• Nenhum resultado encontrado

Mapa 2 – Pernambuco

4 DIVERSOS OLHARES E NOVAS (RE)LEITURAS EM BUSCA DE

4.3 Caracterização do campo de pesquisa: Escola de Referência e Ensino

A escola campo de nossa pesquisa é a Escola de Referência e Ensino Médio Professor Manoel Edmundo. Fica localizada na Rua São Sebastião, S/N, Centro, município de Lagoa dos Gatos – PE, CEP: 55450-000. Segundo os funcionários e registros do Projeto Político Pedagógico (PPP), não se tem registro escrito dos primeiros anos dessa escola; o que se sabe é que ela passou a funcionar por volta de 1950, quando era chamada de Grupo Escolar40 Rural Professor Manoel Edmundo.

40Segundo Souza (1998, p. 30), a criação dos grupos escolas surge no interior do projeto político republicano de reforma social e de difusão da educação popular – uma entre as várias medidas da reforma de instrução pública no Estado de São Paulo implementadas a partir de 1890.

A partir dos anos 1990, a escola passou a ser apenas de ensino médio41 e, em 201242, tornou-se escola de referência do ensino médio. A escola apresenta os seguintes níveis e modalidades de ensino: ensino médio integral e ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O número de estudantes em 2019 foi de 473, sendo 382 alunos/as do EM tempo integral e 91 alunos/as da EJA; funciona das 7h30 às 17h (EM integral) e das18h40 às 22h (EJA).

Existe também uma escola no campo que atende ao ensino médio, mas na modalidade EJA, destinada à população do Campo. Esse atendimento ocorre na Escola Avelino Alves, escola de ensino fundamental do município, localizada no sítio Pau Ferrado, numa comunidade Quilombola, onde são atendidos 21 alunos. Esse ensino é uma extensão do Estado em parceria com o município.

A escola de Referência e Ensino Médio Professor Manoel Edmundo faz parte da Gerência Regional de Educação (GRE)43Mata Sul Palmares. Em Pernambuco, atualmente, há 16 Gerências Regionais de Educação (Ver mapa 2). Na GRE Mata Sul Palmares existem 51 escolas estaduais que atendem aos estudantes no sistema integral, semi-integral e regular (Anexo A).

41A LDB diz que a responsabilidade é entre os entes federados, o município com o ensino fundamental, o Estado com o ensino médio, etapa final da educação básica. Por isso que é a partir da década de 1990.

42Dentro da política de responsabilização do estado, há a política de educação integral criada pelo governo Eduardo Campos e, em 2009, virou política pública, com a promulgação da Lei n°13.968/2009. Disponível em: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2019/12/03/veja-a-lista-das-escolas-que-terao- ensino-em-tempo-integral-a-partir-de-2020-em-pernambuco-394196.php.Acesso em: 10 jan. 2020, conforme situado no Capítulo 2.

43“Conforme definição do Decreto Nº 40.599, de 03 de Abril de 2014, a Gerência Regional de Educação é um órgão integrante da estrutura básica da Secretaria de Educação que por competência deve exercer, em nível regional: as ações de supervisão técnica, orientação normativa e de articulação e integração, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino; promover a coordenação e implantação da política educacional do Estado no âmbito de sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade da aprendizagem do aluno; orientar as comunidades escolares e prefeituras municipais na elaboração, acompanhamento e avaliação dos planos, programas e projetos educacionais; promover o desenvolvimento de recursos humanos em consonância com as diretrizes e políticas educacionais do Estado; coordenar o processo de organização do atendimento escolar, de apoio ao aluno e à rede física; aplicar as normas de administração de pessoal, garantindo o seu cumprimento na respectiva jurisdição; planejar e coordenar as ações administrativas e financeiras necessárias ao desempenho das suas atividades; organizar o funcionamento da inspeção escolar no âmbito da sua jurisdição; coordenar e promover a produção de dados e informações educacionais na sua jurisdição.” Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&men=77. Acesso em: 10 jan. 2020.

Mapa 2 - Pernambuco

Fonte: SEEP(2020).

No ensino de tempo integral, os alunos têm 45 horas semanais e funciona os cinco dias da semana manhã e tarde. A semi-integral, carga horária de 35 horas-aula semanais, funcionado em cinco manhãs e duas tardes. No ensino regular tem escolas com funcionamento em turnos diurno, vespertino e noturno, com quatro horas diárias.

A seguir, o quadro 10 destaca as Gerências Regionais de Educação em Pernambuco. Em cada Regional está vinculada um quantitativo de escolas. As informações pertinentes a cada Gerência Regional e as escolas vinculadas às mesmas podem ser encontradas no site da Secretaria de Educação do Estado.

Quadro 10 – Gerências Regionais de Educação

A seguir, apresentaremos a relação da equipe gestora, destacando o perfil de formação de cada membro, o que nos ajuda a compreender a formação acadêmica e a sua relação com as funções desempenhadas na escola, contribuindo para a sua organização.

Quadro 11 – Equipe gestora

Cargo/função Perfil de Formação Diretor Pós-graduação em gestão pública Secretária Pós-graduação em psicopedagogia Analista Educacional Pós-graduação em psicopedagogia Analista educacional Pós-graduação em psicopedagogia Educadora de apoio Graduação em ciências sociais Educadora de apoio Pós-graduação em história Coordenador da biblioteca Pós-graduação em história Fonte: Projeto Político Pedagógico da Escola.

De acordo com as informações colhidas no PPP, salientamos que quase toda a equipe gestora possui pós-graduação, apenas um deles tem somente a graduação. Observamos que o gestor escolar tem formação específica para o cargo que ocupa. Desse modo, destacamos que essas formações são importantes no processo contínuo de desenvolvimento das funções dentro da escola.

Na escola, há também um grupo terceirizado (Quadro 12) que faz o funcionamento da mesma acontecer. Esse grupo trabalha nas funções de apoio, para manter o funcionamento da12 escola. Serão identificados por números para preservar suas Identidades.

Quadro 12– Pessoal terceirizado

Fonte: Projeto Político Pedagógico da Escola.

Função Empresa

Auxiliar de serviços gerais 1 Top service Auxiliar de serviços gerais 2 Top service Auxiliar de serviços gerais 3 Top service

Auxiliar de Cozinha 1 Nutrihouse Auxiliar de Cozinha 2 Nutrihouse Auxiliar de Cozinha 3 Nutrihouse

O corpo docente da escola de Referência e Ensino Médio Professor Manoel Edmundo é identificado conforme os componentes curriculares em que atuam e suas respectivas formações. Salientamos que os docentes serão conhecidos como D1, D2 até D24, como consta no quadro, respeitando o compromisso com os mesmos de ter suas identidades preservadas.

Quadro 13 – Corpo docente

Nome Formação Componente

curricular

Etapa de ensino

D1 Pós-graduação: português Língua portuguesa Ensino Médio Integral D2 Pós-graduação: matemática Matemática Ensino Médio Integral D3 Graduação: letras Língua portuguesa Ensino Médio Integral D4 Graduação: geografia Geografia, arte e

filosofia

Ensino Médio Integral e EJA Médio

D5 Pós-graduação: português Língua portuguesa Ensino Médio Integral D6 Pós- graduação: matemática Matemática EJA Médio

D7 Pós-graduação: matemática Matemática e física Ensino Médio Integral e EJA Médio

D8 Pós-graduação: português Inglês Ensino Médio Integral e EJA Médio

D9 Graduação: administração Empreendedorismo e biologia

Ensino Médio Integral e EJA Médio

D10 Graduação: pedagogia Intérprete de libras Ensino Médio Integral D11 Pós-graduação: ciências sociais Sociologia e geografia Ensino Médio Integral D12 Graduação: história História, geografia,

filosofia e sociologia

EJA Médio

D13 Pós-graduação: matemática Matemática Ensino Médio Integral D14 Graduação: biologia Biologia e química Ensino Médio Integral e EJA

Médio D15 Graduação: matemática Física Ensino Médio integral D16 Graduação: biologia Biologia e Direitos

Humanos

Ensino Médio Integral

D17 Graduação: ciências sociais Sociologia e História Ensino Médio Integral D18 Graduação: pedagogia Intérprete de Libras Ensino Médio Integral D19 Graduação: matemática Matemática Ensino Médio Integral D20 Graduação: história Arte e geografia Ensino Médio Integral D21 Graduação: pedagogia filosofia Ensino Médio Integral D22 Graduação: educação física Educação física Ensino Médio Integral e EJA

D23 Pós-graduação: português Língua Portuguesa Ensino Médio Integral D24 Pós-graduação: biologia Biologia Ensino médio Integral Fonte: Projeto Político Pedagógico da Escola.

Como visto, o corpo docente é composto por 24 docentes que atuam lecionando as disciplinas que compõem o currículo da escola. Dez desses professores são contratos temporários e os demais são concursados. Dez deles possuem pós-graduação em suas áreas de formação, o que, ao nosso entendimento, representa um papel estratégico na qualidade da educação.