• Nenhum resultado encontrado

A AUDIÊNCIA E A PERCEPÇÃO DO PÚBLICO SOBRE OS DEZ

3.2 Abordagem direta junto ao público

3.2.1 Mapa de perfil sociocultural do público

“Conforme situado, através da pesquisa empírica, coletamos dados gerais sobre perfil e consumo de uma amostra de 16 consumidores da telenovela Os Dez Mandamentos. Diante disso, mapeamos esses dados sob quatro categorias: 1) o perfil demográfico; 2) o consumo cultural; 3) os hábitos de compra; e 4) o consumo de telenovelas. A partir de agora, abordamos cada uma dessas categorias mediante aos dados obtidos pela pesquisa de campo.

Na primeira categoria, sobre o perfil demográfico do público, identificamos uma faixa etária de 14 a 59 anos, a qual podemos dividir em três escalas de faixa etárias, quais sejam: de 14 a 24 anos, de 28 a 35 anos e de 43 a 59 anos, que respectivamente representam em nossa amostra: 43,75%, 31,25% e 25%. Nota-se que a maior parcela de nosso público está entre 14 a 24 anos; o que evidencia um panorama contrário à visão do senso comum sobre a relação dos jovens com telenovela, revelando que os jovens assistem, sim, à telenovela.

Ainda abordando a primeira categoria, de nossa amostra, 62,5%

são mulheres e 37,5% são homens, que residem em São Paulo, sendo 56,3% casados e 43,8% solteiros. Dentro dessa amostra, a maioria possui o nível de escolaridade entre o ensino médio e o ensino superior, e pertencem às classes B e C. Sobre a religião do público, identificados três religiões declaradas: evangélica, católica e espírita, que representam respectivamente: 68,8%, 18,8% e 6,3% (ver figura 47).

Figura 47: Religião do público

Fonte: Elaborada pela autora, 2018 (com base em Google Forms) Já na segunda categoria coletada, sobre consumo cultural, identificamos que o público assiste à TV no turno da noite, e normalmente na sala de estar (81,3%). O público gosta de conversar com a família e amigos sobre o que assistem, tendo como principal assunto as narrativas das telenovelas. Ainda, enquanto assistem à TV realizam outras atividades, como, por exemplo: tarefas domésticas, acessam a internet via smartphone e conversam com outras pessoas. Frequentemente, o público assiste à TV com os familiares (68,8%) ou sozinho (31,3%).

Dentre os programas que o público mais assiste estão: as telenovelas e os telejornais, tendo preferência pelas telenovelas da RecordTV e da Globo, e pelos telejornais da Bandeirantes, RecordTV e Globo.

Abordando sobre consumo de rádio, a metade da amostra costuma ouvir rádio, e apresentam interesses ecléticos dentre as emissoras radiofônicas, que vai desde rádios gospel até a sertaneja, como, por exemplo: Feliz FM, Band News, Nativa, etc. O público não costuma comprar CD de bandas ou cantores, ou de trilhas sonoras. Inclusive, há um caso específico, que vale ressaltarmos, em que um dos entrevistados declara que a última vez em que comprou um CD foi da trilha sonora da telenovela Prova de amor. Com isso, percebemos que o público não possui o costume de comprar CDs, o que dá espaço para as plataformas de streaming de áudio, onde há milhares de músicas. Contudo, dentro de nossa amostra, uma metade não costuma ouvir músicas pela plataforma streaming de áudio, já a outra metade costuma ouvir, e divide-se entre:

Spotify (43,8%) e Deezer (6,3%). Compondo um repertório musical eclético, normalmente ouvem essas plataformas streaming de áudio em três lugares, quais sejam: em casa, no trabalho e no transporte público.

O público acessa a internet, em média, oito horas por dia (68,8%) e os principais lugares de acesso à internet são: em casa e no trabalho.

A maioria acessa a internet pelo smartphone ou celular, que representa 87,5% da amostra. As mídias sociais são o que o público mais acessa na internet, e possuem preferência por três mídias sociais: Whatsapp (100%), Facebook (56,3%) e Instagram (56,3%).

Ainda, identificamos entre o público um consistente hábito de leitura:

68,8% leem em média doze livros por ano. Entre os últimos livros lidos, os gêneros variam entre: religioso, ficção e autoajuda. Agora, abordando sobre cinema, o público em sua maioria não apresenta o hábito de ir ao cinema (56,3%); dos que costumam ir, 43,8% possuem uma frequência média de duas a cinco vezes por ano. Em geral, os gêneros dos filmes preferidos são: ficção, fantasia, aventura, ação e religioso. O público não possui o costume de comprar DVDs de filmes, contudo, utilizam plataformas de vídeo (81,3%) para assistir a filmes e séries, principalmente a Netflix (92,3%), com a frequência de uma a três vezes por semana. A maioria assiste a séries (84,6%) e, dentre as séries preferidas, estão os seguintes gêneros: ficção, fantasia, aventura, ação e religioso.

Para complementar essa categoria de consumo cultural, percebemos que o público não costuma ir ao teatro (87,5%), e nem aos teatros musicais (81,3%). A pequena parcela (18,8%) que assiste teatros musicais possui a frequência de uma vez ao ano.

Agora, na terceira categoria sobre hábito de compra do público, apresentamos alguns itens que são considerados de suma importância em sua vida, quais sejam: internet (68,8%), celular (62,5%) e carro (37,5%). Diante disso, consequentemente o meio de publicidade mais eficiente para chegar até esse público são anúncios em mídias sociais (68,8%) e, em segundo lugar, a televisão (56,3%) – ver figura 48. Em relação à hora de comprar algum produto, o público leva em consideração principalmente fatores como: preço, promoção e a novidade do produto.

Além disso, 56,3% da amostra frequenta shoppings, que geralmente estão localizados na cidade em que reside.

Figura 48: O meio de publicidade mais eficiente

Fonte: Elaborada pela autora, 2018 (com base em Google Forms).

Por fim, a respeito da quarta categoria, sobre o consumo de telenovelas, o mapeamento retrata que a metade da amostra se considera fã do gênero. Por esse lado, o público possui uma relação intrínseca com a telenovela, gosta e se emociona com as histórias. Do outro lado, os que não se consideram fãs de telenovela, apenas assistem esporadicamente alguma telenovela se o conteúdo for de seu interesse. Em geral, a principal motivação para assistir a uma telenovela é a história e o conteúdo bíblico. Atualmente, 62,5% do público está acompanhando alguma telenovela, em sua grande maioria as telenovelas da RecordTV (90%), das quais: Apocalipse e Os Dez Mandamentos (reprise). Em seguida, as telenovelas da Globo (70%), das quais: O outro lado do paraíso, Tempo de amar e Deus Salve o Rei – ver figura 49.

Figura 49: Emissoras de TV que o público assiste telenovela

Fonte: Elaborada pela autora, 2018 (com base em Google Forms).

Visto que, nessa parte de nossa inserção em campo, mapeamos o perfil e o consumo do público, sob quatro categorias – perfil demográfico, consumo cultural, hábitos de compra e consumo de telenovelas

–, a partir disso podemos prosseguir para a análise de percepções e consumo relacionados diretamente à telenovela Os Dez Mandamentos, que emergem dos discursos desses mesmos entrevistados.

3.2.2 As percepções e consumo relacionados