• Nenhum resultado encontrado

(M020507E4) Cecília vende lanches em seu trabalho. Observe no gráfi co abaixo os tipos

e a quantidade de lanches vendida em um dia. 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Quantidade vendida Lanches

Qual foi o lanche mais vendido nesse dia?

Esse item avalia a habilidade de os alunos lerem infor- mações e dados apresentados em gráfico de colunas. Para a resolução desse item, os alunos devem perceber que o gráfico apresenta quatro colunas, que indicam a quantidade de lanches que Cecília vendeu, por tipo, em um dia. O comando solicita que os alunos apontem o tipo de lanche mais vendido nesse dia. Para isso, eles devem observar, no eixo vertical, a coluna de maior al- tura. Os alunos que escolheram a alternativa C demons- traram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item. Aqueles que escolheram a alternativa A, possivelmente, estabeleceram uma comparação entre as duas primeiras colunas do gráfico, e assim concluíram que a de maior altura é a referente à venda de picolé. Aqueles que opta-

caram o lanche relativo à última coluna. Já aqueles que optaram pela alternativa B, possivelmente, confundiram o conceito de mais/menos proposto pelo enunciado, optando, equivocadamente, pelo tipo de lanche menos vendido no dia.

O desenvolvimento das habilidades em leitura e inter- pretação de dados em tabelas ou gráficos é de suma im- portância, uma vez que irá permitir que esses alunos não só sejam capazes de futuramente avaliar criticamente as informações estatísticas comumente divulgadas em jornais, revistas e outras mídias, como, também, poderá ajudá-los a tomarem decisões com base na interpreta- ção dessas informações. Por isso, é importante trabalhar, desde essa etapa de escolaridade, mecanismos que

Os alunos que apresentam o Padrão de Desempenho Básico desenvolveram todas as habilidades descritas no Padrão de Desempenho Abaixo do Básico. Além daquelas habilidades, constata-se que esses alunos identificam propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais, o que evidencia uma sistematização das habilida- des que lhes permitem projetar para a dimensão plana o objeto representado tridimensionalmente, quando, por exemplo, relacionam a roda de um carro à sua forma circular.

Percebe-se neste Padrão de Desempenho a gênese do sentido numérico e dos efeitos das operações. Os alunos demonstram manipular os números nos diversos contextos, seja para comparar quantidades ou para associá-las à sua representação numérica, seja para manipular algoritmos ou resolver problemas envolvendo alguns dos signifi- cados das operações aritméticas.

Constata-se no intervalo entre 400 e 450 pontos marcos cognitivos significativos no campo Numérico, pois esses alunos, além de resolverem problemas envolvendo as ações de comparar e completar quantidades, eles manipulam o algoritmo da adição e subtração sem reagrupamento, bem como problemas envolvendo a multiplicação.

Os alunos que se encontram no intervalo de 450 a 500 pontos de desempenho, no que se refere à Grandezas e Medidas, conseguem estabelecer trocas entre cédulas e moedas em situações-problema. Demonstram, no que se refere a habilidades de medida de tempo, reconhecer horas exatas e meia hora em relógios digitais e analógicos. No campo Espaço e Forma, os alunos que se encontram neste nível de proficiência demonstram que identificam propriedades geométricas que lhes permitem diferenciar figuras planas – como o triângulo, o retângulo e o círculo – em representações que combinam essas formas. Além disso, identificam a localização/movimentação de objetos em mapas tomando como referência noções de perto/longe, direita/esquerda. No campo Tratamento da Informa- ção, identificam informações apresentadas em gráficos de coluna, bem como identificam, em diferentes gêneros textuais, informações relativas ao significado numérico.

BÁSICO

0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 850 900 950 1000

DE 400 ATÉ 500 PONTOS

(M020505E4)

Qual das fi guras abaixo representa um triângulo?

Esse item avalia a habilidade de os alunos associarem uma figura bidimensional de três lados ao triângulo. O conhecimento mobilizado pelos alunos para a identifi- cação do triângulo consiste na percepção de sua forma, número de lados e nomenclatura. Os alunos que marca- ram a alternativa B demonstram ter desenvolvido a habi- lidade avaliada pelo item.

Os alunos que marcaram as demais alternativas demons- tram que a habilidade de identificar figuras bidimensio- nais ainda não está formada. Aqueles que marcaram as alternativas D ou A, provavelmente, não atribuíram sig- nificado ao comando e associaram a palavra triângulo ao quadrado ou ao círculo pelo fato de serem figuras

geométricas mais familiares. Já os alunos que optaram pela alternativa C, possivelmente, realizaram a associa- ção inversa, relacionando a palavra triângulo à figura geométrica menos familiar no seu cotidiano, o losango. Espera-se que, nesta etapa de aprendizagem, os alunos sejam capazes de identificar figuras bidimensionais ele- mentares, como o triângulo e o círculo, relacionando-os às suas nomenclaturas, pois as diversas figuras bidimen- sionais aparecerão em todas as etapas de aprendiza- gem subsequentes, além de fazerem parte do cotidiano de cada um dos alunos. É fundamental que seja traba- lhado com eles as características que diferenciam ou aproximam as figuras.

Neste Padrão de Desempenho, é perceptível um aumento do grau de complexidade das habilidades do campo Numérico que pode ser verificado quando esses alunos demonstram resolver problemas de multiplicação e divisão com e sem apoio de figura, além de serem capazes de manipular o algoritmo da adição e subtração sem reagrupa- mento e identificar o registro por extenso de números naturais até 30. Amplia-se também o pensamento geométrico, uma vez que eles demonstram identificar retângulos, círculos e triângulos com base na análise de figuras construí- das pela justaposição de outras.

Os alunos com proficiência entre 500 e 550 pontos demonstram utilizar o sentido de número com mais proprieda- de. Eles resolvem problemas de multiplicação envolvendo o significado de dobro e triplo com e sem apoio de figura, problemas de divisão envolvendo a ideia de metade com e sem apoio de figura. No campo Geométrico, identificam figuras bidimensionais em desenhos formados pela composição de retângulos, círculos e triângulos, bem como associam objetos do mundo físico à representação de sólidos geométricos (cubo, pirâmide, cilindro e cone), o que representa uma maior abstração das propriedades que envolvem essas figuras.

Os alunos que se encontram no nível entre 550 e 600 pontos desenvolveram as habilidades dos níveis anteriores. Além disso, demonstram ampliar o conhecimento relativo aos sólidos geométricos, passam a reconhecer o cone e a esfera, e a identificar em calendários os dias da semana, meses e anos.

Ao observar o conjunto de habilidades que estão localizadas neste Padrão de Desempenho, constata-se marcos cognitivos significativos nos campos Numérico, Geométrico e das Medidas, demonstrando que os alunos cuja pro- ficiência se encontra nesse intervalo encontram sentido para seu objeto de estudo de maneira significativa. Esses alunos percebem a relação existente entre a Matemática e o mundo.

ADEQUADO

0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 850 900 950 1000

DE 500 ATÉ 600 PONTOS

(M020506E4)

Observe abaixo o desenho de um saleiro.

Esse saleiro lembra a forma de qual sólido geométrico?