• Nenhum resultado encontrado

MANUTENÇÕES PREVENTIVAS DA UNIDADE

No documento M A N U A L D O P R O P R I E T Á R I O (páginas 30-34)

PERIODICIDADE DAS MANUTENÇÕES:

• O imóvel foi planejado e construído para atender aos seus usuários por muitos anos. Isso exige realizar a manutenção do imóvel e de seus vários componentes, considerando que estes possuem características diferenciadas e exigem diferentes tipos, prazos e formas de manutenção. Esta manutenção, no entanto, não deve ser realizada de modo improvisado e casual. Ela deve ser entendida como um serviço técnico e feita por empresas capacitadas ou especializadas ou, ainda, equipe de manutenção local, conforme complexidade.

• Para que a manutenção obtenha os resultados esperados de conservação e crie condições para que seja atingida a vida útil do imóvel, é necessária a implantação de um sistema de gestão de manutenção, que contemple o planejamento de atividades e recursos, bem como a execução de cada um deles de acordo com as especificidades de cada sistema. A falta de manutenção caracteriza a má utilização, gerando perda de garantia. Os materiais empregados na construção são adquiridos de fornecedores tradicionais do mercado, e todos qualificados em seus respectivos programas setoriais. A mão de obra utilizada, seguiu todas as normas estipuladas em contratos, de forma a se preservar a qualidade de execução. Para que o imóvel permaneça em boas condições de uso por um período prolongado de tempo, seguem recomendações de periodicidade das manutenções:

Periodicidade Sistema Atividade Responsável

A cada 1 mês Revestimento de pedras naturais (mármore, granito, ardósia)

No caso de peças polidas (ex.: pisos, bancadas, etc.) verificar e, se necessário, encerar.

Responsável pelo Apartamento

Nas áreas de circulação intensa o enceramento deve acontecer com periodicidade inferior, para manter uma camada protetora.

Responsável pelo Apartamento

A cada 3 meses Esquadrias Alumínio

Efetuar limpeza geral das esquadrias e seus componentes. Responsável pelo Apartamento A cada 6 meses Instalações Elétricas

Testar o disjuntor tipo DR apertando o botão localizado no próprio aparelho. Ao apertar esse botão, a energia será interrompida. Caso isso não ocorra, troque o DR.

Responsável pelo Apartamento

Instalações Hidráulicas – Água Potável

Limpar os aeradores (bicos removíveis) das

torneiras. Responsável pelo Apartamento

Instalações Hidráulicas – Água Não Potável

Verificar mecanismo interno da caixa acoplada

Responsável pelo Apartamento Limpar e verificar a regulagem dos

Periodicidade Sistema Atividade Responsável

A cada 1 ano

Instalações Hidráulicas – Água Potável

Verificar estanqueidade de torneiras. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Verificar e, se necessário, substituir

os vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de pressão para garantir a vedação e evitar vazamentos.

Instalações Hidráulicas – Água Não Potável

Verificar estanqueidade da válvula de

descarga. Responsável pelo

Apartamento (Empresa Capacitada) Verificar tubulações de água potável para

detectar obstruções, perda de estanqueidade e suas fixações, recuperar sua integridade onde necessário.

Instalações Elétricas

Rever o estado de isolamento das emendas de fios e, no caso de problemas,

providenciar correções. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Verificar e, se necessário, reapertar as

conexões do quadro de distribuição. Verificar o estado dos contatos elétricos. Caso possua desgaste, substituir as peças (tomadas, interruptores, pontos de luz, entre outros).

Impermeabilização

Verificar a integridade dos sistemas de impermeabilização e reconstituir a proteção mecânica, sinais de infiltração ou falhas da impermeabilização exposta.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Verificar e reconstituir os

rejuntamentos internos e externos dos pisos, paredes, peitoris, soleiras, ralos, peças sanitárias, grelhas de ventilação e de outros elementos.

Esquadrias de Madeira

Verificar falhas de vedação, fixação das esquadrias, guarda-corpos e reconstituir sua integridade, onde for necessário.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Efetuar limpeza geral das esquadrias,

dobradiças. Reapertar parafusos aparentes e regular freio e lubrificação.

Revestimento Cerâmico Interno

Verificar e, se necessário, efetuar as manutenções de modo a manter a estanqueidade do sistema

Responsável pelo Apartamento

Esquadrias de Alumínio

Verificar a presença de fissuras, falhas na vedação e fixação nos caixilhos e reconstituir sua integridade onde for necessário.

Responsável pelo Apartamento Reapertar parafusos aparentes dos fechos,

das fechaduras ou puxadores e das roldanas. Verificar nas janelas maxim-air a

necessidade de regular o freio. Para isso, abrir a janelas até um ponto intermediário (± 30°), no qual ela deve permanecer parada e oferecer certa resistência a movimento espontâneo. Se necessária, a regulagem deverá ser feita somente por pessoa especializada, para não colocar em risco a segurança do usuário e de terceiros.

Periodicidade Sistema Atividade Responsável Revestimento de paredes e tetos em argamassa ou gesso e forro de gesso (interno e externo)

Repintar os forros dos banheiros e áreas úmidas Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Rejuntes

Verificar sua integridade e reconstituir os rejuntamentos internos e externos dos pisos, paredes, peitoris, soleiras, ralos, peças sanitárias, grelhas de ventilação e de outros elementos, onde houver.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada)

Vedações Flexíveis

Inspecionar e, se necessário, completar o rejuntamento convencional (em azulejos, cerâmicas, pedras), principalmente na área do box do chuveiro. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) A cada 2 anos Instalações Elétricas

Reapertas todas as conexões (tomadas, interruptores, pontos de luz, e outros)

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Esquadrias de Madeira

No caso de esquadrias pintadas, revisar a pintura, a fim de evitar envelhecimento e perda do brilho do sistema.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Revestimento de paredes e tetos em argamassa ou gesso e forro de gesso (interno e externo)

Revisar a pintura das áreas secas e, se necessário, repintá-las, evitando assim o envelhecimento, a perda do brilho, o descascamento e eventuais fissuras.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Pinturas, Texturas, Vernizes (internas e externas)

Revisar a pintura das áreas secas e úmidas e, se necessário, repintá-las, evitando assim o envelhecimento, a perda do brilho, o descascamento e eventuais fissuras. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Vedações Flexíveis

Inspecionar e, se necessário, completar o rejuntamento com mastique. Isto é importante para evitar o surgimento de manchas e infiltrações. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) A cada 3 anos Esquadrias de Madeira

Nos casos de esquadrias pintadas, repintar. É importante o uso correto de tinta especificada neste Manual.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Revestimento de paredes e tetos em argamassa ou gesso e forro de gesso (interno e externo)

Repintar paredes e tetos de todo o apartamento. Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada) Pinturas, Texturas, Vernizes (internas e externas)

Repintar paredes e tetos de todo o apartamento.

Responsável pelo Apartamento (Empresa Capacitada)

Ao executar as manutenções preventivas em seu apartamento, é importante que mantenha os comprovantes dos serviços realizados, a fim de atestar que todas as recomendações foram cumpridas. As comprovações podem ser verificadas através de notas ficais de materiais ou serviços, fotografias (desde que datadas), laudos / atestados de prestadores de serviços, etc.

No documento M A N U A L D O P R O P R I E T Á R I O (páginas 30-34)

Documentos relacionados