• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.1 MAPEAMENTO DOS ARTIGOS UTILIZADOS NO ESTUDO

Com o objetivo inicial de contribuir para o desenvolvimento do tema F&A, este trabalho teve como finalidade mapear a evolução do tema, no período compreendido entre janeiro de 1984 e dezembro de 2006, através de pesquisa com base nos artigos publicados nos principais periódicos acadêmicos sobre o assunto. A primeira etapa desta metodologia apresenta desta forma, os critérios para identificação e seleção dos principais periódicos acadêmicos e artigos, nacionais e internacionais, relacionados às F&A, o que ainda forneceu material para estruturação do referencial teórico.

Os periódicos internacionais foram identificados de acordo com o Journal of Citation

Reports (JCR) e selecionados de acordo com o seu Fator de Impacto (FI) em 2005. Em

levantamento dos periódicos avaliados pelo JCR nas categorias Business e Management, em 2005, os periódicos identificados com FI significado em ambas as áreas foram: Academy of

Management Review (AMR), Administrative Science Quarterly (ASQ), Academy of Management Journal (AMJ), Strategic Management Journal (SMJ), Harvard Business Review

(HBR), Journal of Management Studies (JMS), Journal of International Business Studies (JIBS) e Sloan Management Review (SMR).

Para a busca de artigos nos periódicos internacionais selecionados foi utilizada a base de dados Business Source Premier, fornecida pela Elton B. Stephens Company (EBSCO). A análise compreende toda a contribuição acadêmica gerada pelos artigos publicados em cada número de cada periódico selecionado, desde seu primeiro número em 01 de janeiro de 1984, ano base permitido para consulta no EBSCO no início da pesquisa em 01 de junho de 2006, até as publicações mais recentes, considerando o final da pesquisa em dezembro de 2006.

Já para a seleção dos periódicos nacionais, buscou-se na base de dados Qualis (CAPES, 2006), base disponibilizada pela CAPES, periódicos de circulação nacional com conceito “A” na área de administração de empresas e relacionados ao tema fusões e aquisições. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2006.

Entre os periódicos nacionais analisados estão a Revista de Administração de Empresas (RAE) e Revista de Administração de Empresas Eletrônica (RAE Eletrônica), a Revista de Administração pública (RAP), a Revista de Administração da USP (RAUSP), a Revista Eletrônica de Administração (REAd) e a Revista da Administração Contemporânea (RAC). O

período de análise compreende os últimos cinco anos de contribuições acadêmicas, ou seja, foram observados os artigos publicados entre janeiro de 2002 e dezembro 2006 inclusive.

A seleção dos artigos relacionados ao tema foi feita por meio de palavras de referência, escolhidas de forma a identificar todos os artigos que fizessem referência ao assunto fusões e aquisições e assuntos diretamente relacionados em seus títulos ou resumos (abstracts).

Complementarmente aos periódicos internacionais voltadas à administração e estratégia foram escolhidos os principais periódicos avaliados pelo JCR na categoria Business

finance de acordo com o FI, já se utilizando do JCR disponível do ano de 2006: o Journal of Finance (JF) com FI igual a 3,257, Journal of Financial Economics (JFE) com FI de 2,494 e a Review of Financial Studies (RFS) com FI equivalente a 1,701. Estes últimos seguiram

procedimentos de busca equivalentes aos dos periódicos internacionais inicialmente observados, ou seja, periódicos compreendidos no período entre janeiro de 1984 e dezembro de 2006, na expectativa de identificar as pesquisas mais significativas sobre o assunto. Nesta última, realizada em junho e julho de 2007, como o principal objetivo foi o de fornecer informação adicional para a execução do estudo de eventos, foram utilizadas as palavras de referências: Event study, finacial performance, abnormal returns, CAPM, APT, Market Model e telecommunication.

Definidos o período de análise, periódicos e palavras de referência a serem utilizadas, procurou-se identificar os artigos que poderiam contribuir para o estudo. Os artigos identificados com potencial de contribuição tinham seus resumos lidos e caso mostrassem relação com tema em questão, eram analisados. Como identificado na figura 1, nas duas primeiras etapas, onde foram analisados os periódicos internacionais referentes às áreas

business e management e os periódicos nacionais da área de administração, foram

identificados 16.640 artigos publicados em 1.027 números dos periódicos analisados, dos quais 366 foram selecionados por mostrar relação com o tema fusões e aquisições, de onde foi possível selecionar 101 como contribuições potencialmente importantes ao tema, sendo 17 destes referentes ao tema telecomunicações. Com relação à contribuição dos artigos em Finanças, foram identificados 4.802 artigos em 344 números nos periódicos selecionados, que resultou, de acordo com as palavras de referência, em 341 artigos selecionados, dos quais 44 analisados.

Figura 1 – Mapeamento de artigos

Periódicos Acadêmicos Nacionais e Internacionais em F&A Internacionais

Business e management

JCR (ISI) Seleção dos periódicos

FI em 2005

Conceito “A”

Pesquisa - cada número jan./84 a dez./06

jan./02 a dez./06 Busca de artigos

EBSCO

Website

Período - jun./06 a dez./06 Período - dez./06 Seleção de artigos em duas etapas

FI em 2006

EBSCO

Palavras de referência – título e resumo 366 artigos (ex.: Merger e acquisition)

jan./84 a dez./06 Nacionais Qualis (CAPES) Internacionais Business finance JCR (ISI) Seleção de artigos

Período - mai./07 a jul./07 101 artigos

(ex.:Synergy e performance)

16.640 artigos 4.802 artigos

341 artigos

(ex.: Event study, performance

e abnormal returns)

É importante ressalvar que, na primeira etapa do mapeamento foram encontrados 17 artigos em telecomunicações e na segunda, não foi encontrada nenhuma contribuição significativa relacionado ao tema, indicando a potencial necessidade de desenvolvimento na área. Caso, uma vez avaliado determinado artigo selecionado, fosse identificada referência importante para contribuição ao estudo, este era procurado, analisado e também considerado no trabalho.

No que se refere às limitações do mapeamento de artigos, foi considerada determinada quantidade de periódicos em determinado período de tempo, e que contribuições significativamente importantes para o tema, de autores ou periódicos não considerados neste trabalho, possam não ter sido referenciadas. De outra forma, contribuições que não se utilizavam das palavras de referência ou se utilizavam, mas não em seus títulos ou resumos também podem ter sido desconsideradas. Com o objetivo de eliminar ou reduzir estes efeitos, procurou-se considerar os últimos vinte e três anos de contribuições, período máximo permitido para a consulta à EBSCO, utilizar os periódicos mais significativos na área e usar palavras-chave para a pesquisa, conforme apresenta Bernardo e Campos Filho (2007).

Documentos relacionados