• Nenhum resultado encontrado

Nos parágrafos a seguir é feito um breve resumo das instituições onde foi encontrada atividade relevante sobre MA.

2

Geographic Information System (GIS) é uma ferramenta computacional utilizada para armazenar, analisar e manipular dados espalhadas geograficamente (BRETERNITZ, 2001). Esta ferramenta é muito utilizada para realização de levantamentos topográficos e planejamento urbano.

Aplicada à pesquisa da aplicação de MA na área de arquitetura e construção há atividades sendo realizadas na faculdade de engenharia civil, arquitetura e urbanismo (FEC) da UNICAMP, onde há um sistema 3DP da Zcorp instalado no Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC, 2010). Ainda na área de a arquitetura, foi encontrada atividade relacionada com MA na pesquisa de mestrado de Oliveira (2009), do grupo de pesquisa Arquitec da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos (ARQTEC, 2010).

No laboratório de projeto e fabricação de componentes plásticos injetados da Universidade Federal de Santa Catarina, CIMJECT, são realizados, na área de MA, estudos sobre técnicas de SLA para ferramental rápido e comportamento químico e mecânico de resinas fotossensíveis para SLA. Conforme o sítio de internet deste laboratório, contam com quatro equipamentos instalados: um SLA da 3DSystems; um SLS desenvolvido localmente; e uma 3DP da Objet (CIMJECT, 2010).

No Centro de Competência em Manufatura (CCM) do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o foco principal de atividade em MA é na pesquisa sobre produção de protótipos de componentes aeronáuticos. Lá está instalado um sistema FDM Titan da Stratasys (CCM, 2010).

No estado do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com o Núcleo de Prototipagem e Ferramental (NUFER) que dispõe de um Sistema FDM da Stratasys. O NUFER foi criado pelo professor Neri Volpato que também foi um dos idealizadores do Grupo de Prototipagem Rápida (GPR), grupo interinstitucional que realiza pesquisas na área de MA (NUFER, 2010).

A tese de doutorado de Lira (2008) aborda o desenvolvimento de um processo de prototipagem rápida por deposição de material à temperatura ambiente que utiliza como matéria prima um compósito a base de complexo de carboidrato. Este trabalho discorre apenas sobre o desenvolvimento de um dispositivo extrusor de material. Os experimentos apresentados foram realizados com este dispositivo adaptado numa fresadora CNC convencional.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Campinas-SP, é um centro de pesquisa do governo federal brasileiro que realiza pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas à tecnologia da informação, lá está instalada a Divisão de Tecnologias

Tridimensionais (DT3D) onde são realizadas pesquisas nas linhas: PR e MR para aplicações multidisciplinares; processamento de imagens médicas; modelagem CAD e BioCAD para aplicações médicas (engenharia reversa de estruturas anatômicas e análise de bioengenharia); engenharia tecidual e biofabricação; aplicações de biomateriais para PR; plataformas experimentais para MA. Atualmente o DT3D conta com dois sistemas SLS da 3DSystems, dois sistemas FDM da Stratasys, dois sistemas 3DP da Zcorp, um sistema connex 350 da Objet, um sistema Solidscape e um sistema experimental FAB@Home (CTI, 2010). O sistema FAB@Home do CTI foi construído localmente e atualmente está sendo aprimorado pelos profissionais do próprio centro, onde atualmente tem desenvolvido um dispositivo de extrusão de filamentos para este sistema.

O SENAI CIMATEC, em Salvador-BA, possui um centro de Desenvolvimento de Produtos onde estão instalados dois sistemas de MA, sendo um FDM da Stratasys e um 3DP da Zcorp. Os equipamentos são utilizados para produção de protótipos rápidos para pequenas e médias empresas locais (CIMATEC, 2010).

A ROBTEC é uma empresa brasileira com forte presença no segmento de MA no país, são representantes no Brasil da 3DSystems e de outras empresas nos segmentos de software e engenharia reversa relacionadas com MA e atuam como prestadores de serviços de PR, MR e desenvolvimento de produtos. Contam com diversos sistemas de primeira linha SLA e SLS e impressoras 3D Vflash e Projet da 3DSystems além de equipamentos para digitalização tridimensional (ROBTEC, 2010).

Muitos outros sistemas estão instalados nos parques de grandes empresas, principalmente no setor automobilístico e em pequenos prestadores de serviço, dentre os quais vale destacar o Atelier Alzamora (ALZAMORA, 2010) e a Modellística (MODELISTICA, 2010) que prestam serviços de PR para o ramo de joalheria, além da Artis Tecnologia, especializada na produção de protótipos rápidos e reconstrução 3D de Tomografia Computadorizada para as áreas de saúde.

A figura 16 mostra a distribuição por país de sistemas instalados pelo mundo. O levantamento considera o acumulado de sistemas novos vendidos entre o início do ano de 1988 até o final de 2008. Em relação ao mesmo levantamento realizado em anos anteriores, o porcentual da maioria dos países permaneceu praticamente constante, exceto para o Japão que teve sua posição gradativamente reduzida de 15,1% em 2005 para 14,3% em 2006, e então para 13,6% em 2007, e finalmente 12,2% em 2008 (WOHLERS, 2009).

Figura 16 – Distribuição por país de Sistemas vendidos, 1988-2008

Fazendo um paralelo dos dados apresentados pela pesquisa de Wohlers (2009) com os dados fornecidos pelo Banco Mundial (WORLDBANK, 2010) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo ano (2008) constatou-se que existe uma forte relação entre o uso de MA e o desenvolvimento econômico de um país, logo nove entre os 10 países que mais tem sistemas de MA estão entre as 10 maiores economias do mundo. A única exceção é o Brasil, que neste ano era a nona economia mundial, e em seu lugar nesta lista aparecia a Coréia. Entre estes dez países, cinco estavam exatamente na mesma posição em ambas as pesquisas, os quatro primeiros (EUA, Japão, Alemanha e China) e o décimo (Espanha). Estas informações fazem sentido, já que o setor industrial é num país um dos maiores contribuintes para geração de riquezas, além do fato de serem as indústrias e sua cadeia de fornecedores os locais onde está instalada a maior parte dos sistemas de MA. Estas informações permitem inferir que o Brasil necessita ampliar o uso de MA, mesmo com as iniciativas citadas anteriormente. Por isso, ainda há muito espaço para crescimento das aplicações de MA num país rico e continental como o Brasil. A pequena atividade no segmento de manufatura aditiva no país pode ser devotada ao desconhecimento dos usuários e ao ainda pequeno investimento em pesquisas nesta área.