• Nenhum resultado encontrado

Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa e nos Mapas Conceituais, o Mapa de Conteúdos (MC) é uma ferramenta que tem como objetivo principal fortalecer o processo de

4.4 Mapa de Conteúdos 59

ensino-aprendizagem, através do fornecimento de um conteúdo mais significativo para profes- sor e aluno (AUSUBEL, 1976; PEÑA et al., 2005; MOREIRA; MASINI, 1982). Na sequência, são apresentadas a definição formal para os Mapa de Conteúdos e a metodologia utilizada na sua criação. Por fim, são mostrados os benefícios trazidos por essa ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem dentro de um ambiente virtual de aprendizagem.

4.4.1

Definição

O Mapa de Conteúdos (MC) é uma ferramenta, baseada nos Mapas Conceituais, que possi- bilita apresentar a disciplina ou curso através de uma visualização gráfica dos conteúdos e das relações existentes entre os mesmos. A Figura 4.1 mostra um exemplo de um MC, contendo o primeiro nível de visão para disciplina de Educação a Distância, cujo conteúdo programático é mostrado na Figura 4.2.

Figura 4.1: Exemplo de um Mapa de Conteúdos

O MC pode ser representado matematicamente na forma de um grafo orientado valorado assimétrico D (CHARTRAND; OELLERMANN, 1993):

D= (VD, ED, w)

4.4 Mapa de Conteúdos 60

• VDé um conjunto finito e não vazio de vértices;

• EDé um conjunto (possivelmente vazio) de pares ordenados de vértices distintos, chama-

dos de arcos ou ligações; e

wé o nome associado aos arcos.

Por ser assimétrico, sempre que (u,v) é um arco de D, então (v,u) não é um arco de D. Ou seja, se D = (VD, ED, w) e (v, u) ∈ ED, então (u,v) /∈ED.

No exemplo da Figura 4.1 temos que VD={conceitos básicos, teorias aplicadas à ead, criação e desenvolvimento de cursos “on-line”}, ED={(conceitos básicos,teorias aplicadas à ead), (conceitos básicos, criação e desenvolvimento de cursos “on-line”), (teorias aplicadas à ead, criação e desenvolvi- mento de cursos “on-line”)} e w = {apresentam os componentes influenciados pelas, apresentam os elementos que serão utilizados na, apresentam as teorias que podem ser utilizadas na}.

Figura 4.2: Exemplo de um Conteúdo Programático utilizado em uma Disciplina de Educação a Distância

No Mapa de Conteúdos, as relações existentes entre os conceitos são hierárquicas, com os conteúdos mais introdutórios ocupando o topo do gráfico e os mais complexos se dirigindo para a base. Essa forma de visualizar uma relação tem como base o fato de que um conteúdo

4.4 Mapa de Conteúdos 61

mais complexo necessita ou depende de conteúdos mais simples com quem ele se relaciona. Dessa forma, a relação entre os dois conteúdos indica para o aluno que ele necessita entender os conceitos existentes no conteúdo mais simples para poder compreender os conceitos existentes no conteúdo mais complexo.

Para proporcionar a visualização gráfica do conteúdo programático da disciplina ou curso, o Mapa de Conteúdos deve ser criado. A próxima seção aborda a metodologia de criação do MC.

4.4.2

Metodologia de Criação do Mapa de Conteúdos

A metodologia de planejamento que apóia o professor na criação da disciplina, através do desenvolvimento dos Mapa de Conteúdos, consiste de um conjunto de interações onde o pro- fessor responde às questões apresentadas no Algoritmo 4.2. Ao final das interações o resultado é o MC que pode ser então visualizado.

início

1

//Primeira Etapa;

2

Informe quantidade de Conteúdos;

3

//Segunda Etapa;

4

repita

5

Informe nome do Conteúdo;

6

até quantidade de Contéudos informada ;

7

//Terceira Etapa;

8

para cada Conteúdo Informado faça

9

se existe relação de dependência com os outros Conteúdos então

10

inserir Relação de Dependência;

11 fim 12 fim 13 //Quarta Etapa; 14

para cada Relação de Dependência Inserida faça

15

Informe o nome da Relação de Dependência;

16

fim

17

fim

18

Algoritmo 4.2: Algoritmo de Criação do Mapa de Conteúdos

O desenvolvimento do MC do curso é composto de quatro etapas e o Algoritmo 4.2 ilustra esses conjuntos de passos. Na primeira etapa (terceira linha do Algoritmo 4.2), o professor define a quantidade de conteúdos que existe para um determinado nível de visão da disciplina ou curso.

4.4 Mapa de Conteúdos 62

do aluno em relação à disciplina. Para evitar isso, o MC pode ser composto por vários níveis, onde cada nível contém um pequeno conjunto de conteúdos e suas relações. Nesse caso, cada conteúdo pode ser expandido para outro subnível de visão, num processo de refinamento da descrição da disciplina ou curso.

Na segunda etapa, definida pelo laço que se inicia na linha cinco, o professor informa os nomes para identificação de cada um dos conteúdos, de acordo com a quantidade definida na fase anterior. Após a finalização dessa etapa, o MC da disciplina já possui os conteúdos que irão compor um determinado nível de visão.

A partir desse momento tem início a terceira etapa da criação do MC da disciplina, através da definição das relações existentes entre os conteúdos identificados. Para cada um dos conteú- dos deve ser investigado se o mesmo possui ou não dependência com os demais. O laço que se inicia na linha nove do Algoritmo 4.2 define essa fase.

Após a definição das relações existentes, tem início o desenvolvimento da quarta etapa, definida pelo terceiro laço do Algoritmo 4.2, com a identificação dos nomes que serão utilizados para representar cada uma das relações apontadas na fase anterior.

Com a realização da quarta etapa, o algoritmo de criação do Mapa de Conteúdos é fi- nalizado. O Algoritmo 4.2 é parcialmente automatizado e pode ser incluído como módulo de um AVA sem grande dificuldade. O resultado gerado pelo Algoritmo 4.2, cujo exemplo pode ser observado na Figura 4.1, além de proporcionar uma visualização gráfica, está baseado em teorias e ferramentas pedagógicas e, dessa forma, fornece outras contribuições além da visualização. A próxima seção aborda essas contribuições.

4.4.3

Contribuição para o Processo de Ensino-Aprendizagem

O Mapa de Conteúdos contribui para o processo de ensino-aprendizagem em um AVA, desenvolvendo quatro dos oito objetivos pedagógicos propostos neste trabalho, são eles: guiar o planejamento de uma disciplina, servir como elemento facilitador do processo de ensino, servir como elemento facilitador do processo de aprendizagem e, por último, proporcionar uma forma gráfica de visualização do processo.

A metodologia de criação do Mapa de Conteúdos funciona como guia do professor para o planejamento da disciplina ou curso. Contudo, essa metodologia de criação do MC fornece muito mais que uma forma agradável para o desenvolvimento do mapa. À medida que o profes- sor insere os conteúdos e as relações existentes entre eles, a metodologia fornece um mecanismo que força o professor a pensar em sua disciplina e, com isso, favorece o planejamento do curso,

Documentos relacionados