• Nenhum resultado encontrado

3. ANÁLISE INTERNA

3.4. MARKETING MIX

3.4.1. Preço e Produto

O Born from Knowledge oferece ao seu público-alvo a oportunidade de se candidatarem a um conjunto de iniciativas que têm por base a promoção de uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal. Os

candidatos às diferentes iniciativas podem ter a oportunidade de participar num concurso nacional de ideias que irá distinguir e apoiar as melhores ideias inovadoras submetidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras; podem conquistar um prémio monetário de 5.000 euros, uma viagem a um congresso, feira ou conferência e um troféu no âmbito da iniciativa Awards; e ainda beneficiar da participação num programa de aceleração científica. Em alguns dos casos podem usufruir da participação num programa de imersão para desenvolvimento e capacitação das suas ideias.

A variável preço do marketing-mix não se aplica neste estudo de caso em concreto, uma vez que o Born from Knowledge corresponde a uma atividade inserida no domínio da administração pública e é um programa de incentivo ao empreendedorismo sem qualquer custo de participação.

3.4.2. Distribuição

As distinções atribuídas através do nacional de ideias – Ideas; da iniciativa

Awards; o programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia são distribuídas através

dos eventos organizados e promovidos pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e pelas instituições parceiras do programa.

3.4.3. Comunicação

O Born from Knowledge é essencialmente comunicado através de meios não tradicionais, o que se justifica pelo facto de existir um parco orçamento para atividades de marketing e comunicação. A par desta questão existe ainda alguma indefinição daquela que deverá ser a estratégia a seguir e a ser adotada na junção dos meios tradicionais aos não tradicionais. A grande aposta para comunicar e ativar o programa junto do público-alvo passou pelas redes sociais, eventos e junto dos Gabinetes de Transferência de Tecnologias. Segundo se apurou, os eventos foram o meio privilegiado para fazer a ativação da comunicação do programa, o que

se constituiu na grande força impulsionadora do programa e das suas iniciativas. Através dos eventos, promoviam-se as outras iniciativas, sendo esta a forma de transmitir junto do público a visão holística da dinâmica do programa.

De seguida, proceder-se-á à análise de cada um dos meios utilizados pelo Born from Knowledge para comunicar com o consumidor – parcerias e eventos, redes sociais e website.

3.4.3.1. Parcerias

No canal offline, o Born from Knowledge criou uma rede de parcerias com instituições dos seguintes setores: agrícola, saúde, banca, indústria musical, alimentar, tecnologias e telecomunicações e ambiente. Destas parcerias resultam alguns dos eventos mais importantes para o Born from Knowledge alcançar um maior número de pessoas. Essas parcerias, como é possível verificar na figura 6, são estabelecidas com grandes, pequenas e médias empresas do ecossistema empresarial português que se associa e promove atividades de inovação em Portugal.

Figura 6 - Parcerias Born from Knowledge Iniciativa Awards

Ainda no âmbito destas parcerias, formalizadas através da iniciativa Awards, é entregue um prémio monetário e o troféu “Árvore do Conhecimento” ao vencedor da competição mediante o conjunto de critérios previamente estabelecidos no ca. A figura 7 representa o modelo do cheque entregue.

3.4.3.2. Redes sociais

O Born from Knowledge está presente nas redes sociais Facebook, Youtube e LinkedIn. De seguida detalhar-se-ão as estratégias do programa, até ao momento, em cada uma das redes sociais em que está presente.

3.4.3.3. Facebook

A conta nesta rede social é o canal de comunicação privilegiado e reúne cerca de 800 gostos. No entanto, a equipa do Born from Knowledge não utiliza, nem avalia esta rede de forma detalhada, estratégica e exaustiva, sendo que, até ao momento ainda não existem relatórios de atividade e de análise. Além da inexistência de métricas, até janeiro de 2019 não existia uma estratégia de publicações, nem de comunicação integrada para esta rede social, sendo que

Figura 7 - Cheque Born from Knowledge Iniciativa Awards

acabava por ser uma plataforma de replicação de conteúdos do website. O único fator de diferenciação era a utilização de um tom de voz mais informal e mais aproximado daquilo que o público-alvo procura. O potencial da rede não era aproveitado – não existia a produção de conteúdos novos, ricos e didáticos, sendo que a captação de novos seguidores não era, de todo, uma prioridade.

3.4.3.4. LinkedIn

O LinkedIn possui apenas 240 seguidores. Até ao momento ainda não foi desenvolvida uma estratégia de publicações, nem uma estratégia de comunicação integrada. O canal é utilizado para divulgar notícias ou vídeos alusivos à ativação do programa em eventos.

3.4.3.5. Youtube

O Born from Knowledge não tem um canal de Youtube próprio. Os vídeos produzidos no âmbito do programa são publicados no canal da Agência Nacional de Inovação e inseridos em duas listas de reprodução distintas: BfK Ideas e BfK

Awards.

3.4.3.6. Website

O website do Born from Knowledge apresenta alguns problemas. A plataforma é bastante limitada e não permite realizar algumas ações, nomeadamente o registo de utilizadores, a utilização de um chatroom para dúvidas, entre outros. Além disso, não existe implementação de uma estratégia de SEO, nem

Google Analytics o que não permite otimizar o website, nem analisar as

métricas/performance do mesmo.

3.4.4. Pessoas

O programa Born from Knowledge tem uma equipa que é constituída, na sua essência, por 4 pessoas: por duas assessoras, pela coordenadora do programa

e pela coordenadora da área “TechTransfer” da ANI. No entanto, podemos ainda identificar um outro grande grupo de embaixadores do programa: as Instituições de Ensino Superior públicas e os Gabinetes de Transferência de Tecnologia.

3.4.5. Processos

Para cada iniciativa é elaborado um regulamento que define toda a dinâmica da mesma: estrutura do concurso, candidaturas, avaliação de candidaturas, júri, entrega de prémios, entre outros. Os prémios são entregues nas cerimónias finais de entrega de prémios das iniciativas.

3.4.6. Evidências Físicas

O Born from Knowledge tem um escritório sediado nas instalações da ANI Porto. Além disso, possui ainda uma página institucional online – o website -, uma página no Facebook, uma página no LinkedIn e ainda uma área específica no canal do Youtube da ANI.

4. ANÁLISEEXTERNA

No presente capítulo apresentar-se-á uma análise aos fatores externos ao Programa alvo de estudo. Começar-se-á por fazer um enquadramento da área de negócios em que se insere, com uma breve análise do mercado e do ecossistema inovador, e referir- se-ão as principais tendências do setor. De seguida, apresentar-se- á a análise PESTE e analisar-se-á, de forma mais específica, a área da inovação em Portugal. O presente capítulo terminará com a análise da concorrência.

Documentos relacionados