• Nenhum resultado encontrado

SECTION 4: Routine maintenance

2.5 Manutenção com segurança

- Controlar periódicamente a integridade da má- quina em toda a sua complexidade e dos dis- positivos de protecção.

66

PORTOGUES

- Verificar periódicamente a fixagem e a deten- ção dos parafusos, das porcas e das eventuais extensões.

- Respeitar a conformidade dos óleos e dos lu- brificantes aconselhados.

- As peças de recâmbio devem corresponder com as exigências definidas pelo construtor. Usar

exclusivamente peças originais.

- É absolutamente proibido remover ou manipu- lar os dispositivos de segurança.

- A manutenção da máquina deve ser feita so- mente com o motor desligado, por pessoal qua- lificado e seguindo as instruções indicadas neste manual.

- Os reabastecimentos de combustível e de óleo devem ser efectuados com o motor desligado e não muito quente. Durante o reabastecimento não fumar e não aproximar-se a chamas livres. Enxugar imediatamente o combustível eventu- almente derramado, antes de ligar a máquina. Conservar os combustíveis e os lubrificantes em lugares adequados e não acessíveis a pessoas estranhas, mantendo longe do alcance das cri- anças.

- Os sinais de segurança, aplicados na máquina, dão as oportunas advertências de maneira essêncial onde evitar acidentes. Limpar-os quando são sujos e substituí-los imediatamen- te quando forem destacados ou arruinados. - O manual de instruções para o uso deve ser

leito, memorizado e conservado por toda a du- ração da máquina até a sua completa demoli- ção. No caso em que o manual seja perdido, peça-o imediatamente uma copia a Empresa Construtora mencionando nome e modelo do aparelho.

SECÇÃO Nº 3

Uso da máquina

3.1 ANTES DO USO

Quando a máquina vem embalada com as várias partes desmontadas, é necessário providenciar as várias operações de montagem do seguinte modo: 3.1.1 REGULAÇÃO DAS HASTES

No caso em que a máquina seja entregue emba- lada, as hastes de guia se encontram colocadas em cima da capota do motor (fig. 4). Em caso con- trário, são colocadas como é representado na fig.5. Para a utilização regulá-las na altura e posicioná- las em função da aparelhagem a ser aplicada.

REGULAÇÃO NA ALTURA:

Afrouxar o parafuso com alavanca (7 fig.1), regu- lar as hastes na altura desejada e então bloquear bem com o mesmo parafuso com alavanca.

REGULAÇÃO LATERAL:

A regulação lateral é possível somente quando o motocultivador se encontra com as hastes na po- sição representada na fig.5. Operar como segue: puxar completamente a alavanca (12 fig.1); des- locar as hastes da direita a esquerda até coincidir o furo predisposto com o perno de bloqueio. E logo depois deixar novamente a alavanca (12).

ROTAÇÃO DAS HASTES DE 180° (fig.4)

Para poder aplicar aparelhagens frontais intermudáveis (por ex.: barra foiçante, pás de neve, etc...), necessita girar as hastes de guia de 180°

na direcção contra-relógio, posicionando-as em

cima da capota do motor e procedendo no seguinte modo:

1) Retirar os pininhos elásticos que bloqueiam na sede as respectivas hastes;

2) Desfiar as hastes (14, 15 e 16) das próprias sedes e deslocá-las em modo que não sejam de impedimento;

3) Apertar bem no fundo a alavanca (12 fig.1) e girar na direcção contra-relógio o suporte das hastes até que não se encontre na posição justa de encaixe. E então, levantar novamente a ala- vanca (12) fig.1.

4) Antes de girar os braços/ guiador a 180º em posição de ceifar, ou para retornar à posição de fresar, deverá verificar se a alavanca selectora de marcha (16 fig. 1) está na posição 2 (posição V fig.10).

5) Reintroduzir as hastes de comando (14, 15 e 16) nas relativas sedes e bloqueá-las com os próprios pininhos elásticos.

6) Verificar que a montagem das rodas seja correcta, e que a seta impressa no lado dos pneus, corresponda com o sentido de di- recção justo da máquina. Em caso contrá- rio, invertê-las.

3.1.2 REGULAÇÃO DA CARREIRA

Para aumentar ou diminuir a carreira do motocultivador, proceder no seguinte modo (fig.15): - Levantar a máquina (ver o capitulo 1.4). - Retirar os parafusos de fixagem (1). - Mudar a posição do disco interno (3).

- Reintroduzir os parafusos e fixá-los novamente. Três são as variações possíveis:

67

PORTOGUES

2) Mudando a posição do disco interno (3). 3) Virar de cabeça pra baixo a parte externa da

roda (4) em respeito ao disco interno (3). Veri- ficar que o sentido de montagem da roda seja correcto. Em caso contrário invertê-lo. 3.1.3 MONTAGEM: ALAVANCA DE ENGATE DA P.T.O. INFERIOR, ALAVANCA DE

MUDANÇA DE MARCHAS LENTAS E VELOZES, ALAVANCA DE MUDANÇAS DE MARCHAS (fig.12) Por motivos de embalagem as alavancas menci- onadas acima podem se encontrar destacadas das respectivas hastes de comando (14) (15) e (16), para a montagem inserí-las nas sedes 1 e 2; e então bloqueá-las com os próprios pininhos elás- ticos.

3.1.4 SUBSTITUIÇÃO DAS APARELHAGENS IN TERMUDÁVEIS (fig.13)

Para a substituição das aparelhagens intermudáveis, é necessário desparafusar as duas porcas (5) que ligam o acessório à tomada de força (3), retirar as duas arruelas, e então retirar o aces- sório tomando cuidado para não arruinar a rosca dos parafusos de fixagem. Apanhar o acessório, corresponder as estrias de encaixe, e então, inserí- lo completamente na sede da tomada de força.

Esta operação deve ser efectuada por duas pessoas munidas de luvas robustas.

Posicionar as duas arruelas e parafusar novamen- te as porcas que fixam o aparelho.

Durante a aplicação, tomar muito cuidado ao efectuar a centralização do aparelho ao manguito de ligação da tomada de força para não arruiná-lo.

Acessórios como: cadeirinha de transferência, reboque cisterna, devem ser ligados ao motocultivador em correspondência com a fixagem (4) fig.11, enquanto o reboque puxa- do deve ser ligado exclusivamente à fixagem (5) fig.11. Outros acessórios como o sulcador e o arado monorelha, ainda que não necessite de ser ligado à tomada de força, devem ser li- gados à fixagem representada na fig.15. N.B. É proibida aplicar ao motocultivador, apa- relhagens intermudáveis que não forem de acordo com as normas de segurança e de tu- tela da saúde; como também sem a marcação.

3.1.5 VERIFICAÇÕES PRELIMINARES - Verificar que a caixa de câmbio haja óleo e con-

trolar o justo nível (ver secção 4.1.2 Manuten- ção máquina 7 fig. 11).

- Controlar que a embreagem engate correctamente (ver 4.1.3 regulação comando de embreagem). - Antes de iniciar o trabalho, controlar que todos

os parafusos sejam bem apertados, em modo particular aqueles do grupo fresa.

- Verificar que a montagem das rodas seja cor- recta, e que a seta impressa no lado dos pneus, corresponda com o sentido de direcção justo da máquina.

ATENÇÃO. O motor não vem dotado de óleo lubrificante. Antes de acender-lo é necessário consultar as instruções do próprio manual e colocar o óleo do tipo e da qualidade prevista.

Documentos relacionados