• Nenhum resultado encontrado

Marco Referencial

No documento PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (páginas 23-26)

Comunidade- Comunidade é um agregado de pessoas que compartilha algo em comum, como normas, valores, identidade e lugar e cuja coesão se baseia no consenso espontâneo dos indivíduos que a compõem. Aqui entendemos comunidade como o tecido social formado pelo compartilhamento de valores e princípios, com um objetivo comum, educandos, educadores, pais, servidores, funcionários, vizinhança, todos fazem parte da nossa comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem - “São práxis comunitárias assentes num modelo educacional gerador de desenvolvimento sustentável e que podem assumir a forma de rede social física ou virtual” (PACHECO,p.103). Não aprendemos só em salas de aula, quando entendemos que o conhecimento transborda o muro da escola, encontramos na comunidade história, cultura, talentos e espaços de aprendizagem. Uma comunidade de aprendizagem pressupõe uma gestão da escola participativa, democrática e dialógica. Uma nova construção social de aprendizagem que entende que o aprender se dá na relação com o outro, em comunidade. Processo de transformação social e cultural que tem início na escola.

Educador - Ser humano que apoia outro ser humano no ato de aperfeiçoar habilidades e competência, a aprender a aprender. Entendemos que qualquer pessoa pode ser educador, não apenas os professores. DISCORDO. Não é qualquer pessoa. Existe a educação formal, não formal e informal. Esse nosso projeto pedagógico é de uma escola, portanto, educação FORMAL. Todos os servidores têm ação educadora, sem dúvida, mas mesmo assim é necessário que formação continuada seja viabilizada. Ninguém nasce sabendo ser educador...

Comentado [10]: As referências ao PACHECO serão mantidas?

Comentado [11]: +1122816@etfbsb.edu.br essa é minha dúvida. Acredito que esta resposta é fundamental para a norteamento da escrita, Comentado [12]: o termo foi criado na Espanha e trazido ao Brasil pela professora Roseli Mello. Uma referência está no artigo abaixo

https://drive.google.com/open?id=0B_iK6y9PbL_VbDhi bU5SQ2lIX29HS1NyZXNscDlIZjh6QmFJ

Comentado [13]: Gostaria de debater mais esse ponto pois me parece haver divergência de entendimento. Em discussão com Maxem e Ofugi entendemos que todos no ambiente escolar são profissionais da educação.

Portanto, educadores.

Metodologia Ativasde Trabalho por Projeto- Abordagem pedagógica que prioriza a adoção de metodologias ativas no processo ensino-aprendizado, em que o professor assume o papel de mediador da aquisição de conhecimentos e habilidades. São técnicas utilizadas dentro dessa proposta e adequada aos diferentes perfis de cursos oferecidos no CBRA.

- Aula invertida: quando o professor estabelece um conjunto de leituras prévias e o tempo da aula é usado para debates entre os estudantes (mediado pelo professor) e para resolução de dúvida sobre os textos lidos;

- Ensino baseado em projetos: quando o estudante (individualmente ou em grupo) idealiza ou mesmo recebe um projeto para ser desenvolvido e, no decorrer do desenvolvimento, pesquisa as soluções (teóricas e práticas) para os problemas encontrados. No final de cada etapa do projeto o professor debate com os estudantes a organização dos assuntos estudados;

- Ensino baseado em estudo de casos: quando o professor apresenta um caso real para estudo e a partir dele os estudantes pesquisam sobre os problemas e as soluções (conceitos e técnicas) usadas no caso. Ao final da aula o professor organiza e sistematiza os conceitos envolvidos;

- Aula de Laboratório: atividade prática previamente definida e preparada pelo professor onde o estudante adquire habilidades por da experimentação das ações previstas pelo professor.

Em caso de necessidade específica, o professor poderá recorrer aos métodos tradicionais como a aula expositiva (aquela em que se apresenta a teoria e os conceitos diretamente aos estudantes sem que haja alguma preparação prévia) centrada nos sonhos interesses, potencialidades e necessidades do aprendiz. !?!?

Não encontro referências a este respeito. O conceito de metodologia de projetos é bastante diferente.

Comentado [14]: Sugiro fazer uma referência científica do que são as metodologias ativas. Nem todos a conhecem efetivamente.

Professor - profissional elementar no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos meios eficazes de acesso ao conhecimento, ou otimizando tal processo.

Sujeito da reflexão e da pesquisa, aberto ao trabalho coletivo e à ação crítica e cooperativa, comprometido com sua atualização permanente na área de formação específica e pedagógica que tem plena compreensão do mundo do trabalho e das redes de relações que envolvem as modalidades, níveis e instâncias educacionais, conhecimento de sua profissão, de suas técnicas, bases tecnológicas e valores do trabalho, bem como dos limites e possibilidades do trabalho docente que realiza e precisa realizar ( MACHADO, 2008).

Educação - Direito humano fundamental que visa a plenitude do desenvolvimento das pessoas, o preparo e aprimoramento de sua cidadania, assim como sua capacitação para o mundo do trabalho. Conforme consagrado no artigo 205 da Constituição Federal de 1988 (CF): "direito de todos e dever do Estado e da família"; sendo também responsabilidade da sociedade, que deve incentivar e colaborar nos processos educacionais. Conforme exposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei 9.394 de 1996: "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No espectro das instituições de ensino público, a gestão da educação deve se caracterizar como gestão democrática, orientando uma ação institucional focada em metas.

Escola - “Escolas são pessoas e pessoas são seus valores”, José Pacheco. Acreditamos que a escola é uma instituição educativa que transcende sua estrutura física e seus “muros”. Escola é um espaço de aprendizagem que possibilita a apropriação da teoria e prática para a compreensão da realidade a fim de transformá-la. A escola deve estar à serviço do

Comentado [15]: Eu mesma criei essa definição, mas irei continuar procurando definições nas legislações e documentos institucionais nossos. Não entrei na questão da mediação pedagógica porque lembro que essa expressão foi polemizada em uma de nossas reuniões.

Comentado [16]: Baseei a definição no artigo 205 da CF. A parte complementar, que menciona gestão democrática e metas, tirei do PDI.

desenvolvimento humano sustentável, promover o encantamento pelo saber, aprender e entender, se constituir como um espaço de convivência que favoreça a criação de vínculos fraternos. Entendemos a escola como um dentre tantos lugares com potencial educativo na comunidade.

comunidade escolar - Quem é a nossa comunidade?

Entendemos por comunidade escolar todos os sujeitos envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, a saber: alunos, professores, gestores, funcionários, pais ou responsáveis por alunos.

(CAIRES, 2010, p. 15)

o papel da escola pública-

Verticalização do ensino - currículo integrado -

No documento PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (páginas 23-26)

Documentos relacionados