz pela sua iniciativa em criar o Centro Cultural

Pouso da Palavra, na cidade de Cachoeira

Dep. Lídice da Mata (PSB)

31 MOC/4.224/2000 Moção de Congratulações à Sociedade Cultural Caballeros de Santiago pelas comemorações dos 40 anos de

atuação artístico cultural na Bahia. Dep. José Nunes (PFL)

32 REQ/4.274/2001 Requer ao Governador do Estado, informações quanto à entidade Sol Movimento da Cena-Centro de Pesquisa

para o Desenvolvimento Cultural.

Dep. Alice Portugal (PCdoB)

33 REQ/4.285/2001 Requer do Secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária informações sobre a realização do Festival de

Verão.

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

34 REQ/4.475/2001 Requer informações do Sr. Secretário da Cultura e Turismo do Estado da Bahia doTermo Aditivo ao Contrato

Pública 169/2001 celebrado entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia e a empresa Apoio Recursos Humanos Ltda.

Dep. Zé das Virgens (PT)

35 PL./12.235/2001 Declara de Utilidade o SoL Movimento da Cena - Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Cultural, com sede

e foro no município de Salvador.

Dep. Heraldo Rocha (PFL)

36 PL./12.272/2001 Declara de Utilidade a Associação Cultural e Beneficente Padre Riccardo com sede e foro no município de

Pintadas.

Dep. Zilton Rocha (PT)

37 PL./12.302/2001 Declara de Utilidade o Centro Cultural e Recreativo de Abaré com sede e foro no município de Abaré. Dep. Marcelo Guimarães (PL)

38 PL./12.337/2001 Declara de Utilidade a Associação Sócio-Cultural Otto Nelson, com sede e foro na cidade de Salvador. Dep. Eliel Santana (PSB)

39 PL./12.372/2001 Declara de utilidade a Fundação de Desenvolvimento Cultural Educacional São Rafael, com sede e foro na cidade

de Rafael Jambeiro.

Dep. Jurandy Oliveira (PST)

40 PL./12.380/2001 Declara de utilidade a Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy, com sede e foro no município de

Salvador/Ba.

Dep. Sônia Fontes (PFL)

41 PL./12.379/2001 Declara de utilidade o Centro Cultural Gandhy Mirim, com sede e foro no município de Salvador, neste Estado. Dep. Sônia Fontes (PFL)

42 PL./12.455/2001 Declara de Utilidade o Núcleo de Incentivo Cultural de Santo Amaro, com sede e foro no município de Santo

Amaro.

Dep. Antônio Rodrigues (PFL)

43 PL./12.461/2001 Declara de utilidade a Associação Beneficente e Cultural Baixa da Paz, com sede e foro na cidade de Salvador. Dep. Sônia Fontes (PFL)

44 PL./12.508/2001 Declara de Utilidade Pública a Fundação Culturarte, com sede e foro no município de São Gabriel. Dep. Zé das Virgens (PT)

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

46 PL./12.573/2001 Declara de Utilidade a Associação Comunitária de Apoio, Qualificação e Cultura dos Trabalhadores da Bahia,

com sede e foro nesta Capital.

Dep. Osvaldo de Souza (PFL)

47 PL./12.589/2001 Dispõe sobre a inserção e o exercício dos templos de qualquer culto no contexto cultural do Estado da Bahia e dá

outras providências.

Dep. José de Arimatéia (PMDB)

48 PL./12.604/2002 Dispõe sobre a criação de um espaço cultural que abrigue obras de artes feitas por artistas de rua. Dep. Rosa Medrado (PPB)

49 PL./12.626/2002 Declara de Utilidade a Sociedade de Educação e Cultura Marcolino Moura, com sede e foro no município de Rio

de Contas.

Dep. Nelson Leal (PTB)

50 PL./12.643/2002 Declara de utilidade a Sociedade Esportiva e Cultural de Salvador, com sede e foro no Município de Salvador. Dep. Antônio Rodrigues (PFL)

51 PL./12.667/2002 Declara de utilidade a Associação Beneficente, Recreativa e Cultural dos Moradores do Povoado de Espanta

Gado, com sede e foro no município de Queimadas.

Dep. Fernando de Fabinho (PFL)

52 PL./12.704/2002 Declara de utilidadea Sociedade Cultural e Religiosa São Salvador - IléOxumaré, com sede e foro no município

de Salvador.

Dep. Vespasiano Santos (PFL)

53 PL./12.709/2002 Declara de utilidade a União Beneficente e Cultural dos Moradores do Bairro de Vida Nova, com sede e foro no

município de Lauro de Freitas.

Dep. Antônio Vieira (PPB)

54 PL./12.726/2002 Declara de utilidade pública a Associação Beneficente e Sociocultural de Rádio Comunitária Unidos Pelo Bem

Estar do Distrito de Canal, com sede no município de Cafarnaum e foro na Comarca de Morro do Chapéu.

Dep. João Bonfim (PTB)

55 PL./12.751/2002 Declara de Utilidade a Associação Cultural e Defensora dos Moradores da Gamboa, com sede na cidade de Vera

Cruz e foro no Município de Itaparica.

Dep. Gaban (PFL)

56 PL./12.750/2002 Declara de Utilidade o Grupo Cultural Carnavalesco Canção é Amor, com sede e foro no município de Salvador. Dep. Antônio Rodrigues (PFL)

57 PL./12.768/2002 Declara de Utilidade a Associação Beneficente e Cultural Estrela Guia- ABCEG, com sede e foro no município de

Salvador.

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

58 PL./12.796/2002 Dispõe sobre a preservação e o Tombamento do Patrimônio Cultural de origem Africana no Estado da Bahia. Dep. Paulo da Anunciação (PT)

59 PL./12.797/2002 Declara de Utilidade a Associação Cultural Grupo Unido para Educação e Trabalhos de Orientação, com sede e

foro no município de Salvador.

Dep. Heraldo Rocha (PFL)

60 PL./12.803/2002 Declara de Utilidade a Associação Beneficente Cultural Recreativa Tereré, com sede e foro no município de São

Sebastião do Passé.

Dep. Fernando de Fabinho (PFL)

61 PL./12.836/2002 Declara de Utilidade a Sociedade Beneficente 10 de Julho Recreativa, Cultural e de Defesa do Bairro de

Pernambués, com sede e foro nesta Capital.

Dep. Antônio Rodrigues (PFL)

62 PL./12.865/2002 Declara de Utilidade o Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-Brasileira Omi-Dudu Artes, com sede e

foro nesta Capital.

Dep. Junior Dapé (PMDB)

63 PL./12.864/2002 Declara de Utilidade o Grupo Cultural Arte Bahia, com sede e foro nesta Capital. Dep. Sônia Fontes (PFL)

64 PL./12.881/2002 Declara de Utilidade a Associação Desportiva e Cultural de Água Fria, com sede no município de Água fria e foro

no município de irará.

Dep. Zelinda Novaes (PFL)

15ª Legislatura 2003 a 2006 – Assembleia Legislativa do Estado da Bahia

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

01 REQ/4.778/2003 Requer ao Governador do Estado informações sobre convênio celebrado entre o Governo do Estado, e o IPAC e a

Sociedade Cultural Auste Rodin.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

02 REQ/4.817/2003 Requer do Governador do Estado, informações sobre o contrato de prestação de serviços de vigilância por mais 6

anos, sem licitação entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia e a empresa SEGFORT.

Dep. Lídice da Mata (PSB)

03 REQ/4.823/2003 Requer inserção nos anais desta Casa dos artigos Dia da terra, uma questão de atitude e UNESCO vai investigar

tragédia cultural publicados em A Tarde e Folha de São Paulo, respectivamente.

Dep. Álvaro Gomes (PCdoB)

04 REQ/4.838/2003 Requer a inserção nos Anais desta Casa do texto sobre o falecimento do poeta, escritor, letrista de música,

produtor cultural, diretor artístico e ator, Wally Salomão.

Dep. Emiliano José (PT)

05 REQ/4.919/2003 Requer ao Presidente desta Casa o envio ao Ministro da Cultura da Indicação em anexo, que solicita o registro do

Forró como patrimônio cultural brasileiro.

Dep. Eliana Boaventura (PP)

06 REQ/4.920/2003 Requer ao Presidente desta Casa o envio da Indicação à Diretora Geral do IPAC, para o registro do Forró como

patrimônio cultural da Bahia.

Dep. Eliana Boaventura (PP)

07 REQ/4.934/2003 Requer inserção nos anais desta Casa das matérias: Arte mutilada, cultura sob ameaça e O resgate da política

econômica, publicadas em A Tarde e Folha de São Paulo, respectivamente.

Dep. Javier Alfaya (PCdoB)

08 PRS/1.717/2003 Institui o Espaço Cultural da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Dep. Javier Alfaya (PCdoB)

09 PL./13.049/2003 Declara de utilidade a Associação Comunitária Recreativa, Cultural de Desenvolvimento de São Bento do Inhatá,

com sede e foro no município de Amélia Rodrigues.

Dep. Gaban (PFL)

10 PL./13.054/2003 Declara de utilidade a Confederação Beneficente Cultural e Recreativa e Esportiva dos Ex-alunos do Sesi Brasil,

com sede e foro na cidade de Salvador.

Dep. João Henrique (PDT)

Qtd. Nº PROPOSIÇÃO EMENTA AUTORIA

12 PL./13.126/2003 Autoriza o Poder Executivo Estadual a instituir Programa que visa construir centros de esporte e cultura em

bairros populares de cidades do estado da Bahia.

Dep. Álvaro Gomes (PCdoB)

13 PL./13.128/2003 Declara de utilidade a Associação de Cultura Popular Quebra Coco, com sede no município de Boninal e foro na

comarca de Piatã.

Dep. Moema Gramacho (PT)

14 PL./13.130/2003 Declara de utilidade a Associação Cultural Tanquinense Palmares em Movimento, com sede e foro no município

de Tanquinho.

Dep. Humberto Cedraz (PTdoB)

15 PL./13.241/2003 Declara de utilidade a Sociedade Cultural Fanfarra Simoesfilhense, com sede e foro no município de Simões

Filho.

Dep. Vespasiano Santos (PFL)

16 PL./13.284/2003 Declara de utilidade a Associação Beneficente Cultural Esportiva e Social de Nova Esperança, com sede e foro no

município de Várzea do Poço.

Dep. EmérioResedá (PFL)

17 PL./13.443/2003 Dispõe sobre a utilização das escolas públicas no período de férias e recesso para a realização de atividades

Documentos relacionados